Na Ponte Estaiada -

Firmino se diverte com sabre de luz do Star Wars durante o Virada Geek

Muita musica, jogos, tecnologia e jovens conectados marcaram as primeiras horas do Virada Geek na noite deste sábado (08/08). O evento é realizado com a proposta de valorizar a web piauiense e os apaixonados pela cultura ‘Geek’, que passaram uma madrugada inteira de imersão tecnológica e muito conhecimentos com palestras e apresentações.

Realizado no complexo da Ponte Estaida, com inicio as 19h, o Virada Geek recebeu muitos estudantes, professores, empresários e autoridades politicas da nossa capital.

O prefeito Firmino Filho esteve presente e acompanhou de perto as primeiras horas do evento, que também faz parte da programação de aniversario de Teresina.

“Esse é um momento muito importante para a capital, pois estamos celebrado a nossa história. A prefeitura de Teresina está com uma programação de pelo menos 100 eventos, entre inauguração de obras, entrega de serviços, solenidades, festividade para somar ainda mais a nossa capital. Estamos orgulhosos por testemunhar essa Virada Geek e toda essa movimentação, pra mim é uma alegria muito grande em estar falando para vocês hoje”, declarou Firmino Filho em seu discurso na abertura do evento.

O idealizador da Virada, Joselé Martins, abriu o evento agradecendo a presença de todos os jovens que saíram do conforto de suas casas para passar a madrugada na Ponte Estaiada e agradeceu a presença do prefeito de Teresina que pela terceira vez apoia o evento. “Quero agradecer ao prefeito Firmino Filho, que pela terceira vez nos apoia, o evento é feito com um ambiente totalmente externo e impensável de ser executado, e que conseguimos realizar com sucesso. Cada ano mais pessoas nos procuram e o nível do que é produzido aqui melhora cada vez mais”, destacou.

Joselé aproveitou para falar sobre o inicio do evento e que os jovens podem esperar do Virada Geek.

"Começamos como um evento que só tinha games, e agora conseguimos apresentar soluções para Teresina através de aplicativos e sites da web, vamos ter quatro competições de robóticas, além de outras 48 atividades onde todos os cadastrados presentes vão participar. Todas as instituições ou pessoas que estão fazendo algum movimento de tecnologia estão aqui. Temos ainda um curso grátis para aplicativos de celular e designer, e no final do curso é apresentado uma ideia. Eu só tenho a agradecer aos que abraçaram o evento. A proposta da Virada é reunir pessoas apaixonadas por tecnologia, esse é um grade momento de mostrar que Teresina tem um grande potencial", finalizou.

Para a abertura do evento a Orquestra Sinfônica de Teresina fez uma grande apresentação com hits dos maiores filmes americanos como Star Wars. E para entrar no clima dos jovens o maestro juntamente com o prefeito de Teresina brincaram com o sabre de luz, símbolo do filme.

Acompanhando o evento, Firmino Filho entrou no clima dos jovens e ariscou tocar bateria junto com a galera.

Uma das principais atrações do evento foi à competição de Hackthon – 'Soluções para Teresina', onde designers e empreendedores passara toda madrugada desenvolvendo um site, aplicativo mobile ou uma ideia que possa somar com uma solução para algum problema da cidade.

Na oportunidade os jovens apresentaram seus projetos para o prefeito, tais como aplicativos e sites para acrescentar a nossa capital. Quem apresentar a melhor proposta será premiado com um notebook.

No local do evento, foram montados dois ambientes chamados “Lan Party”, um espaço aberto para o acesso livre à internet. Cerca de 200 jovens estiveram conectados com o melhor sinal de internet. Foram 100MB liberados para a galera.

Outro projeto que fez sucesso no evento foi sobre um novo jogo idealizado por piauienses que está sendo muito bem recebido não só por amadores de jogos, mas pelo público em geral. O jogo The Last Night Mary, inspirado na lenda regional "Cabeça de Cuia". Um dos idealizadores da ideia, Décio Oliveira, afirma que o jogo será lançado até o fim do ano, mas já disponível em uma loja brasileira.

PALESTRAS
Em uma das palestras realizadas no evento, os participantes receberam dicas sobre como fazer um Pitc, ou seja, como se apresentar ou mesmo apresentar um projeto de vendas, ou mesmo como convencer um cliente. ‘’É difícil captar um conceito de algo que ainda não existe, então como estou sempre fazendo isso, viemos fazer a palestra com a intenção de ajudar que precisa saber um pouco sobre o tema tema’’, diz Renan, que coordenou a palestra.

Outra palestra do evento falou sobre robótica. Um dos assuntos comentados foi sobre a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Colégio Diocesano.

No ano passado participaram 10 equipes de três colégios de Teresina, (Dom Barreto, Lavoisiere e Diocesano). Já este ano o número aumentou, chegando a 80 times inscritos, sendo eles 32 nível de 01, que é o ensino fundamental, e 48 do nível 02, que são os times do ensino médio. Isso mostra que a cada dia a robótica vem crescendo e interessando novas pessoas dispostas a entrar nesse mundo de alta tecnologia.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco