SASC e educação são dúvidas -
ZÉ FILHO ASSUME, mas indefinições no governo continuam
O governador Zé Filho (PMDB) tomou posse na manhã desta sexta-feira (04/04), após a renúncia do governador Wilson Martins (PSB), mas o clima de indefinição ainda continua no Palácio de Karnak. Ao contrário do esperado, Zé Filho nomeou apenas cinco secretários e não apresentou a lista completa com todos os nomes como havia sido anunciado.
Mas Zé Filho garante que a lista de nomes está pronta. A divulgação completa deverá sair apenas neste sábado (05/04), após uma reunião com a equipe e partidos aliados. Deve ter início às 10h, no Palácio de Karnak. É aguardada a definição de nomes para a Secretaria de Educação e a SASC, que teriam provocado mal-estar dentro da base. Leia-se: atritos com o PSB e o PSDB, respectivamente, que não sabem como vão ser encaixados.
E até mesmo entre os peemedebistas o clima ainda é de indefinição e de muita preocupação. Os deputados evitaram falar sobre o assunto e deixaram a responsabilidade para o agora governador do estado. Para o futuro líder de Zé Filho na Assembleia, deputado estadual João Madison (PMDB), o momento deve ser o de confiança. “Tenho certeza que ele vai saber prestigiar o nosso PMDB”, disse. Zé Filho deverá passar o resto desta sexta-feira, após uma movimentada solenidade de transição e posse, em reunião com lideranças que ainda esperam conseguir algum espaço.
'NEM JESUS AGRADOU'
Já no ninho tucano, o prefeito Firmino Filho (PSDB), foi um dos primeiros a chegar a solenidade, e afirmou que não existe nada definido sobre a SASC, motivo de disputa com o PMDB. Firmino terá uma reunião com Zé Filho, que deverá acontecer até o sábado. Diante das especulação e indefinições, Zé Filho aproveitou o discurso de posse para mandar um recado aos aliados e afirmou que não tem preocupação em agradar a todos. “Nem Jesus Cristo conseguiu satisfazer a todas as pessoas, imagine o governador. Agora nós vamos tentar valorizar todos os aliados, aqueles que fazem parte da base, dentro do que foi possível”, disse.
APOIO A MARCELO CASTRO
Falando em prioridades, disse que Segurança Pública e Saúde serão as suas prioridades. "Todas as pesquisas que tem sido feitas mostram que as principais reclamações do povo dizem respeito a situação, principalmente, do HUT. Estamos fazendo estudo com a prefeitura para diminuir o sofrimento do povo", afirmou. Já ao tratar de política, em sua entrevista, pela primeira vez de forma oficial como governador, ele declarou que irá apoiar a candidatura do deputado Marcelo Castro (PMDB), ao Governo do Estado, mas garantiu que a máquina pública na será usada na campanha. “Nós vamos apoiar os candidatos da base, o deputado Marcelo Castro, mas não vamos usar a máquina pública em campanha. Não vamos beneficiar ninguém”, declarou.
DISCURSO DUROU 23 MINUTOS
A entrevista não foi longa, o discurso no Karnak foi breve, mas as suas primeiras palavras como governador, ainda na Assembleia, foram feitas para se refletir. Durou 23 minutos. Finalizou filosofando: "Primeiro me ignoraram. Depois me desprezaram. Até riram de mim. Depois me abraçaram. Eu venci". Acompanhe o discurso de Zé Filho: "Não me desviarei. Vivemos na era da informação. Uma época em todos tem acesso em qualquer gestão. Num mundo em que todo é transparente. Não vou deixar de forma alguma que seja possível retroceder. Meu caro governador, aprendi com o senhor. Garanto estradas, hospitais mercados, são obras em andamentos mas que contam com recursos assegurado, em nosso governo. O nosso olhar será para realizações. Darei andamento a obras do Rodoanel e duplicações, não descuidarei de nenhuma, mesmo com maior dimensão e requerendo recursos maiores, como exemplo a Transcerrado. O Piauí não pode parar neste período vamos fazer com que o Piauí alcance um maior território no Brasil, que sei o que estamos em débito. Já determinei que a equipe garanta um bom atendimento em rede de urgência e emergência em cidade. Embora um ano seja pouco, mas decisivo, na educação. Recebo um Piauí em que a Educação foi prioridade e vamos dar continuidade, para que possibilidade se amplie mais. O servidor público o é o meio para que chegarmos ao fim. Farei de tudo para terem a melhor lembrança desse período chega de discórdia, isso não constrói, temos que nos despir da vaidade para garantir um melhor estado. Deixemos questões políticas para depois o Piauí está acima de todos nós. Conto com a bancada federal, para alavancar obras, como a BR 222 e o Porto. Vamos lutar e vencer batalhas se permanecermos unidos. Convido a todo para trabalharem em prol de um Piauí melhor. Quero me dirigir aos setores industriais e buscar alternativas para garantir condições para gerar emprego e renda, ações, incentivos, mais infraestrutura em tecnologia. Só sairemos dessa condição de pedintes quando gerarmos nossa própria riqueza. Temos a melhor gente e riquezas naturais. A pobreza tem que acabar. O governo é um instrumento para o povo, peço o voto de confiança. Vamos deixar a nossa marca, e melhorar a qualificação profissional. Estamos hoje nessa honrada, saudo a todos e peço paz. Não foi fácil. Agradeço as orações para minha cura e que ajudaram a superar obstáculos. Nesta manhã quero dizer obrigado. De todas as lembranças que guardei seja no silêncio que vivi, que serviram para entender que o destino não é ser socorrido mais socorrer os irmão. Não me abalei com ataques. Aqui estou a resistir, não deixarei sufocar a voz interior. Vou segui meu coração e intuição. Quero que todos saibam que enfrentei aprovação para dar a minha contribuição para o Piauí. A verdade é que duvidaram e lutaram contra, mas estou pronto para conduzir Piauí a um porto seguro. O Piauí não precisa de ódio, mas de união e justiça. Pode-se aprisionar um homem, mas não uma idéia. Tenho um sonho de ver meus filhos vivendo num Estado forte e justo. Bill Gates, dizia espero que vcs não sejam julgados por trabalho, mas como trata o ser humano. O Piauí tem que conquistar seu lugar ao sol. O nosso estado está com o olhar voltado para o futuro. Registro um agradecimento e abraço a Wilson. Aprendi como trabalhar e se dedicar a uma causa. Fui fiel resignado e respeitei meu espaço de governador. Gandh dizia: Primeiro me ignoraram. Depois me desprezaram. Até riram de mim. Depois me abraçaram. Eu venci".
QUEM É O NOVO GOVERNADOR DO PIAUÍ
Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho, tem 44 anos. Nasceu em Parnaíba, litoral do Estado do Piauí. É casado com a deputada estadual Juliana Moraes Souza. Tem quatro filhos: Izabelle Fortes Souza, Gabriella Fortes Souza, Antonio José de Moraes Souza Neto e Augusto Falcão Lopes Neto. Tem dois netos: Maria Valentina de Moraes Souza Lins e Silva e José Torres de Araújo Neto. Iniciou sua carreia profissional como empresário e industrial, em sua terra natal. Sua carreia política teve início como Vereador da cidade de Parnaíba, nos anos de 1993 a 1996, no final do mandato se elegeu Prefeito Municipal no quadriênio de 1997 a 2000. Em 2003, ingressou na Assembléia Legislativa do Piauí como Deputado Estadual, por dois mandatos (2003 a 2007 e 2007 a 2011). No decorrer de suas duas legislaturas foi eleito, por unanimidade de seus pares, para ocupar alguns dos cargos mais importante da Mesa Diretora da Alepi, de 1° e 2° Secretário da Mesa do Poder Legislativo Piauiense. Antonio José de Moraes Souza Filho foi eleito Vice-Governador do Piauí, em outubro de 2010, para o mandato 2011-2014. Exerceu o cargo de Diretor de Desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai-PI. Em 2011, venceu uma acirrada disputa entre os sindicatos industriais do Piauí, para a eleição da presidência da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi, para o período de 2011 a 2015. Participa do Conselho Temático de Integração Nacional da Confederação Nacional da Indústria - CNI. No exercício do mandato parlamentar, participou de varias comissões técnicas do Poder Legislativo: Comissão de Constituição e Justiça, Comissão dos Direitos Humanos, Comissão de Administração Pública e Política Social, Comissão de Infraestrutura e Política Econômica, Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher e Comissão do Consumidor e do Meio Ambiente e Membro Titular da Comissão de Estudos Territoriais do Piauí - CETE. Atualmente é Diretor Regional do Serviço Social da Indústria (SESI); Presidente do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Diretor Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Presidente do Conselho Deliberativo do SESI e SENAI; É conselheiro no Conselho de Representantes da CNI.
Fonte: None











