Para população · 03/10/2017 - 17h46

Programa 'Criança Feliz' é lançado em Bertolínia


Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (03/09), foi lançado o programa Criança Feliz no município de Bertolínia.

O lançamento oficial do programa aconteceu no CRAS, e contou com a participação de diversos representantes das instituições como, prefeitura municipal, secretários, vereadores, conselheiros e usuários da política da assitência social, além do conselho tutelar e equipe do CRAS.

Fotos: José Cavalcante

 


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Bertolínia Luciano Fonseca, esteve em Teresina, nesta terça-feira (26/09), na entrega dos kits UAPI para equipar os  60 polos da  Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

A entrega dos kits foi realizada pela secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, cada kit contém geladeira, TVs, computadores e conjunto-aluno, que serão distribuídos em quantidade que cubra a necessidade de cada unidade.

A Universidade Aberta do Piauí foi implantada pelo Governo do estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), o Sistema Universidade Aberta do Piauí visa expandir o ensino superior à distância.

Na oportunidade o prefeito Luciano, agradeceu pela iniciativa do governo destacando a importância da acão para o desenvolvimento do município.

 

Para a terceira idade · 19/09/2017 - 13h19

Idosos de Bertolínia participam de passeio de lazer


Compartilhar Tweet 1



Os idosos do SCFV (Serviço de Convivência de Vínculos da Terceira Idade), de Bertolínia,  ganharam no último domingo (17/09), um passeio de lazer na cidade de Manoel Emídio. O passeio foi um convite da secretária de Assistencial Social de Manoel Emídio, Cláudia Medeiros e do prefeito da cidade. 

A caravana de Bertolínia foi comandada pela atuante secretária de Assistência Social da cidade, Dalvina, acompanhada pelas orientadoras sociais, assistente social da Equipe Volante e a participação de José Cavalcante (Sec. Municipal de Planejamento).

Os idosos foram recebidos com muita alegria e animação pela secretária Cláudia Medeiros, prefeito Zé Pedro e toda equipe do social da cidade. Na ocasião foi oferecido aos convidados uma animadíssima festa com muito forró pé-de-serra, que teve início às 10h00 e se estendeu até às 17h00. 

Fotos: Portal Cidade Luz

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Para terceira idade · 15/09/2017 - 11h56

Em Bertolínia, Idosos são contemplados com novos uniformes


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Bertolínia, realizou no último sábado (09/09), no Centro de Convivência dos Idosos, o seu tradicional encontro dos jovens da terceira idade do SCFV (Serviço de Convivência de Vínculos da Terceira idade).

O evento, que iniciou às 16h00, foi uma realização da Secretaria de Assistência Social, que tem como secretária a senhora Dalvina.

Durante o encontro, que é realizado quinzenalmente, a secretária Dalvina, juntamente com sua equipe, e a participação da 1ª dama, Ringlasia Lino, fizeram a entrega das novas camisas para cerca de 70 idosos.

A secretária Dalvina agradeceu o apoio que tem recebido por parte prefeito Luciano e da 1ª dama Ringalsia, de todos os servidores da secretaria, em especial aos que cuidam dos idosos, agradeceu também a presença das autoridades políticas, e informou que os demais grupos do SCFV também serão contemplados com novos uniformes.

Fotos: Portal Cidade Luz

 


Compartilhar Tweet 1



A população da cidade de Bertolínia, juntamente com órgãos da administração municipal e estadual (Escolas), entidades parceiras APAE, CRAS, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselhos, AEE (Atendimento Educacional Especializado), Igrejas e sociedade Civil, realizam na tarde da última segunda-feira, (04/09), uma grande mobilização na cidade para marcar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

 O movimento contou com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, com o objetivo foi fortalecer, divulgar e garantir os direitos das pessoas com deficiência da região.

  Foto: Portal Cidade Luz
  Foto: Portal Cidade Luz
  Foto: Portal Cidade Luz
  Foto: Portal Cidade Luz
  Foto: Portal Cidade Luz
  Foto: Portal Cidade Luz

 


Compartilhar Tweet 1



Na noite deste sábado (02/09), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou ao Piauí com a caravana Lula pelo Brasil. Em Teresina, participou de um jantar na Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), onde era aguardado por prefeitos, deputados, militantes, novos filiados, simpatizantes e lideranças.

Compareceram ao jantar os prefeitos de Altos, Patrícia Leal; Bertolínia, Luciano Fonseca; Coivaras, Marcelino; Nazária, Osvaldo Bonfim; Campo Maior, Ribinha; São João do Arraial, Vilma Lima; Joaquim Pires, Genival; São Lourenço do Piauí, Michelle; e Prata do Piauí, Neguim Barbosa. Este último, filiou-se ao PT durante o evento.

Clique aqui e leia a matéria.

