180graus

Está rendendo em Goiânia - 10/10/2013 às 09h20

Caso Fran: Polícia ouve testemunhas e investiga vídeo sexual no WhatsApp

Jovem tem 19 anos e imagens picantes se espalharam

Jovem tem 19 anos e imagens picantes se espalharam

Galaxy

A Polícia Civil começou a ouvir testemunhas sobre o caso da jovem de 19 anos que teve vídeos íntimos divulgados em um aplicativo de celular e virou meme [termo usado para frases, imagens e vídeos que se disseminam na internet de forma viral]. Ao G1, a delegada responsável pelas investigações, Ana Elisa Gomes Martins, disse que já colheu o depoimento de quatro pessoas e pretende ouvir a garota novamente para sanar "algumas dúvidas". O suspeito de divulgar os vídeos é um jovem de 22 anos com quem ela teria um relacionamento extraconjugal.

Ana Elisa, no entanto, preferiu não divulgar o nome das testemunhas. Disse apenas que são pessoas que conhecem o casal. "Como se trata de um caso de difamação, preferimos preservar a privacidade das pessoas", afirmou. A delegada não quis divulgar o conteúdo dos depoimentos "para não atrapalhar as investigações".

O jovem suspeito de ter divulgado as imagens deve ser intimado esta semana, segundo a delegada. No entanto, ela não divulgou a data do depoimento. Procurado pelo G1, o rapaz apontado como suspeito pela vítima negou ser o autor dos vídeos e da divulgação.

Na quarta-feira (9), o advogado do rapaz, Hugo Bastos, esteve na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) para tomar conhecimento sobre o inquérito. Ao G1, ele disse que só vai se pronunciar após se interar das denúncias.

Os vídeos onde a jovem aparece fazendo sinal de 'OK' durante ato sexual começaram a circular em um aplicativo de celular no fim da semana passada e virou meme nas redes sociais. O símbolo, inicialmente, virou piada nas redes, com montagens de políticos e celebridades fazendo o sinal. Na sexta-feira (4), ela registrou uma ocorrência na Deam.

frandedos2.jpg

A garota teve a identidade, o local de trabalho e até imagens de familiares divulgados na internet. “Ela está muito abatida, em estado depressivo. No início da divulgação fizeram um print da página dela no Facebook em que ela aparece com a filha e está muito triste porque a criança também foi exposta”, diz a delegada.

De acordo com a delegada, o crime é caracterizado como difamação com base na Lei Maria da Penha porque existiu uma relação de afeto entre vítima e autor. Se for condenado, o suspeito pode pegar pena de 3 meses a 1 ano.

No entanto, após a repercussão do caso, internautas manifestaram apoio à garota difamada. Imagens de pessoas, sozinhas ou em grupos, fazendo o mesmo sinal de 'OK', com a palavra "força" ganharam as redes sociais.

Fran.jpg

A polêmica também levantou o debate sobre a necessidade de tornar mais rígidas as leis de crimes cibernéticos. Vice-presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o advogado Rafael Maciel defende a criação de uma delegacia especializada na investigação de crimes cometidos em ambiente digital.

No ano passado, após fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann vazarem na internet, uma lei foi criada no país com o nome da artista. Mas o especialista explica que a lei não protege casos em que não há invasão de computadores. Para o advogado, a legislação não acompanhou as mudanças da sociedade.

“A maior parte das interações humanas são hoje realizadas em ambientes digitais e o ordenamento jurídico deve proteger os cidadãos de crimes e da propagação de conteúdos difamatórios e caluniosos. Esse tipo de conduta trazem transtornos sérios às vítimas”, argumenta Rafael Maciel.

Fonte: Com informações do G1 Goiás

Publicado Por: Alex Gomes

Últimas Notícias
04h39 Sérgio Guizé descarta namoro com Nathalia Dill e fala sobre 'Alto Astral' 04h02 Atores da Rede Globo sofrem com cachê pífio pago pela emissora; veja 03h16 EUA informam que enfermeira Nina Pham não tem mais o vírus do ebola 03h09 'Império': Cristina e Enrico veem Maria Clara beijar Vicente; Cristina e Enrico flagram 02h24 Com algumas novidades, Palmeiras divulga a lista dos relacionados 02h19 Casal de namorados é morto a tiros dentro de carro e testemunha fica ferida 01h34 'É a bunda mais linda que eu já vi na vida', diz Thammy sobre namorada 01h12 Entre gols, conselhos e fase à la CR7, Caio Monteiro brilha na base do Vasco 01h00 Seminario de Desenvolvimento Comunitario em Juazeiro do Norte - CE 00h40 São João da Serra já em clima de eleição 00h34 Chris Brown tem pena aumentada em caso de agressão contra Rihanna 00h09 'Você fez muito bem em abandonar a Globo', diz Silvio para Rosana Jatobá 00h02 Rally do Pirão reserva fortes emoções aos pilotos 23h55 Varas do Trabalho recebem Selo de Qualidade na solenidade comemorativa ao Dia do Servidor 23h51 Ceir abre Semana de Combate ao AVC no bairro Poty Velho 23h40 O bancário Vicente Sobrinho deve voltar para a presidência da Fundação de Esportes 23h35 Jurados absolvem advogado acusado de matar esposa em São Luís 23h32 CNJ recebe mais de 200 sugestões sobre política de gestão de pessoas no Judiciário 23h15 Júri em Açailândia condena casal a mais de 16 anos de prisão 23h13 Corrupção e críticas à gestão FHC marcam debate entre Dilma e Aécio 23h04 Lene Rodrigues será a chefe de gabinete do Governador Flávio Dino 23h03 Extra na cidade de Teresina realiza troca tudo na cozinha 22h59 Dilma, Aécio e Bonner viram alvo de memes no Twitter e Facebook 22h58 CAAPI dá início a Campanha Solidária 2014 na cidade de Teresina 22h55 Projeto que isenta mototaxistas do IPVA vai ser votado na Assembleia
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,270

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram