Fundação teve pedido acatado -

W. Dias manda Sefaz pagar bolsistas da Fapepi; valores estavam em atraso

Na oportunidade Guedes solicitou ao governador o pagamento das bolsas dos bolsistas que se encontra em atraso desde outubro de 2014. O chefe do executivo estadual autorizou o pagamento imediato aos bolsistas, bem como das contrapartidas dos convênios de forma parcelada. O processo já se encontra em tramitação na Secretária de Fazenda do Estado (SEFAZ), para que o pagamento seja efetuado.

O presidente da Fapepi também apresentou sugestões das principais prioridades para este ano de 2015. O governador Wellington Dias autorizou priorizar além das atividades normais da fundação, a implantação de alguns laboratórios - PILOTOS de inovação tecnológicas inclusivas e difusão de tecnologia limpas e sociais nas áreas de energia solar, irrigação, produção de peixe para beneficiar, com viabilidade econômica, os agricultores familiares do Piauí, em parceria com a Secretária da Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER), a Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Para as pesquisas na área de saúde o governador autorizou a consolidação da Fio Cruz no Piauí em parceria da Fapepi com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e com a Secretária de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

O presidente Francisco Guedes deseja também fortalecer o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), “neste sentindo estamos solicitando uma audiência com o ministro da ciência e tecnologia e inovação, Aldo Rebelo, para a próxima semana em Brasília”, enfatizou o presidente.

Com a Embrapa o governador autorizou consolidar as parcerias para a difusão das tecnologias do sisteminha Embrapa, da vitrine tecnológica em convivência com o semiárido e a elaboração do projeto de zoneamento ecológico-econômico do Piauí na escala de 1:250.00.

O Governo autorizou o aprofundamento das parcerias com Instituto Federal do Piauí (IFPI), Seduc e a Seid (Secretária Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) visando buscar a viabilidade de aplicação da inovação tecnológica inclusiva, especialmente a aplicação dos resultados das pesquisas da com a bengala eletrônica para pessoas com deficiência.

Guedes ficou maravilhado com o resultado da reunião. “O governador está disposto a apoiar de forma intensiva as ações da Fapepi, incluindo a regulamentação da lei que criou o Fundo Estadual de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação do Piauí, um fator importante que permite a aplicação de uma porcentagem dos recursos a serem investidos pelas empresas no Piauí, dentro das suas responsabilidades sociais, para a pesquisa”, finalizou o presidente.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco