Caso em assentamentos no Piauí -

Consumidores têm débitos de R$ 33 mil em uma noite; deputada negocia

A deputada estadual Flora Izabel (PT) esteve reunida com a direção da Eletrobras, durante esta semana, para tratar sobre a negociação de dívidas de assentamentos rurais de Buriti dos Lopes junto à distribuidora de energia. Os agricultores reclamam que, em apenas uma noite, o medidor chega a registrar um consumo de R$ 33 mil, impossibilitando o pagamento das contas de energia por parte dos moradores.

“São valores muito altos para um agricultor quitar, culminando com o corte do fornecimento de energia. Tal situação gera um grande desconforto, além de tirar a fonte de renda de centenas de moradores que vivem da produção de arroz e outros alimentos para sobreviver”, argumenta Flora Izabel ao comentar que vai interceder pelos assentados junto ao Governo do Estado, assim como ao Incra e demais órgãos que tenham relação com a manutenção desses assentamentos.

Outra reivindicação feita pela deputada foi a extensão do programa de eletrificação rural no município de Buriti dos Lopes, pois ainda hoje existem famílias que não são contempladas com o fornecimento de energia elétrica. “O Programa Luz para Todos tem que continuar de forma atuante, pois energia elétrica é um componente básico na vida de qualquer comunidade”, defende Flora Izabel.

De acordo com Marcelino da Cunha, presidente da Eletrobras Piauí, nos próximos dias, a empresa realizará licitação para contratação de novas empresas para que sejam efetivadas 17 mil novas ligações energéticas em todo o Piauí. Com a medida, a Eletrobras visa universalizar o fornecimento de energia no Estado nos próximos anos.

“Também estaremos atuando no combate à expansão das gambiarras, que em muito prejudicam um fornecimento de energia de qualidade. Em relação às dívidas com a empresa, temos conversado com as Prefeituras para que estas executem serviços para a Eletrobras e seu débito seja abatido progressivamente”, explica Marcelino da Cunha.

Estiveram presentes durante a reunião o vereador de Buriti dos Lopes, Sancho Escórcio, o presidente da Associação de Trabalhadores Rurais, Josué de Castro, o presidente da Associação de Trabalhadores da Fazenda Iracema, Etevaldo Moreira,

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco