'Não é postura de juiz' -

Deputado Nazareno Fonteles sobre Fux: 'Ele merece um impeachment'

Crítico ferrenho de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Nazareno Fonteles, do PT do Piauí, defende que seja impetrado um processo de impeachment contra Luiz Fux, depois das denúncias feitas pelo ex-ministro José Dirceu à Folha de S.Paulo. "Isso não é postura de um juiz", afirma ele, em entrevista concedida ao 247 nesta quarta-feira 10.

Dirceu contou ter sido "assediado moralmente" durante seis meses por Fux, que era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pleiteava uma vaga na Corte Suprema. Fux teria ido atrás do petista depois de saber de sua influência no Planalto. Quando finalmente conseguiu um encontro, prometeu, segundo o ex-ministro, absolvê-lo no caso do 'mensalão'. Não foi o que aconteceu.

Numa entrevista concedida em dezembro passado ao mesmo jornal, Luiz Fux admitiu ter procurado autoridades, inclusive Dirceu, para conseguir uma indicação do governo para o tribunal. Na ocasião, declarou que 'mataria no peito' o julgamento da Ação Penal 470, porque tinha experiência. "Desde aquela entrevista anterior, que o Fux falou várias leviandades, eu defendi o procedimento de impeachment contra ele", disse Fonteles, que é autor de uma PEC, no Congresso, que prevê ao Legislativo sustar atos do Judiciário.

Na avaliação do deputado, não só Fux deveria ser alvo de impeachment, mas o próprio presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, por ter sido relator de um processo que condenou sem provas e pelo comportamento com seus pares, e Gilmar Mendes, que já esteve no centro das atenções em uma série de polêmicas. Agora se isso irá realmente acontecer, ele diz não saber. "No mínimo tem que se abrir uma comissão especial para analisar o caso", avalia, especificamente sobre o episódio com Luiz Fux.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco