Assista ao vídeo · 08/10/2015 às 14h54

Vídeo da Nasa mostra comparação do fenômeno El Niño em 1997 e 2015

O El Niño de 2015 é considerado um fenômeno forte, talvez tão forte quanto o pior já registrado


Compartilhar Tweet 1



Neste momento, o clima de boa parte do planeta está sob efeitos do fenômeno El Niño - o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico que muda correntes de ar e altera eventos climáticos em várias partes do mundo. O El Niño de 2015 é considerado um fenômeno forte, talvez tão forte quanto o pior já registrado, em 1997. O Blog do Planeta já explicou o que está em jogo.

Um vídeo feito pela NOAA, a agência dos Estados Unidos que estuda os oceanos e a atmosfera, mostra o quanto os eventos de 1997 e 2015 são assustadoramente parecidos. O vídeo mostra a anomalia de temperatura nos dois anos. Quanto mais quente a cor (vermelho, amarelo), mais quente estava o mar naquele dia. Em alguns momentos, as imagens dos dois anos são quase idênticas.

O que um El Niño forte significa para o Brasil? Um verão bem quente. A expectativa é de temperaturas acima da média no Sudeste, chuvas acima da média no Sul e forte seca no Nordeste e na Amazônia. A seca amazônica, aliás, já está acontecendo, com um boom de incêndios florestais na região.

Fonte: Com informações de Época