Prejuízos à advocacia local · 31/03/2016 - 19h31

OAB-PI cobra reativação de unidade da AGU em Picos


Compartilhar Tweet 1



Atendendo solicitação dos advogados que militam na região Centro-Sul do Estado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, esteve reunido com o procurador-chefe da Procuradoria Federal no Estado do Piauí, Antônio de Pádua Oliveira Júnior, para cobrar a reativação da unidade do órgão na cidade de Picos. O presidente da Subseção de Piripiri, Mauro Benício Júnior, também acompanhou a reunião, que aconteceu no prédio da Advocacia Geral da União (AGU) em Teresina.

De acordo com Chico Lucas, o encerramento do serviço no município tem causado imensos prejuízos à advocacia local, uma vez que a demanda processual na região é muito grande. “Os advogados picoenses estão se sentindo órfãos da atuação da procuradoria. Uma unidade em Picos é de extrema importância”, frisou o presidente.

Antônio de Pádua explicou que essa foi uma decisão tomada pela Procuradoria Geral da União, que levou em consideração a precária estrutura que era mantida no Município, sem apoio logístico e administrativo adequado para que os procuradores pudessem atender as demandas da população. Segundo ele, mais de 100 unidades semelhantes da AGU foram extintas em todo o país.

“A Procuradoria ponderou com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se haviam condições da autarquia investir recursos para a melhoria de determinadas unidades. A perspectiva, no entanto, diante do cenário econômico, é que o INSS não consiga investir esses recursos”, explicou o procurador-chefe, acrescentando que os procuradores já foram removidos para Teresina e estão temporariamente na gerência do INSS.

“Os advogados estão insatisfeitos, uma vez que consideram que essa medida será muito prejudicial para os assistidos pelo INSS e para os advogados, por causa do andamento processual. O temor é que a qualidade do serviço seja prejudicada”, comentou Chico Lucas.

Dessa forma, o presidente da OAB-PI sugeriu que seja realizada uma reunião com a participação do procurador-chefe e dos advogados picoenses, ainda na primeira quinzena de abril, para que as devidas explicações sejam dadas. Além disso, solicitou que seja aberto um canal de comunicação direto com os procuradores que atuavam em Picos, que segundo Antônio de Pádua continuarão responsáveis pelos processos da região, por já conhecerem algumas peculiaridades locais.


Fonte: Ascom OAB-PI
Agentes desconfiaram · 17/02/2016 - 17h21

Agentes flagram mulher tentando entrar com celulares na vagina


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher foi flagrada na tarde da última terça-feira (16), por agentes penitenciários, tentando entrar para a visita, com celulares na Casa de Custódia.

Ao se revistada, as agentes perceberam que a mulher tinha dificuldades de se agachar e movimentar-se no momento da vistoria. Levada para outro local, a detenta expeliu três celulares e um carregador de dentro da vagina.

O fato foi comunicado a direção do presídio e a mulher foi encaminhada para a Central de Flagrantes.

. · 18/01/2016 - 10h48

.


Compartilhar Tweet 1



.


Compartilhar Tweet 1



O corpo de um homem identificado por Anderson Oliveira Sousa foi encontrado abandonado em uma estrada vicinal na BR-343, próxima à entrada da Fazenda Real.

O homem, que deve ter entre 30 e 35 anos, possuía cinco tiros pelo corpo, um no pescoço e quatro pela cabeça. Os agentes constataram marcas de algema nos punhos da vítima e marcas de cordas nos pés.

Próximo à vítima foram encontrados três projéteis e uma chave de algema. O pai já se encontra na delegacia onde presta depoimento para o delegado.

Segundo o Capitão Cléber de Freitas, do 8º BPM, quatro homens encapuzados ocupando um veículo modelo Ford Ka, foram à casa da vítima por volta das 3h desta sexta-feira (08/01), e o levaram para a estrada e o executaram no local.

A vítima é acusado de ter matado há cerca de seis meses atrás o pai de um policial.

 


Compartilhar Tweet 1



O estudante Raimundo Lázaro Ribeiro Leite, foi preso em casa na manhã de hoje (15), por policiais da DEPRE (Delegacia Especilizada de Proteção e Repressão de Entorpecentes) no bairro Piçarra, suspeito de cultivar pés de maconha em jarros. Além disso, o jovem é acusado de realizar festas regadas a drogas durante finais de semana. Maranhense, o estudante de Engenharia de Produção dividia a residência com um primo. Na casa a policia encontrou vários jarros com plantas semelhantes a maconha, em vários estágios de crescimento. A pena para quem cultiva é a mesma do tráfico. O estudante foi levado para a Central de Flagrantes .


Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Inhuma realiza na manhã desta terça (15), uma audiência pública para tratar da segurança no município. A população foi convidada à participar e deverão estar presentes o prefeito, vereadores, juiz, promotor, delegado, delegado regional, policia militar, Comandante da Policia Militar de Valença, chefe de policiamento do interior Coronel Paulo de Tarso, Delegado Geral Reidel Batista, Secretário Estadual de Segurança Fábio Abreu dentre outras autoridades. Será uma oportunidade da população se manifestar e sugerir mudanças que visem melhorar a segurança do município, que convive com aumento no número de assaltos e arrobamentos.

A falta de fiscalização por parte das autoridades de trânsito tem contribuído para o aumento no número de casos de acidentes envolvendo motocicletas. Um projeto de municipalização do trânsito já se encontra na Câmara Municipal, segundo afirmou o vereador Deusim Aguiar (PTB).

Trabalhadores e estudantes das cidades que fazem parte da Região da Grande Teresina estiveram reunidos no último dia 10 com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel, na sede do órgão para reclamar das mudanças realizadas pela prefeitura de Teresina e que tem causado transtornos para quem estuda ou trabalha na capital. A retirada de algumas paradas e a distância da última parada ao centro, está causando transtornos, principalmente o risco de assaltos.

Os prejudicados com as mudanças reclamam que o prefeito Firmino Filho (PSDB) não ouviu ninguém e vão solicitar que ele reconsidere a medida. A prefeitura alega que a mudança visa garantir mais fluidez no trânsito, que estaria sendo prejudicado pelo fluxo de ônibus vindo do interior, que agora terão a parada final nas proximidades da estação da Matinha, próximo à Amapi.

Em Uruçuí, produtor lamenta · 14/12/2015 - 16h09

Se não chover até o Natal, produção de soja será comprometida no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Agricultores que trabalham na produção de soja e milho, no cerrado piauiense, estão temendo que a falta de chuvas possa afetar seriamente a próxima safra. Caso não chova até o Natal, é real o risco de queda considerável na produção.

O produtor Altair Franco conversou com nossa reportagem. Ele lembra que neste período, em outros anos, o período chuvoso já havia iniciado. Mas até agora, somente alguns chuviscos foram registrados em algumas regiões de plantio. 

Para quem plantou, o "método direto" tem sido o diferencial na manutenção da soja por alguns dias sem chuva. É que a palha do milheto (cultura muito resistente à seca e que produz uma forragem em tempo curto), incorporada ao solo, ajuda à soja que germinou, suportar, por poucos dias apenas, o sol implacável e a baixa umidade do solo.

Ainda segundo o produtor Altair Fianco, caso a chuva esperada não chegue, o prejuízo será imenso. As sementes têm preços elevados e saída será investir em outra cultura, como o milho.


Compartilhar Tweet 1



Os escritores Francisco Martins Silva, Edivaldo de Lima Silva, Elizabete Barros Sá Vasconcelos e Luis Augusto de Pereira Barros, entre outros, que são referência cultural da cidade de Uruçuí, estiveram reunidos na última sexta (11), para discutir a criação da academia de letras da cidade. Entusiastas no incentivo às atividades literárias nas escolas, o grupo já participa há anos através da Revista Espaço Literário e anualmente com o Festival Literário de Poesia.

Após rebelião no presídio · 14/12/2015 - 12h53

Sem visitas, parentes dos presos da Custódia se revoltam e PM intervem


Compartilhar Tweet 1



Iniciada por volta das 4h da manhã desta segunda (14), a rebelião na Casa de Custódia foi controlada. Houve a confirmação de feridos, sendo um com mais gravidade, encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina. Os demais estão recebendo atendimento no local.

Em virtude da suspensão das visitas, familiares interditaram a BR 316 com pneus e galhos e atearam fogo, apagado por uma equipe do Corpo de Bombeiros que se encontra no local. Parentes do presos permanecem em frente à Casa de Custódia, onde houve um princípio de tumulto no momento em que policiais da Força Tática apreendeu rojões que estavam em poder de familiares de presos. Os fogos estavam sendo disparados contra o presídio.

A OAB está no local juntamente com membros da Defensoria Pública. De acordo com agentes que se encontram na parte externa, em greve, houve fuga, não se precisando ainda de quantos presidiários.

A greve, iniciada na manhã de hoje (14) pelos agentes penitenciários, foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí .A decisão foi deferida pelo desembargador Francisco Lopes e Silva Neto, ainda no sábado (12), após ação da Procuradoria Geral do Estado, e pede a imediata suspensão da greve, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O vice-presidente do sindicato da categoria, Kleiton Holanda, afirmou ao 180graus que o governador "rasgou os acordos firmados com a categoria', pois ao assumir o governo, na primeira atualização salarial de maio, que deveria ser de doze por cento, o estado impôs a parcela de seis por cento mas ofereceu outras garantias através de acordo firmado e assinado pelos secretários que representavam o governo e que no entanto, ressalta, até agosto teriam que ser cumpridas aquelas pautas, no entanto não se avançou, apenas uma parte.

Outro percentual de treze por cento, estaria sendo imposto mais uma vez, no mês de novembro, com parcelamento de seis e meio por cento agora e seis e meio por cento para o ano que vem, apresentando um segundo acordo, que teria que ser cumprido até dia trinta de novembro e não foi cumprido integralmente . Por conta disso, a categoria se sentiu lesada, sentindo-se no direito de se manifestar e entrado em greve por tempo indeterminado.

Carlos Eugênio - Direto da Casa de Custódia

Familiares de detentos aflitos · 14/12/2015 - 10h51

Rebelião na 'Casa de Custódia' não impede greve dos agentes no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Presos da Casa de Custódia e da Irmão Guido em Teresina iniciaram uma rebelião, na madrugada desta segunda-feira (14/12) após ter sido decretada a greve dos Agentes Penitenciários. Segundo informações do Sinpoljuspi – Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, por volta das 4h30, 102 presos do pavilhão H da Casa de Custódia, tentaram fugir, mas foram impedidos.

Depois, os 876 detentos do lugar, ocuparam os pavilhões e atearam fogo em colchões e tecidos, o fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros. Somente após aproximadamente quatro horas horas de muita tensão, a rebelião foi desfeita e até o momento não há confirmação de mortos ou feridos, após intervenção da policia militar .

A greve iniciada pela agentes penitenciários será mantida, segundo afirmou o diretor do Sinpoljuspi, que culpa a superlotação como causa e que as mesmas são previsíveis. A Casa de Custódia hoje tem aproximadamente 900 presos. Celas que deveriam estar com seis detentos estão hoje com vinte e cinco.

NOTA DA SECRETARIA
Acerca da rebelião na Casa de Custódia de Teresina, a Secretaria de Justiça do Piauí informa que o Pavilhão B da unidade já foi contido. O Pavilhão A, onde ficam os presos de bom comportamento não se rebelou. Nos demais pavilhões (de C a I), as forças de segurança continuam ajudando na contenção. Bope, Rone, Força Tática da PM, Tropa de Choque da PM, Corpo de Bombeiros, Samu e agentes penitenciários estão no local. A rebelião teve início com tentativa de fuga no Pavilhão H. As forças de segurança estão usando munição não letal.

ILEGALIDADE DA GREVE
O Tribunal de Justiça do Piauí declarou ilegal a greve dos agentes penitenciários do Estado, prevista para ser deflagrada à meia-noite deste domingo (13), pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários, o Sinpoljuspi. A decisão foi deferida pelo desembargador Francisco Lopes e Silva Neto, nesse sábado (12), após ação da Procuradoria Geral do Estado, e pede a imediata suspensão da greve, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.


Compartilhar Tweet 1



A 20ª DRPC, sediada em Uruçui, que tem como titular o delegado Jarbas Lima, apesar das dificuldades enfrentadas pela limitação do efetivo reduzido e dos recursos destinados para abastecer as viaturas, vem conseguindo diminuir a ação de criminosos na região de Uruçui, o maior município em extensão do estado entre outros quatro da circunscrição. Apesar do trabalho da policia, ainda assim houve registro de furto e roubo de defensivos agrícolas, um deles na Fazenda Milla, onde o valor subtraído de produtos utilizados na lavoura chegou a RS 4 milhões de reais. Um outro caso mais recente, ocorrido na Fazenda Montani, o valor subtraído de defensivos chegou a R$ 2 milhões de reais. Um volume pequeno de defensivos agrícolas custa muito caro, o que facilita a ação de criminosos que muitas vezes chegam nas fazendas fortemente armados.
Outro problema da região, é a falta de uma delegacia agrária, necessária para resolver impasses e conflitos agrários.

Carlos Eugênio - Direto de Uruçuí  


Compartilhar Tweet 1



Os moradores da cidade de Inhuma, reclamam do aumento no número de assaltos que ocorrem com frequencia no município, sem que a policia consiga prender os responsáveis pelos delitos. Na tarde de hoje (10), por volta das 15h a equipe do 180graus esteve na delegacia que se encontrava fechada. Poucos metros do local funciona um posto de policiamento da PM-PI, que também encontrava-se sem nenhum policial no momento . Uma vizinha chegou a afirmar que o único policial militar do plantão estava na viatura, provavelmente para o centro da cidade. Moradores relataram também aumento considerável nos casos de arrombamento em residências e afirmam que ninguém foi preso pelos crimes.

Carlos Eugênio - Direto de Inhuma

'Questão de segurança pública' · 10/12/2015 - 09h34

Comandante reconhece que a PM às vezes realiza escolta de carros-forte


Compartilhar Tweet 1



Em visita à cidade de Picos para lançar a Operação Natal com Segurança, o Comandante da Policia Militar do Estado do Piauí, Coronel PM Carlos Augusto Gomes de Souza comentou a denúncia sobre a escolta irregular de veículos particulares realizada por policiais do 4º BPM.

A denúncia dá conta de que veículos de empresas que fazem transporte de valores estariam recebendo escolta da Polícia Militar.

Para o comandante, a PM promove segurança à população, com ações preventivas, e explicou que em torno dos bancos em todo o Estado do Piauí e a caixas eletrônicos a polícia também está presente e isso é segurança pública, não via problema.

A denúncia sobre a escolta foi confirmada pelo comandante do 4º BPM, tenente coronel Wagner Torres que explicou que a medida ocorre em razão dos altos valores transportados pela empresa privada para bancos oficiais de Picos.

 Carlos Eugênio - Direto de Picos


Compartilhar Tweet 1



O número de casos de acidente de trânsito causado por pessoas que conduzem veículos após ingerir bebida alcoólica teve um aumento considerável no ano de 2015, em Picos. Segundo o delegado Divanilson Sena, da 3ª DRPC, a criação de um batalhão de trânsito e maior rigor na fiscalização, contribuiria para um trânsito menos violento. O número de policiais que fiscalizam é insuficiente para uma frota crescente a cada dia, conclui. As perícias e consequentemente os inquéritos, também são prejudicados por falta de um instituto de criminalística.

Carlos Eugênio - Direto de Picos

.


Compartilhar Tweet 1



Policiais de Picos prenderam na manhã de hoje (09), o morador de rua João Borges dos Santos, 55 anos, que agrediu o idoso Miguel de Moura Fé, de 89 anos, no centro da cidade de Picos, na calçada da Catedral. De cordo com o idoso, sempre que passa pelo local, entra na igreja para rezar, mas hoje, no momento que saía, foi surpreendido pelo morador de rua, que lhe aplicou um murro nas costas, provocando sua queda e machucado seu rosto. Os policiais que participaram da ocorrência acreditam que o idoso não percebeu e pisou no papelão utilizado como cama pelo morador de rua, motivando a reação.

