Jovens saem às ruas em busca do Brasil que vão receber em 10 anos
Chegam a ser um espetáculo à parte as acrobacias verbais dos políticos tentando escapar da alça de mira das manifestações que explodem nas ruas brasileiras desde a semana passada. No Piauí, tenta-se restringir o movimento a um protesto contra o sistema de ônibus urbano. Todos sabem que, como em todo o Brasil, a manifestação é muito mais que isso.
A sequência de protestos sinaliza que os brasileiros cansaram de esperar sentados pela solução para os diversos e angustiantes problemas que infelicitam a vida do país. Um deles é a corrupção. O outro é a violência. Existe ainda a impunidade. E tantos outros mais, com soluções sempre prometidas, adiadas e esquecidas.
Os manifestantes mostram que se cansaram de não ser representados por ninguém. O governo arrecada muito e não devolve o que recebe em melhoria dos serviços públicos. A oposição, a mídia, os sindicatos e quem mais deveria fiscalizar os poderes constituídos e cobrar soluções viraram chapas-brancas, defensores de seus próprios interesses.
Daí que os protestos nasceram sem uma cara, sem um comando conhecido, e se espalham rapidamente desatrelados do governo e desvinculados de partidos políticos. É inevitável, por isso mesmo, que pessoas alheias aos objetivos do movimento se infiltrem nas multidões que ocupam as ruas e tentem desvirtuam sua proposta.
Cada um sai às ruas para protestar contra algo, para soltar o grito que estava engasgado. É a juventude tomando consciência de que em dez ou 20 anos este país estará inevitavelmente nas mãos dela. E ele não pode ficar pior do que está quando esse tempo chegar. É preciso que as melhoras se façam a partir de já.
Apesar da facilidade de adaptação que têm, os políticos ainda levarão algum tempo para se acostumarem a essa nova realidade. Tudo indica que, de agora em diante, eles terão maiores dificuldades para manipular a massa, pois a cidadania explode nas ruas exigente e indisposta a fazer concessões aos que vivem de enganações.
Fonte: (Diário do Povo)








