Desapropriação de 150 imóveis -

Secretário Washington Bonfim negocia c em Brasília início da reforma do aeroporto

O Secretário Municipal de Planejamento, Washington Bonfim, participa nesta quarta-feira de uma reunião na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, para detalhar o projeto de reforma do aeroporto de Teresina. O atual aeroporto opera hoje no limite da sua capacidade e já não é mais capaz de ampliar o número de voos para a capital piauiense. Por conta disso, a reforma no atual terminal tornou-se uma prioridade, já que um novo terminal só deve ser construído no ano de 2029 e, até lá, a cidade de Teresina ficaria prejudicada em função das restrições do atual aeroporto.

Nos últimos dez anos, o número de passageiros passou de 210.882 para 1,044 milhão de passageiros, o que representa um crescimento de 395,5% no período. Para adequar o aeroporto Petrônio Portela à atual necessidade da capital, a SAC apresentou três cenários possíveis à Prefeitura. Depois de várias reuniões com a comunidade que mora no entorno do aeroporto, o Prefeito optou pelo cenário 1, que corresponde ao menor número de desapropriações, a fim de evitar maiores transtornos entre os moradores. No entanto, é impossível realizar a necessária reforma sem que haja a desapropriação de cerca de 150 imóveis, sendo que quase a metade deles corresponde a imóveis comerciais.

Neste cenário, as intervenções possibilitariam que a capacidade do aeroporto fosse ampliada para 3 milhões de passageiros por ano, até 2029. A casa de passageiros seria ampliada para 55 mil metros quadrados, com construção de 12 pontes para aeronaves, e 18 mil metros quadrados de estacionamento. Para isso, seriam necessárias desapropriações em uma área equivalente à 30 mil metros quadrados e um investimento de R$614 milhões.

Desde o primeiro momento, a Prefeitura tem sido solidária à comunidade, mas não pode impedir uma reforma que se faz urgente para o desenvolvimento da cidade.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco