Policiais penais impediram a fuga -

Internos abrem fechaduras e fazem corda com lençol para fugir de penitenciária no PI

Agentes penitenciários frustraram uma tentativa de fuga em massa neste domingo (05/05) na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, conhecida como antiga Casa de Custódia de Teresina.

Foto: Reprodução

Segundo informações do Sinpoljuspi, os detentos conseguiram abrir cadeados e torcer barras de ferro para acessar o pátio, onde planejavam uma fuga utilizando uma corda improvisada feita com lençóis, conhecida como "teresa".

A tentativa de fuga ocorreria no pavilhão "E" e foi interceptada por agentes penitenciários que estavam na passarela da penitenciária e notaram a movimentação suspeita dos detentos.

José Roberto, diretor de Comunicação do Sinpoljuspi, ressaltou a situação precária da antiga Casa de Custódia, que tem capacidade para 336 detentos, mas atualmente abriga três vezes mais presos. Ele também destacou as condições adversas da passarela, de onde os agentes penitenciários avistaram a tentativa de fuga.

"Essa passarela é muito extensa e os agentes penitenciários estão lá 24 horas por dia. O problema é que o local não oferece condições adequadas de trabalho. A estrutura é exposta, deixando os agentes sujeitos às intempéries do tempo. Defendemos que o trabalho seja realizado, mas de maneira digna. Essa situação deve ser avaliada pela Secretaria de Justiça para que seja providenciada uma cobertura na passarela", argumentou Roberto.

Na semana anterior, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realizou um concurso público para contratação imediata de 200 agentes penitenciários. Contudo, para o Sinpoljuspi, o número de vagas oferecidas não atende à demanda existente.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco