Punição -

River é punido e perde 4 pontos por escalação irregular pelo Brasileirão

Na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o River foi punido na tarde desta quinta, dia 18 de setembro, no STJD. Denunciado por escalar o atleta George Michael na partida contra o Moto Clube, o time do Piauí perdeu quatro pontos e foi multado em R$ 1 mil em sessão da Quarta Comissão Disciplinar. O processo deve ter mais um capítulo no STJD, dessa vez no Pleno.

O atleta Michael atuou em quatro jogos na Copa do Brasil pelo Potiguar (2 jogos contra a Portuguesa e 2 contra Santa Rita) e em um jogo na Série C do Campeonato Brasileiro quando defendia o CRB/AL (contra o Crac). Transferido para o River, o jogador não poderia mais disputar competições nacionais, conforme descrito no artigo 49 do Regulamento Geral das Competições.

Registrado no clube do Piauí, Michael foi escalado para a partida contra o Moto Clube, realizada no dia 31 de agosto, pela Série D do Brasileiro. Ao incluir o jogador na relação de atletas, o River cometeu infração ao artigo 214 do CBJD.

Representante da Procuradoria, o procurador Marcelo Salomão afirmou estar clara e cristalina a infração cometida pelo River e reiterou o pedido de condenação ao clube por escalação irregular.

O advogado Isaac Chaficks defendeu o clube no STJD e destacou a cautela e boa conduta do clube que, segundo a defesa, consultou a CBF sobre a situação do jogador.
“O clube está denunciado no 214, artigo esse que , nessa semana, tem sido pauta de tema neste Tribunal. Trata-se de um caso semelhante ao do América/MG, mas não igual. Ao contratar o jogador, o clube teve todo cuidado de fazer a consulta na CBF através da Federação. O retorno foi que o jogador estava apto quanto a qualquer punição disciplinar. O clube contratou e fez a consulta, o que comprova a boa fé do time. A declaração de irregularidade só foi expedida após o caso do América/MG ter vido a tona. Cada caso é um caso. Temos confirmada a boa fé, temos consultas, o atleta não atuou”, concluiu Chaficks.

Relator do processo, o auditor Otávio Henrique Menezes proferiu seu voto. “De fato, consta o documento no que diz respeito apenas à parte disciplinar do atleta. Ficou comprovado que o atleta atuou por três equipes diferentes em competições organizadas pela CBF. Assim, voto para apenar a equipe do River com a perda de quatro pontos e multa de R$ 1 mil”, justificou o relator. Os auditores Guilherme Santos Rodrigues e Lucas Asfor Rocha e o presidente Wanderley Godoy acompanharam a punição na íntegra.

Atletas suspensos por empurrões
Expulsos na partida por trocar empurrões, os jogadores Israel, do River, e Luis Fernando, do Moto Clube, também foram julgados. Denunciados por jogada desleal , artigo 250 do CBJD, ambos os atletas foram punidos com um jogo de suspensão.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco