Evite prejuízos -

Como verificar informações sobre acidentes envolvendo o veículo que deseja comprar

Achou a boa oportunidade de comprar um carro, mas não sabe como verificar informações sobre acidentes envolvendo o veículo que deseja comprar? Então é bom buscar ajuda, viu?

Tomar a decisão de comprar um carro é algo muito importante, que requer um estudo minucioso. Do orçamento, da situação do carro e da compra em si. 

Vale lembrar que nem sempre é possível garantir um carro 0 km direto da fábrica. Nessas horas, os veículos seminovos são as melhores opções. Já que se encaixam num modelo de negócio mais próximo da realidade de muita gente quanto ao pagamento.

Esses mesmos veículos podem estar com multas a pagar ou alguma outra pendência. Saber sobre o antigo proprietário do carro e o histórico da placa é fundamental para fugir de um prejuízo futuro.

Por isso, veja dicas sobre o assunto para não errar na escolha.

O que consultar antes de comprar um carro?

Um erro que pode gerar muita dor de cabeça é se empolgar na hora de comprar e não se atentar aos perigos. Adquirir um automóvel pode virar um grande pesadelo sem uma boa pesquisa.

Pois o carro seminovo que vai ser comprado pode estar ligado a um golpe, a acidentes antigos, a pendências financeiras etc.

Sem contar na falta de manutenção, que nem sempre é revelada pelo vendedor, não é mesmo? Para não deixar passar nada, vale a pena conferir algumas dicas. Saiba o que consultar antes de comprar um carro.

Revisões já feitas no veículo

Existem formas de conhecer as revisões que já foram feitas no veículo. Seja pelos carimbos no manual do automóvel ou pelo histórico que consta na loja.

Outro meio de descobrir é pela numeração da placa. Por isso, descubra se a revisão do carro está em dia. Assim dá para evitar prejuízos repentinos com conserto.

Nível da quilometragem

Não é nenhum segredo que um carro muito rodado, de muita quilometragem, está mais propenso a problemas. Não é mesmo? 

Portanto, o comprador deve checar a quilometragem original no ato do negócio. Tome cuidado com modelos muito desgastados, com pneus já marcados e com odômetro que parece adulterado.

Se não souber identificar o odômetro, chame alguém que entenda para checar com você. Seja como for, fique atento!

Histórico de multas do DETRAN

É indispensável buscar informações sobre o histórico de multas do DETRAN. O que pode ser feito sem sair de casa nos sites do DENATRAN e do próprio DETRAN. 

Para consultar, basta inserir o CPF ou CNPJ do proprietário nas páginas de histórico do carro em um dos sites e também o número do RENAVAM. Ou na concessionária. Após a análise dos dados, se houver conformidade com o que já foi informado, vale a pena investir.

Agora, se as informações passadas divergem do que foi visto no site do DETRAN, desconfie e pense bem. Uma possível restrição ou qualquer tipo de pendência pode atrapalhar na hora de transferir a titularidade.

E não se esqueça de olhar como está a situação das taxas, como IPVA, por exemplo.

Possíveis acidentes

Às vezes não dá para saber se o veículo vivenciou algum acidente só de olhar a lataria, não é? Conhecer o histórico do carro de possíveis acidentes também é uma ação que não pode faltar.

Mas, como fazer isso? Só com a placa é viável descobrir os acidentes que já aconteceram?

Como verificar informações sobre acidentes envolvendo o veículo que deseja comprar?

O Certificado de Segurança Veicular (CSV) é o documento usado para investigar os acidentes. Ele também ajuda a comprovar que há legalidade nos processos que envolvem o automóvel.

Para saber, basta levar o documento ao Detran a fim de examinar as atualizações do veículo perante ao CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito).

Além disso, cabe ao interessado conversar com o antigo dono e olhar o carro mais de perto. Para observar se existem avarias, marcas, amassados ou danos na parte elétrica. Chame um mecânico de confiança que possa pontuar o que há de errado com o carro.

Não tenha pressa nesta etapa. Lembre-se que investir assim é uma decisão e tanta. Envolve seu orçamento de momento e do futuro. Então, tenha calma e estude tudo sobre o automóvel antes de fechar negócio.

Veja mais dicas sobre a compra de um carro com o Review Auto.

Fonte: Por Priscila de Almeida

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco