• Hotel da Serra da Capivara começa a operar em abril gerando emprego e renda para a região

    Com um turismo histórico em ascensão, em razão das pinturas rupestres e a ancestralidade que aflora em São Raimundo Nonato, o Hotel Serra da Capivara tem previsão de ficar pronto em abril deste ano. A parceria público-privada (PPP), entre o Governo do Estado do Piauí e o parceiro privado, busca atender à demanda turística da região.

    Foto: Governo do Piauí

    Para a reforma do Hotel da Serra da Capivara, o parceiro privado abriu a oportunidade de 100 empregos na região, sendo 50 diretos e 50 indiretos. Adailson Neto, diretor de obras do empreendimento, conta que a prioridade foi a contratação de mão de obra local. "São pessoas que estão trabalhando conosco na obra e muitos vão ser aproveitados para a equipe do hotel", explica.

    Já, o diretor operacional James Andrade explica que o Hotel da Serra da Capivara promove uma experiência para o turista logo no check-in. "É um espaço completamente decorado e ambientado, retratando a cultura local. Isto com arte, artesanato e o uso de materiais regionais, como a palha de carnaúba. Estamos na última fase de obra e acabamento, além de apartamentos montados, com expectativa de operacionalização na segunda quinzena de abril", acrescenta.

    Foto: Governo do Piauí

    Para compor o visual do hotel, a equipe de reforma do espaço conta com o talento do artista plástico Júnior Mesquita, que produz painéis de cimento que retratam cenas das pinturas rupestres. Uma das pinturas mais famosas, "O Beijo", por exemplo, é uma das figurações dos painéis. "Eu me sinto engrandecido de participar desse grande empreendimento. Aqui retrata a terra da gente. Para mim é de valor inestimável ter esta oportunidade", considera.

    O espaço do Hotel da Serra da Capivara foi amplamente reformado a partir de investimentos privados e agora conta com 50 suítes, sendo 44 com quartos duplos ou triplos e mais seis destinados para estudantes, com acomodação para até seis pessoas. O local também conta com piscina, galeria de arte e espaço audiovisual para conferências para até 100 pessoas.

    Foto: Governo do Piauí

  • Piauí inclui três novos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

    Mais três novos municípios piauienses foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (MTur). As cidades de São Pedro do Piauí, Vera Mendes e Currais passaram a integrar essa importante ferramenta instituída pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Com a atualização, o estado possui, agora, 44 municípios distribuídos em 7 polos turísticos.

    Estar presente no Mapa contribui fortemente para o desenvolvimento do turismo local, pois ele proporciona uma série de benefícios. Dessa forma, as cidades incluídas passam a ter acesso a políticas públicas, recebem recursos para a realização de obras de infraestrutura e obtêm, também, capacitação através da oferta de qualificação profissional.

    “O Ministério do Turismo disponibiliza e prioriza recursos apenas para municípios que estão no Mapa, exceto verba parlamentar. Para este ano de 2024, está previsto a elaboração de planos municipais de turismo sob consultoria do Ministério, e outros benefícios que foram discutidos nas últimas reuniões”, destaca a técnica responsável pelo PRT no Piauí, Alberita Nunes.

    A técnica ainda acrescenta que a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur), ao longo dos anos, tem atuado reforçando e orientando como as cidades com vocação turística podem realizar e renovar seus cadastros e quais exigências devem cumprir.

    “Esse trabalho desempenhado pela Setur tem gerado bons resultados, a exemplo da nova adesão dos municípios de São Pedro do Piauí, que agora integra o Polo Teresina, Vera Mendes no Polo Histórico-Cultural e Currais no Polo das Nascentes”, pontua.

    No âmbito nacional, apenas em dezembro de 2023, o Mapa do Turismo Brasileiro inseriu 78 novos municípios. Os dados foram divulgados pelo MTur, que conduzirá a definição de políticas públicas que incluem a destinação de recursos pelo Governo Federal para a elaboração e/ou revisão de planejamentos e estudos que pretendem desenvolver, ainda mais, o setor.

  • Litoral do Piauí: Confira a programação do Barra Jazz que começa hoje (28) em Barra Grande

    A Praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, receberá nesta sexta (28) e sábado (29), o Barra Jazz. O evento conta com a participação de grandes artistas regionais e deve atrair um grande público, movimentando o setor turístico da região.

    Foto: Thiago Amaral Foto de Barra Grande
    Foto de Barra Grande

    Mais de 10 artistas se apresentarão durante dois dias de festa, gratuitamente, a partir das 19h. Luciano Uchôa, um dos organizadores, explica que o evento também é uma associação da música com o ecoturismo. “A música vem com o Jazz, e o ecoturismo com o trabalho que estamos conduzindo que envolve exposição fotográfica sobre o Rio Parnaíba, caminhada ecológica pela praia, e capacitação com os moradores da comunidade Rural Árvore Verde, para estimular e fomentar o turismo de base comunitária”, frisa Uchôa.

    O gestor da pasta do Turismo, Pablo Santos, reforça que o Barra Jazz é uma mescla perfeita de belezas e ritmos, e reforça que eventos como esse firma Cajueiro da Praia como destino para se conhecer durante o ano todo, não só em altas temporadas.

    “Um dos destinos mais populares do litoral piauiense, Barra Grande possui belezas naturais, com suas praias paradisíacas, e entre outros atrativos que despertam paixão em pessoas do mundo todo. O nosso intuito é proporcionar experiências únicas aos turistas, com apresentações de shows musicais. Hoje vai ser um lindo evento”, pontua o gestor, destacando que o Barra Jazz se apresenta como uma forma de fomento e fortalecimento do turismo local.

    O Barra Jazz é uma realização da empresa Task Comunicação e conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo.

    Programação: 👇👇

    28 de julho
    Abertura: Exposição fotográfica “Parnaíba: ‘rio abaixo, rio arriba!’”
    19h – Triomembé Jazz
    20h – Vanessa Rodrigues & Ney Conceição
    21h – André de Sousa
    22h – Cochá & Zaqueu

    29 de julho
    19h – Inácio Botelho & Lívio Nascimento
    20h – Jazz no Fole & Tânia Nery com participação de João Filho
    21 – Adelson Viana
    22h – Zé Roraima & Teófilo Lima

  • Rafael Fonteles lança Sistema Estadual de Turismo com R$ 6 milhões para financiar projetos

    O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lançou nesta quinta-feira (1º), às 11h30, em solenidade no Salão Branco do Palácio de Karnak, o programa “Aqui Tem Turismo”. A iniciativa vai apresentar projetos que englobam o Sistema Estadual de Turismo. Participaram do evento o governador Rafael Fonteles; o secretário de Estado do Turismo, Pablo Santos; representantes do setor e outras autoridades.

    Foto: 180graus

    O Sistema Estadual de Turismo é o instrumento que estabelece as diretrizes e estratégias da Política Estadual de Turismo e para a implementação do plano estadual. Na solenidade, serão apresentados os projetos que integram o sistema como a Política Estadual de Turismo; o Conselho Estadual de Turismo; governanças regionais e o Observatório de Inteligência Turística do Piauí.

    O secretário Pablo Santos reforça que o evento oportunizará a apresentação do conjunto de ações que fazem parte do plano de governo de Rafael Fonteles. “Desde o início da nossa gestão, a proposta foi ouvir os profissionais ligados ao setor e suas maiores necessidades. Nossas ações visam ao crescimento do turismo, com resultados eficientes agora e futuros”, destaca o gestor.

    Foto: 180graus

    Ainda na solenidade, foram destacados outras importantes ações da pasta como a criação do plano de marketing, que objetiva coordenar e potencializar o destino Piauí; o projeto Turismo Criativo, que será desenvolvido em comunidades que possuem forte potencial turístico, ressaltando o trabalho do pequeno empreendedor; o Artesanato Piauí; o Qualifica Turismo, em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex); e o Turismo Escolar, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

    O evento ainda contou com a apresentação do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo (Sietur), que tem o propósito de incentivo ao setor por empresas que, por meio de patrocínio ou investimento em favor de projetos de fomento, serão isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Dessa forma, serão viabilizadas diversas ações de infraestrutura, manutenção de espaços, eventos, cursos, pesquisas e projetos de inovação e tecnologia.

    Foto: 180graus
    Foto: 180graus

    Consultoria

    Consultora especializada em tendências, marketing e transformação digital no turismo, fundadora do Blog Agente no Turismo, Martha Poggi fará consultoria para promoção do turismo no estado.
    No lançamento do Sietur, Martha afirmou que o turismo é uma indústria que contrata 1 a cada 10 funcionários no mundo e em alguns países representa 20% do Produto Interno Bruto (PIB). “É também uma indústria limpa”, disse, enfatizando que está iniciando um longo trabalho no Piauí para promover e destacar os diferenciais mercadológicos do estado, com definição do público-alvo. “Vamos desenvolver ferramentas para colocar o Piauí na prateleira certa do mercado”.

  • Municípios piauienses podem se inscrever em edital para projeto do Ministério do Turismo

    realizado pelo Ministério do Turismo (MTur). Podem participar os municípios de categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. Ao todo, serão selecionados dez municípios, sendo, pelo menos, um de cada região do país. As inscrições seguem até o dia 21 de abril.

    Foto:Turistando Piauí: influenciadores digitais desembarcam na região da Serra da Capivara
    Turistando Piauí: influenciadores digitais desembarcam na região da Serra da Capivara

    De acordo com edital, um Destino Turístico Inteligente gerencia seus processos e seu território de forma inovadora, sustentável e se compromete com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos habitantes, bem como a experiência dos turistas. Assim, o DTI tem como objetivo realizar consultorias para diagnosticar e auxiliar na construção de um Plano de Transformação, assim como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

    “Oferecer um turismo que engloba acessibilidade e sustentabilidade é essencial. Ele se torna uma ferramenta inovadora de desenvolvimento que, além de proporcionar ótimas experiências aos visitantes, gera emprego e renda para os moradores. Por isso, gostaria de reforçar que os municípios piauienses com vocação turística se inscrevam no projeto e participem do DTI”, ressalta o secretário do Turismo do Piauí, Pablo Santos.

    Saiba mais:

    Edital e anexos

    Mapa do Turismo

    Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)

  • Passeios imperdíveis em Gramado para fazer com a família

    Quem vai a Gramado com crianças acha bons passeios por lá. Isso porque a cidade, que é o coração da Serra Gaúcha, tem atrações que se destacam no turismo nacional.

    Entre elas, o parque de neve “Snowland”, o Mini Mundo... Além do mais, tem as áreas naturais a céu aberto com encantos de tirar o fôlego, que são uma boa pedida a fim de admirar a paisagem e interagir com os animais. Ou seja, há diversos passeios imperdíveis em Gramado para fazer com a família!

    Mas, para tudo ser perfeito, é bom ter um roteiro de viagem, não é mesmo?

    Pois é! Quem sonha em visitar, mas não sabe o que fazer de diferente em Gramado e quais são os melhores pontos turísticos, deve conhecer um pouco mais do local antes de viajar. Só assim dá para curtir a jornada sem perder tempo e sem risco de imprevistos, viu?  

    Veja o que não deixar de fazer na viagem a Gramado!


    O que fazer em Gramado com a família?

    É bem verdade que nem sempre você tem onde levar os filhos para passear quando vai viajar, não é mesmo? Além do mais, tornar o passeio atrativo para crianças às vezes não é fácil.

    Então… o que fazer?

    Muitas famílias vão a Gramado por ser um local que é rico em lazer para todas as idades, gostos… e até para quem não pode gastar muito também, ok? Por isso, você pode pensar numa viagem à Serra Gaúcha sem medo de errar!

    Quer começar com o pé direito? Conheça as atrações em que você pode levar as crianças e toda a sua família.


    Dicas de passeios imperdíveis em Gramado para fazer com a família

    1. Mini Mundo

    Imagina observar de perto um mundo todo feito em miniaturas. Pequenos prédios, vias, pontos da cidade, carros… Pois é! Uma jornada incrível que as crianças adoram. Esse é o Mini Mundo em Gramado!

    É um parque em miniaturas que são cheias de detalhes, são peças originais e muito “vivas”. E não é só isso, viu? Algumas delas funcionam, o que ativa a percepção das crianças e as encanta. Uma dica de passeio que não dá para perder!

    Ele fica na R. Horácio Cardoso, 291 - Planalto, Gramado/RS. Ingressos a partir de R$ 24,90.
     

    2. Lago Negro

    Quem procura o que fazer em Gramado de graça acha uma boa oportunidade no Lago Negro. Uma bela vista a céu aberto para realizar um piquenique em família, caminhar e até mesmo passear de pedalinho (o que tem um custo).

    A área é cercada por árvores altas, o bonito lago fica na região central, e está aberto todos os dias, 24h. Vale a pena conhecer!

    Ele fica na R. A. J. Renner - Planalto, Gramado/RS. A entrada é gratuita, já os pedalinhos custam a partir de R$ 30,00.
     

    3. Acquamotion

    Um dos passeios imperdíveis em Gramado para fazer com a família é o Acquamotion. Um enorme parque aquático com águas termais, toboáguas e muitas piscinas, além da piscina kids. Ou seja, uma atração que pode ser visitada em qualquer estação e por todos, viu?

    O parque fica aberto durante toda semana, de 10h às 18h. O que ajuda e muito na hora de curtir a viagem de forma mais livre. Tem onde estacionar, onde comer e outras vantagens. Fica a dica!

    Está na Estrada Municipal Linha Ávila, R. Linha Carazal, 501 - Gramado/RS. Ingressos a partir de R$ 84,50.
     

    4. Snowland

    É claro que “Snowland” não poderia ficar de fora, não é? O parque de neve que fica em Gramado é uma das dicas de lazer preferidas dos turistas. Seja pelo passeio na neve, pelas pistas de esqui ou pela patinação no gelo.

    Por lá, é possível fazer snowboard, visitar o Vilarejo Alpino, patinar, brincar na neve e mais! Tudo isso com equipamento do próprio parque. Um passeio que as crianças de todas as idades gostam demais.

    O parque fica na R. Linha Carazal, 9009 - Gramado/RS. Ingressos a partir de R$ 89,00.
     

    5. Olivas de Gramado

    Desde 2018, o parque Olivas de Gramado reúne várias atrações em um só lugar em meio a natureza. A fazendinha repleta de animais do campo é uma das melhores opções para levar a família toda.

    O local tem espaço amplo para as crianças se divertirem, tem uma bela paisagem para relaxar com alguém especial e o polo gastronômico para apreciar bons pratos. Ótima atração para passar o dia.

    Fica na R. Vereador José Alexandre Benetti, 1808 - Linha Nova, Gramado/RS. Ingressos a partir de R$ 59,90.

    Viu quantos passeios imperdíveis em Gramado para fazer com a família?! Então não perca essa chance. Veja mais dicas de Gramado no site https://malaprontagramado.com.br/.

  • 4 Dicas para economizar na viagem para Fernando de Noronha

    Gostaria de ir ao arquipélago mais famoso do Brasil, mas se assustou com os valores da viagem? Calma! Existem 4 dicas para economizar na viagem para Fernando de Noronha.

    É óbvio que por ser um dos destinos mais procurados no país, o passeio tem um custo um tanto salgado. Por outro lado, com algumas dicas dá para fugir da alta de preços e curtir o paraíso a céu aberto sem se preocupar!

    Vale destacar que muitos brasileiros sonham com este momento. De nadar nas águas cristalinas de Fernando de Noronha, de conhecer suas praias e seus encantos naturais. Mas, pela fama  de ser um lugar caro, muitos nem insistem no assunto.

    Por isso, é bom estudar o que fazer em Fernando de Noronha gastando pouco, sem deixar de lado um bom roteiro.

    Para te ajudar nessa, reunimos aqui ótimas sugestões para aliviar o seu bolso nessa viagem. Assim, você não precisa abrir mão do sonho e já pode começar a se programar!

    Veja o que fazer!
     

    1. Pesquise por promoções de passagens aéreas

    Uma viagem começa pelo trajeto até o destino desejado, não é mesmo? Então, o primeiro passo é pegar o avião. Mas, quanto isso custa?

    Bem, as passagens aéreas para o arquipélago de Fernando de Noronha são bem caras. Por isso, aqui vai uma dica de ouro que você não pode perder: pesquise por promoções de passagens aéreas. Fuja da alta temporada, nos meses em que há grande procura.

    Em geral, na baixa temporada, as passagens são mais baratas e as linhas de tráfego aéreo oferecem descontos. Bem como algumas agências de turismo. Então, vale a pena esperar. As milhas no cartão de crédito também são uma ótima opção para economizar, viu?


    2. Faça a reserva com antecedência

    Quem deixa tudo para última hora acaba pagando mais caro. Na hora de reservar a sua estadia, ao pagar um passeio e por aí vai.

    Uma das 4 dicas para economizar na viagem a Fernando de Noronha é fazer a reserva com antecedência. Filtrar os preços de estadia e de passeios, avaliar as opções dos pacotes de turismo e se preparar antes de pôr o “pé na estrada”.

    Além do mais, várias atrações têm descontos valiosos quando se faz a reserva antes. E o agendamento pode ser feito online, de forma cômoda, barata.

    Então, faça a sua parte. Se antecipe e busque uma boa oportunidade para curtir Fernando de Noronha com a família sem gastar muito.


    3. Procure uma boa hospedagem

    Uma das tarefas de programar o passeio com antecedência é escolher a hospedagem. A região possui diversos hotéis com altos custos. Por outro lado, há também hostels e pousadas com valores que cabem num orçamento mais simples.

    O ideal é procurar por uma boa hospedagem que ofereça benefícios, como café da manhã e estacionamento, por exemplo. E que tenha um preço melhor.

    Para tornar isso possível, compare os preços, não feche nada logo à primeira vista. Busque por custo-benefício para ter uma estadia confortável sem exagerar. Vale a pena filtrar para achar alternativas entre R$ 100,00 e R$ 220,00 por diária.

    Outra opção é priorizar regiões vizinhas para ficar enquanto viaja para Fernando de Noronha. Evite ficar nos pontos turísticos!
     

    4. Leve tudo na mala

    Um erro muito comum dos turistas é notar que esqueceu alguma coisa só ao chegar, não é? Assim, têm de sair para comprar pela ilha e gastar um valor que não estava previsto. Não faça isso. Planeje todo o seu roteiro nos dias em Fernando de Noronha.

    Faça uma lista com tudo o que não pode faltar. Como protetor solar, roupa de banho, dispositivos eletrônicos e carregadores, sapatos, repelentes, remédios etc. Lembre-se de se proteger do sol.

    E, mesmo depois de arrumar a mala, revise todos os itens que você depositou nela. Leve tudo na mala! Não é nada barato comprar peças de roupa e outros objetos no destino. Reserve um pouco de dinheiro apenas para atrações, imprevistos e lembranças da viagem.

    Agora que você já viu as 4 dicas para economizar na viagem para Fernando de Noronha, comece a se organizar. Veja mais dicas com o Viagem Club.

  • Aeroporto de Parnaíba receberá R$ 56,7 milhões em investimentos nos próximos três anos

    O ano de 2023 marca o início da fase 2 do cronograma de obras da concessionária AeroPHB, que prevê R$ 56,7 milhões em investimentos até 2026 no Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho. Entre as principais intervenções que serão feitas estão a ampliação da área do terminal de passageiros e readequação da área de terminal existente; implantação de novas pistas de serviço internas e nova área de pátio para aeronaves da aviação regular; construção de uma nova taxiway, a pista de rolamento que as aeronaves usam para manobrar, e recuperação da taxiway atual.

    O secretário de Estado da Administração, Samuel Nascimento, está otimista com o investimento. “É um projeto que vai trazer muito desenvolvimento econômico para a região da Planície Litorânea e para todo o Piauí. Além do fomento ao setor turístico, que ainda pode se expandir muito, os negócios na região tendem a crescer com esse investimento. Os resultados já estão sendo vistos e veremos ainda mais nos próximos anos”, declara o gestor.

    Desde que assumiu a gestão do Aeroporto de Parnaíba, em junho do ano passado, a concessionária AeroPHB realizou uma série de ações para manutenção e revitalização da infraestrutura aeroportuária para garantir, principalmente, mais segurança para colaboradores e usuários. O aeroporto atualmente conta com uma média de 22 voos semanais; mês de fevereiro deve fechar com 87 voos no total e a previsão para março é de 95 voos ao todo.

    Na fase 1 do cronograma de obras, referente ao ano de 2022, foi feita a readequação da área de embarque e desembarque; o retrofit (técnica de revitalização de construções antigas) da fachada do terminal de passageiros; requalificação do estacionamento existente; e a implantação de uma nova área de oficina, novas pistas de serviço internas e novo acesso ao parque de abastecimento de aeronaves.

    Foi feito ainda o zoneamento de segurança com cercas e portões e readequação de vias de acesso ao aeroporto, além da implantação de áreas de segurança de fim de pista na cabeceira 28. O investimento nessa primeira fase foi de R$ 9,8 milhões.

    A seção contra incêndio (SCI) do Aeroporto de Parnaíba recebeu várias intervenções para garantir seu funcionamento eficiente como instalação da iluminação na área externa, que garante observação noturna das operações e mais segurança, além da estrutura operacional e equipamentos essenciais também receberam reparos e melhorias. Na fase 2 de investimentos está prevista a ampliação de infraestrutura da área da SCI.

    A concessionária também fez a delimitação da área protegida, que é a superfície que compreende a pista de pouso e decolagem e o comprimento da faixa de pista. O objetivo é prevenir as incursões em pista que geram riscos à segurança operacional aeroportuária. Está sendo implementada ainda a delimitação visual dessa superfície, de modo a permitir a fácil identificação pelos pilotos e fiscais de pátio.

  • Viagem para Gramado: 5 dicas da Tour Fácil para aproveitar as férias


     

    Está pensando em viajar para Gramado? Continue lendo, pois a Tour Fácil vai apresentar 5 dicas para que você possa aproveitar suas férias nessa encantadora cidade da Serra Gaúcha.
     

    5 dicas para aproveitar as férias em Gramado

    Antes de conhecer essa linda cidade, é muito importante que você saiba um pouco sobre a história de Gramado. Essa cidade foi emancipada no dia 15 de dezembro de 1954, porém, ela surgiu no final do século XIX, quando tropeiros que passavam pela região viram um vasto campo de grama e decidiram descansar por ali.

    Os tropeiros se agradaram do local e decidiram trazer suas famílias. Dessa forma, no começo do século XX, José Manuel Corrêa e Tristão José Francisco de Oliveira povoaram Gramado. Devido ter sido colonizado por italianos e alemães, a cultura dessa região é típica desses países, assim como algumas construções antigas.

    Dessa forma, Gramado é uma cidade muito rica culturalmente, além de ter vários pontos turísticos. Sendo assim, continue lendo e confira as 5 dicas para você aproveitar ao máximo as suas férias nessa cidade.
     

    1. Melhor época para viajar

    Embora não pareça importante saber qual é a melhor época para viajar para Gramado, saiba que dependendo dos seus objetivos, pode fazer total diferença. Então, se você deseja ver neve de verdade, a melhor época do ano para você viajar para essa cidade é entre os meses de junho a agosto, pois essa região estará no inverno e as chances de nevar são maiores.

    Agora se você quer passar as férias de dezembro em Gramado e aproveitar para conferir a maior atração da cidade, o Natal Luz, dezembro é o mês mais indicado. Além disso, viajar nesses meses permite que você consiga passagens mais baratas e menos concorridas.
     

    2. Passagens aéreas e Transporte

    Em seguida, você precisa saber que as passagens aéreas podem ser compradas com antecedência de modo que você consiga descontos. Além disso, ao comprar suas passagens aéreas você pode fechar pacotes por meio de agências de turismo, assim você já terá incluso vários benefícios, como hospedagem, entradas pagas aos pontos turísticos e transporte garantido.

    Por isso, é muito importante que você compre suas passagens com antecedência, principalmente se você for viajar de forma independente. Assim sendo, saiba que para chegar em Gramado você tem duas opções: desembarcar no aeroporto de Porto Alegre e depois pegar um transfer até Gramado que fica a cerca de 11 km de distância.

    Prosseguindo, em relação ao transporte, Gramado oferece ônibus públicos. Porém isso pode fazer com que você não consiga visitar todos os pontos turísticos da cidade devido o tempo que você vai ficar esperando o ônibus. Então, é mais vantajoso alugar um carro, ou chamar um carro pelos aplicativos. 
     

    3. Hospedagem

    Assim como toda viagem, é indispensável que você faça um planejamento financeiro, pois devido Gramado ser uma cidade turística, você vai encontrar hotéis caros até os mais baratos. Então, se você deseja ficar mais perto das atrações que essa cidade tem a oferecer, escolha hotéis que ficam mais próximos do centro, mas saiba que as diárias são mais caras.

    Agora, se a grana está pouca, saiba que isso não é um empecilho para você visitar Gramado, pois existem hotéis fora da cidade, ou seja, em outra cidade. Os hotéis possuem diárias mais em conta e oferecem conforto. Algumas das opções de cidades as quais você pode escolher para se hospedar são: Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, sendo cidades que ficam a apenas 11 km de distância de Gramado.

    Economizando na hospedagem você vai conseguir tranquilamente pagar o transporte para ir para Gramado aproveitar as suas férias. Mas, apenas se lembre de fazer a reserva com antecedência, pois dependendo da época que você escolher para viajar, pode ser mais difícil conseguir vagas.
     

    4. Faça um roteiro

    Agora que você conferiu todas essas dicas, chegou a hora de fazer o seu roteiro. Se você decidiu viajar para conhecer Gramado de forma independente, ou seja, sem o auxílio de uma agência, você precisa escolher quais locais deseja visitar.

    Gramado possui mais de 20 atrações turísticas, logo é muito importante que você saiba quais são os locais que você deseja visitar e quantos dias vai ficar na cidade. Dessa maneira, você vai poder programar quais pontos turísticos vai visitar em cada dia, pois tem locais que em cerca de 2 horas você consegue visitar além de alguns que ficam perto um do outro.

    Para ajudar você, vamos falar a seguir quais são as principais atrações dessa cidade. Gramado possui muitos Parques e Museus, dessa forma, não deixe de visitar o Parque Snowland, nele você terá acesso a várias atividades para todas as idades, além de ter a sensação de pegar em neve. Visite também o Mini Mundo, Lago Negro, Mundo Chocolate, Mundo Gelado, Museu de Cera, GramadoZoo e a Aldeia do Papai Noel.
     

    5. Alimentação

    A vantagem de visitar Gramado é que perto dos pontos turísticos você vai encontrar com facilidades, lanchonetes e restaurantes. Sendo que na maioria das atrações possui praça de alimentação, facilitando assim os seus passeios para que você possa repor as energia e continuar aproveitando Gramado.

