COBERTURA COMPLETA -

DILMA diz a Wilsão: 'Governador eu nunca lhe deixei na mão'

A presidenta da República Dilma Roussef (PT) desembarca em Teresina, na manhã desta terça-feira (18/02), para uma visita relâmpago, onde anuncia investimentos da ordem de R$ 400 milhões para obras de mobilidade urbana.

Dilma chega a capital do Piauí acompanhada de ministros, assessores e várias autoridades locais, como os senadores Wellington Dias (PT), Ciro Nogueira (PP) e João Vicente Claudino (PTB) e os deputados federais Marcelo Castro (PMDB), Iracema Portela (PP), Assis Carvalho (PT), Osmar Júnior (PCdoB), entre outros.

O governador do Piauí Wilson Martins (PSB) e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) recepcionam a presidenta. Ela deve conceder entrevista a alguns veículos de comunicação no Aeroporto Petrônio Portela, zona Norte de Teresina, e depois se dirige até o Atlantic City Club, na zona Leste, onde faz o anúncio em palanque montado em auditório.

Prefeitos piauienses, que serão agraciados com entrega de máquinas, recebem Dilma e têm momento para cumprimentá-la. Uma das principais obras a serem anunciadas por Dilma no Piauí diz respeito à ampliação da linha do Metrô de Teresina. O governador deve aproveitar para fazer algumas cobranças sobre o que ela havia prometido anteriormente. Para completar, há todo um clima político eleitoral, já que ela une os dois pré-candidatos a governador, W.Dias e Marcelo, no mesmo palanque.

A reportagem do 180graus acompanha em tempo real:

MANIFESTAÇÃO - Atualizada às 9h45
Antes mesmo de a presidenta Dilma chegar um grupo de funcionários públicos federais, dos Correios, com cartazes e gritos de protestos, faz uma manifestação pacífica. São mais de 300 homens das Polícias Militar, Civil e Federal, além de tropas do Exército, fazendo a segurança e colocado uma barreira que deixa os manifestantes bem distantes dela. Para evitar maior conflito, ela vai de helicóptero até o Teresina Shopping e de lá pega um carro até o Atlantic City Club.

CHEGADA DE DILMA - Atualizada às 10h15
A presidenta Dilma desembarcou no Aeroporto Petrônio Portela exatamente às 10h06. Desceu do avião acompanhada dos senadores Wellington Dias (PT), Ciro Nogueira (PP) e João Vicente Claudino (PTB) e do deputado federal Marcelo Castro (PMDB). O governador Wilson Martins (PSB) foi o primeiro a lhe cumprimentar, deu as boas vindas e a acompanhou pelo aeroporto, onde concede entrevista a apenas três veículos de comunicação: TV Meio Norte e rádios Verdes Campos e Pioneira.

ENTREVISTA DE DILMA SÓ À TV MN - Atualizada as 11h25
A presidenta Dilma ficou um bom tempo em um espaço VIP, reservado, no Aeroporto de Teresina. Ela evitou o restante da imprensa e sua assessoria escolheu, de emissora local, apenas TV Meio Norte para conceder uma entrevista exclusiva. Entre rádios, foram escolhidos Verdes Campos Sat e Rádio Pioneira. Gerou descontentamento com os outros veículos que fazem a cobertura da visita da presidenta ao estado. Ainda chegou a cogitar-se a possibilidade de ela conceder uma coletiva, mas ela não quis. Os jornalistas disseram que se tratava de desfavorecimento. Mas a assessoria do Planalto disse que se deve aos seguintes critérios: audiência, abrangência e alcance regional.

DISCURSOS: FIRMINO, WILSÃO, DILMA - Atualizada às 11h40
A chegada ao Atlantic City Club foi movimentada. W.Dias e Marcelo, pré-candidatos a governador, foram aplaudidos. O governador e o prefeito também foram aplaudidos. Surpresa foram os aplausos para o vereador Rodrigo Martins (PSB), quando teve seu nome citado. Primeiro a discursar foi o prefeito de Teresina Firmino, que aproveitou para fazer algumas cobranças à presidenta: "Como vários prefeitos, eu também sou pidão". Depois foi a vez do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Na sequência, é feita a entrega das máquinas a cada um dos 40 prefeitos. Dilma e o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) fazem a entrega. O prefeito de São Francisco do Piauí, Dr Francisco, discursa em nome de todos os prefeitos. O presidente da APPM Arinaldo Leal também se pronuncia. Em seguida, Wilson Martins fala e por fim a presidenta.

WILSÃO COBRA DILMA O PORTO - Atualizada às 12h50
O governador Wilson Martins (PSB) marca seu discurso por cobranças. Pediu a luta pela transposição dos rios São Francisco para interligação com os demais, até o Sul do estado. E insistiu no Porto de Luís Correia, que precisa ter uma maior atenção da presidenta Dilma. Lembrou ainda que quer a duplicação de BRs, projeto para interligação dos estados do Piauí, Maranhão, Tocatins e Bahia. Cobrou ainda as BRs 222 e outra na região de Picos e contribuir em operações com o Banco Mundial e instalação de novos campus do IFPI.

Atualizada às 13h50

Em seu discuso, o governador Wilson Martins destacou os investimentos anunciados por Dilma Rouseff, mas fez alguns pedidos para a presidenta, como, por exemplo, a conclusão do porto de Luís Correia:

“O Porto de Luis Correia agora sim tem um projeto executivo acabado e está dependendo de vossa excelência autorizar, junto a Secretaria dos Transportes investimentos para a reconstrução de 300 metros de cais com áreas de porto e retroporto que vai representar que o nosso porto seja um dos maiores do Brasil, na comparação com o de Santos. Essa seria uma das maiores obras estruturantes para o Piauí e também para todo o Nordeste, desafogando assim os portos de Fortaleza e São Luis."

Outro investimento pedido pelo governador foi em relação à BR's no estado. Para as BR's 342 e 316, que cortam Teresina e estão sendo duplicadas, Wilsão pediu 50 milhões de reais para que as obras de duplicação possam chegar até as saídas do Rodoanel viário.

Por fim, Wilson Martins brincou com a presidenta e fez uma relação com sua última visita ao estado:

"Da última vez que a senhora esteve aqui, nós a presenteamos com um gibão. Hoje não tem gibão. Preparamos um almoço, também não teremos almoço. Mas a senhora leva um amigo que lhe respeita, lhe admira e lhe abraça.", concluiu Wilsão em seu discurso.

Logo após Wilson Martins falar, foi a vez da presidenta Dilma tomar a palavra no microfone. Muito aplaudida, ela fez questão de cumprimentar todos os presentes no evento e iniciou seu discurso fazendo elogios ao projeto de mobilidade urbana de Teresina e anunciou os investimentos que serão feitos.

"Eu estou aqui para lançar uma obra de mobilidade urbana que considero muito importante mesmo. Obra que é essencial para uma país que tem cidades médias e grandes como o Brasil. Por isso vim pessoalmente lançar um novo metrô, como vocês chamam aqui, que é um veículo leve sobre trilhos. Nós vamos colocar aqui cerca de 611 milhões de reais. Que serão divididos em 306 milhões de reais provenientes de um fundo perdido, que não iremos cobrar, e 304 milhões com financiamento em até sete anos. Nunca nenhum presidente colocou tanto dinheiro para mobilidade aqui no Piauí e por isso eu estou muito orgulhosa."

A presidente destacou também o futuro do Piauí: "A região que vai crescer mais é a região do MAPITOBA, que envolve Maranhão, Piauí, Tocatins e Bahia, mas, em especial, o Piauí. Eu vejo em olimpíadas de conhecimentos, principalmente nas olimpíadas de matemática, os alunos com suas medalhas de ouro no peito. Um povo que se dedica a estudar não tem como não ser um povo desenvolvido."

REPÓRTERES:Lídia Brito, Daniel Silva, Manoel José e Larice Sena - Direto do Aeroporto e do Atlantic City Club

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco