180graus

Está rendendo em Goiânia - 10/10/2013 às 09h20

Caso Fran: Polícia ouve testemunhas e investiga vídeo sexual no WhatsApp

Jovem tem 19 anos e imagens picantes se espalharam

Jovem tem 19 anos e imagens picantes se espalharam

Galaxy

A Polícia Civil começou a ouvir testemunhas sobre o caso da jovem de 19 anos que teve vídeos íntimos divulgados em um aplicativo de celular e virou meme [termo usado para frases, imagens e vídeos que se disseminam na internet de forma viral]. Ao G1, a delegada responsável pelas investigações, Ana Elisa Gomes Martins, disse que já colheu o depoimento de quatro pessoas e pretende ouvir a garota novamente para sanar "algumas dúvidas". O suspeito de divulgar os vídeos é um jovem de 22 anos com quem ela teria um relacionamento extraconjugal.

Ana Elisa, no entanto, preferiu não divulgar o nome das testemunhas. Disse apenas que são pessoas que conhecem o casal. "Como se trata de um caso de difamação, preferimos preservar a privacidade das pessoas", afirmou. A delegada não quis divulgar o conteúdo dos depoimentos "para não atrapalhar as investigações".

O jovem suspeito de ter divulgado as imagens deve ser intimado esta semana, segundo a delegada. No entanto, ela não divulgou a data do depoimento. Procurado pelo G1, o rapaz apontado como suspeito pela vítima negou ser o autor dos vídeos e da divulgação.

Na quarta-feira (9), o advogado do rapaz, Hugo Bastos, esteve na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) para tomar conhecimento sobre o inquérito. Ao G1, ele disse que só vai se pronunciar após se interar das denúncias.

Os vídeos onde a jovem aparece fazendo sinal de 'OK' durante ato sexual começaram a circular em um aplicativo de celular no fim da semana passada e virou meme nas redes sociais. O símbolo, inicialmente, virou piada nas redes, com montagens de políticos e celebridades fazendo o sinal. Na sexta-feira (4), ela registrou uma ocorrência na Deam.

frandedos2.jpg

A garota teve a identidade, o local de trabalho e até imagens de familiares divulgados na internet. “Ela está muito abatida, em estado depressivo. No início da divulgação fizeram um print da página dela no Facebook em que ela aparece com a filha e está muito triste porque a criança também foi exposta”, diz a delegada.

De acordo com a delegada, o crime é caracterizado como difamação com base na Lei Maria da Penha porque existiu uma relação de afeto entre vítima e autor. Se for condenado, o suspeito pode pegar pena de 3 meses a 1 ano.

No entanto, após a repercussão do caso, internautas manifestaram apoio à garota difamada. Imagens de pessoas, sozinhas ou em grupos, fazendo o mesmo sinal de 'OK', com a palavra "força" ganharam as redes sociais.

Fran.jpg

A polêmica também levantou o debate sobre a necessidade de tornar mais rígidas as leis de crimes cibernéticos. Vice-presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o advogado Rafael Maciel defende a criação de uma delegacia especializada na investigação de crimes cometidos em ambiente digital.

No ano passado, após fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann vazarem na internet, uma lei foi criada no país com o nome da artista. Mas o especialista explica que a lei não protege casos em que não há invasão de computadores. Para o advogado, a legislação não acompanhou as mudanças da sociedade.

“A maior parte das interações humanas são hoje realizadas em ambientes digitais e o ordenamento jurídico deve proteger os cidadãos de crimes e da propagação de conteúdos difamatórios e caluniosos. Esse tipo de conduta trazem transtornos sérios às vítimas”, argumenta Rafael Maciel.

Fonte: Com informações do G1 Goiás

Publicado Por: Alex Gomes

Últimas Notícias
09h39 Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de treinamento sobre Segurança do Trabalho 09h38 Especialista em arrombar residências é capturado no Piauí; já era procurado 09h36 Prefeito Jonas Moura faz entrega de uniformes do pessoal do serviço de limpeza 09h10 Feederismo, coprofilia: conheça os fetiches mais diferentes que existem 09h03 Primeiro Centro Unificado de Artes e Esportes será lançado em setembro 09h01 Cobra de quase 2 metros aparece no passeio da avenida Raul Lopes.Foto 08h55 Homem pode raspar o peito? Claro que pode... mas precisa? 08h55 Seções montadas no Fórum Eleitoral e no Shopping São Luís atenderão eleitores 08h53 Tempo seco aumenta o risco de queimadas à beiras das estradas 08h53 Em reunião com Mancini, torcedores do Bota decidem pagar salário 08h50 Mercenários 3 supera fracasso nos EUA e lidera as bilheterias brasileiras 08h46 Furinhos indesejados: veja os 10 maiores mitos sobre celulite 08h45 Corinthians aguarda agente voltar do Catar para ter reunião por Nilmar 08h44 Deputada Juliana Moraes participa de reunião nesta terça (26/08), no bairro São Cristóvão 08h41 Saiba seis dicas que irá deixar seus pés lisinhos para o período quente! 08h41 Programação desta 4ª feira 27/08 dos festejos do assentamento caraíbas 08h39 TCE aprova contas da gestão do ex-prefeito Chico Antonio e do presidente da câmara 08h38 Clássicos e duelo inusitado: jogos das oitavas da Copa do Brasil são atração 08h36 Risco cardíaco aumenta depois que a mulher entra na menopausa 08h32 Uespi oferece cursos a distância para município de Picos 08h31 Prefeitura dá inicio a pavimentação do bairro trizidela 08h30 Prefeitura participa de evento sobre acompanhamento familiar 08h29 Novo Fiat Uno chega com o sistema de economia de combustível; fotos! 08h29 Candidatos do Piauí têm que cumprir novos prazos do calendário eleitoral 08h28 SEMAS oferece mais um curso do PRONATEC
ControlX

Enquete

O River é líder do seu grupo na Série D do Brasileirão após vitória no último domingo no Albertão. Na sua opinião, o Galo tem chance?

Total de Votos: 294

Válida de 25/08/2014 a 01/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram