Política em destaque -

Atitude de segurança de Wilsão gera protesto, até do exterior, na internet

A atitude de um segurança do governador Wilson Martins durante visita, reprimindo um protesto que acontecia, repercute na indignação do povo, que aproveita para se manifestar nas redes sociais.

Após matéria publicada pelo 180graus, a indignação dos leitores foi visível com a cena de repressão a um protesto pacífico que aconteceu em Jaicós, 360  Km, a sudeste de Teresina. VEJA AQUI

Pessoas de todo o Piauí, do Brasil e até mesmo do exterior, entre advogados, médicos, estudantes, criticaram a atitude, defendendo a liberdade religiosa.

De acordo com o site Noticiei, a repercussão do fato nas redes sociais foi grande. Muitas pessoas deixaram mensagens de apoio ao jaicoense e de repúdio ao Governador e também às diversas autoridades que estavam presentes e nada fizeram para impedir o desrespeito.

 

A advogada Marilene Vera, comentou na página dela em uma rede social: “Mesmo depois de 20 anos de Ditadura, da promulgação da Constituição Cidadã de 88 , do voto livre, ainda não é permitido a um cidadão a livre manifestação de pensamento! O mencionado direito é cláusula pétrea, isso significa que não pode ser em hipótese alguma negado a quem quer que seja! Se as próprias instituições publicas, que obrigatoriamente devem seguir a lei, não a seguem, a quem poderemos cobrar a implementação de nossos direitos?”

A professora Teresa Cristina Araujo Barbosa escreveu: “Quando tem alguém como nosso amigo Zé Ramálio que faz sua manifestação passiva, sem ofensa, só cobrando o que nós temos por direito como cidadãos e cidadãs, é barrado como aconteceu hoje. Meu Deus!!! Isso não é democracia é ditadura!!!!!”

“Dentro do direito de manifestação você tem a liberdade de expressão, de livremente emitir suas opiniões suas ideias, seu pensamento, tudo isso está abarcado como um direito fundamental do indivíduo de dizer e protestar naquilo que faz sentido para ele”.

“A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.”

Zé Ramálio ressaltou que o segurança alegou que o mesmo estava desrespeitando a autoridade maior do Estado. “E eu pergunto, onde está a minha liberdade de expressão? O meu direito de me manifestar? Eles não rasgaram só o meu cartaz, rasgaram também a constituição”, finalizou.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco