Melhorias no interior do PI -

'Tivemos um ano positivo', afirma Antônio Félix sobre sua atuação em 2013

Como de costume, ao final de todo ano legislativo o Deputado Estadual Antônio Félix (PSD) realizou o balanço de suas atividades no exercício de 2013, o sétimo ano como parlamentar. Ao analisar as suas propostas e atuação ele afirmou que este foi um ano produtivo em virtude de resultados verdadeiros. “Tivemos um ano positivo”, disse.

Em 2013 o deputado campomaiorense apresentou 40 matérias na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). O parlamentar destaca como importante os requerimentos que visaram a conclusão das estradas de Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e reforma da PI-114 de Cabeceiras do Piauí, dando uma melhor mobilidade urbana para essas regiões. Antônio Félix comemora também a conclusão da reforma da parede da Barragem Corredores que corria sérios riscos de rompimento e assustava os moradores das comunidades vizinhas e ainda o empenho pela concretização da rodovia Transcerrados, no sul do estado. “Deputado não executa obras, mas felizmente nossos pedidos estão sendo atendidos pelo atual governo”, comentou.

Este ano também o parlamentar apresentou as propostas de criação do Programa sustentável de perenização, conservação e uso das águas que está em tramitação e após um sobrevoo sobre a Serra de Santo Antônio em Campo Maior requisitou um estudo de viabilidade técnica e econômica para exploração do turismo ecológico, rural e histórico da área a fim de proporcionar mais empregos e geração de renda para a população.

Antônio Félix vestiu a camisa do “Movimento Polícia Legal” que garantiu uma melhoria salarial para os Policiais Civis, defendeu o entendimento entre outras categorias com o governo do estado e foi relator de diversas matérias que instituiu o plano de cargos, carreiras e salários de várias categorias de servidores do Estado do Piauí. Entre as propostas em que o deputado foi relator, ele ressalta a Lei Orçamentária Anual de 2014 em que conquistou através de diálogos com o governo, aumento para todos os poderes e ainda tornou as emendas parlamentares impositivas, fortalecendo a atividade parlamentar na busca dos anseios da população.

Foi o autor da criação da Comissão Especial de Adequação da Constituição Estadual, uma vez que após a última atualização ocorrida no ano de 2009, já foram promulgadas aproximadamente 15 novas emendas, portanto a necessidade de uma nova atualização e publicação.

Como presidente da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) conseguiu atingir 70% dos municípios piauienses. Desde que assumiu a missão Antônio Félix já alcançou a meta 176 termos de acordos elaborados, destes 52 estão assinados e concluídos, 108 assinados parcialmente e 16 sem assinaturas. Em 2013 foram realizadas 53 reuniões. Para a continuação dos trabalhos em 2014 já existem 91 municípios catalogados. Foram inúmeros os pareceres já aprovados pela ALEPI, existindo mais 09 concluídos e enviados para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A Escola do Legislativo Piauiense avançou sob a presidência do Deputado Estadual Antônio Félix que voltou ao cargo em janeiro deste ano. Lá já eram oferecidos cursos de extensão e especialização e graduação. Em 2013 ocorreu a abertura de dois novos cursos de pós-graduação, houve ampliação das turmas e assinatura de convênios que possibilitou a oferta de mestrado e doutorado para toda a comunidade piauiense, não apenas aos servidores da Assembleia. “A pós-graduação atendia 200 alunos, em 2013 passou a atender aproximadamente 400 estudantes”, destacou.

Outro ponto a ser destacado é a grande quantidade de recursos liberados em apoio a eventos em Jatobá do Piauí e Cocal de Telha, assim como também para entidades como a APICAM e obras que já estão em processo de licitação para serem executadas em Jatobá do Piauí.

Antes de encerrar o ano legislativo, Antônio Félix realizou uma sessão especial para criar o Movimento pela Construção da Barragem de Castelo no Rio Poti que possui um forte potencial hídrico para a agricultura e pecuária, geração de energia elétrica e a industrialização da região, possibilitando ainda a contenção das águas do Poti, que no inverno é caudaloso e forte, mas que no verão não disponibiliza água para abastecimento humano e animal. O parlamentar garante que essa será sua principal bandeira de luta em 2014. “Só vamos sossegar quando a barragem for construída”, garantiu.

“Esse é nosso papel, elaborar projetos que tragam o desenvolvimento e impulsionar ações que resolvam os problemas que atingem os mais humildes do nosso Estado”, concluiu.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco