Ex-funcionários recebiam -

Máfia do vale-refeição provoca rombo financeiro a empresas do DF

Foto: Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em ação nesta quarta-feira (27/03) desarticulou um esquema de fraudes em cartões corporativos de vale-alimentação, afetando empresas do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA). De acordo com as investigações, os criminosos conseguiram desviar milhões de reais através dessas práticas ilícitas.

A 8ª Delegacia de Polícia (SIA) identificou que o grupo criminoso era liderado por uma mulher que ocupava o cargo de chefe do setor de recursos humanos em uma empresa do SCIA. Sua função era habilitar os cartões corporativos de vale-alimentação.

A fraude ocorria quando os funcionários eram demitidos, porém a chefe de recursos humanos não desabilitava os cartões corporativos, permitindo que fossem usados pelos criminosos para revender os créditos no mercado negro.

Uma das empresas afetadas descobriu que mais de 50 ex-funcionários demitidos há quatro anos ainda tinham os cartões ativos, resultando em um prejuízo de R$ 406 mil apenas nessa empresa. A polícia estima que o montante total das fraudes possa alcançar a casa dos milhões em outras empresas.

Segundo a investigação da PCDF, os fraudadores trocavam os créditos do vale-alimentação por dinheiro em espécie ou via transferências bancárias para contas de terceiros, utilizando "laranjas" como intermediários.

Na operação desta quarta-feira, foram bloqueadas as contas bancárias dos suspeitos e apreendidas grandes quantias de dinheiro em espécie, além de inúmeros cartões corporativos e anotações com senhas de ativação.

"Estamos investigando a participação desse grupo no mercado ilegal de créditos de vale-alimentação, juntamente com outros envolvidos. Muitas empresas têm sido vítimas desse tipo de golpe perpetrado por seus próprios funcionários", afirmou o delegado Rodrigo Carbone, da 8ª DP.

Fonte: Metrópoles 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco