180graus

No Theatro 4 de Setembro - 18/03/2017 às 06h01

Semana Nacional de Teatro vai ajudar instituições beneficentes de Teresina

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro realiza de 21 a 27 de março a Semana Nacional de Teatro, em Teresina – SenThe. Os ingressos para todos os espetáculos que serão apresentados no Complexo podem ser trocados por uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas descartáveis. As doações serão destinadas a quatro instituições beneficentes de Teresina: AMA (Associação de Amigos dos Autistas do Piauí), Lar da Esperança, Vila do Ancião e AMHOR. A troca de ingressos pode ser feita a partir das 14 horas, na bilheteria do Theatro 4 de Setembro.

“Teremos 24 espetáculos em vários pontos da cidade, incluindo todos os espaços do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro. São grupos do Piauí e de outros estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Maranhão. Esperamos que o público prestigie este grande evento”, diz o coordenador do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, João Vasconcelos.

O lançamento do SenThe aconteceu nessa quinta-feira (16), no Theatro 4 de Setembro. A coordenadora da Unidade de Articulação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Bid Lima, representou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, na solenidade. “O que estamos presenciando é um momento de efervescência cultural no nosso Estado. São reformas nas casas de cultura, além da realização de grandes projetos. A capital agora vai receber o SenThe, um festival de âmbito nacional, que vai oportunizar a troca de experiências entre os grupos”, afirma Bid Lima.

Após o lançamento houve estreia da peça "As Malditas", com os atores Carlos Anchieta e Franklin Pires. O espetáculo também está na programação do SenThe e pode ser visto na quarta-feira, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro.

O SenThe acontece de 21 a 27 de março e além das apresentações teatrais, há lançamento de livros, oficinas e o 25º Ciclo de Leituras Dramáticas. Grupos do Piauí e de outros estados, como Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Distrito Federal, vão se apresentar durante o evento.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Dia 27 de março, às 20h - 14/03/2017 às 11h12

Semana Nacional do Teatro em Teresina em terá a peça 'Aldeotas'

Gero Camilo assina o texto e também atua em Aldeotas. A peça que está na programação da Semana Nacional do Teatro em Teresina será apresentada no dia 27 de março, às 20h, no Theatro 4 de Setembro, narra a história de Levi e Elias, amigos que moram na cidade fictícia de Coti das Fuças. Eles crescem juntos e montam um jornal de colégio, no qual Levi é o poeta e Elias (Victor Mendes), o crítico. Ao correr do tempo, os dois fazem descobertas sobre desejos e desafios que se cruzam. Também reagem diferente às reações da sociedade, que classifica como "estranha" a amizade entre os personagens.

Sob direção de Cristiane Paoli Quito, o espetáculo preza por uma economia de elementos em figurino e cenário. Até mesmo porque o texto ocupa muito espaço pela força poética com que Gero conta a história. O público é transportado para as memórias de Levi e de Elias. Experiências de vida adormecidas que, também, perpassam a lembrança dos espectadores.

A Semana Nacional do Teatro em Teresina conta com patrocínio do SESI/CN, e apoio do Governo do Estado do Piauí / Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Teresina / Fundação Monsenhor Chaves. Realização da Navilouca Produções e Theatro 4 de Setembro.

ALDEOTAS
Theatro 4 de Setembro – Praça Pedro II, 14 – Centro / Norte
27/03/17 – 20h (Segunda-Feira)
Classificação: 14 anos

Informações:
1- Os ingressos do espetáculo apresentado no Theatro 4 de Setembro, serão trocados por uma lata de leite em pó ou mm pacote de fraldas descartáveis.
2- Os ingressos poderão ser trocados a partir das 14h nas bilheterias do Theatro 4 de Setembro,
3- Todos os espetáculos apresentados no Theatro 4 de Setembro terão recursos de interpretação em LIBRAS.

Fonte: Com informações da assessoria

Vários projetos na cidade - 12/03/2017 às 17h37

Orquestra Sinfônica abre temporada 2017 com apresentação na Igreja do Amparo

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Com grande público presente, a Orquestra Sinfônica de Teresina fez, neste sábado (11), a apresentação de abertura da temporada 2017 na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, centro da cidade. As participações especiais dos músicos João Cláudio Moreno, Luana Campos, Soraya Castelo Branco e Gislene Daniele, marcaram o principal concerto da OST. O prefeito Firmino Filho prestigiou o evento e comentou que a OST é um patrimônio da cidade.

O pároco José de Pinho fez a recepção do público. "Fizemos esse convite para ressaltar a primazia da paróquia, que esse ano completa 190 anos. Essa igreja foi a primeira edificação de nossa capital, então, os teresinenses sentem-se em casa", disse.

O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância que o grupo tem para a cidade. "Louvar a quem merece ser louvado. Temos na história da OST um bonito caso de sucesso. Começou sob a liderança do professor Wall Ferraz. De lá para cá, passos importantes foram dados. O maior responsável por esse caso de sucesso é o nosso querido Aurélio, com sua capacidade de fazer as coisas acontecerem, ele é a peça fundamental em toda essa história. Temos na nossa cidade muitas riquezas e temos que nos orgulhar delas. Poucas cidades no país tem uma orquestra nesse patamar. Que seja uma temporada de muito sucesso e que Deus e Nossa Senhora do Amparo possam abençoar nossa orquestra", disse o prefeito.

Ao todo, 65 músicos integram a orquestra, que é regida pelo maestro Aurélio Melo. Neste concerto de abertura, foram apresentadas oito peças, entre eruditas, religiosas e populares. "Ver o centro da cidade cheio em pleno sábado é nossa satisfação", disse o maestro.

Para esta temporada, o grupo prepara apresentações em vários projetos, como os Concertos Matinais - já desenvolvidos no Palácio da Música, Sinfonia nos Bairros, concertos de música solidária, ensaios abertos, concertos itinerantes pelo Piauí, Concerto Junino, Rock Sinfônico, Aniversário de Teresina, Semana Sinfônica, concerto para as crianças e concertos natalinos.

Como projeto da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a Orquestra Sinfônica surgiu em 1993 como Orquestra de Câmara. Em seus primeiros anos de existência, se destacou no cenário musical local e com o passar do tempo alcançou tamanha envergadura que é uma das principais orquestras do Nordeste.

Para o músico e superintendente da FMCMC, Abiel Bonfim, manter músicos e oportunizar carreiras é de extrema importância para a tradição e cultura local. “Oportunizar carreiras de jovens artistas com essas atividades ao longo do ano faz com que a música seja passada de geração a geração e que a cultura do local esteja sempre viva”, ressaltou.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Categoria lamentou a morte - 12/03/2017 às 09h15

Morre Pedro Costa, maior nome do cordel no Piauí, após um AVC

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

O poeta cordelista Pedro Costa, uma referência do gênero, morreu na manhã deste sábado após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Ele faleceu em sua própria residência aos 54 anos.

Pedro deixa um legado para o cordel e entre seus feitos, está o lançamento da revista De Repente, o projeto Cordel nas Escolas, Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, entre outros.

Vários artistas e movimenos culturais lamentaram a morte do cordelista. O Governo do Piauí também lançou uma nota de pesar, confira:

O Governo do Estado do Piauí manifesta pesar pela perda irreparável do poeta e cordelista Pedro Costa, ocorrida na manhã deste sábado. Pedro Costa foi um nome expressivo para cultura piauiense, editou a Revista De Repente, uma das publicações mais tradicionais da cultura popular e representou, com muita responsabilidade e serenidade, os poetas, cantadores e toda classe artística no Conselho Estadual de Cultura.

Prestamos condolências a todos os amigos, admiradores e familiares e que eles possam ter o conforto nesse momento de tristeza.

Governo do Piauí

Tópicos
W. Dias recebe representantes - 11/03/2017 às 10h59

Salão do Livro é agendado para julho e homenageará Odilon Nunes

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O governador Wellington Dias conheceu na tarde dessa sexta-feira (10), o projeto do Salão do Livro do Piauí 2017. Representantes da Fundação Quixote, organizadora do evento; da UFPI, da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Eatado da Cultura, participaram da audiência no Palácio de Karnak, onde ficou acertada mais uma vez a parceria do governo estadual.

“Faremos mais uma vez o investimento na valorização da nossa cultura e nossa educação, com apoio também ao cheque-livro. Não existe cultura dissociada da educação”, pontuou o governador, enaltecendo a escolha da UFPI como espaço do evento.

O SALIPI deste ano homenageará Odilon Nunes, considerado o pai da historiografia no Piauí. O evento repetirá a fórmula do sucesso dos últimos anos, oferecendo palestras, fóruns, apresentações de autores de projeção regional e nacional, em 10 dias de muita cultura. O Governo do Estado é o principal parceiro da organização. Em 2016, no SALIPI Teresina, a SEDUC investiu R$ 200 mil no cheque-livro, um crédito para alunos da rede pública poderem usar na aquisição de livros vendidos na feira.

“O governo tem a sensibilidade de fazer o salão do livro com a Fundação Quixote e a UFPI com a certeza de que esse é o evento que tira o Piauí do isolamento cultural”, comemorou o presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes.

Mais uma vez o SALIPI também chegará ao interior. Cidades como Bom Jesus, Parnaíba, Picos, Valença, José de Freitas, Campo Maior, Coivaras e Elesbão Veloso, terão oportunidade de novamente sediar o importante evento.

“Em Bom Jesus, ano passado, distribuímos cheque-livro para 3 mil alunos de 7 municípios da região. Eles puderam participar da feira, assistir boas palestras e ainda levaram livros pra casa. O apoio está garantido para repetirmos essa grandiosa ação”, destacou o secretário da cultura, Fábio Novo.

A 15ª edição do SALIPI em Teresina, acontece em julho.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
21h03 Inauguração do comercio WR em Água Branca 20h39 Parnahyba derrota Altos e conquista o 1º turno do Campeonato Piauiense 17h32 OAB-PI vai ajuizar ação em defesa dos rios Poti e Parnaíba 17h11 Dia do Teatro e do Circo será comemorado no 4 de Setembro 17h05 Brasileiros preferem depilação completa, é o que revela pesquisa 17h02 Com foco no título estadual, atleta crê numa nova etapa para o Flamengo-PI 17h01 Internet fixa com limite: consumidor deve ficar atento às ofertas e planos 17h00 Violinista que dá aulas de música de graça faz campanha por sede maior 15h34 Posição do juiz Antônio Nollêto em julgamento vem incendiando debate 15h01 Esperantina: Celulares, pilhas e até drogas são arremessados em prisão 15h01 CGU apura 'sumiço' de R$ 1,3 milhão para o SAMU de THE 13h57 Kléber Montezuma recebia da UESPI e da Secretaria de Educação da PMT 13h53 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 13h26 Justiça acata denúncia e acusados de assassinar Dandara são presos 13h10 River inicia venda de ingressos para jogo contra o Vitória-BA no Lindolfo 13h04 Chile, China e Egito fazem o anuncio de retomada da importação de carne 12h44 Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência 12h02 Filha de Regina Casé mostra barrigão de grávida nas redes sociais 11h44 Bruna Marquezine vai passar tempo com Neymar na Europa, segundo jornal 10h59 Acidente Grave na BR-135 10h46 Loteamento Vale do Amanhecer 10h39 Policiais Militares da Cidade de São Francisco do Maranhão Recuperam Motocicleta Roubada 10h36 Disney é processada por plágio em Zootopia 10h25 De abril a junho, o PT vive momentos de eleição para toda sua direção. Dos municípios ao Brasil 10h14 Gastos de brasileiros no exterior sobem 61,7% em fevereiro