Promessas sob suspeita -

Heráclito peita ministro por obra no PI e pela conclusão de hidrelétricas

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) cobrou esta semana durante uma Comissão Geral realizada no plenário da Câmara dos Deputados, com a presença do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, uma concretização rápida das promessas feitas esse mês pelo integrante do governo Dilma Rousseff no Piauí.

Antes, porém, lembrou ao ministro que as três hidrelétricas prometidas já foram licitadas e não apareceram compradores, porque não era rentáveis. “Eu começo dizendo que fiquei na maior felicidade, ministro. Vossa excelência esteve no meu Estado, nas cidades de Barras e Teresina, inaugurou uma subestação e prometeu 4 bilhões e meio de reais de investimentos no Estado - estou com o um jornal na mão -, a construção de três hidrelétricas no Rio Parnaíba”, rememorou.

HIDRELÉTRICAS JÁ FORAM SUBMETIDAS A REGIME DE LEILÃO, MAS...
“Eu quero apenas lembrar a vossa excelência que essas hidrelétricas já foram submetidas a regime de leilão, através de PPPs, e não apareceu comprador, até porque a recuperação ambiental foi estimada na ordem de 1 bilhão e meio de reais e não havia nenhum retorno econômico para o caso”, complementou.

A COBRANÇA DIRETA E SEM MEIOS TERMOS...
“Quero apelar a vossa excelência que deixe aqui, nos Anais desta Casa, de maneira concreta, como esse investimento vai ser feito e quando ele vai ser feito, porque nós passamos 8 anos do governo anterior, que retornou agora, com a promessa dessas barragens, e elas não aconteceram”, tascou.

AS PERDAS COM A FALTA DE ENERGIA...
Em seu posicionamento firme, o ex-senador da República, que tanto advertiu à população piauiense sobre o descaso de governos anteriores, também abordou a ineficiência da Eletrobrás Piauí e seu significado pífio para o desenvolvimento do Estado, tão apregoado pelo atual governo, inclusive, em versões passadas.

“Por conta de falta de energia, o Piauí perdeu a Suzano, que se instalou no Maranhão. A Serra do Quilombo, uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil, teve a sua última extensão energética ainda no Governo Fernando Henrique, 80 quilômetros, e precisa de mais 40 quilômetros. Deixo registradas minhas esperanças para vossa excelência, no sentido de que nós possamos, finalmente, ter de maneira concreta esse benefício”, posicionou-se.

“IRRESPONSABILIDADE NA REDUÇÃO DA TARIFA ELEITOREIRA”
Heráclito Fortes lembrou ainda do caso mais recente, a tal das tarifas reduzidas na conta de energia, que ao final não resultou em nada para o brasileiro. “Nós estamos vivendo a irresponsabilidade de uma redução de tarifa eleitoreira. Reduziu-se tarifa sem nenhum critério técnico, e hoje nós estamos pagando. Não tivemos as tarifas reduzidas, e estamos tendo, pelo contrário, aumentos que vão abalar o setor econômico”, alfinetou.

MINISTRO NÃO ASSUMIU COMPROMISSO
O ministro, ao retomar a palavra, não tratou do assunto abordado por Heráclito Fortes, muito menos assumiu o compromisso de dizer como vai fazer funcionar as três hidrelétricas no Piauí.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco