Secretário acumula 'pepinos' -

Caos na gestão do Zé: Na SEDUC, já faltou merenda e até mesmo telefone

Para o secretário Estadual de Educação, Alano Dourado, a situação na pasta está sendo controlada, mas a verdade é que nem tudo por lá são flores, e o jardim da Seduc não é o mais florido da gestão do governador Zé Filho (PMDB). Depois de duas manhãs no prédio da secretaria, o 180graus observou muitas queixas – de funcionários e fornecedores – e ainda dos professores.

No início desta semana nossa reportagem recebeu a denúncia de que os telefones da Secretaria estavam cortados por falta de pagamento. Ligações, só para ramais internos. Estivemos na secretaria nesta terça-feira (06/05), e conversando informalmente com os funcionários, que não chegaram a confirmar o corte das linhas, mas admitiram problemas

“Estamos mesmo com problemas pra ligar pra fora, mas eu pensei que estivesse recebendo.. mas eu acho que não está mesmo não”, diz. Ao informar que nossa reportagem sequer conseguiu ligar para a secretaria, a funcionária completa: “é, nós estamos com problemas com os telefones daqui”, diz (ouça abaixo). Na manhã seguinte à nossa visita, a situação já parecia ter sido normalizada.

Um vídeo, gravado por nossa reportagem na manhã de terça-feira mostra as tentativas de ligar para os números da secretaria disponíveis no site do governo, e as chamadas são respondidas com a mesma mensagem do operador. "Não foi possível completar esta chamada. O número para o qual você ligou não está disponível no momento" e ainda "Este número não existe".

Quanto ao áudio gravado da conversa com funcionárias da Seduc também é possível constatar a situação. Ao ser questionada sobre o problema nas linhas telefônicas, a mulher responde confirmando a situação.

Na sala de espera do secretário, até mesmo donos de empresas terceirizadas aguardavam para conversar com Alano, ou mesmo a diretoria financeira da secretaria. Sem querer dar muito detalhes ao 180graus, um empresário que esteve lá na manhã desta quarta-feira (07/05) admitiu a difícil situação de seu negócio e que a visita era mais uma tentativa de garantir pagamentos que estão atrasados.

FALTOU MERENDA NAS ESCOLAS
Justamente nesta quarta-feira, quando nossa reportagem aguardava pelo 2º dia para falar com o secretário, os diretores da rede Mais Educação debatiam problemas com a merenda escolar. Isso porque a secretaria não estava realizando os devidos repasses, fazendo faltar merenda nas escolas, e acarretando a evasão de alguns estudantes. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação confirmou a situação, e fez um apelo ao secretário para que a situação fosse rapidamente resolvida. “Ele me disse que seria solucionado, pelo menos foi isso que entendi. Se não resolver, vamos voltar aqui e reivindicar”, disse.

CARRO DA SEDUC NO EXTRA, SÁBADO À TARDE
Uma das primeiras denúncias que chegaram contra a Seduc já foi apurada pela secretaria, que garante, não ter detectado irregularidades. A situação ocorreu depois que um veículo oficial da secretaria foi visto em um sábado à tarde no supermercado Extra. “Confiamos na nossa equipe, mesmo assim mandamos averiguar. Descobrimos que se tratava de um gerente regional, trabalhando fora de seu horário de expediente, comprando gêneros alimentícios e material elétrico para a escola”, esclarece Alano.

PAGAMENTOS DE FORNECEDORES
Se na sala de espera do secretário havia fornecedores à espera de pagamento, o secretário garantiu que o governador Zé Filho já havia liberado todos os pagamentos de fornecedores, “principalmente referente às atividades ligadas à educação”. Sobre internet e telefone, Alano disse que tudo estava quitado, e culpou a situação a pendências financeiras ainda da gestão anterior. O secretário também reconheceu o problema com a merenda escolar, mas disse. “Foi resolvido”. Não é o que dizem os professores através de denúncias trazidas ao 180graus.

ALANO JÁ PLANEJA LICITAÇÃO
O secretário agora, através de uma comissão, pretende organizar a distribuição de servidores no quadro da secretaria. Ele nomeou uma comissão que vai adequar os funcionários em suas áreas específicas. Ele anunciou ainda que em breve sairá uma licitação para contratação de empresa especializada no fornecimento de merenda escolar, e que desonere servidores de estarem indo ao supermercado para fazerem tal serviço. Pelo menos, depois desta licitação, saberemos que carro da Seduc no Extra em um sábado à tarde não é diretor comprando merenda.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco