Para reduzir evasão escolar -

Rejane Dias acerta com Banco Mundial por empréstimo de até US$ 65 milhões

A Secretaria Estadual da Educação está acertando detalhes de um empréstimo com o Banco Mundial que poderá chegar a 65 milhões de dólares. Os recursos devem financiar diversas ações na área, incluindo a expansão do ensino técnico, das escolas de tempo integral, da mediação tecnológica e a implantação do programa Poupança Jovem Piauí.

Este programa tem o objetivo de reduzir a evasão escolar nas 44 cidades do Piauí com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Puapança Jovem Piauí vai garantir poupança de R$ 1.500 a cada estudante do Ensino Médio, paga em três parcelas anuais. Nos primeiros dois anos o estudante ou responsável só poderá sacar 40% do valor depositado. Apenas no último ano ele pode sacar o valor integral, junto o saldo corrigido das parcelas anteriores. Para receber cada depósito, o aluno precisa ser aprovado ao final de cada ano.

Os valores destinados aos demais programas estão sendo finalizados com o Banco Mundial. O Estado está realizando diagnósticos de alcance, possibilidades e metas para cada ação. “A Seduc precisa ter planejado, por exemplo, o quanto pode alcançar com a expansão do Tempo Integral e quanto pretende chegar com base nesta possibilidade”, comentou Michael Drabble, especialista em educação do Banco Mundial, acrescentando que os aportes de recursos estão praticamente garantidos.

A secretaria da Educação, Rejane Dias, declarou que o empréstimo será fundamental para o Estado avançar suas principais propostas para desenvolver o setor. “Neste momento em que o Piauí enfrenta dificuldades financeiras, mas tem capacidade de endividamento, esses recursos são uma excelente alternativa para podermos investir”, comentou.

Os recursos do Banco Mundial para a Educação faz parte de um empréstimo tomado pelo Governo do Estado, para diversas áreas, que deve alcançar 320 milhões de dólares.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco