Especialistas em pesquisas -

Estatísticos se reúnem para um café da manhã com o Dr. Helder Eugênio

O Dr. Helder Eugênio realizou na manhã desta terça-feira (19/01), um café da manhã com profissionais de estatística que são referência no estado do Piauí. O encontro foi promovido com o intuito de proporcionar uma troca de experiências entre os estatísticos e atualização quanto aos temas relevantes à atividade.

Eles foram recepcionados no terraço do Portal 180graus, onde puderam conversar e trocar ideias com relação ao cenário atual, visto que em 2016 ocorrem as eleições municipais, período em que o mercado de pesquisas fica mais movimentado.

Entre os estatísticos convidados, estava presente Paulo Jales, proprietário do Instituto Jales de Pesquisa e Presidente do Conselho Regional de Estatística, com jurisdição no Piauí, Ceará e Maranhão.

Na ocasião Jales falou da importância do encontro como oportunidade de debates entre os profissionais da área e o que é necessário é uma boa pesquisa estatística. “Pesquisa você tem que olhar duas coisas, a credibilidade do Instituto que está fazendo e a experiência do estatístico”.

Paulo falou ainda dos desafios da profissão, principalmente quando o assunto é ética e responsabilidade. “O que mais me entristece é que tanta gente que está no meio que exige, que digamos compra a pesquisa e quer que se faça 'malandragem'. Infelizmente, a grande maioria dos políticos querem que a gente faça 'malandragem'. Já deixei de trabalhar muito por causa disso”.

Contato Instituto Jales
(86) 9 9419-5733

 

Paulo Costa e Marcelo Barradas do Instituto de Pesquisa Estimativa também estiveram presentes e falaram da proposta que trazem para a realização das pesquisas nesse ano. “Nós estamos com uma estimativa de fazer os 224 municípios esse ano, tem uma cobertura bem ampla de como vai ser as eleições. E pretendemos ter o resultado mais próximo ao que se terá em outubro”.

A Estimativa possui apenas dez meses no mercado, contudo a experiência dos profissionais, que já trabalharam inclusive no Instituto BrVox, contribui para a consolidação da empresa.

Contato Estimativa
(86) 9 9987-0811

 

Ruan Feitosa é programador e atua na área da estatística, sendo conhecido pelo desenvolvimento de um software que facilita o trabalho do pesquisador e ajuda no controle do andamento da pesquisa. “Eu trabalho com estatística desde 2006. Comecei na Fundação Cepro, depois trabalhei no DataZ e BrVox. Também já trabalhei com o Instituto Jales e Estimativa. Mas nesse momento estamos focando no sistema”.

Contato Ruan Feitosa
(86) 9 99684433

Rogério Milko, do Instituto Datamax, comentou que as expectativas para as eleições deste ano são grandes, mesmo com as limitações impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral. "A cada ano que passa, os clientes quase que dobram porque um cliente satisfeito geram dois, três..."

O Instituto já atua a 14 anos em cidades do Piauí, Maranhão e Ceará. Como pesquisador, Rogério já possui 30 anos de experiência e diz que vê uma grande diferença do trabalho como era no tempo em que começou para atualmente. "É um trabalho de grande responsabilidade porque ali qualquer falha pode comprometer toda uma história", finalizou.

Contato Datamax
(86) 9 9931-5000

Rodrigo Melo, do Insituto Opinar, comentou que acha importante este tipo de encontro realizado pelo 180graus, já que promove uma troca de experiências e aproxima os pesquisadores do estado. "É um mercado de livre concorrência. Não é porque eu tenho uma empresa que vou querer o mal da outra", disse.

O Opinar ganhou maior visibilidade após acertar o resultado para a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados Seccional Piauí em Teresina, em que Chico Lucas saiu vencedor, resultado já previsto pelo Insituto.

Contato Opinar
(86) 9 9422-5544

Um dos sócios o Instituto Credibilidade, Vilandelmar Santana, já atua no mercado desde 2004 e já possui um clientela fiel conseguida durante os anos. Hoje, ele vê uma importância maior por parte do estado para as pesquisas eleitorais. "Hoje vemos que a cada ano aparecem mais empresas na área. É um mercado que está sempre em ascenção e as empresas mais antigas já tem seu lugar", disse.

Para ele, o principal problema com relação a essas pesquisas, são os candidatos que saem desfavorecidos e querem de alguma forma prejudicar a empresa, alegando que a pesquisa é falsa. "Cada diz tem que ser feita com mais cuidado e mais critérios para evitar aborrecimentos para a empresa que faz as pesquisas".

Celso Nunes, sócio de Vilandelmar no Instituto Credibilidade, não pode comparecer.

Contato Credibilidade
(86) 9 9991-7822

Também foram convidados alguns outros estatísticos que não puderam comparecer devido a outros compromissos.

Batista Teles, do Amostragem foi um dos convidados. O Instituto Amostragem é uma empresa fundada em 1986, que atua nas áreas de pesquisas de Opinião, Mercado e Mídia e tem por vocação fornecer aos seus clientes informações estratégicas e precisas, colaborando diretamente nos processos decisórios das organizações.

Contato:(86) 9 9981-1915

Laércio Araújo já atuou no Instituto BrVox e esteve à frente do cargo de Coordenador de Pesquisas e Avaliação de Autarquias na Fundação CEPRO, órgão ligado ao Governo do Estado.

Contato:(86) 9 9813-1113

Fábio Sérvio, do DataCapital também foi convidado a participar do encontro. O Instituto Data Capital atuou no pleito para governador em 2014, prevendo a eleição de Wellington Dias.

Contato: (86) 9 9843-0908

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco