Com o intuito de envolver a sociedade e dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano a Prefeitura Municipal de União, através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania realizará atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial que visa conscientizar a sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

No dia (26/10) haverá mais um aulão de dança no Parque Beira Rio, já no dia (27/10) ocorrerá o I Seminário Um Toque Pela Vida, que será realizado pela manha a partir das 08h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.

A programação da campanha segue até o dia (09/11), quando haverá a Caminhada Rosa Azul. Com concentração às 7h30 na Secretaria Municipal de Saúde  (SOS), e percorrerá algumas ruas da cidade.

(Equipe de Municípios)

 

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) iniciou na última quinta-feira (05/10), o acompanhamento de mais um grupo de gestantes que são atendidas através do CRAS I e CRAS II. O projeto de acompanhamento tem durabilidade de três meses, onde as futuras mamães recebem atendimento psicológico, participam de palestras e outras atividades até receberem o Kit Enxoval.

A secretária, Martina Cavalcante, informou que o projeto beneficia futuras mamães em estado de vulnerabilidade social. “Para participarem elas passam por uma avaliação. O projeto atende aquelas em situação de vulnerabilidade e através dele elas recebem todo este acompanhamento. Estaremos oferecendo a elas também oficinas de confecção de biscuit para que possam desenvolver alguma atividade”, explicou.

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom

Compartilhar Tweet 1



No último sábado (07/09), a Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência da Merenda Escolar em parceria com a SP Distribuidora de Alimentos realizou a II Formação das Manipuladoras e Manipuladores da Merenda Escolas das escolas municipais. O evento foi realizado na Creche Tio Carlos, e contou com o apoio da Prefeitura de União.

No evento, os profissionais presentes participaram de palestras e orientações sobre como manipular os alimentos de forma mais profissional, com mais higiene e também as melhores maneiras de manter o estoque de alimentos nas escolas.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu a participação e o empenho dos profissionais. “É inegável que a qualidade da merenda oferecida nas escolas melhorou muito. Somos gratos pelo empenho e a atenção de vocês e queremos continuar neste caminho, capacitando, acompanhando e vendo os bons resultados acontecerem”, disse o gestor.

Fotos: AsCom

Para população · 10/10/2017 - 13h04 | Última atualização em 11/10/2017 - 09h04

Em União, Programa Integração AABB Comunidade 2017 é lançado no município


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na última sexta-feira (06/09), na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de União o lançamento do Programa Integração AABB Comunidade 2017. O programa é uma parceria entre a Prefeitura, a Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENABB), através da Secretaria Municipal de Educação.

Na evento, o prefeito de União falou sobre a importância do programa no município. “É uma satisfação poder colaborar coma execução deste programa que tem um grande alcance social. Aqui em União o AABB Comunidade já mostrou bons resultados e continuará mostrando. Estamos juntos para garantir o êxito do programa”, disse o Dr. Paulo Henrique.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Lauro Nery; a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; a secretária de educação, Edinalva Guimarães; representantes do Banco do Brasil, crianças, jovens  e a comunidade em geral.

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve presente no lançamento do programa 'Avançar Cidades', na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). O evento foi realizado na última sexta-feira (06/10).

A iniciativa é uma proposta do Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

Para o governador Wellington Dias, o programa atende as necessidades da população nos municípios. “O programa, tem dois focos, mobilidade e saneamento. APPM, Caixa e Governo do Estado, verificamos que os problemas precisam de alternativas e decidimos entrar como interveniente, permitindo que um número maior de municípios possa ser atendido com calçamento, asfaltamento, iluminação, saneamento e possibilitando geração de renda”, comentou o chefe do executivo.

 

Infraestrutura e melhorias · 05/10/2017 - 12h34

Prefeitura de União recupera mais de 20 km de estradas na zona rural


Compartilhar Tweet 1



Em União, a prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Obras, está realizando serviço de recuperação da estrada que liga o povoado Exu até o a localidade Santa Maria dos Bacelar, com 26 km de extensão. A obra era aguardada há oito anos pelas famílias residentes na região.

 

“O que estamos fazendo aqui não é um ‘Tapa Buracos’, mas sim uma recuperação total da estrada, que era um sonho dessas famílias. As pessoas vieram nos dizer que há oito anos não se via uma reforma como esta que estamos fazendo agora, pois a estrada estava em péssimas condições”, explicou o secretário de Obras, Cícero Cunha.

 

O secretário informou ainda que as máquinas estarão dando uma pausa de dois dias para auxiliar as obras de asfaltamento nas ruas da zona urbana de União, mas que em seguida vão retornar para concluir a obra da estrada.

Fotos: AsCom/Prefeitura de União

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve em Brasília acompanhado pelo deputado estadual Georgiano Neto e pelo deputado federal Júlio César, na busca por investimentos para o município. Na última terça-feira (03/10), o gestor participou de audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o senador Ciro Nogueira.

Na ocasião, o gestor fez algumas solicitações para investimentos na área da Saúde. “Levamos o projeto para construção do prédio da Saúde, solicitamos a reforma da outra parte do hospital municipal. Solicitamos a aquisição de aparelhos para o hospital e aquisição de aparelhos e materiais para o laboratório. Além disso, estaremos colocando um aparelho de ecocardiograma, um aparelho de eletrocardiograma e uma esteira ergométrica para atender as demandas do município”, destacou.

Fotos: AsCom/Prefeitura de União

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Ação para cidade · 04/10/2017 - 17h25

Abertura do projeto Jogos Adaptados é realizada em União


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de proporcionar as pessoas portadoras de necessidades especiais de União, a Secretaria Municipal de Saúde contemplou a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) com o projeto Jogos Adaptados. 

A solenidade que marcou a abertura do projeto foi realizada na última quinta-feira (28/09), no Ginásio de Esportes “O Pindungão”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, o projeto vai promover mais inclusão e oferecer melhores condições aos beneficiados. 

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, elogiou a iniciativa do projeto. “Quero dizer a vocês que este projeto é muito importante, pois estamos trabalhando a inclusão dos esportes junto às pessoas portadoras de necessidades especiais. É uma oportunidade de estarmos mostrando que todos tem a capacidade de desenvolver uma atividade. A gestão estará sempre de portas abertas para apoiar as iniciativas em parceria com a APAE”, destacou.

Fotos: AsCom


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



A abertura do Programa Criança Feliz no município de União foi realizada na última quinta-feira (28/09), a qual é uma iniciativa do Governo Federal que atenderá 150 famílias do município.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

 

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Assistência Social. “Hoje a SEMASC conta com uma equipe eficiente e bem maior que as equipes das gestões passadas, pois entendemos que o trabalho social é de grande importância para a população", comentou.

Fotos: AsCom/Prefeitura de União

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de proporcionar as pessoas portadoras de necessidades especiais do município de União, a Secretaria Municipal de Saúde contemplou a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) com o projeto Jogos Adaptados. A solenidade que marcou a abertura do projeto foi realizada na manhã da última quarta-feira (28/09), no Ginásio de Esportes “O Pindungão”.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, o projeto vai promover mais inclusão e oferecer melhores condições aos beneficiados. “É um projeto que tem o objetivo de aumentar a inclusão do portador de necessidades especiais. Mostrar que ele tem condições de melhorar a coordenação e participar de uma sociedade igualitária e é pra isso que estamos trabalhando”, destacou.

Fotos: AsCom/Prefeitura de União

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve em Teresina na última terça-feira (26/09), participando de audiência com o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim e também com o diretor de operações José Maria Freitas. O principal assunto tratado foi o abastecimento de água no município, pois há vários dias a população vem sofrendo com a falta de água.

“São muitas as reclamações da população unionense em relação ao abastecimento feito pela Agespisa. Estivemos lá com o deputado Georgiano, os vereadores para reivindicar uma solução. Fomos atendidos pelo presidente que nos garantiu que tomará as devidas providencias. O diretor de operações também se reuniu com a gente e na oportunidade discutimos soluções para os problemas com água no município”, explicou o prefeito.

Durante as audiências participaram o deputado estadual Georgiano Neto, os vereadores Frankilandy e Orcivane Coelho, e  Matias Campos.

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União
Recuperação de trechos · 27/09/2017 - 13h02 | Última atualização em 28/09/2017 - 10h07

Em União, ruas são preparadas para receberem obras de asfaltamento


Compartilhar Tweet 1



A informação foi confirmada pelo prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, que esteve com o secretário de Obras, Cícero Cunha, e com os engenheiros da empresa responsável pela execução da obra, vistoriando vias e trechos na cidade.

A Prefeitura Municipal de União segue os trabalhos de recuperação de trechos e asfaltamento de ruas na cidade. As obras que começaram com o asfaltamento da Rua 15 de Novembro e recuperação de vários trechos no centro da cidade vão continuar. “Já realizamos uma etapa da Operação Tapa Buraco com recursos próprios. Agora iremos realizar outra parte que será em parceria com o Governo do Estado e emenda do deputado estadual Georgiano Neto”, destacou o prefeito.

Para o gestor, as obras contribuem para o desenvolvimento e a infraestrutura do município. "É mais uma conquista que soma ao desenvolvimento e o crescimento do nosso município”, informou.

Fotos: AsCom 

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União
Para população · 25/09/2017 - 16h53

Programa 'Amigos do Coração' é realizado em União


Compartilhar Tweet 1



Agir na prevenção da saúde tem sido um dos grandes focos das equipes de Saúde da Família, em União. Com este objetivo a equipe do PSF Novo Nilo I realizou na quinta-feira (14/04), o projeto ‘Amigos do Coração’, que é uma iniciativa do PSF, através da enfermeira Margarete Rodrigues, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura. 

 A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, falou sobre a importância do projeto. “Este é um projeto que tem uma amplitude muito grande e eu acho que temos que trabalhar muito na prevenção para que diminua o número de pacientes com problemas cardíacos". destacou.

 Atualmente o PSF Novo Nilo I atende cerca de 1.800 pessoas, sendo 580 famílias. O evento contou ainda com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; do secretário de Gabinete, Sérgio Mota e dos vereadores: Frankylandy e Eliane Costa.

Fotos: AsCom

 

A deputada federal, Rejane dias, marcou presença na última sexta-feira (15/09), na Rádio Vale Do Parnaíba FM 87.9, em que falou sobre as demandas direcionadas para o municípios de União.

"A Secretaria de Educação, tem priorizado bastante, tem trabalhado em cima de metas no PRONATEC nos ensinos técnicos, com o objetivo de levar o ensino técnico profissionalizantes aos 224 município.", disse a gestora.

Na oportunidade, acrescentou as obras de reformas das redes escolares em andamentos e as que entraram em vigor, para a melhor qualidade na aprendizagem dos estudantes.

Fotos: 180graus / Nicolay Sousa e Jéssica Mendes

 

Aniversário da cidade · 18/09/2017 - 20h52

População participa de missa e corte de bolo em União


Compartilhar Tweet 1



Para marcar a passagem do dia 17 de Setembro, data do aniversário de emancipação política de União, a Prefeitura organizou um bolo para os parabéns ao município. O corte foi realizado após a missa em ação de graças, realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

 

Na oportunidade, o Padre Ângelo deu a benção ao município e chamou o prefeito e as demais autoridades presentes para intercederem. Na oportunidade, Dr. Paulo Henrique parabenizou a cidade. “Temos que destacar a história de União, as conquistas e exaltar o que temos de melhor. Parabéns a nossa cidade e parabéns a nossa gente! Que Deus continue abençoando esta terra”, destacou.

 

Fotos:AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



Uma verdadeira multidão de pessoas marcou presença na Praça Barão de Gurgueia na noite do último sábado (16/09), para prestigiar os shows que marcaram o aniversário de 164 anos de União.

No palco artístico, que esteve montado em frente à Prefeitura Municipal, passaram as seguintes atrações: Hallyson e Balada de Luxo, Fabrícia e Banda e ainda Farra da Gordinha. 

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, parabenizou o município. “Queremos parabenizar nosso município, dizer que continuaremos trabalhando para trazer mais desenvolvimento e destacar que esta linda festa é para o povo! Temos muito que comemorar!”, destacou.

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



Um dos pontos mais importantes da programação da comemoração do aniversário de 164 anos de União, foi a realização do Desfile Cívico e a Caminhada de Promoção à Vida, na tarde do último sábado (16/09).

Ao total, 26 escolas, equipes da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Cidadania também participaram. O desfile contou com a participação de grupos convidados, do projeto PROERD e do SAMU de União. A Polícia Militar também esteve no evento. No desfile, várias homenagens foram feitas, através de encenações.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, o vice-prefeito Lauro Nery e uma comitiva de vereadores e secretários prestigiaram o momento. “União está de parabéns e especialmente todos os profissionais envolvidos neste desfile. Foi uma caminhada muito bonita e que entra pra história de nossa cidade. Próximo ano com toda certeza faremos ainda melhor!”, destacou o gestor.

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



A deputada estadual, Rejane Dias, participou na última sexta-feira (15/09) da formatura dos alunos do PRONATEC, dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informatica, realizada no clube Balão Hall no município de União.

A deputada foi bem recebida pelos formandos, e na oportunidade dissertou sobre às obras nas unidades escolares que estão em andamento e das que entraram em vigor.

"A Secretaria de Educação, tem priorizado bastante, tem trabalhado em cima de metas no PRONATEC nos ensinos técnicos, com o objetivo de levar o ensino técnico profissionalizantes aos 224 município. Tanto é que, a última edição nós chegamos a 20 mil novas vagas, ainda na gestão da presidente Dilma e fez com que, vários cursos a gente pudesse executar nesses municípios que antes não tinham. Conseguimos também mais ofertas, mais cursos com mais vagas e agora vamos utilizar a mediação tecnológica", disse a gestora.

 


Fonte: Fotos: 180graus / Nicolay Sousa e Jéssica Mendes

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal, Rejane Dias, visitou às obras de reforma do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Manoel Otávio na tarde desta sexta-feira (15/09), no município de União, com objetivo de verificar o andamento do projeto.

Presentes no local estavam o vice-prefeito, Lauro Nery, e demais autoridades do município.

Fotos: 180graus / Nicolay Sousa e Jessica Mendes

 


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última quarta-feira (13/09), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve na sede da Secretaria Municipal de Saúde realizando a entrega de mais um veiculo novo. O carro, modelo Fiat Uno, será usado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) na zona urbana.

 

“É mais um veículo que vem para somar e para contribuir com os trabalhos das equipes que atuam na saúde do nosso município. Tanto na zona urbana, como na zona rural queremos estar oferecendo um trabalho eficaz para atender as necessidades da população”, disse o gestor.

 

Além do Fiat Uno, recentemente a prefeitura fez a entrega de uma caminhonete L200 Triton para a equipes do PSF que atuam na zona rural. Também foi feita a entrega de um carro novo, modelo Gran Siena para as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

Fotos: AsCom

 


Fonte: AsCom/ Prefeitura Municipal de União

Compartilhar Tweet 1



Foi realizada na última quarta-feira (13/09), a abertura do I Seminário Municipal de Promoção à Vida.

O evento marcou a abertura da campanha Setembro Amarelo, realizada pela Prefeitura de União, através das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Cidadania e Educação, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com o Programa Saúde na Escola (PSE).                   

 A abertura foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , e teve uma apresentação de dança feita pelos alunos da Unidade Escolar Lilasia Marques e palestra com a Psicóloga, Drª Iana Ribeiro.

O evento contou ainda com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique, da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, da secretária de Educação, Edinalva Freitas, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante, estudantes e a população.

Fotos: Ascom

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/ Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



União sediará o I Seminário Municipal de Promoção da Vida, as ações fazem parte da Campanha Setembro Amarelo, realizada pela Prefeitura Municipal de União, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Na oportunidade, profissionais do CAPS e do NASF percorrerão algumas escolas da rede municipal de ensino do município, para ministrar palestras e levar informações aos alunos e funcionários sobre a prevenção ao suicídio e valorização da Vida.

Na cidade, as ações serão realizadas entre os dias (13/09) e (27/09).

  Foto: Reprodução/Instagram/ Prefeitura de União

 


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de União já está com o projeto de recuperação da estrada que liga a PI-112 ao povoado David Caldas, em andamento.

A estrada e o acostamento estão sendo preparados para receber o reparo da pavimentação asfáltica, que proporcionará uma melhor locomoção das centenas de famílias que residem na região e a utilizam diariamente. 

A previsão de término da operação de reparos é prevista para início dos festejos da comunidade que começaram no dia 21 de setembro.

  Reprodução/Instagram
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União
  AsCom / Prefeitura de União

 

 


Fonte: Reprodução/Instagram

Compartilhar Tweet 1



Após a solenidade de entrega das chaves do Residencial Santa Helena, em União, o Governador Wellington Dias esteve reunido com o prefeito Dr. Paulo Henrique e os deputados Júlio César e Georgiano Neto.

Na oportunidade, Dias liberou, a pedido do prefeito Dr. Paulo Henrique, a execução de obra de alargamento com canteiro central do trecho que compreende a saída de União para Miguel Alves.

Para o prefeito, esta é uma parceria que tem sido importante e que só trará coisas boas para o nosso município. "Esta é uma importante obra de mobilidade urbana e que melhora, certamente, a vida das pessoas”, revelou Dr Paulo Henrique.

Foto: AsCom/Prefeitura Municipal de União

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de União

Compartilhar Tweet 1



Foi realizado na manhã da última terça-feira (29/08) mais uma procissão dos vaqueiros em União. Uma verdadeira multidão de vaqueiros acompanhou o ato religioso que saiu da sede da Associação dos Vaqueiros em direção a Igreja Matriz. A procissão é tradição na cidade e é realizada em homenagem a São Raimundo Nonato.

O prefeito do município Dr. Paulo Henrique, também acompanhou a procissão montado em um cavalo e falou sobre o evento. “Este é sempre um dia especial durante os festejos, onde a nossa tradição é mais forte e mais evidente. Temos aqui essa bela procissão que sempre nos emociona, pois é também um momento de reflexão para todos nós. Nossa cidade está de parabéns pela cultura dos vaqueiros”, disse o gestor.

Fotos: AsCom/Prefeitura de União


Fonte: AsCom/Prefeitura de União