Cuidado com quem mais precisa · 23/09/2017 às 06h45 | Última atualização em 23/09/2017 às 08h37

Rejane Dias participa de Conferência de Políticas Públicas na cidade de Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



A deputada federa, Rejane Dias, visitou a cidade de Parnaíba nesta sexta-feira (22/09) para participar  da Conferência Regional de Políticas Públicas para pessoas com deficiência, com o Tema Todos Pela Inclusão, na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A conferência visa políticas públicas de  integração para as pessoas com deficiências ao meio social, facilitando seu acesso a educação, passeios pelo município, dentre outros.

“Esse é um momento muito importante, porque nos vamos discutir e avaliar a situação para poder darmos a devida atenção as pessoas com deficiências. E vamos fazer isso juntos, com os protagonistas dessa questão, que são as pessoas com deficiências”, informou a deputada.

 

Melhorias para o município · 18/09/2017 às 20h01 | Última atualização em 18/09/2017 às 20h59

Rejane dias marca presença em rádio e fala sobre as demandas direcionadas a cidade de União


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal, Rejane dias, marcou presença na última sexta-feira (15/09), na Rádio Vale Do Parnaíba FM 87.9, em que falou sobre as demandas direcionadas para o municípios de União.

"A Secretaria de Educação, tem priorizado bastante, tem trabalhado em cima de metas no PRONATEC nos ensinos técnicos, com o objetivo de levar o ensino técnico profissionalizantes aos 224 município. Tanto é que, a última edição nós chegamos a 20 mil novas vagas, ainda na gestão da presidente Dilma e fez com que, vários cursos a gente pudesse executar nesses municípios que antes não tinham. Conseguimos também mais ofertas, mais cursos com mais vagas e agora vamos utilizar a mediação tecnológica", disse a gestora.

Na oportunidade, acrescentou as obras de reformas das redes escolares em andamentos e as que entraram em vigor, para a melhor qualidade na aprendizagem dos estudantes.

Fotos: 180graus / Nicolay Sousa e Jéssica Mendes

 

Melhorias para a cidade · 17/09/2017 às 07h03 | Última atualização em 17/09/2017 às 11h07

Secretária Rejane Dias visita reforma de Escola Agrotécnica Manoel Otávio em União


Compartilhar Tweet 1



Na tarde da última sexta-feira (15/09), a secretária de Educação, Rejane Dias, visitou às obras de reforma do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Manoel Otávio, no município de União, com objetivo de verificar o andamento do projeto.

Presentes no local estavam o vice-prefeito, Lauro Nery, e demais autoridades do município.

Fotos: 180graus / Nicolay Sousa e Jéssica Mendes

 


Compartilhar Tweet 1



Neste domingo (20/08) os alunos do município de São Raimundo Nonato e cidades vizinhas tiveram a oportunidade de reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Pré-Enem Seduc. Durante quatro horas o Ginásio Poliesportivo recebeu mais alunos das redes pública, privada e federal de ensino da região.

A ação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu aos alunos a revisão das disciplinas de Química, Física, Matemática, Linguagens, Biologia e Redação. As revisões tiveram o suporte do Canal Educação. Presente na revisão a secretária de educação, Rejane Dias, destacou o esforço da Seduc para estar em todos os municípios visando descentralizar as ações do Pré Enem Seduc.

Fotos: Maelson Ventura / 180graus

 

Visita de Lula · 04/09/2017 às 22h13 | Última atualização em 05/09/2017 às 09h17

Em Altos, deputada Rejane Dias agradece a Lula pelos programas de educação


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias esteve nesse domingo (03/09), no município de Altos prestigiando a visita do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Na oportunidade a secretária estadual de educação agradeceu a Lula pelos vários programas implementados na sua área que possibilitaram melhorias na qualidade de ensino do país e a inserção de jovens de classes baixas ingressarem em faculdades.

Rejane leu um cartaz direcionado ao ex-presidente que dizia: “Obrigado pelo Prouni”, e logo em seguida explicou que se tratava de um jovem filho de um vigilante e uma vendedora de frutas que está cursando odontologia através do programa citado.

(Equipe de Municípios)

Muitas autoridades presentes · 04/09/2017 às 13h20 | Última atualização em 04/09/2017 às 13h35

Rejane Dias prestigia evento em Teresina com presença do ex-presidente Lula


Compartilhar Tweet 1



No início da tarde do último domingo (03/09), a deputada federal, Rejane Dias (PT), esteve no Teresina Hall durante evento promovido pelo Partido dos Trabalhadores, que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador Wellington Dias, dentre outras figuras públicas.

Lula chegou ao Piauí com a caravana "Lula pelo Brasil". Em Teresina, após parada visita ao município de Altos, o ex-presidente foi ao Theresina Hall e promoveu um diálogo com o povo teresinense sobre "O Brasil não abre mão do futuro". Enfatizando a importância da juventude para o futuro do país.. 

Fotos: Romário Valle/180graus

Cumprindo agenda · 03/09/2017 às 20h14 | Última atualização em 03/09/2017 às 20h18

Rejane Dias visita obras e faz doações para APAE de São João do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na manhã deste sábado (19/08) a secretária estadual de educação e deputada federal, Rejane Dias, visitou o município de São João do Piauí, cumprindo agenda administrativa no local. Ela visitou obras e participou de alguns eventos.

Rejane dias inicialmente, visitou as obras do pórtico da cidade de São João do Piauí. Esta obra será o cartão de visita para os turistas que passarem pela terra da uva.

Logo em seguida a deputada federal visitou o ginásio poliesportivo municipal, onde acontecia uma grande revisão para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na oportunidade foram distribuindo alguns brindes.

Para finalizar a agenda, a secretária participou da entrega de kits de informática da APAE do município, onde foram entregues notebooks, projetores e impressoras.

Projeto será discutido · 30/08/2017 às 12h05 | Última atualização em 30/08/2017 às 17h46

Rejane Dias confirma parceria ao projeto social Pelotão Mirim de Olho d’Água


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias esteve, nesta terça feira (29/08), em Barro Duro – PI, para receber o título de cidadania indicado pela vereadora Assumpcione. O evento aconteceu na Unidade Escolar Benedito Martins, onde teve a presença do Pelotão Mirim de Olho d’Água e, na oportunidade, foi solicitado o apoio da deputada, que em seu discurso afirmou que levará o pedido para ser discutido e se depender da Secretaria de Educação será parceira do projeto.

O pelotão mirim de Olho d’Água é um projeto social onde atende quase 70 crianças e tem o apoio dos gestores municipais da prefeitura que fornecem o lanche e o transporte. O projeto busca parceria com o estado pois precisa de suporte para fardamento, computadores, data show e materiais didáticos. Todos os que trabalham no projeto são voluntários, possuem uma comissão formada por 5 mães e dois instrutores.

Em andamento · 30/08/2017 às 08h07 | Última atualização em 30/08/2017 às 14h50

Rejane Dias garante mais investimentos em cursos técnicos e superior em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



Na noite desta terça (29/08) a Deputada Federal Rejane Dias esteve em Barro Duro recebendo o titulo de cidadã, proposto pela vereadora Assumpcione e aprovado pela Câmara de Vereadores.

Na oportunidade a Deputada, visitou a unidade escolar Benedito Martins Napoleão, onde ocorreu a solenidade, ouvindo atentamente as necessidades dos professores e estudantes, encerrando a visita informou que os investimentos em cursos técnicos e o ensino superior, reforma do prédio da Universidade Aberta do Piauí estão sendo encaminhadas!

Proposto por Vereadora · 29/08/2017 às 22h00 | Última atualização em 30/08/2017 às 14h40

Rejane Dias recebe o titulo de Cidadania em Barro Duro


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias(PT-PI) recebeu nesta terça (29/07) o título de cidadã honorária de Barro Duro, proposto pela vereadora Assumpcione (PT), e aprovado por toda a Câmara de Vereadores.

A solenidade ocorreu na quadra da Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão. O titulo que a deputada veio a sem contemplada se deve a contribuição que a mesma tem realizado para o desenvolvimento da educação e qualificação profissional no município.

Como os cursos de agente comunitário de saúde quem beneficiou 120 alunos, de assistente administrativo, agraciando 40 alunos assim como libras intermediarias através do Programa Pronatc em 2016. Este anos foram disponibilizados cursos profissionalizantes e técnicos em administração, computação e vendas beneficiando 240 alunos. Por fim o Município foi contemplado com a Universidade Aberta do Piauí que dispõem de vagas para 50 vagas cujo o vestibular já foi realizado e a população de Barro Duro aguarda o resultado.

 

Benefícios para o município · 22/08/2017 às 06h36 | Última atualização em 22/08/2017 às 12h43

Rejane Dias participa de inauguração de Unidade Básica de Saúde em Nazária


Compartilhar Tweet 1



A Deputada Federal e Secretária de Educação, Rejane Dias, esteve na cidade de Nazária na manhã desta segunda-feira (21/08), prestigiando a inauguração da Unidade Básica de Saúde 'Clementino Neto'.

Na oportunidade, falou sobre a reforma da escola, os cursos técnicos e sobre o projeto de inclusão do ensino superior no município.

"É com a imensa alegria que estou presente, juntamente com o prefeito e poder compartilhar esse momento tão especial, que com certeza a população vai ser atendida de forma melhor com essa belíssima Unidade Básica de Saúde". disse a gestora do estado.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última quinta-feira, a secretária de educação Rejane Dias, esteve no município de Valença do Piauí para fazer uma visita a obra da Unidade Escolar Maria Antonieta (UEMA), e em seguida se dirigiu a escola onde está substituindo a UEMA. Lá ela ela aproveitou para falar sobre a obra que já está com 86% concluída, e que espera que esteja pronta até o fim deste ano.

No momento a secretária fez sorteios de dois Smartphones, uma mochila, e presenteou a todos os alunos com kits escolares e um fardamento novo. Estiveram presentes no evento a prefeita Ceiça Dias, o secretário municipal de saúde Leonardo Nogueira e outras autoridades.


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da ultima quinta-feira (03/08), a secretária de educação do estado, Rejane Dias, junto com a secretaria de estado para inclusão da pessoa com deficiência (Seid), estiveram presentes em Valença do Piauí, para fazer a entrega de mais de 300 equipamentos ortopédicos, para as pessoas com deficiência dos municípios de Valença do Piauí, Aroazes, Lagoa do Sítio e Pimenteiras. A solenidade aconteceu por volta das 10h.

A secretaria de Estado da Educação, Rejane Dias, anunciou que o Piauí foi contemplado com outra carreta ortopédica itinerante. “Conseguimos mais uma carreta com oficina ortopédica para o estado. Ela, nesse momento, se encontra no pátio da Secretaria de Estado da Saúde. Queremos destinar uma para a região sul e outra para o norte. E assim fazer com que todas as pessoas com deficiência que necessitam de órteses e próteses sejam beneficiadas”, enfatiza a secretária.

Foram entregues cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, próteses, além de outros equipamentos. Estiveram presentes no evento, a prefeita Ceiça Dias, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, o prefeito de Aroazes, Tomé Portela, a vice-prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda e outras autoridades locais.


Compartilhar Tweet 1



Em cumprimento à agenda em São Raimundo Nonato, a deputada federal Rejane Dias entregou, na última quinta-feira (27/07), a regularização fundiária do conjunto Cândida Macedo, juntamente com o governador Wellington Dias, entre várias autoridades.

Por meio das ações de regularização do Programa Minha Casa Legal, o Governo do Piauí proporciona às 100 famílias de mutuários o acesso aos títulos definitivos de propriedade junto ao cartório do registro de imóveis.

Várias autoridades presentes · 02/08/2017 às 15h57

Deputada Federal Rejane Dias vistou obras da PI 144


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias participou juntamente com o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e comitiva na última quinta-feira (27/07), de uma visita as obra de pavimentação asfáltica da PI-144, que fica ente Dom Inocêncio e São Loureço.

Mais esporte · 02/08/2017 às 15h46 | Última atualização em 02/08/2017 às 15h49

Deputada Rejane e autoridades inauguraram quadra de esporte em Canto do Buriti


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias, governador do Estado do Piauí, Wellington Dias cumpriu agenda no município de Canto do Buriti, na última sexta-feira (29/07). Na oportunidade, realizaram o desenlace de fita e descerramento de placa inaugural de construção da quadra de esportes Maria Chaves na presença de várias autoridades.

 

Agenda administrativ · 31/07/2017 às 15h26 | Última atualização em 31/07/2017 às 16h41

Rejane Dias prestigia Canyon Fest e participa de inaugurações de obras para Castelo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Deputada Federal e Secretária de Educação, Rejane Dias, esteve na cidade de Castelo do Piauí na noite deste domingo (30/07) prestigiando a primeira edição do Festival Canyon Fest Poti.

Além de prestigiar o evento, a secretária também participou da inauguração de diversas obras no município.

Nas redes sociais, Rejane Dias exprimiu sua felicidade acerca do evento na região. "Boa noite, amigos de Castelo do Piauí! Que festa linda! A 1ª Edição do Festival Canyon Fest Poti foi perfeita! A população adorou e nós também! Estandes com o melhor do artesanato da região, culinária e a cultura popular estiveram presentes durante os três dias de evento na Praça Central do município. Parabéns a prefeitura, em nome do prefeito Magno Soares, e ao Governo do Estado do Piauí pela organização do evento. Show!!", disse a secretária.

Fotos: Ascom


Compartilhar Tweet 1



Durante a noite desta quarta-feira (26/07) a Secretária Municipal de Educação e Deputada Federal, Rejane Dias, visitou a cidade de Demerval Lobão para acompanhar a tradicional missa de celebração dos festejos municipais.

Rejane Dias acompanhou a missa que acontecia no local e participou do tradicional leilão que aconteceu na praça central.

Dentre as autoridades, esteve presentes o prefeito municipal, Júnior Carvalho, o Deputado Federal, Merlong Solano, o secretário de inclusão a pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, além de vereadores e secretários municipais.

Fotos: Maelson Ventura/180graus


Compartilhar Tweet 1



Os alunos piauienses bolsistas da Escola de Teatro Bolshoi voltaram ao Estado para o período de férias, que vai até o mês de agosto. De acordo com Amparo Veloso, técnica da Gerência de inclusão e Diversidade da Seduc, os alunos já chegaram ao Piauí e se encontram sob a responsabilidade dos pais. Os jovens têm direito a duas férias por ano, uma em julho e outra em dezembro, quando voltam para o convívio da família.

Um convênio entre Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina possibilita aos alunos de escolas públicas obtenção de uma bolsa de estudos para o curso técnico-profissionalizante da Escola Bolshoi, que possui sua matriz na Rússia. Ao todo, sete alunos do Piauí participam do projeto em Joinville, destes, quatro são da rede estadual de ensino.

A rede pública de ensino seleciona anualmente crianças com idade entre 9 e 11 anos para a participarem do programa. Em Joinville, os estudantes são acolhidos por uma mãe social e ficam hospedados na "Casa do Piauí", onde além de terem garantido o acesso ao ensino regular, recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos e assistência médica.


Compartilhar Tweet 1



Encontram-se abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa- "Tecendo saberes do nosso povo".

Podem participar da competição alunos que estejam matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual, municipal e federal, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas modalidades regular, profissionalizante e EJA.

O estudante deverá produzir um texto com o tema: "Retratos do nosso povo", atendendo aos gêneros textuais: poema, crônica ou artigo de opinião. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela página da olimpíada na internet, acessando aqui

A Olimpíada é uma iniciativa da Uespi, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Iniciado em 2016, o projeto surgiu da necessidade de promover a reflexão sobre a produção textual aproximando-a da pluralidade dos saberes, ajustando o conhecimento do aluno com a relação pessoal e de inserção social para agir no exercício da cidadania, buscando promover também a literatura do nosso Estado.

De acordo com Vilma Lages, coordenadora estadual da olimpíada, a novidade desta segunda edição é a inserção do gênero textual poema e a ampliação da competição para todo o Estado, haja vista que em 2016 apenas os alunos de Teresina participaram da competição.


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou o período de inscrição para o processo seletivo para Professor e Instrutor de Artesanato para a Escola de Artesanato de Teresina, mantida e Gerida pelo Governo do Estado do Piauí.

Os interessados têm agora até o dia 21 de julho para se inscrever, obrigatoriamente online, através do site www.seduc.pi.gov.br/concursos/. O candidato só poderá se inscrever para um único cargo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais), valor que deverá ser depositado ou transferido diretamente para a agência 3791-5, conta corrente 5149-7, Banco do Brasil. Em nenhuma hipótese será aceito depósito efetuado por meio de envelopes.

O currículo comprovado, junto com as cópias dos cursos, declarações e comprovantes, deverá ser endereçado à Comissão do Processo Seletivo, acompanhado da ficha de inscrição impressa e assinada e o comprovante da taxa de inscrição. Após realização da inscrição online, o candidato deve realizar a postagem no período de 10/07 a 17/07/2017, via SEDEX ou entregar pessoalmente, no seguinte endereço: Secretaria de Estado da Educação, Av. Pedro Freitas S/N, bairro São Pedro, Centro Administrativo. CEP: 64018-900 - A/C da Comissão do Edital de Processo Seletivo Simplificado. Sala de Enquadramento/UGP - 1º Andar. Concorrendo ao Edital nº 013/2017.

Para efetuar a inscrição, os seguintes documentos devem ser enviados:

a) Ficha de Inscrição preenchida, impressa e assinada (disponível no site da Seduc);
b) Termo de Compromisso (Anexo V);
c) Cópia do comprovante de depósito do valor da inscrição de acordo com o item 2.3, deste Edital (Não serão aceitos comprovantes de depósitos efetuados através de envelope);
d) Cópias da Certidão de quitação eleitoral ou comprovante de votação no último pleito eleitoral;
e) Cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
f) Cópia da Carteira de Identidade Civil ou similar;
g) Cópia do CPF;
h) Curriculum Vitae com cópias dos respectivos comprovantes;
i) Carteira do Artesão, conforme o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) para o cargo de Instrutor de Artesanato.

Universidade Aberta · 13/07/2017 às 17h06

Vestibular da UAPI tem mais de 17 mil inscritos


Compartilhar Tweet 1



Um total de 17.422 pessoas se inscreveram para concorrer as 3 mil vagas no curso de Bacharelado em Administração oferecidas pela Universidade Aberta do Piauí - UAPI. O vestibular está sendo realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos - NUCEPE, da Universidade Estadual do Piauí-? UESPI.

As provas objetiva e de redação acontecerão no dia seis de agosto nas cidades de Água Branca, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença do Piauí, no horário de 8h30min às 13h30min.

A UAPI é um programa de ampliação do ensino superior custeado pelo governo do Estado com parcerias da UESPI, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC, Fundação de Amparo a Pesquisa - FAPEPI e Coordenação de Educação por Meio de Mediação Tecnológica. A UESPI, através do Núcleo de Educação a Distância - NEAD, é responsável pela gestão pedagógica dos cursos. "Nosso Núcleo tem grande experiência na Educação a distância, são 11 anos de atuação através da Universidade Aberta do Brasil em 35 polos e agora estaremos atuando em mais 60 municípios através da UAPI", explicou o diretor geral do NEAD, Arnaldo Brito.

Conforme cronograma do edital do vestibular, na próxima segunda-feira, dia 17, será divulgado o resultado das inscrições deferidas para candidatos que pleitearam isenção da taxa. Para aqueles que requereram a isenção e por algum motivo de não comprovação com documentos, tiverem a solicitação indeferida, ainda terão a oportunidade de imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa até o dia 18 de julho. A homologação das inscrições de candidatos cotistas será divulgada dia 24 de julho e no dia 25 o NUCEPE disponibilizara o Cartão de Informação na Internet no endereço eletrônico.

O resultado final do vestibular será divulgado até o dia 30 de agosto e as aulas terão início no final do mês de setembro. "Os cursos da UAPI funcionarão em uma modalidade híbrida, de ensino a distância com aulas presenciais que vão acontecer quinzenalmente sempre aos sábados ministradas por um professor doutor na área e transmitidas via satélite para todos os 60 polos", esclarece Arnaldo Brito.

O material didático e o acompanhamento das atividades serão realizadas a partir da plataforma Moodle já utilizada pelo sistema dos cursos do NEAD/UESPI.

400 gestores participando · 12/07/2017 às 17h12

Gestores participam de Seminário de Gestão Escolar


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 400 gestores de escolas públicas se reuniram para participar do Seminário Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem, nesta quarta-feira (12/07). O evento marca também o lançamento do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017 e teve a presença da secretária da Educação, Rejane Dias; do Superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; agente de governança, Eduardo Castelo Branco, e equipe gestora da Metodologia Jovens de Futuro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No Encontro, gestores, profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGs), técnicos das Regionais e da Seduc discutiram a importância da participação e do engajamento dos estudantes como variável imprescindível para gerar resultados de aprendizagem, tendo como base os desafios contemporâneos para o Ensino Médio.

A programação do Seminário iniciou na noite de terça-feira (11/07), com a exibição do documentário nacional "Nunca me sonharam", iniciado há dois anos. A produção do filme teve como desafio retratar o Ensino Médio e a gestão escolar de forma sensível buscando alcançar o maior número de pessoas. A produtora Maria Farinha Filmes, em parceria com o Instituto Unibanco, percorreu as escolas em que o programa Jovem de Futuro atua captando imagens e depoimentos sobre a educação, o Ensino Médio e a gestão das diferentes realidades escolares no Brasil.

"Ontem vimos a realidade das escolas de Ensino Médio de todo o Brasil retratada na tela do cinema. Hoje iniciamos o Seminário para discutir gestão escolar com aqueles que fazem a gestão nas escolas, com o objetivo de contemplar os anseios da nossa juventude, que é um grande desafio diante do que temos enfrentado no dia a dia, por conta da violência e das drogas. Queremos encontrar uma maneira de tornar a escola mais atraente e prazerosa para os jovens e disseminar as práticas de boa gestão de escolas como a de Cocal dos Alves e o Didácio Silva, aqui em Teresina, que foi destaque no filme", explica a secretária Rejane Dias.

Prêmio Gestão Escolar

Na abertura do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias, lançou a 10ª edição do Prêmio Gestão Escolar no Piauí. As inscrições já estão abertas e as escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever pelo site do concurso até o dia 14 de agosto.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor, o prêmio tem como objetivo estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: 1ª) Etapa Local; 2ª) Etapa Estadual; 3ª) Etapa Regional; 4ª) Etapa Nacional. Além dos diplomas, as vinte e uma escolas "Destaque Estadual/Distrital" participarão de uma viagem de intercâmbio nacional, em data/local a serem definidos pelo Consed; as cinco escolas selecionadas como "Destaque Regional" participarão de uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina; a escola selecionada como "Referência Brasil" será premiada com R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e o respectivo Diretor (ou um membro da equipe gestora) receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina, em data/local a serem definidos oportunamente pelo Consed.

No Piauí, a Seduc tem estimulado seus gestores a participar do prêmio como forma de fortalecimento do sistema educacional. "Esta é a oportunidade que as escolas têm de se autoavaliarem para melhorar suas práticas e também, através de um plano de intervenção, divulgar as boas ações pedagógicas que realizam", explica Carminha Pires, coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar.

A coordenadora enfatiza que a divulgação por parte das Gerências Regionais de Educação (GREs) é de extrema importância. "Além da premiação nacional, a Seduc premiará os três primeiros lugares no Estado e a GRE que inscrever o maior número de escolas também será premiada. A secretária Rejane Dias anuncia nesta quarta as premiações estaduais", garante Carminha.

No shopping Rio Poty · 11/07/2017 às 09h25

Filme que aborda educação do Piauí será lançado nesta terça


Compartilhar Tweet 1



Abrindo as atividades do Seminário Estadual do Programa Jovem de Futuro, será realizado na próxima terça-feira (11/07) o lançamento do longa-metragem nacional "Nunca me Sonharam". O filme, dirigido por Cacau Rhoden, é uma produção do Instituto Unibanco e Maria Farinha Filmes que evidencia a educação no Brasil, tendo o Estado do Piauí como um dos protagonistas.

O filme fala dos desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas "Nunca me sonharam" busca refletir sobre o valor da educação.

O Centro de Ensino de Tempo Integral - CETI Didácio Silva participa do filme, como exemplo de educação a ser seguido, onde fala da importância da escola na vida dos seus alunos. "É uma grande satisfação a escola participar do documentário. Foram dois dias de gravações, colheram imagens e situações positivas da nossa escola, retratando o dia a dia dos alunos e suas experiências e expectativas", comenta o diretor, que participou em maio da exibição especial do filme em São Paulo.

De acordo com o agente de governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, a cerimônia de lançamento do filme e a abertura da Semana Estadual do Programa Jovem de Futuro, acontecerá no cinema do Shopping Rio Poty. "Esse evento importante para educação do Piauí acontece às 18h da próxima terça-feira, contaremos com a presença da secretária da Educação Rejane Dias e do governador Wellington Dias", revela.

Relações humanas no trabalho · 05/07/2017 às 15h48

Seduc realiza I Mostra do Núcleo de Atenção Psicossocial


Compartilhar Tweet 1



O trabalho que o Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) vem desenvolvendo junto às Gerências Regionais de Educação (GREs), por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi tema de uma Mostra na manhã desta terça-feira (04/07), da Seduc.

O evento teve a presença da Secretária da Educação, Rejane Dias; do Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira; presidente do Conselho Regional de Psicologia, Eduardo Jasson Moita e da coordenadora do Nuapsi e psicóloga, Nádia Silvânia.

O Núcleo iniciou suas atividades em 2014, com atendimento aos servidores e palestras para melhorar as relações humanas no trabalho. Atualmente, além de realizar o aconselhamento terapêutico, o Núcleo tem profissionais atuando nas quatro gerências regionais de Teresina.

"Temos uma psicóloga em cada GRE. Essas psicólogas atuam nas escolas ajudando alunos e profissionais a lidar com seus problemas. O Nuapsi atua também na prevenção de suicídio e bullying, por meio de palestras. Nessa mostra tivemos oportunidade de ressaltar como, durante esses três anos, a psicologia vem ajudando a melhorar a educação do Piauí", explicou Nádia Silvânia.

Para a secretária Rejane Dias, o trabalho desenvolvido pelo Nuapsi é um ponto de apoio para que os educadores desenvolvam suas atividades. "Não vamos poupar esforços para que o Núcleo avance e beneficie o maior número possível de alunos", afirma.