Brincadeira de gente grande -

Voa Piauí faz programa especial sobre aeromodelismo na sede da AMPA

O Voa Piauí foi convidado a conhecer um esporte que encanta a crianças e homens de todas as idades: o aeromodelismo. A princípio, não parece mais que uma brincadeira mas, vendo de perto as aeronaves - e tendo uma rápida conversa com os pilotos e entusiastas da modalidade - percebe-se que o esporte, de brincadeira, não tem nada!

A convite do presidente Denilson Guerra, e dos comandantes Antonio Pacelli, Elimarky Souza e Diógenes de Vasconcelos, fomos até a sede da AMPA - Associação de Modelismo do Médio Parnaíba, localizada na cidade de Timon (MA) e pudemos sentir um pouco do fascínio que o aeromodelismo exerce sobre as pessoas.

Surgida da reunião de amigos aeromodelistas que desejavam ter um local próprio onde eles pudessem fazer seus voos sem invadirem o espaço aéreo destinado ao tráfego de aeronaves comuns e nem colocasse em risco as pessoas que assistiam às suas exibições, a AMPA começou com uma simples casinha de palha e uma pista de piçarra e, hoje, com mais de 30 associados, possui uma sede que, a cada dia, melhora sua estrutura (atualmente, a AMPA dispõe de uma pista asfaltada utilizada, exclusivamente, por aeromodelos; área reservada para pilotos (paddock); e grade de segurança para espectadores).

Passamos boa parte da tarde assistindo a demonstrações de pura habilidade e concentração. Pilotos de aviões, helicópteros e "asas" brindaram o Voa Piauí com um verdadeiro show de manobras, algumas delas - ainda - não-realizáveis por aeronaves tradicionais.

No finalzinho da tarde, foi a vez dos pilotos de paramotor mostrarem suas habilidades. Alberto Monteiro, Igo Carvalho e Leonardo Saker decolaram da pequena pista de aeromodelismo e, voando lado a lado com os aeromodelos, fizeram registros inéditos incríveis da AMPA e da cidade de Timon.

Após 20 minutos de voo sobre a AMPA, os pilotos rumaram para um dos maiores símbolos da união entre os Estados do Piauí e Maranhão: o Rio Parnaíba! E que voo eles fizeram em suas belíssimas coroas... As imagens ficaram, simplesmente, deslumbrantes!

VEJA O PROGRAMA, NA ÍNTEGRA

HISTÓRIA DO AEROMODELISMO

O Aeromodelismo é a arte de planejar e construir aeromodelos – miniaturas de aeronaves utilizadas com objetivos experimentais, esportivos ou recreativos. Esta atividade envolve a manipulação e a manobra destes objetos de pequena dimensão – aviões, balões, foguetes, entre outros -, construídos pelos aeromodelistas.

O Homem sempre acalentou o sonho de voar, invejoso do sucesso dos pássaros. As tentativas de alcançar esta meta são, portanto, bem anteriores ao século XIX, embora não existam comprovações concretas desta prática. A experiência mais recente é a do francês Alphonse Penaud que, em 1870, criou o motor a elástico, evento contemporâneo do aparecimento e da consolidação dos fundamentos teóricos iniciais que impulsionaram o nascimento da aviação.

Mas é em princípios do século XX que o Aeromodelismo se aprimora e se estrutura, particularmente como um hobby, aproveitando os recursos oferecidos pelo desenvolvimento tecnológico que marcou este momento. Com certeza as inovações próprias do campo do sistema de navegação aérea determinaram o incremento da construção de novos protótipos de naves, revelando o quanto estas duas práticas se interconectam, refletindo uma sobre a outra.

Atualmente, essa prática encontra-se amplamente disseminada e estruturada. A Confederação Brasileira de Aeromodelismo, ou COBRA, foi instituída em 1959, está sediada em São Paulo e congrega os clubes e os agrupamentos que se devotam ao exercício desta prática em todos os recantos do país. Anteriormente conhecida como Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA), ela é oficialmente aceita pelo Departamento de Aviação Civil do Ministério da Defesa e pelo Conselho Nacional de Desportos do Ministério do Esporte, como instituição suprema na coordenação desta atividade no Brasil.

Há inclusive um local próprio para o pouso e a decolagem dos aeromodelos, o aeromodelódromo, munido até mesmo de uma certa infra-estrutura. Há diversos tipos de Aeromodelismo, entre eles o VCC – no qual os objetos voadores movem-se no ar de forma circular, dominados pelo aeromodelista através da manipulação de cabos -; o Vôo Livre – a miniatura, após ser impulsionada, não é mais controlada pelo praticante; ela pode ser provida de motor, elástico ou ser desprovida de propulsão particular -; e o Rádio Controlado ou RC, submetido ao seu condutor através de um rádio de controle remoto.

Hoje a modalidade mais generalizada é a do Rádio Controlado, que conforme a espécie de motor nela utilizada pode ser classificada como Aeromodelos com motores a explosão ou movidos a combustão interna, os quais podem atingir tamanhos acima dos 50% das proporções de um avião real; e Aeromodelos com motores elétricos, que se valem dos recursos tecnológicos mais avançados, e detêm o potencial de alcançar o porte e o peso mais diminutos.

Estes modelos elétricos possibilitam igualmente um som mais reduzido, a edificação de aeronaves com muita perspicácia na escala visual, a elaboração de miniaturas multimotores, ou seja, bimotores, trimotores, quadrimotores, entre outros. Estas características potencializam aterrissagens mais vagarosas, vôos em recintos fechados ou amplamente abertos, como os parques. Hoje há protótipos de aeronaves para todos os bolsos, desejos e probabilidades.

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeromodelismo
http://www.itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=10020&adm=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Confederação_Brasileira_de_Aeromodelismo
http://aprendagratis.cla08.net/category/aeromodelismo-i/

UM POUCO MAIS DA AMPA E DO AEROMODELISMO PIAUIENSE

Fonte: Elimarky Souza

Acompanhe o Voa Piauí, também, nas redes sociais:

YouTube: http://www.youtube.com/voapiaui

Facebook: https://www.facebook.com/voapiaui

O quadro Voa Piauí é exibido todas as sextas, a partir das 15h30m, no Programa Super Top, na TV Meio Norte; já o Programa Voa Piauí é exibido também às sextas, a partir das 19h30m (com reprise aos sábados, às 13h), na TV Assembleia.

 

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco