180graus

Livros gratuitos ao publico - 16/02/2017 às 17h34

Artista plástico teresinense cria projeto para incentivar leitura

comserv

O artista plástico Cícero Manoel, numa tentativa de aumentar a acessibilidade do teresinense à leitura, criou o projeto 'Livro livre – Leve e leia'. Ele distribui livros em locais públicos de fácil acesso como praças, paradas de ônibus e acentos públicos, pregando cartazes e distribuindo folhetos juntamente com os livro.

“O mais interessante é você ter acesso à leitura, tem gente que nunca pegou em um livro. Por ano, uma pessoa lê quatro livros, e isso é muito pouco, então a gente quer aumentar esse número. A gente quer democratizar o livro, porque o livro realmente custa caro, e essa ideia é uma ideia que vai gerar na cabeça das pessoas. Quem leva um livro, é uma ascensão social, porque o livro faz isso, causa uma mudança de comportamento”, diz Cícero em entrevista à TV Assembleia.

Os primeiros contemplados por esse projeto foi a operadora de telemarketing Francisca Vaz e o Marinheiro Washington Rodrigues, quando passavam pela Avenida Frei Serafim. “É uma ideia boa, espero que a comunidade geral aceite e não somente leve os livros pra casa, mas também o leiam, mas também obter o que tem nos livros que sempre são coisas boas. Pode ser que no meio da avenida, agora as pessoas tenham mais curiosidade em buscar e não somente deixar em casa, mas poder ler aquilo que está sendo distribuído de maneira gratuita", disse ele.

 

Fonte: Com

Confira da data do lançamento - 15/02/2017 às 17h56

Escritor lança segundo livro sobre trilogia do 'Cabeça de Cuia'

comserv

O escritor Eduardo Prazeres está lançando o segundo livro da trilogia sobre a lenda Piauiense do Cabeça de Cuia. ‘Crispim e a Sétima Virgem’, na sua 2ª edição, e o mais recente, ‘Fortaleza de Crispim’, serão lançados nesta sexta-feira (17/02) em Teresina, na livraria Entre Livros.

Eduardo, que começou sua vida literária em 2002, conta que sua motivação afetiva para com a história foi a inspiração para fazer a trilogia, porque ouviu a história do Cabeça de Cuia aos 6 anos de idade, de seu pai, no próprio rio Parnaíba.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, TV Cidade Verde, o escritor adiantou quatro coisas que estão nos dois primeiros livros. A primeira é que fez uma avaliação psicológica de Crispim na 2ª edição de “Crispim e a Sétima Virgem”. Segundo, diz que tem algo da lenda que lhe incomoda, que é o paradoxo envolvendo Crispim, porque ele é herói e vilão ao mesmo tempo. Terceiro, que a lenda ainda está em evolução, assim como Teresina, porque a cada peça de teatro, música, lançada, acrescenta ou subtrai algo, e com isso, também queria deixar sua contribuição para com a história.

eduardo prazeresaaa.jpg

O mesmo conta que já fez um livro chamado ‘Sárdirus’ inspirado nas lendas Piauienses, envolvendo na época as histórias da serra de Santo Antônio, em Campo Maior. Ele finaliza contando que já trabalha no seu 3º livro da trilogia, mas não fala em previsão de lançamento.

CABEÇA DE CUIA
Cabeça de Cuia é uma lenda da região nordeste do Brasil, mais precisamente criada no estado do Piauí. Trata-se da história de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba. Sua família era necessitada. Um certo dia, chegando para almoço, sua mãe lhe serviu, como de costume, uma sopa rala, com ossos, já que faltava carne na sua casa frequentemente.Nesse dia ele se revoltou, e no meio da discussão com sua mãe, arremessou o osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matando-a.

Antes de morrer sua mãe lhe amaldiçoou a ficar vagando no rio e também como efeito da maldição, Crispim ficou com a cabeça muito grande, no formato de uma cuia, daí o nome "cabeça de cuia". A mãe ainda lhe disse que sua pena penduraria até que ele se relacionasse sexualmente com sete Marias virgens. Dada essa lenda, muitas garotas antigamente evitavam lavar as roupas às margens do Rio Parnaíba.

A Prefeitura de Teresina instituiu, em 2003, o Dia do Cabeça de Cuia, a ser comemorado na última sexta-feira do mês de abril.

Estava previsto para segunda - 12/02/2017 às 15h49

Secretaria de Cultura do estado adiou entrega da reforma do Museu do Piauí

A entrega do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes prevista para acontecer nesta segunda-feira (13/02), foi adiada em virtude de algumas peças que compõem o acervo e necessitam de um cuidado técnico minucioso. A nova data será divulgada em breve pela Secretaria de Estado de Cultura – Secult, prevista para depois do feriado de carnaval. O museu passou por ampla reforma e logo deve ser reaberto ao público.

Peça de Cicero Filho - 31/01/2017 às 10h59

UESPI em Tela, apresentou peça 'Amor Perfeito' no parque da cidadania

comserv

UESPI em Tela apresentou neste domingo (29/01) a peça “Amor perfeito” no parque da cidadania em Teresina. O projeto visa colocar em prática a disciplina projetos de cinema, do curso de comunicação visual da Universidade Estadual do PI.

Uma das alunas diz que é uma grande responsabilidade, tendo em vista o curto tempo de preparo para a pré-produção da peça, que segundo o próprio diretor, ficou micou muito orgulhoso de seus alunos e impressionado com a aceitabilidade do público presente, vendo inclusive algumas pessoas irem às lagrimas.

Osmar Duarte, um dos alunos e ator da peça, diz que é uma construção para o cinema em que estão vivenciando a experiência de fazê-la no teatro, ao ar livre, mas que traz a interpretação direta do cinema, que foi vista na prática na apresentação daquela noite.

A peça “Amor Perfeito”, de Cicero Filho, conta a história de uma jovem viúva que tem o seu filho raptado, e utiliza-se do amor como combustível para tentar recupera-lo. O diretor e roteirista ainda aproveitou o momento para afirmar que essa foi uma bela oportunidade de produzir material cultural para os próprios alunos e espectadores do local.

600.jpg

600.png

600.png

Fonte: Com informações da TV Assembleia

Estimular o otimismo - 11/01/2017 às 14h34

Autoajuda: escritor piauiense lança livro 'Tenha sucesso em tudo'

O escritor piauiense José Moura Gomes está lançando o seu novo livro, “Tenha sucesso em tudo”, pela editora Caravelas, de São Paulo. A obra, que já está nas livrarias de todo o País inclusive em Teresina, é quarta do autor no segmento de autoajuda.

“Tenha sucesso em tudo” apresenta 100 dicas, ou regras, como estão denominadas no livro, para se ter sucesso na vida, seja no ambiente profissional ou pessoal. Em texto direto, didático e espiritualista, Moura Gomes aborda os mais variados temas sobre otimismo, desde a regra 25 (“Nunca desista do seu sonho”), passando pela 70 (“Faça bons amigos”) até a 86 (“Livre-se da ansiedade”), entre as demais.

Moura Gomes frisa que seu novo livro é uma preparação para a vida. “Grandes homens e mulheres seguiram os princípios sobre os quais se firma este livro e chegaram ao poder, recebendo os louros da vitória, que só quem está preparado consegue”, afirma o autor, em tom didático. Ele deixa bem claro que o sucesso não chega por acaso e exige dedicação e esforço.

sucesso.png

Antes de “Ter sucesso em tudo”, José Moura Gomes escreveu dois romances (“Haroldo e Maria Clara” e “Menina-vampiro”, três livros de autoajuda (“Querer é poder”, “Vou vencer” e “Como eliminar preocupações e ser feliz”), além de “Direito dos Juizados Especiais Criminais” e “Pensando na criança e no estatuto”.

Seu bom desempenho no mercado editorial de autoajuda o fez a ser convidar para dar palestras de motivação em várias cidades do Brasil. A mais recente delas foi em Dracena (SP), no final de novembro de 2016.

Promotor de Justiça aposentado, José Moura Gomes nasceu em Simões, interior do Piauí, e mudou-se para São Paulo aos 17 anos para estudar direito. Na capital paulista, fez carreira bem-sucedida como advogado empresarial. Amante da literatura, o advogado começou a escrever como hobby e não parou mais. No início dos anos 1990, foi aprovado no concurso público para o cargo de promotor de Justiça no Piauí, o que o trouxe de volta ao seu estado de origem. Atualmente, Moura Gomes divide seu tempo entre São Paulo e Teresina.

Fonte: AsCom

Carregando, por favor aguarde...
podium
Últimas Notícias
23h45 Piauiense prossegue com Piauí x Flamengo no Lindolfo Monteiro 22h48 Chateado com W.Dias, Ciro se reúne com líderes da oposição ao governo 20h03 #Corso: Confira os cliques postados pela turma do Instagram e Facebook 19h26 SEMED: Semana Pedagógica em Campo Maior deixa professores motivados 19h20 Firmino libera paredão e afirma que a proibição 'não foi ideia muito feliz' 18h39 Paroquia de São José em Campo Largo rá realizar Festival do Senhor nos dias 26 e 27 de Fevereiro 18h09 Pep Guardiola afirma que não voltará a ser treinador do Barcelona 18h01 Caminhoneiro é rendido no Piauí e tem R$ 5 mil roubados 17h58 Hoje tem Cine Gospel 17h52 Previdência respondeu por 97% do déficit nas contas públicas em 2016 17h52 Corso: Fantasias do Muro de Trump e Transformers são sensação; fotos 17h35 Hoje tem Carnamix 17h27 Loteamento Vale do Amanhecer 17h11 Eugênio Show descobre paradeiro de Leny Chaplin e o bota frente a frente a ex-misses 17h08 Noite das Rainhas Lerietes no Las Vegas 16h56 Prévia do Bloco Cajá Folia 2017 16h47 Construsonhos Imobiliária 16h40 Realizado Reunião com os Colaboradores do Carnaval 2017 16h20 Prefeitura faz campanha para o folião não contrair DST/AIDS no carnaval 15h43 Vigilância encontra batata estragada e gelo em sacos de ração no 'Corso' 15h31 Polícia apreende oito quilos de crack e prende dois suspeitos de tráfico no PI 15h21 STF dá dez dias para que Temer e deputados expliquem reforma da previdência 15h16 Dilma diz que pode disputar eleição para senadora ou deputada; confira 15h12 MP realiza campanha sobre a violência contra as mulheres durante o Carnaval 15h06 Vinícola do filho de Trump busca estrangeiros para postos de trabalho