Pai de santo foi homenageado -

Vídeo: padre faz ‘encomendação do corpo’ de Bita do Barão no velório em Codó

Na manhã desta sexta-feira (19/04) houve um um rito católico dentro do Palácio de Iansã, celebrado por dois padre. O rito é de 'Encomendação do Corpo', como  explicou o padre Lucas Vilela para oBlog do Acélio.

Confira o vídeo:

Confira o vídeo do momrnto do velório:

Mitos e Verdades

A morte do babalorixá maranhense Bita do Barão ganhou repercussão nacional, mas mesmo quando ainda estava internado em Teresina, vários boatos foram espalhados sobre o caso, inclusive com a antecipação da sua morte. A vida do pai de santo sempre foi cercada por mistérios e por exercer certa influência religiosa, se tornou uma das figuras mais icônicas do país.

Para por fim a uma série de boatos, o 180 preparou uma lista com as principais dúvidas dos leitores e as informações inverídicas que foram espalhadas inclusive em meios de comunicação. Confira:

Bita do Barão tinha 110 anos?
MITO:
 Esse talvez seja o maior mistério sobre a vida do pai de santo mais famoso do Brasil. Desde que a notícia da sua internação se espalhou, muitos portais estamparam em suas manchetes que bita do Barão tinha 106, 108, 109 e até 110 anos de idade.

O site da revista Veja chegou a publicar uma matéria informando que um dos últimos desejos do babaloxirá era não ter a idade revelada por nenhuma hipótese. Vaidoso, Bita do Barão realmente não gostava de revelar a idade. Ele acreditava que quanto mais velho o pai de santo era, menos poderes ele tinha, por isso não queria ser reconhecido como idoso. Ele seria inclusive adepto a aplicações de botox, fato que chegou a negar.

Em janeiro de 1996 ele concedeu entrevista à Folha de S. Paulo onde deu detalhes da sua atuação. Uma pessoa entrevistada chegou a dizer que "dizem que ele aumenta a idade para aparentar juventude eterna".

Além disso, uma mãe de santo, Ana Moreira, que em 1996 tinha 62, disse "que o conheceu garoto e já incorporando divindades espirituais no povoado de Santo Antônio dos Pretos, afirma que ele tem pouco mais de 50 anos". 

Segundo biografia descrita pelo Codó Online, Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão, nasceu em Codó do Maranhão no dia 10 de julho de 1932. Desta forma, o babalorixá faria 87 anos em 2019.

Filha de Bita do Barão vai assumir a tenda do pai?
VERDADE:
A única filha do Bita do Barão que se tem conhecimento vai assumir como mãe de santo da tenda espírita que, inclusive, leva o seu nome.

Companheira inseparável, ela é responsável pelos negócios da família. O perfil do babalorixá no Facebook chegou a divulgar duas notas, uma antes da morte e outra depois, confirmando a informação.

"Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar . Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. A o longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar a pós sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão", dizia a postagem. 

Os aparelhos seriam desligados antes da confirmação da morte?
MITO:
 A divulgação desse boato inclusive revoltou a filha de Bita do Barão, que afirmou que o objetivo era que ele passasse os últimos momentos ao lado de familiares e amigos em Codó, mas toda uma estrutura seria montada para mantê-lo vivo tanto na transferência como em sua casa, até que ele viesse a óbito, afinal já havia sido desenganado pelo médicos.

"Porque tá saindo muito boato, tão dizendo que a gente tá tirando, pra tirar aparelho pra levar  morrer em casa, então tá saindo muita coisa assim, até porque também compromete muito o hospital, então eles vão fazer um junta médica e vão dá um boletim médico. Muito melhor sair da própria boca dos médicos, sair diretamente deles do que eu falar. Nós estamos levando pra casa mas lá ele vai ter todos os cuidados que são necessários", disse Janaína antes da morte do pai ao Blog do Acélio.

Bita do Barão tinha pacto com o diabo?
Esse é outro assunto controverso na vida do pai de santo. Em 1996 quando foi entrevistado pela Folha de S. Paulo, ele teria confirmado que 'adorava Satanás':

    Reprodução Folha de S. Paulo

Mas nos últimos anos, ele teria focado na 'magia branca' e em vários vídeos ele fala de Deus, como um de 2017 em que desmentia sua morte, em entrevista feita por Marcos Silva:

Bita do Barão fazia trabalhos para a família Sarney?
VERDADE:
 O pai de santo é muito próximo da família Sarney, principalmente da ex-governadora Roseana. Ela tentou um novo mandato em 2018, com apoio de Bita do Barão.

Em matéria da Veja de 2018 citava que:

"Os dois recorrem ao babalorixá há pelo menos quarenta anos, seja em véspera de pleitos, seja por questões de saúde. Roseana se consultou com Bita para enfrentar um câncer no pulmão, outro na face e um aneurisma cerebral...

Roseana Sarney e o bruxo se encontram com frequência, na residência dela em São Luís ou no terreiro dele, em Codó. Ele conta que já começaram as rezas e os banhos no Rio Itapecuru para que Roseana seja eleita e exerça seu quinto mandato como governadora do Maranhão. “Minha canela e joelho vão arder até a minha comadre ganhar”, diz. Comadre de fato. Ela batizou Maria Eduarda, uma das três netas do pai de santo...

Quando não está no terreiro, parece um senhor discreto, adepto de ternos bem cortados e de cores sóbrias. É assim, aliás, que vai dar passes em José Sarney em Brasília. Mantê-lo por perto faz parte de uma tradição dos clientes. No mês passado, o senador Edison Lobão (MDB) pisou em falso na saída de um restaurante. O acidente resultou numa fratura no fêmur".

Bita fez trabalho para Michel Temer?
A coluna de Leo Dias, na época quando ele era do O Dia, afirmou que o então vice-presidente da República, Michel Temer (MDB), viajou até o Maranhão para se consultar com o pai de santo Bita do Barão semanas antes da votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. De fato, a informação nunca foi confirmada pelas partes.

Bita fez trabalho para Tancredo Neves morrer?
ELE NEGA:
 Como noticiou O Imparcial, a morte de Tancredo Neves entrou para o folclore pessoal quando o cliente pessoal de Bita, José Sarney, ainda era vice presidente, em meados de 1985. O que a lenda conta é que os tambores na cidade soaram dia e noite durante 7 dias até a morte de Tancredo, quando Sarney assumiu a presidência do Brasil. No livro “Gonzo!”, do jornalista Arthur Veríssimo, Bita foi questionado se tinha feito algum trabalho e declarou:

Não, senhor. E, se tivesse feito, não falaria. Não tenho nada a ver com isso e não quero nem falar. Que Deus tenha o Tancredo lá junto dele, pronto... Não gosto de fazer vingança, mas sou procurado. Para ganhar dinheiro, faço. De morte, não seu te falar. Todo mundo sabe que macumbeiro bom faz essas coisas e que sou meio quente na macumba. Para crescer o nome, tem que fazer alguma para provar. Mas não boto meu nome lá na história, nunca tive ódio de ninguém. Quando faço, é o cliente que está fazendo, estou apenas dando o recado

Bita do Barão era viúvo?
VERDADE:
 Uma matéria da Veja cita: "Viúvo há 36 anos, o religioso tem uma única filha, Janaína, que considera sua herdeira espiritual nos negócios de terecô. Embora afirme trabalhar quinze horas por dia, ele encontra tempo para a namorada, Iolanda, também mãe de santo. 'Mas não temos relações, já não consigo'."

Bita do Barão morreu de infecção pulmonar?
VERDADE:
 Apesar da família não ter dado detalhes sobre os problemas de saúde de Bita do Barão, a informação é que ele tenha sofrido uma infecção pulmonar, agravada por problemas renais. Seu único rim parou de funcionar, ele ficou em coma na UTI do Hospital São Paulo, respirando com a ajuda de aparelhos, até ser desenganado pelos médicos.



Sobre a morte 
O corpo do umbandista Bita do Barão de Guaré chegou à Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, em Codó (MA), às 20h30min desta quinta-feira (18/04) sob muitas lágrimas e lamentações. Confira o vídeo do Blog do Acélio

Bita do Barão, o maior pai de santo do Brasil, morreu no início da tarde desta quinta-feira (18/04) após cinco dias internado no Hospital São Paulo, em Teresina. O babalorixá da cidade de Codó (MA) sofria de vários problemas de saúde quando foi internado na capital piauiense, chegando a ficar na UTI em coma.

Ele morreu ainda no hospital e seu corpo deve chegar em Codó por volta de 19h. A informação do óbito foi confirmado por sua filha, Janaína. Bita sofria com problemas renais, respirava com a ajuda de aparelhos e seu único rim estava parado. 

O velório acontecerá na Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, criado por ele, no bairro Santa Filomena, em Codó.

Desenganado pelos médicos, a família preferiu levá-lo para Codó, onde passaria ás últimas horas de vida ao lados de amigos e familiares, mas não foi possível. Nas redes sociais, foi informado que sua filha vai substituí-lo-lo no trabalho que ganhou fama mundial, atraindo políticos e artistas famosos.

    Reprodução Facebook

"Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar . Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. A o longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar a pós sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão", dizia a postagem. 

Bita do Barão e a filha Janaína
Bita do Barão e a filha Janaína 

Antes da morte, a família emitiu outra nota:

"Esclarecendo aqui os boatos sobre a morte do Mestre Bita. Ele não faleceu, mas os médicos a pós a consulta desenganarão ele e a todos nós. Que seja feita a vontade de Deus! Quero aqui avisar aos filhos e amigos do Mestre Bita do Barão, quero avisar quem tiver o interesse de esta com ele com vida que amanhã 18/04/2019 ele já estará em sua residência em Codó".

    Reprodução Facebook

Quem era Bita do Barão
Segundo biografia descrita pelo Codó Online, Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão, nasceu em Codó do Maranhão no dia 10 de julho de 1932. Filho de Cirilo Bispo, caxiense, e Olívia Ferreira de Sousa, codoense. 

Seu apelido, Bita, nada tem a ver com a Umbanda. Segundo ele, seu apelido foi dado por seu padrinho pelo fato de ter sido uma criança muito danada, ao ponto de ser comparado com um bode. O que a Umbanda acrescentou ao apelido 'Bita' foi o sobrenome Barão de Guaré, uma homenagem aos orixás de sua tenda Rainha Iemanjá.

    Reprodução Facebook

Sua Tenda Espírita de Umbanda, Rainha Iemanjá, foi fundada em 24 de janeiro de 1954. Iniciou-se em Santo Antônio dos Pretos, orientado pelo pai de santo, Telles, aos 5 anos de idade.

Conhecido no Brasil e no mundo, sua casa recebe políticos e pessoas da alta sociedade de todo o mundo. Bita do Barão revelou que nem sempre recebia pessoas pra consultas abertamente. Chegou a recebe-las escondido para não ser preso pela polícia, pois naquela época a Igreja Católica tinha muito poder e condenava seu trabalho.

Por todo o município, região e estado, corre sua fama de homem que acumulou uma fortuna trabalhando com os orixás da Umbanda. Sua riqueza chegou a ser comparada até mesmo com as dos grandes grupos empresariais da região. 

Entrevista polêmica
Em janeiro de 1996 ele concedeu entrevista à Folha de S. Paulo onde deu detalhes da sua atuação. 

"Eu sou um preto muito fino... Fiquei conhecido no mundo... Adoro Satanás... Sou muito procurado por políticos e pessoas que querem melhorar a situação financeira...", foram algumas das declarações.

Sobre a idade, que muitas afirmam que ele faria 109 anos em 2019, a própria matéria desvenda detalhes: "dizem que ele aumenta a idade para aparentar juventude eterna".

Além disso, uma mãe de santo, Ana Moreira, que em 1996 tinha 62, disse "que o conheceu garoto e já incorporando divindades espirituais no povoado de Santo Antônio dos Pretos, afirma que ele tem pouco mais de 50 anos". 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco