• UFPI vai divulgar cardápio do RU no stories do Instagram

    A Universidade Federal do Piauí anunciou que, a partir desta segunda-feira (18), o cardápio diário dos restaurantes universitários de todos os campi da instituição serão publicados no stories do perfil oficial da universidade no Instagram. Antes, o cardápio era disponibilizado no site. Na publicação que informa a novidade, os alunos pedem a publicação do cardápio definitivo, já que é comum ocorrerem "mudanças de última hora".

     

    Mais facilidade para visualizar a refeição que será servida em seu campus! 🍽🍛😋

    Uma publicação compartilhada por UFPI (@ufpi) em

     

  • Ranking Universitário Folha: UFPI e UESPI perdem posições na avaliação

    Foi divulgado nesta semana o resultado Ranking Universitário Folha (RUF), uma da avaliação anual das Universidades Públicas do país, elaborada com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).

    Listadas nos resultados de 2017, as Universidades Federal e Estadual do Piauí aparecem, respectivamente, na 52ª e 112ª posição. Tendo a UFPI alcançado 65,33 na nota geral, e a UESPI, 40,66.


    Ano passado, a Federal do Piauí ficou na 41ª posição com a nota 67,30 e a UESPI na 100ª colocação com nota 42,05.


    Na avaliação de ensino, entre UFPI e UESPI, a maior nota foi da instituição federal, com 19,25, contra 11,25. Diferença menor quando a avaliação reúne quesitos de mercado, ficando a Federal com nota 14,54, a Estadual com 11,74.

    A UESPI não pontuou nos indicadores de inovação. Mas obteve nota maior que a UFPI em internacionalização do ensino, que analisa citações internacionais por docentes e publicações em coautoria internacional.

     - CLIQUE E COMPARE OS RESULTADOS DE UFPI E UESPI EM 2016

    Com nota 97,42, a primeira no RUF é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, seguida da Universidade Estadual de Campinas, com 97,31, e da Universidade de São Paulo, que obteve 97,24.

    Ao divulgar os resultados do RUF, o site da Folha de São Paulo destaca que a possibilidade de comparar universidades de acordo com natureza administrativa, Estado e município, e selecioná-las na busca pelo tamanho e ano de fundação.

    Nenhuma instituição privada do Piauí foi listada entre as 195 primeiras no Ranking Universitário. Os dados da avaliação de cursos das universidades públicas e faculdades privadas podem ser consultados na página do RUF (clique aqui) e serão repercutidos no blog Universitários, do 180graus.


    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

    Número de alunos - 29.484

    Número de cursos - 126

    Ano de fundação - 1945

    Cidades com campus
    Batalha/pi, Bom Jesus/pi, Esperantina/pi, Floriano/pi, Parnaíba/pi, Picos/pi, Teresina/pi

    Relação candidato/vaga da instituição - 27,6

    CURSOS AVALIADOS

    Administração de empresas (128º)

    Agronomia (65º)

    Arquitetura e Urbanismo (40º)

    Biologia (49º)

    Biomedicina (20º)

    Ciências Contábeis (69º)

    Computação (86º)

    Comunicação (137º)

    Design e Artes Visuais (99º)

    Direito (88º)

    Economia (64º)

    Educação Física (37º)

    Enfermagem (54º)

    Engenharia Civil (38º)

    Engenharia de produção (52º)

    Engenharia Elétrica (59º)

    Engenharia Mecânica (46º)

    Farmácia (33º)

    Filosofia (28º)

    Física (37º)

    Fisioterapia (33º)

    Geografia (36º)

    História (40º)

    Letras (33º)

    Matemática (40º)

    Medicina (40º)

    Medicina veterinária (69º)

    Moda (35º)

    Nutrição (40º)

    Odontologia (32º)

    Pedagogia (45º)

    Psicologia (42º)

    Química (32º)

    Serviço Social (36º)

    Turismo (89º)


    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

    Número de alunos - 22.136

    Número de cursos - 132

    Ano de fundação - 1988

    Cidades com campus - Amarante/pi, Barras/pi, Bom Jesus/pi, Campo Maior/pi, Canto do Buriti/pi, Corrente/pi, Curimatá/pi, Esperantina/pi, Floriano/pi, Fronteiras/pi, José de Freitas/pi, Luzilândia/pi, Oeiras/pi, Parnaíba/pi, Paulistana/pi, Pedro II/pi, Picos/pi, Piracuruca/pi, Piripiri/pi, São Raimundo Nonato/pi, Teresina/pi, União/pi, Uruçuí/pi, Valença do Piauí/pi

    Relação candidato/vaga da instituição - 1

    CURSOS AVALIADOS

    Administração de empresas (155º)

    Agronomia (90º)

    Biologia (60º)

    Ciências Contábeis (183º)

    Computação (84º)

    Comunicação (201-250º)

    Direito (351-400º)

    Educação Física (68º)

    Enfermagem (85º)

    Engenharia Civil (70º)

    Engenharia Elétrica (78º)

    Filosofia (22º)

    Física (44º)

    Fisioterapia (63º)

    Geografia (50º)

    História (54º)

    Letras (48º)

    Matemática (46º)

    Medicina (70º)

    Odontologia (92º)

    Pedagogia (60º)

    Psicologia (62º)

    Química (38º)

    Turismo (102º)

  • UFPI pede 'desculpas' após cabeça de galinha ser servida no RU. Foto!

    A Universidade Federal do Piauí publicou, em sua página no Facebook, um esclarecimento, depois que a cabeça de uma galinha foi servida em um dos restaurantes da universidade em Teresina, no jantar do último dia 22 de janeiro.

    O assunto virou piada nas redes sociais e motivo de críticas contra a administração dos restaurantes.

    Na postagem da página Spotted Ufpi 2, uma aluna comenta ainda sobre outros supostos casos de "achados inusitados" nas refeições servidas no RU. "Caraca!!! Que nojo!!! Vai perguntar isso pra alguma nutricionista da equipe da cozinha do RU pra vê se ela num te faz engolir a cabeça inteira? Perguntei pra uma colega por que que encontrei uma lagarta no alface e por que tinha prego numa comida ai que o pessoa compartilhou, ela quase me engole. Não me respondeu o por quê. Só disse que dava a vida pelas pessoas que trabalham no RU. Eu não tava nem julgando não!!! Só perguntei por curiosidade", disse.

    Segundo a nota da Ufpi, o caso está sendo "rigorosamente apurado" para a tomada das "medidas necessárias". A administração superior pede ainda "desculpas" pelo ocorrido.

  • Uninovafapi iniciará as comemorações para o Dia do Fonoaudiólogo

    No dia 4 de dezembro, o Uninovafapi inicia as comemorações para o Dia do Fonoaudiólogo com ampla programação em prol da sociedade acadêmica e da comunidade em geral. Este ano, a ação traz o tema “Solte sua voz. Hoje a estrela é você”. O evento contará com a presença do presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Dr. Charleston Palmeira. A programação continua nos dias 7 e 9 de dezembro com avaliação auditiva gratuita ao idoso.

  • Só copiar não adianta, diz professor; Veja dicas para fazer um bom resumo

    O resumo, segundo professores ouvidos, é uma técnica que ajuda na compreensão e na interpretação de textos e livros e, consequentemente, serve como auxílio no aprendizado.

    No entanto, os especialistas fazem uma ressalva: não se deve apenas copiar os tópicos mais relevantes, sem tentar compreendê-los.

    "Muitas vezes, as pessoas têm a ideia de que o resumo é apenas copiar passagens do livro ou do texto, como uma mera diminuição do tamanho do texto. A simples cópia não garante a compreensão", afirmou o professor Francisco de Assis Assunção, que leciona português no colégio Pitágoras, em Belo Horizonte.

    Para ele, o resumo pode ser um aliado no aprendizado. "Se o aluno é bem orientando para selecionar as informações e tem autonomia para usar as suas próprias palavras para fazê-lo, e não fazer uma mera cópia, eu acho que é uma técnica válida", diz.

    Juliana Romagnoli, professora de português e redação no Colégio Marista Dom Silvério, também situado na capital mineira, disse que o resumo permite ao aluno compilar informações mais relevantes de um texto.

    "O resumo é um gênero textual interessante para a otimização de estudos e pesquisas, uma vez que permite ao estudante reconhecer a importância das técnicas de fichamento, com particular atenção à elaboração de tópicos esquemáticos e conceituais, de modo a sintetizar aspectos significativos de um texto" afirmou.

    Para Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues, integrante do programa de pós-graduação da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), o resumo permite ao estudante entender todas as fases de um texto.

    "O registro da leitura de um dado texto por meio do resumo pode permite ao leitor compreendê-lo em toda sua plenitude: como o texto inicia-se, como desenvolve-se e como termina; no caso dos textos argumentativos, por exemplo, é possível perceber quais as teses defendidas pelo autor e quais argumentos ele apresenta a favor de sua proposição" disse.

  • Quer estudar no exterior? Veja dicas para as redações das 'applications'

    Os estudantes que desejam entrar nas universidades estrangeiras encontram pela frente um processo seletivo bem diferente do brasileiro. Entre os componentes das applications (nome dado ao processo de admissão usado por algumas universidades do exterior), as redações aparecem como uma oportunidade para ver quais são as características do candidato.

    Foi por meio da redação que Marina Schfor, 17, aluna do 3º ano do ensino médio, conseguiu uma bolsa integral para cursar ciências aplicadas, durante o mês de julho, na University of British Columbia (UBC), no Canadá.

    "Escrevi sobre a ideia de um aplicativo que eu tinha para ajudar na economia de água durante o banho", conta Marina. O projeto não chegou a sair do papel, mas a maneira como Marina escreveu sobre ele vai levá-la ao Canadá.

    Três dicas dadas por Marina e pela especialista de carreira da Fundação Estudar Carolina Lyrio para as redações das applications:

    1. Deixe claros seus interesses
    "[A universidade] quer captar o seu perfil através de uma coisa super simples", explica Marina. "Pode ser qualquer pessoa escrevendo sobre o tema, mas você tem que mostrar como se diferencia", conta.

    A inscrição de Marina tinha sido para o curso de ciências ambientais, mas a universidade sugeriu que ela mudasse para ciências aplicadas, após a leitura do texto. "Você tem que deixar clara a sua personalidade, mostrar pelo que você se interessa", afirma.

    2. Conte suas experiências
    Para Carolina Lyrio, a redação é muito importante para que as universidades entendam o estudante como ser humano. Pelo texto, o aluno consegue contar com a voz dele as experiências pelas quais passou.

    "[As universidades] não estão procurando só um aluno, estão procurando alguém que vai entrar 100% naquele universo", explica Carolina. Portanto, a redação serve para ver se as características do estudante se adequam com o que a universidade procura.

    Marina conta que é essencial buscar experiências além da sala de aula. "Procure fazer coisas fora do colégio. É importante expandir, não ficar preso à grade curricular. Pensar em projetos, trabalho voluntário, coisas que te diferenciem", afirma.

    3. Planeje-se
    Os processos de seleção das universidades estrangeiras começam em agosto, com a liberação dos temas das redações. O prazo termina no final do ano. "É essencial se planejar. O estudante pode usar estes quatro meses para trabalhar a redação e caprichar. Só não pode deixar para a última hora", afirma Carolina Lyrio.

  • IFPI divulga quinta chamada de exame classificatório em campus no Sul do PI

    O Campus São João do Piauí do Instituto Federal do Piauí divulgou nesta sexta-feira, 26, a quinta chamada do Exame Classificatório 2014.2.

    Os candidatos convocados devem comparecer à Coordenação de Controle Acadêmico do campus, nos dias 29 a 30 de setembro, no horário de 8 às 11h e das 14 às 17h, com os documentos (cópia e original) constantes no item 11.2 do Edital nº 67/2014, para efetuarem matrícula nos cursos em que foram classificados.

    VEJA A CONVOCAÇÃO

  • IFPI divulga resultado de seleção para a bolsa de doutorado em várias áreas

    O Instituto Federal do Piauí divulgou resultado de seleção de bolsa Doutorado nas áreas de: Agronomia, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Ambientais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Matemática e Química.

    As áreas foram definidas pela CAPES/SETEC e fazem parte do Programa PRODOUTORAL que tem como objetivo a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação.

    O PRODOUTORAL é um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das Instituições Federais de Ensino Superior.

  • PIBID/UESPI reabre processo seletivo para bolsistas e cadastro de reserva

    A Universidade Estadual do Piauí – PREX, por meio da Pró-Reitoria de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX e Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), torna público a reabertura do Processo Seletivo para Bolsista de Iniciação à Docência e Cadastro de Reserva para 01 (uma) vaga no subprojeto de Letras Português do Campus Clóvis Moura (Teresina) no PIBID/UESPI.

    Aditivo ao edital 010 2014 Clóvis Moura Letras INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID 2014(1)

  • Ciências sem Fronteiras abre inscrição para bolsa de Jovens Talentos no Piauí

    A UESPI por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) informa que estão abertas até o dia 15/09/2014, as inscrições para o terceiro e último cronograma das modalidades de bolsa de Jovem Talento e Pesquisador Visitante Especial no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), as quais oferecem bolsas a pesquisadores e cientistas residentes no exterior para atuar no Brasil.

    Para maiores informações, acesse:

    Ciência Sem Fronteiras

Carregar mais
Trabalhe Conosco