Será recupera com urgência · 09/10/2015 - 09h00

Flávio Dino fica surpreso ao visitar Ponte da Amizade: 'problema grave'


Compartilhar Tweet 1



A visita do governador do Maranhão, Flávio Dino, ao município de Timon trouxe muitas novidades, mas também uma surpresa ao político. Ao visitar a Ponte da Amizade, que liga o município à Teresina, Flávio Dino disse ter ficado assustado com o que viu.

"Uma coisa é você ver por foto e outra é ir lá e olhar. Realmente, é um problema grave porque houve a falta de manutenção", disse ao ver a situação da ponte, pelo lado de Teresina.

"Quando a gente olha para a ponte, a gente reza e olha mais ainda para não acontecer nada com quem tá passando em cima, inclusive eu mesmo. Nós estamos recuperando aquilo que pode ser recuperado, com urgência", afirmou.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O governador do Maranhão, Flávio Dino, realizou, nesta quinta-feira (08/10), visita ao município de Timon, onde foi ver de perto as obras conseguidas pelo estado para melhorar a vida dos timonenses.

Na oportunidade, o governador viu de perto a Ponte da Amizade, que liga Timon à Teresina, e anunciou a reforma dela, que não tinha ainda passado por manutenção.

Ele visitou ainda o quartel da Polícia Militar, que está em obras, mas que deverá ser concluído e entregue nas próximas semanas.

O parque Industrial de Timon foi o ponto principal da visita, onde Dino deu entrevistas e anunciou as melhorias trazidas pelo governo para o município. Diversas autoridades estiveram presentes, entre eles, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e parlamentares.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Em visita às obras do município de Timon, o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou que o desejo dos timonenses, de ter uma nova rodoviária, está quase próximo de se realizar.

O governador afirmou que o projeto está sendo discutido, e falta apenas entrar em consenso entre as partes envolvidas com relação no recurso financeiro que será utilizado para a obra.

"Vamos, se correr tudo bem, dá ordem de serviço da Rodoviária de Timon. Nós estamos debatendo o valor do projeto porque eu trato essas coisas de modo muito transparente, porque o dinheiro não é meu, é de vocês", explicou Flávio Dino. Segundo o governador, resta apenas a decisão sobre o preço.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A governadora Roseana Sarney inaugurou, na tarte desta quinta-feira (20), no município de Timon, o primeiro Parque Empresarial do Maranhão, a mais moderna e arrojada estrutura produtiva para a implantação de empresas no estado. Ainda, como parte da agenda no município, ela vistoriou obras da Cadeia Pública Municipal, prédio do11º Batalhão de Polícia Militar e de ampliação do Hospital Dr. Alarico Pacheco.

Roseana Sarney destacou que este é um modelo novo de estrutura para empresas que conta com uma forma moderna de gestão. "O parque empresarial será gerido sob a forma de condomínio e tem tudo para dar certo, pois os empresários também estarão à frente da gestão. Já temos empresas que deram entrada na documentação para se instalar no parque e tenho certeza que outras virão", disse Roseana.

Sistema de água e esgoto · 06/11/2014 - 10h05

Deputado epudia privatização do sistema de água e esgoto de Timon


Compartilhar Tweet 1



O deputado Alexandre Almeida (PTN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão dessa quarta-feira (5), para expressar, mais uma vez, o seu repúdio à decisão da Prefeitura de Timon de privatizar o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município.

Afirmou o deputado: “Considero essa decisão arbitrária, pois vai causar um impacto negativo na vida dos timonenses em todos os sentidos; sobretudo no financeiro”.

Para o parlamentar, a decisão da atual administração municipal de Timon causa estranheza. “Lembro que quando o prefeito ainda era candidato fez o compromisso de implantar uma estação de tratamento de água, portanto, a sua decisão de privatizar o SAAE é uma grande traição às pessoas que acreditaram nele.


Compartilhar Tweet 1



Em portaria datada do último dia 31 de outubro (Portaria-TJ-28942014) a juíza titular da 2ª Vara Cível e respondendo cumulativamente pela 1ª Vara Cível da Comarca de Timon, Susi Ponte de Almeida, determina a suspensão do atendimento a partes e advogados nessa última Vara no período de 10 a 19 próximos. De acordo com o documento, a suspensão se dá em função de “reforma nas instalações da Secretaria Judicial da 1ª Vara Cível, bem como a inviabilidade de atendimento aos jurisdicionados no período de duração da obra”.

Segundo a portaria, os prazos processuais também serão suspensos no período. Já as audiências designadas para os dias citados serão mantidas, assim como o funcionamento e atendimento em gabinete.


Compartilhar Tweet 1




Compartilhar Tweet 1



Foi publicada no Diário Oficial de Timon, e já está em vigor, a Lei Municipal de Nº 1926/2014, de 11 de setembro de 2014, que institui a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Timon (AGERT). A nova lei foi aprovada pela Câmara Municipal, de acordo com o Art. 70, da Lei Orgânica do Município, e sancionada, na data de publicação, pelo Prefeito Luciano Leitoa.

A AGERT funcionará em regime de autarquia. Terá autonomia orçamentária, financeira, funcional e administrativa, e exercerá a função de regulação e fiscalização de serviços públicos, como o de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

Na cidade de Timon-MA · 04/09/2014 - 08h36

Prefeitura prorroga prazo para cadastramento de casas populares


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Timon, informa por meio da Secretaria Municipal de Habitação do Município (Semhab) que foi prorrogado o prazo para o cadastramento de pessoas que queiram concorrer a uma das 2.000 novas moradias populares que serão construídas na cidade, através do Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

“Nós informamos que o cadastramento presencial acontecerá até o dia 19 deste mês de setembro, aqui na sede da secretaria, das 7h30 às 13h30. Já as inscrições na internet permanecerão até as 23h59 do dia 21 (domingo)”, explicou o secretário de habitação, Hélio Lopes.

As inscrições são para os conjuntos Lourival Almeida, Residencial Miguel Arraes e Conjunto João Emílio Falcão. Os cadastros pela internet continuam através do site oficial da Prefeitura de Timon, www.novotimon.tk

No interior do Maranhão · 26/08/2014 - 09h10

Reforma na sede do Juizado suspende atendimento a partes e advogados


Compartilhar Tweet 1



Desta segunda-feira (25) até a próxima quarta (27) está suspenso o atendimento a partes e advogados na secretaria judicial e no setor de do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon. Também estão suspensos no período os prazos processuais. A suspensão vale para processos físicos e virtuais.

A medida é objeto de portaria assinada pelo juiz Rogério Monteles da Costa, titular do Juizado e diretor do Fórum da comarca. De acordo com o documento, a suspensão se deve a trabalhos de reforma na sede da unidade judicial e setor de atermação (ajuizamento de ações) que inviabiliza o atendimento durante o período da obra.


Compartilhar Tweet 1



O Ministério do Esporte realiza na manhã desta quinta-feira (21) o Encontro Regional dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), em João Pessoa (PB). A Prefeitura Municipal de Timon participa do evento por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Semej). O encontro reúne representantes dos municípios do Nordeste que foram contemplados para receber o Centro de Iniciação. O objetivo do encontro é dar orientações sobre a implantação deste equipamento esportivo e referentes à necessidade de adequação ao projeto padrão.

O Centro de Iniciação ao Esporte de Timon (CIE), contemplado graças à iniciativa do prefeito Luciano Leitoa que foi em busca do projeto via governo federal, será implantado na Rua 100, Bairro Boa Vista.


Compartilhar Tweet 1



A campanha de diagnóstico da hanseníase, verminose e tracoma continua com muitas atividades em Timon. A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem trabalhado através de seus coordenadores e equipe com afinco para identificar e reverter casos de contaminação.

As escolas João Fonseca Maranhão, Nazaré Rodrigues, Miguel Budaruiche, Pedro Falcão Lopes e a pré-escola Tia Maria Luiza Moura já foram visitadas pela coordenação e equipe do Tracoma. O diagnóstico da doença é complicado porque o aspecto visual pode ser confundido com outras doenças oculares, como a conjuntivite alérgica, por exemplo.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Timon empenhada no desenvolvimento econômico da cidade realiza várias ações visando essa prática, uma delas é estar participando da Feria da Construção Civil e Similares do Piauí, através de um estande exposto na feira, nesta quinta (14) e sexta – feira (15), representada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDEST). A Prefeitura aproveita a oportunidade para divulgar Parque Empresarial de Timon e o Evento “Timon Negócios”, que vai acontecer, em Setembro, em Timon.

A presença da Prefeitura neste evento tem o objetivo principal de apresentar à investidores e empresários os potenciais econômicos de Timon, assim atrair empresas para se instalarem na cidade.


Compartilhar Tweet 1



Já está no Diário da Justiça Eletrônico um edital visando à seleção para o cargo de Secretário Judicial de Entrância Intermediária, para atuar junto à 2ª Vara Cível de Timon. As inscrições iniciaram na segunda-feira, dia 11, e seguem até o dia 22 de agosto. De acordo com a juíza Susi Ponte de Almeida, titular da unidade judicial, o cargo de secretário judicial é um cargo em comissão. Para se inscrever, o candidato deverá enviar o currículo para o email vara2timon@tjma.jus.br.

O candidato ao cargo não poderá ostentar condenação criminal das Justiças Federal, Eleitoral, Estadual e Militar referente a crimes contra a administração pública; contra a incolumidade pública; contra a fé pública; hediondos; praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Semej) viabilizou a participação de mais uma delegação de alunos/atletas do município nos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2014, desta vez, para a disputa dos torneios das modalidades individuais.

A equipe formada por 26 estudantes de 12 a 14 anos de escolas públicas e privadas da cidade já está em São Luís (MA), onde participa do evento no período de sete a nove de agosto. Os timonenses competirão no atletismo, badminton, capoeira e ciclismo. A competição vale vaga para os Jogos da Juventude, evento que acontecerá em Londrina (PR).


Compartilhar Tweet 1



A equipe de voleibol infantil masculina da Unidade Escolar José Sarney, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Timon, vai disputar, nesta segunda-feia (4), às 11h, a semifinal da Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM´s), evento que está sendo realizado em São Luís (MA) com a participação de alunos/atletas de 12 a 14 anos de idade. O adversário dos timonenses será o Colégio Batista, representante da capital maranhense na competição.

Uma vitória neste jogo levará o time da Unidade Escolar José Sarney à final do torneio de voleibol. O título de campeão assegura aos timonenses a condição de representarem o Estado do Maranhão nos Jogos da Juventude, maior competição do esporte estudantil do país.


Compartilhar Tweet 1



Campeã da fase Regional dos Jogos Escolares Maranhenses – JEM´s 2014, a equipe de voleibol infantil masculino da Unidade Escolar José Sarney, seguiu para mais um desafio que é disputar a Etapa Estadual da competição que acontecerá de 31 de julho a 5 de agosto, em São Luís (MA). A delegação timonense, que conta com total apoio da Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Semej), já está na capital maranhense.

A equipe conta, em sua maioria, com estudantes/atletas estreantes nos Jogos Escolares. Para muitos deles, participar desse evento é algo marcante. Lucas Barros e José Ribamar Júnior, ambos de 12 anos de idade, têm pensamentos opostos sobre o torneio.

A Prefeitura de Timon divulgou a lista dos professores aprovados na primeira etapa da seleção simplificada para educadores do Projovem Urbano. Os candidatos aptos irão participar da segunda etapa do processo, que consiste em uma entrevista individual de caráter classificatório e/ou eliminatório.

A lista foi divulgada no diário oficial do dia 22 de julho e os candidatos separados por área de atuação. As datas e horários das entrevistas, que acontecerão no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, deverão ser divulgas no dia 30 de julho seguindo o cronograma do edital.

CLIQUE E CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Timon informa que o prazo para os interessados em realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU, em cota única foi prorrogado até o dia 18 de julho, do ano corrente, uma medida que beneficiará muitas pessoas.

A administração pública reforça aos interessados em efetuar o pagamento do tributo em uma única parcela, que estes estarão recebendo um desconto de 25% e aqueles que por motivos adversos, não optarem pela cota única, poderão parcelar em até 6 vezes, sendo o vencimento das quantias subsequentes para o dia 10 de cada mês, até a finalização do carnê.

No interior do Maranhão · 26/06/2014 - 12h04

3ª Vara Criminal de Timon firma convênio com instituições


Compartilhar Tweet 1



A 3ª Vara Criminal de Timon firmou na tarde desta quarta-feira (25), no Salão de Casamento do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, convênio com duas instituições selecionadas para receber recursos oriundos de prestação pecuniária aplicada pela justiça criminal. As entidades são a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC de Timon) e a Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças, e foram selecionadas mediante edital previamente publicado pela unidade judicial.

Participaram da solenidade os juízes José Elismar Marques (3a Vara Criminal de Timon), Simeão Pereira (diretor substituto do Fórum de Timon), o promotor Fernando Berniz, a defensora pública Creuza Lopes, e representantes das instituições.


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer iniciou, na noite da última quarta-feira (25), as reuniões com diretores, professores e pais de alunos para tratar sobre os Jogos Escolares Maranhenses – JEM´s, que serão em Codó, no período de 2 a 10 de julho. O objetivo da reunião é esclarecer, principalmente aos pais, sobre a viagem ao município sede dos jogos e a participação dos timonenses na competição, que é classificatória para os JEM´s Estadual.

As primeiras reuniões, realizadas na última quarta-feira (25), na Unidade Escolar José de Ribamar da Silva e na Unidade Escolar Antônio Maria Zacarias, foram proveitosas e com uma boa participação de pais de alunos.


Compartilhar Tweet 1



Considerando a crescente demanda de processos na Comarca de Timon, o juiz Rogério Monteles, titular do Juizado Especial Cível e Criminal e Diretor do Fórum, baixou portaria na qual determina que o atendimento às partes e advogados seja realizado no Setor de Consulta Processual. De acordo com o juiz, lá será fornecido gratuitamente o extrato de acompanhamento do processo.

Ele destacou também que o Setor de Consulta Processual da Comarca de Timon, funcionará nas dependências do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, durante os dias úteis no período das 8 às 18h. O objetivo é otimizar o atendimento aos jurisdicionados quanto à prestação de consultas ao andamento processual de autos nas varas e Juizado Especial Cível e Criminal de Timon.

No interior do Maranhão · 23/06/2014 - 20h21

Bairros de Timon vão ser beneficiados com obras de acesso


Compartilhar Tweet 1



Durante a manhã, desta segunda-feira, (23), o Prefeito Luciano Leitoa esteve visitando a obra da construção de uma avenida que vai beneficiar e dar acesso à moradores de mais de cinco bairros de Timon. A nova avenida começa na Br 316 e segue dando passagem a bairros como: Pedro Ceará, Joaquim Pedreira, Boa Vista, Marimar e Novo tempo. A obra é realizada pela Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Infraestrutura(SEINFRA).

No local máquinas trabalham fazendo a terraplanagem da via usando um material de piçarra. Este material foi extraído de uma localidade próximo ao povoado de Campo Grande, e é próprio para não gerar poeira. Depois de concluído o trabalho das maquinas, a nova avenida ficará pronta para receber asfalto.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Timon, iniciou nesta sexta-feira (20), a implantação de novos postes e luminárias em toda a extensão da Ponte da Amizade e Avenida Piauí. A obra é executada pelo Departamento Municipal de Iluminação Púbica(DEMIP) com investimentos oriundos de recursos próprios da Prefeitura no valor de mais de 1 milhão de reais.

Toda a Ponte da Amizade vai receber 45 novos postes e luminárias, como também a Avenida Piauí, onde vão ser substituídos 58 postes e 116 luminárias. A nova iluminação vai contar com a tecnologia LED, ou seja, lâmpadas que dão mais visibilidade, economia e que não agridem ao meio ambiente.

Lixão desativado · 12/06/2014 - 09h05

Prefeitura de Timon desativa lixão


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Timon pensado no bem estar da população iniciou uma série de medidas que vão atender as determinações da Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS). A partir desta quarta-feira, 11, o lixão que fica próximo ao residencial Novo Tempo, localizado na saída de Timon, entra em fase de desativação. O local será cercado para que nenhum resíduo seja depositado. Agora, todo o lixo coletado na cidade passará a ser levado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), já instalado na cidade, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais.

A medida da Prefeitura atende a meta estipulada pela Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), prevista na Lei Nº 12.305/ 2010, que determina a desativação desses espaços até 02 de agosto de 2014, em todos os municípios brasileiros.