Fotos: Isabel Ribeiro/ 180graus

IMG_0683.JPG

IMG_0791.JPG

IMG_0782.JPG

IMG_0774.JPG

IMG_0757.JPG

IMG_0724.JPG

IMG_0719.JPG

IMG_0707.JPG

IMG_0699.JPG

IMG_0537.JPG


Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (14/10),foi realizado a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Bertolinia, evento marcado com grande participação da sociedade governamental e não governamental, Igrejas, acadêmicos e diversos conselhos. Foram discutidas e deliberadas propostas que visam o engrandecimento, garantia e expansão das Políticas Públicas a nível de Município, Estado e União.

Foto:AsCom/Prefeitura de Bertolínia

(Equipe de Municípios)


Fonte: Ascom/Prefeitura de Bertolínia
Comitiva do Governador · 30/06/2017 - 15h58

Prefeito Luciano acompanhou o governado em cidades do interior


Compartilhar Tweet 1



Prefeito da cidade de Bertolínia, Luciano Fonseca, esteve em Guadalupe para recepcionar e acompanhar a visita do Governador Wellington Dias na cidade. Luciano estava acompanhado de assessores.

O prefeito informou que aproveitou a agenda do Governador Wellington Dias em Guadalupe e Jerumenha para cobrar projetos que já estão em andamento em alguns dos órgãos do governo, que iram beneficiar a cidade de Bertolínia e seu povo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portalcidadeluz

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil do Piauí dando cumprimento a mandados de prisão, deteve 16 pessoas após deflagração da “Operação Deja Vu” na manhã desta terça-feira (11/04). A operação visa combater o tráfico de drogas.

Participam da ação, equipes policiais das Delegacias de Guadalupe, Ribeiro Gonçalves, Urucuí, Bertolinia, Amarante, Itaueira, Floriano, Oeiras, Canto Buriti, Colônia do Gurguéia, GPI, GPE e 25°DP de Teresina.

São 20 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades de Guadalupe e Floriano.

De acordo com a secretaria de Segurança, cerca de 60 policiais civis participam da operação. As investigações que culminaram na ação foram realizadas durante oito meses, sendo dez mulheres identificadas como alvos da polícia.

(Redação Teresina)

Mulher e menor envolvidos · 05/04/2017 - 10h59

Seis pessoas foram presas em Operação cidade de Bertolínia


Compartilhar Tweet 1



Uma operação com cerca de 20 policiais civis e militares de Uruçuí realizaram na manhã da última terça-feira (04/04) na cidade de Bertolínia-PI a prisão de seis pessoas, entre elas uma mulher e um menor de idade.

O alvo principal foi cumprir mandados de prisão e busca de traficantes que atuam na referida cidade. Policiais da delegacia regional de Uruçuí em conjunto com a polícia militar chegaram no início da tarde desta terça-feira com os acusados, bem como trazendo com os elementos dinheiro, drogas, aparelhos de telefone celular e duas espingardas.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz da comarca de Bertolínia Dr. Tiago Aleluia e a operação contou também com agentes da delegacia da cidade de Floriano.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Notícias de Uruçuí

A prefeitura em parceria com a secretaria de assistência social do município de Bertolínia, realizou na última quarta-feira (08/03) uma festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Regada de muita animação, todas as mulheres presentes receberam rosas e palavras de gratidão e exaltação do ser feminino.

Confira as fotos:

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



No Piauí, quatro municípios da região Sudoeste têm preocupado a Defesa Civil estadual depois das fortes chuvas dos últimos 15 dias. Em alguns municípios as enchentes causaram estragos, a exemplo de Bertolínia, onde o prefeito decretou estado de emergência. A cidade é primeira do Piauí a decretar estado de emergência por conta de chuvas nos últimos quatro anos.

Segundo o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, além de Bertolínia, as cidades de Socorro do Piauí, São João do Piauí e Canto do Buriti, todas no Sudoeste do estado, receberão atenção especial da Defesa Civil por causa dos estragos causados pelas chuvas.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Bertolínia, região Sul do Piauí, a 369 km de Teresina, pediu ajuda a Secretaria de Defesa Civil, governo do estado e governo federal, após chover 300 milímetros em dois dias e causar muitos estragos. “Há cerca de 13 casas que desabaram e mais 20 com risco iminente de desabar. A sede da prefeitura, do Samu e a Unidade Escolar Bertolino Rocha estão entre os prédios interditados”, relatou o prefeito ao 180graus.

Segundo o prefeito, não há mortos nem feridos com os desabamentos após as chuvas dos dias 09 e 10 de fevereiro.

Clique aqui e leia a matéria completa.

(Redação Teresina)

Fotos: Ascom da Prefeitura


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), o secretário de educação da cidade de Bertolínia, Sávio Alexandre, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Bertolínia, Luciano Fonseca, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (14/12), aconteceu a diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores de Bertolínia e Sebastião Leal.

Pela manhã ocorreu a cerimônia do município de Bertolínia, com o prefeito reeleito Luciano e seu vice Geraldim, e seus vereadores. Na parte da tarde houve a cerimônia do município de Sebastião Leal, com o prefeito eleito Angelo Pereira e seu vice Evandro e seus vereadores.

(Redação Teresina)

Assunto do município · 28/11/2016 - 10h30

Luciano Fonseca se encontra com deputada federal Rejane Dias


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Bertolínea, Luciano Fonseca, se encontrou com a deputada federal e secretária estadual de saúde, Rejane Dias na última sexta-feira (25/11).

Na ocasião o prefeito e a deputada trataram de sobre assuntos de interesse dos municípios.


Fonte: Com informações - Facebook

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Luciano Fonseca participou, nesta segunda-feira (17/10), da entrega da reforma da Unidade Escolar Maria Modestina Bezerra, em Teresina. A entrega foi feita pela secretária de Educação Dona Rejane. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias.

Estavam presentes também os secretários da Seid, Mauro Eduardo, de Governo, Merlong Solano e da Sasc Henrique Rebelo; o deputado Dr. Hélio; o Superintendente da Seduc, Helder Jacobina; o prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, e o prefeito eleito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, e os vereadores eleitos de Teresina, Caio Bucar e Deolindo Moura.

(Redação Teresina)

Prefeito reeleito · 02/10/2016 - 22h44 | Última atualização em 03/10/2016 - 08h35

PT vence PP em Bertolínia: Luciano Fonseca foi reeleito


Compartilhar Tweet 1



Luciano Fonseca (PT) foi reeleito para mais 4 anos à frente do Poder Executivo em Bertolínia. Ele obteve 55,47% dos votos, que correspondem a 2204. O segundo colocado, Rodrigo Martins (PP), obteve 44,53%, correspondentes a 1769 votos. Foram contabilizados 29 votos brancos e 139 nulos.


(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (09/09), a deputada federal Dona Rejane participou da palestra realizada pela coligação “Bertolínia pra frente”, formada pelos partidos PT, PRB, PMB, PROS, PDT, PR e o PSC, que tem o atual prefeito da cidade como candidato à reeleição, Luciano Fonseca. O evento aconteceu no bairro Bacuri e, em seguida, fizeram uma passeata até o comitê, que é localizado no centro da cidade.

Estavam presentes em Bertolínia também os secretários Mauro Eduardo, da Seid, e Daniel Oliveira, de Justiça.

O espaço fica aberto para as outras coligações.




Dário Gomes e Marcos Silva – direto de Bertolínia

Foto áereas: Rafael Oliveira


Compartilhar Tweet 1



Até às 15h40, do dia 26 de agosto de 2016, no site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Bertolínia conta com dois candidatos a prefeito e 31 a vereador cadastrados.

O atual prefeito Luciano Fonseca (PT) é candidato à reeleição. O professor Geraldim (PRB) concorre como seu vice pela coligação "Bertolínia pra frente".

O comerciante Rodrigo (PP), também é candidato, com o também comerciante Josônio (PSDB) como vice. A coligação chama-se "Rumo ao novo com a força do povo".


(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O município de Bertolínia, localizado a cerca de 400 km de Teresina, recebeu na noite do último domingo (31/07), a presença do secretário Estadual de Saúde, Dr. Francisco Costa, que acompanhou no município a convenção partidária que homologou a candidatura a prefeito do Dr. Luciano Fonseca, atual prefeito, seu vice-prefeito, Geraldinho e vereadores municipais.

No palco, Dr. Francisco declarou total apoio ao pré-candidato a prefeito municipal Luciano Fonseca, e o seu vice, Geraldinho. Além disso, ele também falou das melhorias pelas quais o município tem passado, principalmente com a questão sua inadimplência, que hoje não existe mais.

O espaço fica aberto para as demais coligações enviarem suas informações.

Maelson Ventura - direto de Bertolínia

Eleições 2016 · 01/08/2016 - 10h01 | Última atualização em 03/08/2016 - 12h19

Rejane Dias visita o município de Bertolínia para participar da convenção partidária


Compartilhar Tweet 1



O município de Bertolínia, localizado a cerca de 400 km de Teresina, recebeu na noite do último domingo (31/07), a presença da secretária Estadual de Educação, a deputada federal Rejane Dias (PT). Ela acompanhou a convenção que homologou a candidatura do prefeito Luciano Fonseca PT) a reeleição.

No palco, Rejane Dias declarou total apoio ao pré-candidato a prefeito e seu vice, Geraldinho. Além disso, ela também voltou a falar em defesa da então presidente afastada, Dilma Rousseff. Tornando a afirmar que o processo de impeachment é um golpe.

O espaço fica aberto para as demais coligações enviarem suas informações.

Maelson Ventura - direto de Bertolínia

Foi divulgado no dia 1º de julho pelo Diário Oficial que Bertolínia será um dos municípios beneficiados entre cerca de mil municípios brasileiros que vão receber R$ 6,4 milhões para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS). O recurso poderá ser destinado para a contratação de novos profissionais, além do aprimoramento dos serviços de conectividade dos locais, para dar maior agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos. A portaria de liberação financeira já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de portal saude.gov

Compartilhar Tweet 1



Evento ocorrido no dia 21 de junho em Bertolínia, promovido pela parceria Banco do Nordeste e Secretária Municipal de Agricultura de Bertolínia, sobre Micro Finanças Verde e Agroecologia.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Ascom Bertolínia