Pense antes de se jogar -

Campanha do Guaraná Antarctica Black, um apelo à inconsequência e à irresponsabilidade

Tudo bem. Não sabemos mesmo onde vamos parar com essa zorra toda que é o Brasil de hoje. Mas o slogan do Guaraná Antarctica Black, “se joga no escuro”, passou da conta. Um país desesperançado, nível de confiança lá embaixo, com perspecitvas nada claras, a violência virando rotina, inclusive, em pacatas cidades do mais recôndito interior dessa imensa pátria e a corrupção escancarada dominando política, esportes…

Milhares de jovens estão se jogando no mundo crime. Não sou nenhum psicólogo, mas conheço a inconsequência dos jovens porque já fui um. Esses jovens, para comprar roupa de grife ou drogas agem ultrapassando todos os limites da inconsequência. Talvez não imaginem que haverá o dia seguinte e que esse depois virá com todos os seus inevitáveis desdobramentos…!

O Brasil hoje é um país que precisa das coisas feitas às claras, transparentes. Os escândalos que estão nos deixando de boca aberta são resultados das coisas feitas no lado escuro da vida. Confiantes na impunidade, malfeitores de todas as idades roubam os bens materiais, a paz e a dignidade dos cidadãos. Esses malfeitores se jogam no escuro, cegos pelo mais agudo senso de inconsequência.

Estranho que uma marca tão brasileira sugira que alguém se jogue no escuro enquanto o país grita pelo contrário. Não é questão de moralismo, pois a situação chega a ser deseperadora quando vemos jovens criminosos como os que promoveram o estupro coletivo em Castelo do Piauí nesta semana.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo. Pois tudo tem a ver com tudo, inclusive a publicidade. E a propaganda, além de vender produtos, influencia comportamentos.

A campanha da Antarctica vem como um verdadeiro apelo à irresponsabilidade. Um convite a não se pensar no dia seguinte, no depois. A frase “se joga no escuro” tenta, de forma imperativa, induzir o consumidor a um comportamento impensado, impulsivo. Não deixa margem pra escolhas. Um conceito absolutamente ultrapassado no marketing e na propaganda atuais.

O Marketing moderno preocupa-se muito em mostrar os benefícios do produto para o cliente, um sinal de transparência e um esforço para a construção de uma relação de longo prazo com o consumidor. Por fim, visando a satisfação do cliente e, no final mesmo, a sustentabilidade da marca.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco