180graus

Curitiba é o melhor avaliado - 24/01/2017 às 15h56

Aeroportos brasileiros: pesquisa revela aumento da satisfação dos viajantes

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (24/01) revelou a satisfação dos viajantes com os aeroportos brasileiros. Nos últimos três meses do ano passado, o Índice de Satisfação Geral do Passageiro registrou 4,28 pontos, em uma escala de avaliação que varia de 1 a 5.

Os passageiros que usaram os aeroportos brasileiros classificaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. Nestes quatro anos, os terminais melhoraram 9,6% na opinião de 253,5 mil viajantes entrevistados. Considerando médias anuais do índice de satisfação geral do passageiro, a nota passou de 3,84 em 2013 para 4,21 em 2016, acima da meta estabelecida pelo governo (4).

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, alcançou a melhor nota de satisfação geral destes quatro anos: 4,72. O terminal, escolhido como o melhor nos últimos três trimestres, foi considerado o melhor do País no ano passado. Em seguida no ranking aparecem os aeroportos Recife (PE), Brasília (DF) e Santos Dumont (RJ).

escolhadopassageiro4trimeste2016V3.png

Ao todo foram ouvidos 14.085 passageiros em 15 aeroportos que movimentam 80% dos viajantes. Desde que o estudo começou a ser realizado, mais de 253,5 mil pessoas já foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o seu nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%.

Gestão

O aeroporto Afonso Pena ficou em primeiro lugar no quesito tempo de fila na inspeção de segurança, em que alcançou 4,85 pontos. Também foi o aeroporto mais bem avaliado em cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança. Além disso, tem os sanitários mais limpos entre os pesquisados e conquistou a melhor nota em qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem.

A pesquisa ainda avaliou as melhorias implementadas nos aeroportos nos últimos quatro anos. No caso do Afonso Pena, houve uma evolução de 9,7% na pontuação, a 8ª melhor entre os 15 terminais pesquisados.

Com 30,3%, Manaus (AM) foi o que mais melhorou, seguido pelo Galeão (RJ), com 23,6%, e Brasília, com 23,3%. “Quando se chega ao topo a melhoria é cada vez mais lenta, passa a ser feita nos detalhes. Uma vez lá, o objetivo é manter-se”, afirma o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Paineldeindicadores4trimestre2016V3.png

Fonte: Portal Brasil

Incentivo do Governo Americano - 18/01/2017 às 15h12

Ilhas paradisíacas no Caribe dão US$ 300 para quem visitá-las; saiba como

Casa do cartucho
comserv
ISLAMAR
UNIMED ORTOPEDIA

Turistas que fizerem o sacrifício de visitar as Ilhas Virgens Americanas, no Caribe, vão receber 300 dólares em crédito (965 reais) para gastar em passeios. A recompensa é parte de um plano de incentivo ao turismo feito pelo governo americano, que é detentor do território, em comemoração aos 100 anos da transferência do domínio aos Estados Unidos.

Os créditos podem ser usados em passeios históricos, culturais e atividades de lazer. Para ter direito ao benefício, é preciso comprar uma estadia de no mínimo três noites em um dos hotéis participantes. As viagens devem ser reservadas até o dia 1 de outubro, para alguma data até o fim deste ano. O órgão de turismo local (cujo site é www.visitusvi.com) também oferece outros incentivos para promover visita às ilhas, como um bônus de 500 dólares (1.609 reais) e estadia grátis para crianças para quem marcar uma viagem de retorno até julho.

Como se trata de um território americano, brasileiros precisam de visto dos Estados Unidos para visitar as ilhas. Não há vôos diretos a partir do Brasil, e uma alternativa é seguir para Saint Thomas a partir de Miami, na Flórida.

As Ilha Virgens Americanas são compostas de três ilhas principais – Saint John, Saint Croix e Saint Thomas – e mais cerca de cinquenta ilhotas. Foram compradas da Dinamarca em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, por 25 milhões de dólares (80,45 milhões de reais). Os Estados Unidos fizeram a aquisição porque consideraram o território como estratégico.

Fonte: Veja.abril

Demanda aumenta no carnaval - 16/01/2017 às 17h51

Prática de aluguel de carros se populariza entre turistas no Brasil

O aluguel de carros por turistas têm se popularizado no Brasil. De acordo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a expectativa é de que a demanda pelo aluguel diário de veículos, especificamente no período do Carnaval, cresça entre 10% a 20% nos principais destinos turísticos do País.

“Os brasileiros têm descoberto a liberdade que o veículo alugado proporciona, a partir da primeira vez que incluem a locação em seus roteiros. O turista passa a não depender de horários ou programações pré-definidas com um custo-benefício cada vez mais acessível”, destaca o presidente do conselho nacional da Abla, Paulo Nemer.

De acordo com a associação, no período de festas, férias e Carnaval, a demanda pela locação diária de veículos apresenta uma média história que pode variar entre 80% a 90% de brasileiros e entre 10% a 20% de estrangeiros.

“A procura pela locação diária tende a crescer mais nos estados do Nordeste, que são destinos turísticos reconhecidamente atrativos para brasileiros das demais regiões e também para estrangeiros”, projeta Nemer.

Antes de alugar um veículo é preciso tomar alguns cuidados, que vão desde a escolha da locadora até o modelo do seguro.

O planejamento também faz diferença na hora da contratação. Pesquisas online permitem ao viajante não só encontrar tarifas mais competitivas como também levantar informações sobre a idoneidade da locadora.

O Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela Abla em 2015, apontou que o aluguel de carros para turistas em viagens de turismo foi responsável por demandar 23% da frota total das locadoras.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Belezas de MaPiTo - 12/01/2017 às 18h11

Norte e Nordeste têm roteiro de turismo integrado

ISLAMAR
comserv
Casa do cartucho
UNIMED ORTOPEDIA

Na divisa entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, conhecida como MaPiTo, o visitante vai encontrar locais repletos de belezas naturais únicas, como os Lençóis Maranhenses (MA), o Parque de Sete Cidades (PI) e o Jalapão (TO).

A viagem pode começar por uma das três capitais do roteiro turístico: Palmas - no Norte do Brasil -, ou ainda nas vizinhas do Nordeste: São Luís (MA) e Teresina (PI). As cidades reúnem festas populares, rica culinária regional e grandes atrativos naturais.

Palmas

Inaugurada em 20 de maio de 1989, Palmas é conhecida pela moderna arquitetura, mas tem muito mais a oferecer. A majestosa Praça dos Girassóis abriga palácios como o Araguaia, sede do governo, e monumentos dedicados aos índios, Carlos Prestes, entre outros.

A capital fica nas margens de uma barragem que represa o rio Tocantins e são muitas as opções de praias fluviais, entre elas, a Graciosa. Palmas é também o portal de entrada para o Jalapão, um complexo de serras, vales, cachoeiras e dunas com uma gama de atrativos que proporcionam aventura e ecoturismo aos visitantes.

jalapao-cachoeira-formiga.jpg

jalapao-to-2.jpg

Maranhão

No Maranhão, cultura, tradição e belezas naturais formam um trio difícil de resistir. O Centro Histórico de São Luís, com seus casarões vestido de azulejos, é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os monumentos refletem a história de uma cidade que foi disputada por franceses, holandeses e portugueses. Da miscigenação dos colonizadores com índios e escravos surgiram crenças, lendas, danças e pratos típicos que tornam a experiência do viajante ainda mais especial.

A partir da capital é possível chegar aos belos e paradisíacos Lençóis Maranhenses, um gigantesco conjunto de lagoas e dunas.O artesanato de fibras vegetais é outro destaque na região e encanta os visitantes que desejam levar uma lembrança do local para casa.

Lagoa-Azul-dos-Lencois-Maranhenses.jpg

lencois-maranhenses-1.jpg

Teresina

Teresina é banhada pelos rios Poty e Parnaíba. Este último separa o Piauí do Maranhão e desagua no Oceano Atlântico em forma de delta (com cinco “braços” entre os dois estados) e dezenas de ilhas, dunas e muitas opções de passeios para conhecer as belezas naturais da região.

A capital, nascida em 1852, é uma mescla do antigo com o moderno. A gastronomia é marcada pelos sabores do sertão nordestino. As tradições regionais também se apresentam no artesanato e demais manifestações culturais.

A partir da capital piauiense, é possível acessar o Parque Nacional de Sete Cidades, um dos principais sítios arqueológicos do Brasil. Entre as atrações mais conhecidas estão: a Biblioteca, Pedra da Tartaruga, Os Três Reis Magos, Os Canhões, Cabeça de Dom Pedro, Arco do Triunfo e as cachoeiras do Riachão e o Olho D’água dos Milagres.

1.jpg

DSC02439_02.jpg

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Seleção será no 1º semestre - 11/01/2017 às 09h19

Ministério do Turismo lança programa de qualificação internacional

comserv
ISLAMAR
UNIMED ORTOPEDIA
Casa do cartucho

O Ministério do Turismo lançou, nessa segunda-feira (09/01), o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, para estudantes da área que desejam complementar sua formação acadêmica.

O programa prevê o envio, em 2018, de 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para até três meses de treinamento no Reino Unido. A proposta é oferecer conhecimento em outro idioma sobre técnicas em turismo e hospitalidade. A seleção será realizada no primeiro semestre deste ano.

Além disso, a iniciativa visa promover a cooperação internacional na área, bem como contribuir para o aumento da competitividade do trade turístico brasileiro.

A parceria entre os dois países foi definida há dois meses, durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de Turismo do mundo, em Londres.

“O Ministério teve experiências exitosas neste sentido, com Portugal, em 2013, e com o próprio Reino Unido e a Espanha em 2014. Agora estamos transformando estes projetos em uma política pública perene. Qualificar os nossos futuros profissionais é uma necessidade que atenderá à demanda do trade turístico, gerando renda e benefícios para a sociedade”, explicou Marx Beltrão.

O Ministério investirá R$ 5 milhões no programa. Os recursos serão repassados a entidades da administração pública, que firmarão convênio com a pasta, por meio de Termo de Execução Descentralizada.

A bolsa arcará com a matrícula na universidade, além de cobrir gastos com hospedagem, alimentação, auxílio-deslocamento, seguro saúde e ajuda de custo mensal.

Seleção

O estudante interessado em participar do programa deve ser brasileiro e residir no País no momento da candidatura; estar matriculado em curso de bacharelado, licenciatura, e/ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade; ter completado de 20% a 80% do currículo previsto do seu curso.

É necessário também ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo parâmetros da Instituição de Ensino Superior (IES) e; comprovar proficiência mínima em língua inglesa.

A grade disciplinar será a mesma para todos os estudantes, mesmo os que estejam em diferentes instituições da Associação de Colleges, como são chamadas as faculdades no Reino Unido.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Carregando, por favor aguarde...
Terno e Cia
MRV está chegando à Teresina
Gráfica 180 vende máquinas
podium
Últimas Notícias
19h55 Intensidade de chuvas aumentam e riacho transborda em Canavieira 19h54 Secretário Municipal Coronel Araújo, participa de aniversário do Corpo de Bombeiros 19h41 Vereadores dão posse aos suplentes na Câmara de Vereadores em Campo Largo do Piauí 19h36 1º reunião para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Paes Landim 19h27 Assessor de Mariano diz que não irá mais divulgar os 'boletins médicos' 19h00 Cursos da Rede e-Tec Brasil podem chegar à Queimada Nova 18h55 Mariano: 'suspeito' foi preso, mas não pelo esfaqueamento, e sim por tráfico 18h44 Força-tarefa deve comerçar a atuar em presídio do Rio Grande do Norte 18h15 Vereadora é presa no sul do país suspeita de desviar papel higiênico 18h08 Em treino, Tite indica escalação titular para enfrentar a Colômbia no amistoso 18h01 Boletos bancários já vencidos poderão ser pagos em qualquer banco;detalhes 18h00 TRE desaprova as contas de diretório do PR-PI e suspende fundo partidário 17h59 Grávida fica ferida em colisão de ônibus e van em Teresina 17h36 Sílvio deixa vida de 'vovô' aposentado 17h32 Multa para quem provocar tumulto em estádio poderá ser de 1% da renda do jogo 17h30 Oscar 2017 tem recorde de negros indicados; veja aqui a lista completa 17h17 Ministério da Justiça faz alerta para recall aos veículos Mercedes-Benz e Toyota 17h15 Jornal Diário do Povo pode anunciar parceria com a equipe da Band Piauí 17h12 Ministério da Transparência convida Acauã para capacitação na APPM 17h10 Sono sem qualidade: Por que é tão difícil dormir em noites quentes? 17h10 ‘Hormônio do romance’ pode ajudar a tratar problemas sexuais, diz estudo 17h05 Por que a Operação Geleira assombra gestões no município de Oeiras 17h05 Casa de ex-candidato a prefeito pega fogo no interior do Piauí 17h03 Estudantes que não fizeram Enade têm uma semana para regularizar situação 17h00 Júlio César pretende disputar a 4ª secretaria da Mesa Diretora