• OAB-PI cobra reativação de unidade da AGU em Picos

    Atendendo solicitação dos advogados que militam na região Centro-Sul do Estado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, esteve reunido com o procurador-chefe da Procuradoria Federal no Estado do Piauí, Antônio de Pádua Oliveira Júnior, para cobrar a reativação da unidade do órgão na cidade de Picos. O presidente da Subseção de Piripiri, Mauro Benício Júnior, também acompanhou a reunião, que aconteceu no prédio da Advocacia Geral da União (AGU) em Teresina.

    De acordo com Chico Lucas, o encerramento do serviço no município tem causado imensos prejuízos à advocacia local, uma vez que a demanda processual na região é muito grande. “Os advogados picoenses estão se sentindo órfãos da atuação da procuradoria. Uma unidade em Picos é de extrema importância”, frisou o presidente.

    Antônio de Pádua explicou que essa foi uma decisão tomada pela Procuradoria Geral da União, que levou em consideração a precária estrutura que era mantida no Município, sem apoio logístico e administrativo adequado para que os procuradores pudessem atender as demandas da população. Segundo ele, mais de 100 unidades semelhantes da AGU foram extintas em todo o país.

    “A Procuradoria ponderou com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se haviam condições da autarquia investir recursos para a melhoria de determinadas unidades. A perspectiva, no entanto, diante do cenário econômico, é que o INSS não consiga investir esses recursos”, explicou o procurador-chefe, acrescentando que os procuradores já foram removidos para Teresina e estão temporariamente na gerência do INSS.

    “Os advogados estão insatisfeitos, uma vez que consideram que essa medida será muito prejudicial para os assistidos pelo INSS e para os advogados, por causa do andamento processual. O temor é que a qualidade do serviço seja prejudicada”, comentou Chico Lucas.

    Dessa forma, o presidente da OAB-PI sugeriu que seja realizada uma reunião com a participação do procurador-chefe e dos advogados picoenses, ainda na primeira quinzena de abril, para que as devidas explicações sejam dadas. Além disso, solicitou que seja aberto um canal de comunicação direto com os procuradores que atuavam em Picos, que segundo Antônio de Pádua continuarão responsáveis pelos processos da região, por já conhecerem algumas peculiaridades locais.

  • Agentes flagram mulher tentando entrar com celulares na vagina

    Uma mulher foi flagrada na tarde da última terça-feira (16), por agentes penitenciários, tentando entrar para a visita, com celulares na Casa de Custódia.

    Ao se revistada, as agentes perceberam que a mulher tinha dificuldades de se agachar e movimentar-se no momento da vistoria. Levada para outro local, a detenta expeliu três celulares e um carregador de dentro da vagina.

    O fato foi comunicado a direção do presídio e a mulher foi encaminhada para a Central de Flagrantes.

  • .

    .

  • Corpo é encontrado com cinco tiros próximo à Fazenda Real na BR- 343

    O corpo de um homem identificado por Anderson Oliveira Sousa foi encontrado abandonado em uma estrada vicinal na BR-343, próxima à entrada da Fazenda Real.

    O homem, que deve ter entre 30 e 35 anos, possuía cinco tiros pelo corpo, um no pescoço e quatro pela cabeça. Os agentes constataram marcas de algema nos punhos da vítima e marcas de cordas nos pés.

    Próximo à vítima foram encontrados três projéteis e uma chave de algema. O pai já se encontra na delegacia onde presta depoimento para o delegado.

    Segundo o Capitão Cléber de Freitas, do 8º BPM, quatro homens encapuzados ocupando um veículo modelo Ford Ka, foram à casa da vítima por volta das 3h desta sexta-feira (08/01), e o levaram para a estrada e o executaram no local.

    A vítima é acusado de ter matado há cerca de seis meses atrás o pai de um policial.

     

  • Depre prende jovem que plantava maconha em baldes dentro de casa

    O estudante Raimundo Lázaro Ribeiro Leite, foi preso em casa na manhã de hoje (15), por policiais da DEPRE (Delegacia Especilizada de Proteção e Repressão de Entorpecentes) no bairro Piçarra, suspeito de cultivar pés de maconha em jarros. Além disso, o jovem é acusado de realizar festas regadas a drogas durante finais de semana. Maranhense, o estudante de Engenharia de Produção dividia a residência com um primo. Na casa a policia encontrou vários jarros com plantas semelhantes a maconha, em vários estágios de crescimento. A pena para quem cultiva é a mesma do tráfico. O estudante foi levado para a Central de Flagrantes .

  • Audiência Pública discute hoje (15) segurança pública na Câmara Municipal de Inhuma

    A Câmara Municipal de Inhuma realiza na manhã desta terça (15), uma audiência pública para tratar da segurança no município. A população foi convidada à participar e deverão estar presentes o prefeito, vereadores, juiz, promotor, delegado, delegado regional, policia militar, Comandante da Policia Militar de Valença, chefe de policiamento do interior Coronel Paulo de Tarso, Delegado Geral Reidel Batista, Secretário Estadual de Segurança Fábio Abreu dentre outras autoridades. Será uma oportunidade da população se manifestar e sugerir mudanças que visem melhorar a segurança do município, que convive com aumento no número de assaltos e arrobamentos.

    A falta de fiscalização por parte das autoridades de trânsito tem contribuído para o aumento no número de casos de acidentes envolvendo motocicletas. Um projeto de municipalização do trânsito já se encontra na Câmara Municipal, segundo afirmou o vereador Deusim Aguiar (PTB).

  • Trabalhadores e estudantes pedem que Firmino volte atrás da decisão que altera paradas de ônibus

    Trabalhadores e estudantes das cidades que fazem parte da Região da Grande Teresina estiveram reunidos no último dia 10 com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel, na sede do órgão para reclamar das mudanças realizadas pela prefeitura de Teresina e que tem causado transtornos para quem estuda ou trabalha na capital. A retirada de algumas paradas e a distância da última parada ao centro, está causando transtornos, principalmente o risco de assaltos.

    Os prejudicados com as mudanças reclamam que o prefeito Firmino Filho (PSDB) não ouviu ninguém e vão solicitar que ele reconsidere a medida. A prefeitura alega que a mudança visa garantir mais fluidez no trânsito, que estaria sendo prejudicado pelo fluxo de ônibus vindo do interior, que agora terão a parada final nas proximidades da estação da Matinha, próximo à Amapi.

  • Se não chover até o Natal, produção de soja será comprometida no Piauí

    Agricultores que trabalham na produção de soja e milho, no cerrado piauiense, estão temendo que a falta de chuvas possa afetar seriamente a próxima safra. Caso não chova até o Natal, é real o risco de queda considerável na produção.

    O produtor Altair Franco conversou com nossa reportagem. Ele lembra que neste período, em outros anos, o período chuvoso já havia iniciado. Mas até agora, somente alguns chuviscos foram registrados em algumas regiões de plantio. 

    Para quem plantou, o "método direto" tem sido o diferencial na manutenção da soja por alguns dias sem chuva. É que a palha do milheto (cultura muito resistente à seca e que produz uma forragem em tempo curto), incorporada ao solo, ajuda à soja que germinou, suportar, por poucos dias apenas, o sol implacável e a baixa umidade do solo.

    Ainda segundo o produtor Altair Fianco, caso a chuva esperada não chegue, o prejuízo será imenso. As sementes têm preços elevados e saída será investir em outra cultura, como o milho.

  • Poetas e escritores se reunem para criação da Academia de Letras de Uruçuí

    Os escritores Francisco Martins Silva, Edivaldo de Lima Silva, Elizabete Barros Sá Vasconcelos e Luis Augusto de Pereira Barros, entre outros, que são referência cultural da cidade de Uruçuí, estiveram reunidos na última sexta (11), para discutir a criação da academia de letras da cidade. Entusiastas no incentivo às atividades literárias nas escolas, o grupo já participa há anos através da Revista Espaço Literário e anualmente com o Festival Literário de Poesia.

  • Sem visitas, parentes dos presos da Custódia se revoltam e PM intervem

    Iniciada por volta das 4h da manhã desta segunda (14), a rebelião na Casa de Custódia foi controlada. Houve a confirmação de feridos, sendo um com mais gravidade, encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina. Os demais estão recebendo atendimento no local.

    Em virtude da suspensão das visitas, familiares interditaram a BR 316 com pneus e galhos e atearam fogo, apagado por uma equipe do Corpo de Bombeiros que se encontra no local. Parentes do presos permanecem em frente à Casa de Custódia, onde houve um princípio de tumulto no momento em que policiais da Força Tática apreendeu rojões que estavam em poder de familiares de presos. Os fogos estavam sendo disparados contra o presídio.

    A OAB está no local juntamente com membros da Defensoria Pública. De acordo com agentes que se encontram na parte externa, em greve, houve fuga, não se precisando ainda de quantos presidiários.

    A greve, iniciada na manhã de hoje (14) pelos agentes penitenciários, foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí .A decisão foi deferida pelo desembargador Francisco Lopes e Silva Neto, ainda no sábado (12), após ação da Procuradoria Geral do Estado, e pede a imediata suspensão da greve, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

    O vice-presidente do sindicato da categoria, Kleiton Holanda, afirmou ao 180graus que o governador "rasgou os acordos firmados com a categoria', pois ao assumir o governo, na primeira atualização salarial de maio, que deveria ser de doze por cento, o estado impôs a parcela de seis por cento mas ofereceu outras garantias através de acordo firmado e assinado pelos secretários que representavam o governo e que no entanto, ressalta, até agosto teriam que ser cumpridas aquelas pautas, no entanto não se avançou, apenas uma parte.

    Outro percentual de treze por cento, estaria sendo imposto mais uma vez, no mês de novembro, com parcelamento de seis e meio por cento agora e seis e meio por cento para o ano que vem, apresentando um segundo acordo, que teria que ser cumprido até dia trinta de novembro e não foi cumprido integralmente . Por conta disso, a categoria se sentiu lesada, sentindo-se no direito de se manifestar e entrado em greve por tempo indeterminado.

    Carlos Eugênio - Direto da Casa de Custódia

Carregar mais
Trabalhe Conosco