Eleições 2014 em destaque -

Debate na TV Globo tem acusações, bate-boca e críticas; saiba como foi

Marina critica inexperiência de Dilma e petista ironiza 'nova política'
A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e a candidata Marina Silva (PSB) travaram um duelo durante o segundo bloco do debate entre presidenciáveis realizado pela "TV Globo" nesta quinta-feira (2). Marina questionou a falta de experiência política de Dilma e a presidente respondeu dizendo que não é necessário ter feito "carreira" na política para chegar à Presidência.

A petista aproveitou ainda para ironizar um dos motes da campanha de Marina, que fala em "nova política" --Marina criticou durante toda sua campanha alianças entre partidos que não sejam o que ela considera "programáticas".

Marina questionou os ataques feitos pelo PT contra a proposta feita pelo PSB de dar independência ao Banco Central e perguntou "qual Dilma fala agora?".

Dilma respondeu dizendo que Marina confundia independência com autonomia.

"Acho que você está deliberadamente confundido autonomia com independência. No seu programa está escrito de forma clara, independência. Eu respeito autonomia do Banco Central. Eu sugiro que a senhora leia o que escreveram no seu programa, a senhora está confundindo autonomia com independência, e são coisas diferentes. Não é possível transferir essa escolha para os bancos", disse Dilma.

Na réplica, Marina disse que a Dilma que falava era a "Dilma das eleições", e não a "Dilma das convicções".

"Que por não ter experiência política e ter virado presidente da República, não ter sido nem vereador, e virado Presidente da República, sabe o que acontece? Confunde os poderes. Acha que autonomia do Banco Central é ser um poder independente", disse Marina.

Dilma rebateu, disse que a inflação está sob controle e questionou o argumento sobre sua suposta falta de experiência política.

"Agora, a minha inexperiência política, é interessante vindo de uma pessoa que defende a nova política. Quer dizer, candidata, que uma pessoa que não fez a carreira vereadora, deputada, senadora, ela não pode ser presidenta? Onde isso está escrito? Não na nossa Constituição. Aliás, eu tenho convicção que qualquer brasileiro ou qualquer brasileira podem ser presidente da República", disse Dilma.

Dilma e Marina batem boca
As candidatas à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) discutiram, ao vivo, durante o debate realizado pela TV Globo, nesta quinta-feira (2). No terceiro bloco do debate, ao final da tréplica de Dilma, Marina continuou a falar, contrariando as regras do debate. Os microfones de Marina foram desligados. Foi necessária a intervenção do mediador do debate, William Bonner, para que a discussão terminasse.

No terceiro bloco, Marina perguntou por que Dilma não teria cumprido todos os compromissos assumidos durante a campanha em 2010. Dilma respondeu dizendo que cumpriu todos os seus compromissos e citou as medidas contra a corrupção adotadas em seu governo.

Na réplica, Marina voltou a dizer que Dilma não teria cumprido seus compromissos e que a presidente da República teria "varrido a corrupção para debaixo do tapete". A discussão, já com os microfones desligados, se deu após a tréplica de Dilma Rousseff.

A presidente citou o caso de um diretor do Ibama nomeado por Marina Silva durante sua gestão junto ao Ministério do Meio Ambiente por desvio de recursos. "E eu não saí por aí dizendo que você sabia disso", disse Dilma.

Este foi o segundo momento em que o embate entre Dilma e Marina gerou tensão durante o debate. O primeiro embate entre as duas havia ocorrido no segundo bloco, quando Marina criticou a falta de experiência política de Dilma. A presidente e candidata à reeleição rebateu e ironizou a expressão 'nova política' comumente usada por Marina.

‘Há corruptos em todos os lugares’, diz Dilma
Na primeira pergunta do debate de hoje entre os presidenciáveis na Globo, Luciana Genro (PSol) questionou Dilma Rousseff (PT) sobre o escândalo da Petrobras, e insinuou que isto seria consequência de uma aproximação petista com a direita. Dilma esquivou-se e disse: “Há corruptos em todos os lugares, não são as alianças que definem corruptos”. E completou: “Todo mundo pode cometer corrupção”.

Jorge critica Levy; Levy rebate
Eduardo Jorge (PV) pediu que Levy Fidelix (PRTB) se desculpasse pelas declarações feitas no último debate. Na resposta, além de não pedir desculpas, Levy atacou: “Você não tem moral nenhuma”, disse para o candidato do PV, acusando-o de fazer apologia ao uso da maconha. Fidelix defendeu a liberdade de expressão e disse que naquela oportunidade suas declarações foram apenas defesa da família cristã.

“Reitero que o senhor envergonhou o Brasil com suas declarações”, disse Jorge na réplica.

Na tréplica, Fidelix disse que quem envergonha o país é Jorge por ser favorável ao aborto e à legalização da maconha.

Dilma pede que Marina leia seu programa de Governo
Durante um debate sobre a autonomia do Banco Central, Dilma Rousseff (PT) ironizou a incoerência de Marina Silva (PSB) e insinuou que Marina ainda não leu o próprio programa de Governo. Para Dilma, Marina confunde autonomia com independência.

Aécio diz que Dilma entregou Petrobras a uma quadrilha
Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) discutiram sobre privatizações. Aécio defendeu que o PSDB privatizou o que deveria ser privatizado. Disse que Dilma entregou a Petrobras a uma quadrilha, mas que, se eleito, em seu governo a empresa será devolvida aos brasileiros.

Para Aécio, Genro não tem conexão com realidade
Em discussão sobre privatizações, Aécio Neves (PSDB) disse que os argumentos de Luciana Genro (PSol) são um espetáculo que não tem conexão com a realidade.

Dilma diz que não engavetou corrupção
Assim como alegou no Debate da Record, Dilma Rousseff (PT) manteve o discurso de que combateu a corrupção. “E não houve governo que mais combateu a corrupção que o meu. Não varri para debaixo do tapete e não engavetei”, disse Dilma, argumentando que deu autonomia aos órgãos responsáveis pela fiscalização e investigação de escândalos de corrupção.

Marina Silva (PSB) contrariou e disse que no governo de Dilma a sujeira foi varrida para debaixo do tapete.

Jorge diz que Dilma é Presidente Imperial
Depois de criticar a relação do Governo Federal com os municipios, Eduardo Jorge (PV) disse que Dilma Rousseff (PT) é, ou tenta ser, uma Presidente Imperial. “Eu não sou imperial, eu sigo a constituição”, disse Dilma.

Fonte: Com informações do Uol

Comentários

Trabalhe Conosco