180graus

'Não se afigura legítimo' - 28/05/2015 às 03h32

STF decide que regra de fidelidade ao partido não se aplica a marjoritários

Ministros mencionaram as tentativas do Congresso de fazer prosperar uma reforma política

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Islamar-Semana Santa
comserv
Hotel Delta - Semana Santa
Terrazzo Poti





O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, decidiu que a regra de fidelidade partidária que prevê perda de mandato do político que muda de partido não se aplica aos casos de eleição para cargos majoritários - como senadores, governadores e presidente da República.

Durante a discussão, os ministros mencionaram as tentativas do Congresso de fazer prosperar uma reforma política e fizeram comentários sobre o modelo atual.

"Não se afigura legítimo estender a regra da fidelidade partidária ao sistema majoritário por implicar desvirtuamento da vontade popular", argumentou o relator da ação no Supremo, Luís Roberto Barroso, seguido pelos demais integrantes do Tribunal.

De acordo com o ministro, a fidelidade partidária deve ser aplicada nos casos de parlamentares eleitos pelo sistema proporcional, como deputados federais, nos quais a votação recebida pelo partido é determinante para a eleição.

O STF foi provocado sobre o assunto pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou que o Tribunal declarasse a inconstitucionalidade de trechos de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o destino do mandato de políticos eleitos que deixam o partido.

No caso de parlamentares eleitos pelo sistema proporcional a infidelidade partidária gera como consequência a perda do mandato para o partido político pelo qual o parlamentar se elegeu.

A PGR defendeu ao Supremo que os políticos eleitos pelo sistema majoritário, como senadores, não se submetem às mesmas regras dos parlamentares eleitos pelo sistema proporcional. O entendimento foi adotado pelos ministros.

"Tal medida (adotar mesma regra para eleitos no sistema majoritário), sob a justificativa de contribuir para o fortalecimento dos partidos brasileiros, além de não ser necessariamente idônea para esse fim, viola a soberania popular", disse Barroso.

O ministro apontou que no período de 1995 a 2007 foram registradas 810 migrações de partidos políticos envolvendo um total de 581 parlamentares.

A decisão desta tarde abre brecha para beneficiar a senadora Marta Suplicy (sem partido SP). O caso chegou inclusive a ser mencionado no plenário do Supremo durante as discussões pelo ministro do STF e presidente do TSE, Dias Toffoli.

Ontem, o PT, antigo partido da senadora, protocolou uma ação na Corte Eleitoral para reivindicar o mandato de Marta, que deixou a legenda em abril.

Reforma política

A reforma política e necessidades de mudança no modelo atual foram discutidas pelos ministros da Corte.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, chegou a dizer que a urgência de discutir o tema se dá em função do "momento" vivido "em que a Nação está discutindo reforma política". Barroso fez críticas ao modelo político atual:

"O sistema de eleição proporcional em lista aberta no Brasil é uma usina de problemas.

Temos um sistema, portanto, que não tem servido bem ao País e por essa razão a reforma política está na ordem do dia", disse o ministro, um dia após o plenário da Câmara dos Deputados derrubar a proposta de adoção de um novo sistema, o chamado "distritão".

Ainda neste ano mais um tema que trata do modelo político adotado no País deve ser discutido pelo Supremo.

Nesta quarta-feira, 27, o ministro Gilmar Mendes voltou a dizer que irá devolver até o fim de junho a discussão sobre financiamento privado de campanha.

Uma ação que discute o tema está parada na Corte desde abril do ano passado por um pedido de vista de Mendes. A ação foi proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tenta proibir doações de empresas a partidos e candidatos no País.

Fonte: Com informações da Exame

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
02h54 Parnahyba ganha o turno e faz a festa no Lindolfo Monteiro 00h03 Inauguração do comercio WR em Água Branca 23h39 Parnahyba derrota Altos e conquista o 1º turno do Campeonato Piauiense 20h32 OAB-PI vai ajuizar ação em defesa dos rios Poti e Parnaíba 20h11 Dia do Teatro e do Circo será comemorado no 4 de Setembro 20h05 Brasileiros preferem depilação completa, é o que revela pesquisa 20h02 Com foco no título estadual, atleta crê numa nova etapa para o Flamengo-PI 20h01 Internet fixa com limite: consumidor deve ficar atento às ofertas e planos 20h00 Violinista que dá aulas de música de graça faz campanha por sede maior 18h34 Posição do juiz Antônio Nollêto em julgamento vem incendiando debate 18h01 Esperantina: Celulares, pilhas e até drogas são arremessados em prisão 18h01 CGU apura 'sumiço' de R$ 1,3 milhão para o SAMU de THE 16h57 Kléber Montezuma recebia da UESPI e da Secretaria de Educação da PMT 16h53 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 16h26 Justiça acata denúncia e acusados de assassinar Dandara são presos 16h10 River inicia venda de ingressos para jogo contra o Vitória-BA no Lindolfo 16h04 Chile, China e Egito fazem o anuncio de retomada da importação de carne 15h44 Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência 15h02 Filha de Regina Casé mostra barrigão de grávida nas redes sociais 14h44 Bruna Marquezine vai passar tempo com Neymar na Europa, segundo jornal 13h59 Acidente Grave na BR-135 13h46 Loteamento Vale do Amanhecer 13h39 Policiais Militares da Cidade de São Francisco do Maranhão Recuperam Motocicleta Roubada 13h36 Disney é processada por plágio em Zootopia 13h25 De abril a junho, o PT vive momentos de eleição para toda sua direção. Dos municípios ao Brasil

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram