180graus direto de Floriano -

I Congresso de Direito Agráro do PI reúne autoridades e busca soluções

Tem início nesta quinta-fera (28/11), o I Congresso de Direito Agrário e de Registro de terra do estado, promovido pela Corregedoria de Justiça do Estado do Piauí. O evento, organizado pelo Instituto Galaxy, é realizado na Câmara Municipal de Floriano, 240 Km ao Sul de Teresina, e conta com a presença de autoridades como o corregedor de Justiça Paes Landim, o desembargador Oton Mário José Lustosa Torres, além de juízes e advogados vários pontos do país.

A Corregedoria da Justiça do Piauí buscou para o congresso autoridades que servem como referencial para todos os Tribunais de Justiça brasileiros, a fim de que todos compartilhem o conhecimento, buscando soluções para os problemas enfrentados na área agrícola.

Visando discutir problemas e encontrar soluções, o corregedor Paes Landim comentou com o 180graus o que pretende com o evento. "O objetivo do congresso é discutir a regularização de terras em nosso estado, por isso trazemos 13 conferencistas, buscando encontrar soluções para a polêmica questão", afirma o desembargador.

Após solenidade de abertura, a palestra "Formação fundiária do Estado do Piauí", ministrada pelo professor da Universidade Federal do Piauí, Antonio Fonseca dos Santos Neto, dá o tom à discussão que vai permear o evento a questão agrária no estado que já é conhecido com a fronteira agrícola do Brasil. Mestre em Ciências, Antonio mostra como o Piauí é formado até chegar à questão das terras, tema que é discorrido ainda pelo engenheiro agrônomo e diretor de crédito da secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, Rui Cipriano.

Para o prefeito Anfitrião, Gilberto Júnior, do PSB em Floriano, o congresso é a oportunidade que os moradores, especialmente da região Sul do Piauí, tenham a oportunidade de regularizar as moradias, assim também como as terras onde produzem.

O evento conta com a presença que vai desde autoridades da área do Direito, como estudantes, assim como pessoas, em variados níveis, interessados na questão do direito (e deveres) relacionado a terras. "Tanto as adquiridas, quanto as que possam se adquirir", como comenta Fonseca Neto, o primeiro palestrante do Congresso, que reúne muitas pessoas no plenário da Câmara municipal de Floriano.

VEJA MAIS FOTOS

REPÓRTERES: Daniel Silva e Alex Gomes - Direto de Floriano
COLABORAÇÃO: Instituto Galaxy

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco