180graus

Acompanhe as novidades - 22/05/2017 às 12h00

MedioTec do Piauí vai ofertar mais de 6 mil vagas

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), está mobilizando parcerias da Rede Federal de Educação para implantação do MedioTec/ Pronatec no Piauí.

Na sexta-feira (19/5), técnicos da Seduc, representantes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Instituto Federal do Piauí(Ifpi) reuniram-se com a a diretora da Uetep, Adriana Moura, com objetivo de definir ações e estratégias para garantir uma oferta de qualidade ao público que será beneficiado pelo MedioTec/Pronatec.

De acordo com Adriana Moura, a oferta do MedioTec no Piauí envolve tanto a Rede Estadual como a Federal, com o intuito de garantir maior possibilidades de acesso à Educação Profissional.

Ao todo estão sendo ofertadas 6.435 vagas em todo o Estado, na modalidade presencial e a distância. Serão ofertados 32 cursos técnicos em 63 municípios do Piauí nos eixos de Recursos Naturais, Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação, Infraestrutura, Produção Cultural e Designer e Segurança.

Campanha nacional - 19/05/2017 às 11h06

Escolas do município de Batalha participam de ação contra abuso sexual

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Em Batalha, diversos setores da sociedade como Escolas, Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, Ministério Público, Conselho Tutelar, Agentes Comunitários de Saúde e população em geral reuniram-se em praça pública para uma caminhada, a fim de chamar a atenção da cidade para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

"Esse é um tema não muito abordado em nosso cotidiano, mas é de extrema importância para o crescimento psicológico de nossas crianças e adolescentes. As Escolas da Rede Estadual de Batalha, junto a Supervisão de Ensino, uniram-se a esse movimento, passando pelas principais ruas da cidade alertando a população. Precisamos do envolvimento de todos os setores da sociedade para que essa prática seja erradicada de nosso meio", afirma Perpétua Barbosa, supervisora das escolas da Rede Estadual de Batalha.

18 de maio - Dia Nacional de Combate do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

cats.jpg

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

cats2.jpg

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Fonte: Ascom

Circulo de paletras - 18/05/2017 às 11h20

Escola de Altos aborda a temática do abuso sexual infantil

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Os alunos do CETI Rama Boa, no município de Altos, participaram, nesta quarta-feira (17/05), do ciclo de palestras em alusão à campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, celebrado no dia 18 de maio. A escola representou a rede estadual de ensino durante a campanha de iniciativa da Secretaria Municipal de desenvolvimento Social e Cidadania da cidade.

No ciclo de palestras, realizado no auditório da biblioteca municipal, foi discutido ainda sobre ?Direitos e Deveres das Crianças e adolescentes?, proferido pelo Promotor da comarca de Altos, Dr. Paulo Rubens Parente Rebouças. No segundo momento foi abordado o tema ?Efeitos da violência sexual contra criança e adolescente no contexto familiar?, debatido pela Dra. Lia Raquel Prado Burgos Ribeiro Martins, Promotora de justiça e Coordenadora de defesa da infância e Juventude.

cats10.png

Ampliando as discussões fora da sala de aula, os alunos aproveitaram o tema dos palestrantes para esclarecer dúvidas importantes, uma vez que se tratava de assuntos de grande interesse para o convívio deles. Na ocasião os estudantes realizaram um desenho e presentearam a palestrante.

A diretora do centro de tempo integral, Clemilda Almeida, ressaltou a importância da parceria e diálogo entre educação e justiça, proporcionando momentos de aprendizagens significativas aos alunos.

"Entendemos que parcerias como estas são de extrema importância para a escola, haja vista que se trata de uma ação educadora e esclarecedora tanto para os alunos, professores e para a própria direção. Ações como estas fazem de nossos alunos protagonistas e corresponsáveis pelo processo ensino e aprendizagem", disse a diretora do CETI.

cats11.png

Dando continuidade à discussão os alunos do CETI Rama Boa farão uma caminhada de mobilização comunitária no combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente. A caminhada acontecerá na quinta-feira (18/05).

Fonte: Ascom

Reconhecimento de gestão - 16/05/2017 às 16h56

Inscrições para Prêmio Gestão Escolar estão abertas, veja como participar

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017 já estão abertas e as escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever pelo site do concurso até o dia 14 de agosto. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor, o prêmio tem como objetivo estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

A inscrição das escolas interessadas em concorrer ao PGE 2017 será realizada exclusivamente on line, mediante o preenchimento correto do cadastro disponível no site www.consed.org.br/pge, que permitirá o acesso às ferramentas de autoavaliação e às instruções gerais acerca da elaboração do Plano de Melhorias. Não poderão participar as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: 1ª) Etapa Local; 2ª) Etapa Estadual; 3ª) Etapa Regional; 4ª) Etapa Nacional. O PGE 2017 será concedido por meio de diploma, nas categorias "Escola Destaque Local", "Escola Destaque Estadual/Distrital", "Escola Destaque Regional" e "Escola Referência Brasil".

cats8.png

Além dos diplomas, as vinte e uma escolas "Destaque Estadual/Distrital" participarão de uma viagem de intercâmbio nacional, em data/local a serem definidos pelo Consed; as cinco escolas selecionadas como "Destaque Regional" participarão de uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina; a escola selecionada como "Referencia Brasil" será premiada com R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e o respectivo Diretor (ou um membro da equipe gestora) receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina, em data/local a serem definidos oportunamente pelo Consed.

No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem estimulado seus gestores a participar do prêmio como forma de fortalecimento do sistema educacional. "Esta é a oportunidade que as escolas tem de se auto avaliarem para melhorar suas práticas e, também, de divulgar as boas ações pedagógicas que realizam", explica Carminha Pires, coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar.

cats9.png

A coordenadora explica ainda que a divulgação por parte das Gerências Regionais de Educação (GREs) é de extrema importância, pois além da premiação nacional, a Seduc premiará a escola vencedora no Estado. ?Além de tudo isso, a GRE que inscrever o maior número de escolas também será premiada pela secretária Rejane Dias?, garante Carminha.

Fonte: Ascom

Preparação para o ENEM - 16/05/2017 às 16h43

Canal Educação distribui 15.000 apostilas em todo o Piauí; confira

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Estudantes que acompanham as aulas do Canal Educação aos sábados e domingos, receberão apostilas com conteúdos voltados para o ENEM. Ao todo são 15.000 apostilas que serão distribuídas em todas as turmas do programa em 2017, contemplando as 21 Gerencias Regionais de Educação - GRE?s do estado.

De acordo com o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellem Gera, são mais de 200 (duzentas) turmas , distribuídas em todo o estado , que receberão o material. "A apostila foi elaborada pelos professores que acompanham os programas da plataforma e será encaminhada para os alunos de todas as GRE?s", comenta.

As aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio da plataforma Canal Educação, tiveram inicio em abril. As aulas tem transmissão ao vivo, aos sábados, das 7h50 à 17h30, com intervalos, e no domingo, das 7h50 às 12h, totalizando 15 horas semanais de conteúdo preparatório para o Enem. Os alunos receberam todo o material didático. Além de aulas das disciplinas cobradas no certame, os estudantes têm acesso também a vídeos motivacionais e com dicas para a prova.

cats5.png

Atualmente todos os municípios piauienses contam com escolas equipadas com o kit da plataforma, ofertando todos os conteúdos voltados ao exame. O aluno pode acessar o aplicativo do Canal Educação para rever as videoaulas, responder questões e ainda enviar suas redações, que serão corrigidas por professores especializados e reenviadas para o estudante.

Seguindo o modelo das grandes revisões Pré- Enem Seduc, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio da plataforma Canal Educação, destinadas a oferta de ensino por meio da mediação tecnológica no Estado.

cats6.png

Fonte: Ascom

Carregando, por favor aguarde...
PRF - Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Teresina Participativa
PM MA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
11h40 Confira o novo cronograma para a biometria em Agricolândia 11h36 Saúde entrega ambulâncias para o município de Avelino Lopes 11h32 Prefeito de Vila Nova emite nota de pesar pelo falecimento de feirante 11h32 Escola de Pio IX inaugura laboratório de geociência 11h29 Prefeito e Primeira Dama de Alagoinha emitem nota de pesar pela morte de comerciante 11h27 Jovem de 26 anos morre após grave acidente em rodovia de Corrente 11h24 Corpo do feirante morto em acidente de caminhão é enterrado em Alagoinha 11h23 Vigilância sanitária suspende 52 lotes de medicamentos 11h22 Castelo do Piauí: muita adrenalina marcou a XVI edição do Enduro do Marvão 11h19 Red Bull e Reffsa decidirão a final do Suburbão Castelense 11h19 Dezenas de famílias participam de encontro no CAIC, em Piripiri 11h16 Secretária de saúde visita escolas para conscientização sobre saúde bucal 11h15 Lista entregue pela JBS tem nome de 20 políticos do Piauí 11h13 Várias atrações amimaram noite de comemoração dos formandos de Direito na Uespi 11h12 Alunos participam de atividade literária no Parque da Cidadania 11h06 Rihanna e Lupita Nyong’o serão as estrelas do filme lançado pela Netflix 11h03 Prefeito de José de Freitas convoca mais aprovados em concurso público 11h00 Água Branca é destaque em Congresso de Secretarias Municipais de Saúde 10h58 Dupla assalta comércio na zona Sul de Teresina e leva R$ 1 mil e celular 10h56 Concurso elege a Miss Gay de José de Freitas 2017 10h53 Após assaltar mercadinho dupla é encontrada escondida dentro de cisterna 10h53 Morre jovem que lutava pela vida após acidente em PIO IX 10h49 PM prende casal com dinheiro e balança em José de Freitas 10h48 Solicitada ao DER-PI recuperação do asfalto entre Lagoa Alegre e José de Freitas 10h48 Eliana foi afastada de seu programa e sua substituta será Patrícia Abravanel