    Devido a cultura dessa região ser muito rica, você vai encontrar restaurantes e até mesmo cafés que servem comidas típicas da culinária italiana e alemã. Mas, independente do restaurante que você for, separe a noite para pedir um founder, pois são os melhores.

    Além disso, quando se trata de alimentação, saiba que se você visitar as colônias que ficam afastadas da cidade, você vai poder apreciar comidas caseiras típicas de Gramado. Sendo assim, não perca a oportunidade de experimentar as massas e os chocolates dessa cidade.

    Por fim, devido Gramado fabricar seus próprios vinhos, aproveite para provar os vinhos ainda mais se você for durante o inverno. Depois de todas essas dicas da Tour Fácil, não tem como negar que Gramado é uma cidade encantadora e que você pode ter experiências incríveis nessa cidade e ainda aproveitar da melhor forma suas férias. 

  • Secretaria de Turismo patrocina obras que falam da saúde e do direito dos turistas

    Pensando em fortalecer e contribuir com as políticas públicas voltadas ao turismo, à saúde e a questões sociais, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, patrocinou o projeto Turismo e Saber, que integra o conhecimento à saúde e ao direito dos turistas, trazendo para a população duas grandes obras literárias intituladas “Agravos à Saúde do Turista” e “Direito do Turismo”, dos autores Diego Cipriano e Marcos Ferreira, respectivamente.

    De acordo com o gestor da pasta, Marcelo Costa, a Secretaria vem acompanhando de forma concomitante o desenvolvimento do projeto e as duas obras serão lançadas oficialmente em breve. A proposta é trazer uma imensa contribuição à segurança dos turistas, tanto na área jurídica, quanto na área da saúde. “Ficamos muito satisfeitos e orgulhosos em poder fazer parte desse projeto e levar conhecimento aos turistas e às pessoas que lidam diretamente com eles, especialmente nessas duas áreas tão essenciais para se desenvolver um turismo de forma mais consciente e saudável”, disse o secretário.

    Marcelo Costa frisou ser importante que os turistas fiquem cientes das medidas de saúde a serem adotadas diante de eventuais incidentes e que saibam de todos os seus direito sem havendo percalços.

    O objetivo do livro “Agravos à Saúde do Turista”, segundo o organizador e um dos autores, Diego Cipriano, é elucidar aos empreendedores acerca da importância de um quadro de profissionais aptos aos atendimentos dos agravos mais comuns acometidos aos turistas. “A saúde sempre foi uma prioridade na vida das pessoas. Pensando em promover segurança e garantir uma experiência tranquila e prazerosa aos turistas do nosso país e especialmente do Piauí, entendemos que é necessário haver capacitação contínua dos colaboradores de toda a rede de empresas de serviços envolvidos no segmento, bem como, é apropriado munir de conhecimento básico de Direito e de Saúde a própria população”, explica Diego, que é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/UFPI; mestre em Ciências e Saúde também pela UFPI; especialista em Docência do Ensino Superior; especialista em Terapia Intensiva e bacharel em enfermagem.

    A obra “Direito do Turismo”, escrita pelo advogado Marcos Ferreira, proporciona amplo conhecimento jurídico em relação às atividades vinculadas ao setor turístico. “O resultado prático de se concretizar políticas públicas voltadas à educação vem a partir da eliminação do espaço obscuro entre os investimentos estatais e o fomento às políticas públicas ligadas ao ensino. No Piauí, estado em que setor do turismo vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos, viu-se a necessidade de se realizar um projeto que, além de fomentar resultados concretos à economia e a própria população, incentive as pessoas a realizarem o turismo de um modo mais consciente e responsável, instruindo-as quanto aos seus direitos e deveres”, finaliza Marcos, que é graduado em Direito; pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET – 2022) e atua em diversas áreas do Direito, inclusive com Direito do Turismo.

Carregar mais
Trabalhe Conosco