Carlos Eugênio - Direto de Picos


Compartilhar Tweet 1



Durante visita à cidade de Picos, nas comemorações alusivas aos 125 anos de emancipação política e administrativa do município, no último dia 07, Wellington Dias afirmou que não abre do processo de terceirização dos serviços do Hospital Regional Justino Luz, modelo de gestão já em andamento na unidade de saúde, visando prestar um serviço ainda melhor, aumentando o número de atendimentos, segundo ele.

O hospital realizava 55 cirurgias por mês e existe a possibilidade de aumentar entre seis e oito vezes esse número, por um valor 'suportável'.

O estado vai complementar o quadro de servidores relizando concurso público e os direitos dos servidores que trabalham no local serão mantidos. O hospital continua público e com serviços gratuitos, tendo com diferencial apenas um contrato de gestão.

 

 

Servidores protestam

 

Após o Ministério Público solicitar que o contrato com a Organização Social (OS) que gerenciaria a administração da unidade de saúde deveria ser rescindido e a gestão devolvida às responsabilidades do Governo do Estado em até trinta dias e o estado, através de uma liminar, conseguir estender para seis meses o novo modelo, os servidores realizaram uma manifestação em frente ao hospital onde denunciaram demissão de terceirizados que já trabalham como serviço prestado e contratação de serviço de fora, vindo da Bahia.

 

 

Carlos Eugênio - Direto de Picos

Levaram o Corolla · 04/12/2015 - 18h31

Homem é baleado por promotor durante assalto


Compartilhar Tweet 1



O promotor Mauricio Gomes de Sousa, reagiu a um assalto e efetuou disparos que atingiram um dos assaltantes que ocupavam uma motocicleta, nas proximidades do colégio Dom Barreto, quando teve seu carro, um Corolla, tomado de assalto. O suspeito atingido pelo disparo foi levado para o HUT.
O promotor Paulo Rubens, da Associação Piauiense do Ministério Público acompanhou o colega à Central de Flagrantes, onde Mauricio prestou depoimento.


Compartilhar Tweet 1



Policiais civis e militares, em parceria com a PRF-PI e Força Nacional estão realizando barreiras policiais em vários pontos da capital com o intuito de identificar veículos roubados, apreender armas de fogo e drogas, além de dar cumprimento a mandados de prisão.
Aproximadamente 100 policiais participam da ação. As equipes policiais se concentraram na Acadepol e após instruções finais seguem para as ruas. A Operação Presença prossegue nesta sexta-feira (04), com o efetivo amplo nas ruas para garantir a segurança da população. Até o momento seis pessoas foram presas e duas motocicletas roubadas apreendidas.

Fugiram em uma picape · 04/12/2015 - 17h05

Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco em Lagoa Alegre


Compartilhar Tweet 1



A agência do Bradesco da cidade de Lagoa Alegre, a 77 km da capital, foi alvo da ação de bandidos na madugada de hoje (04). Eles explodiram o caixa eletrônico levando todo o dinheiro. A policia informou que disparos foram realizados, atingindo casas e prédios nas proximidades. Um veículo Gol roubado usado na ação foi abandonado na localidade Vinagreira. A policia acredita que cinco pessoas participaram do roubo e teriam fugido em uma picape.

Viu correria e parou o carro · 04/12/2015 - 15h51

Secretário Fábio Abreu ajuda a deter suspeito de assalto na zona Sudeste


Compartilhar Tweet 1



Enquanto passava por uma das principais avenidas do bairro Dirceu Arcoverde, o secretário de Segurança Fábio Abreu percebeu uma correria. Ele então decidiu parar o veículo e conseguiu evitar que um adolescente empreendesse fuga depois de assaltar uma pessoa. 

O incidente foi registrado no início da tarde desta sexta-feira. O assalto aconteceu em frente a uma loja do Armazém Paraíba.

"Estava passando de carro quando vi a correria. Decidi para o carro e acabei pegando o menor que tinha acabado de tomar um celular e uma bicicleta de outro adolescente", disse o secretário ao 180.

Vítima e o menor apreendido foram encaminhados para a Central de Flagrantes, na zona Sul da capital.


Compartilhar Tweet 1



Policiais do GRECO prenderam sete pessoas durante a “Operação Blindado”, que desarticulou uma quadrilha que roubava carros que realizam transporte de valores e assaltos em várias cidades do Piauí. Os presos são: Marcos Maciel Pereira da Silva (vulgo Charles), Dorival José da Costa (vulgo Bigode), José Ailton Barbosa Martins, Antônio Narciso Pinheiro de Queiroz, Raislane Marques da Silva, Francisco de Assis Nascimento, Ricardo Marcelino de Sousa e Reginaldo Gomes Tavares. As prisões foram efetuadas nas cidades de Teresina, Brejo, Socorro do Piauí, Eliseu Martins e Brejo do Piauí. O líder da quadrilha, conhecido por Antônio, está foragido.

O vereador da cidade de Socorro do Piauí, preso na operação, afirma que o promotor de justiça da cidade realizou sua prisão por ele ter ameaçado o juiz e um advogado, fato que ele nega. Quando perguntado sobre a arma e a participação dele no roubo do dinheiro de uma lotérica, onde o funcionário que transportava aproximadamente R$ 18.000,00 em uma motocicleta foi derrubado por uma corda colocada no meio da uma estrada onde o mesmo trafegava, Reginaldo Gomes também afirma que não participou.

A investigação, segundo o delegado responsável pela operação, Carlos César Camelo, ocorre a aproximadamente um ano, período onde foram colhidas as provas necessárias e os indícios de autoria.

Preso por um vizinho policial · 04/12/2015 - 07h43

Casa de advogado é invadida em Altos e suspeito acaba contido por populares


Compartilhar Tweet 1



O advogado Ribamar de Sousa, sofreu tentativa de homicídio, ao chegar em casa por volta das 22 h de ontem (03), em Altos, a 40 km de Teresina. Um vizinho, que reside próximo à sua residencia, portando um facão e uma arma de fogo de fabricação caseira, teria arrebentado as portas da casa  e agredido ele e a esposa.

Apesar de Ribamar se refugiar no quarto com a esposa, o suspeito, identificado por Antônio Eugênio, ainda teria agredido o casal, tendo o advogado levado uma forte pancada na cabeça.

Após a chegada de populares, o suspeito se afastou do local e foi preso pouco tempo depois por um policial civil, vizinho das vítimas.

A Polícia Militar conduziu Antônio Eugênio à central de flagrantes, em Teresina. O suspeito, segundo vizinhos, mora sozinho e seria usuário de drogas.


Compartilhar Tweet 1



Policiais da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, cumpriram na tarde desta quinta-feira (03), o mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina e prendeu em flagrante Valéria Virgínia Barbosa Rodrigues, 31 anos, suspeita de tráfico de drogas. No local os policiais encontraram várias pedras de crack e dinheiro. O delegado Menandro Pedro e Thales Gomes estão conduzindo a acusada para a sede da DEPRE.


Compartilhar Tweet 1



Um acidente ocorrido na madrugada de hoje (03), na BR 343, a cerca de 10 quilômetros de Piracuruca , no local conhecido como “Ladeira da Taboquinha”, envolvendo o veículo Ford Ka, placas NIP 6205, matou Francisco José da Silva Gomes, piracuruquense de 27 anos, que morava no bairro Três Lagoas. O jovem teria perdido o controle do carro e tcapotando várias vezes, descendo o aterro da via, bastante alto no local do acidente. A vítima sacou do veículo e segundo informações de pessoas que se deslocaram para realizar o socorro, ao chegar no local , Francisco já estava morto.

 

 

Outro acidente na mesma BR 

Também na madrugada de hoje, um homem que conduzia um veículo Doblo Cargo, na BR 343, quilômetro 240, na localidade Aracati, próximo à cidade de Cocal de Telha, perdeu o controle do veículo após atropelar um porco e se chocou com uma árvore, morrendo preso às ferragens. O nome do condutor não foi divulgado.

 

Com informações do portal piracurucaaovivo.com