PASSEIO END POLIO NOW -

Rotary realiza Passeio End Pólio Now em prol da erradicação da poliomielite

O Rotary Club de Teresina Piçarra e o Rotary Club de Teresina Fátima realizaram no último domingo (13) o Passeio End Pólio Now em prol da erradicação da poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A ação contou com atividades esportivas de ciclismo e caminhada, além da entrega de material informativo sobre a conscientização da doença aos participantes e público presente.

Segundo a Governadora do Distrito 4490 (Piauí, Ceará e Maranhão) do Rotary Club, Maria Vital, o passeio ciclístico e a caminhada foi importante para reunir os rotarianos e a comunidade com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a erradicação da pólio. “Esse evento é muito importante porque envolve os rotarianos e a comunidade, além da imprensa. É uma ação de conscientização e de apoio a essa campanha mundial de erradicação da Pólio. As pessoas tem que continuar a vacinar suas crianças, pois há risco da pólio voltar e queremos nos livrar da doença para sempre”, afirma.

Em sua primeira edição em Teresina, o Passeio End Polio Now trouxe uma proposta inovadora que aliou em um mesmo evento práticas esportivas e distribuição de informativos aos participantes durante a entrega dos kits e na concentração do evento. A concentração das atividades esportivas iniciou logo cedo do domingo ao lado do Restaurante Minhocão, na Avenida Marechal Castelo Branco, zona leste de Teresina. Os participantes seguiram por toda a avenida até a rotatória do supermercado Atacadão, bairro Primavera, retornando ao ponto de partida.

O presidente do Rotary Club de Teresina Piçarra, Claudio Rêgo, fala sobre a contribuição que o clube tem realizado para erradicação da pólio. “O Rotary Club tem uma contribuição desde os ano 80 muito forte, com objetivo de erradicar a pólio no mundo. O Rotary praticamente conseguiu contribuir através de doações pela Fundação Rotaria erradicar em quase todos os países a poliomielite. Hoje a pólio só existe em três países da região da África. No Brasil não temos, mas isso não quer dizer que a gente não possa ou não deva ajudar por que é um vírus, então sempre pode estar indo e voltando, temos sempre que estar vigilantes”, destacou.

O combate a poliomielite é uma bandeira que o Rotary Club Internacional abraça desde 1979, onde rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas acompanharam voluntários durante a vacinação de crianças contra a paralisia infantil em Manila. A partir dessa ação o Rotary lançou a campanha Pólio Plus em 1985 e foi membro da Iniciativa Global de erradicação da Pólio em 1988. 

 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco