Compartilhar Tweet 1



O aniversário de 95 anos da cidade de Altos, realizado na última quinta-feira (12/10) foi marcado pela entrega de grandes obras na área da educação. Foram inauguradas duas creches com ampla estrutura para jornada de tempo integral. Os centros de ensino vão atender confortavelmente cerca de 500 crianças do município.

Pela manhã, a prefeita Patrícia Leal e o secretário municipal de administração, Warton Lacerda, acompanhados de outras autoridades do município e do deputado federal, Assis Carvalho, participaram da solenidade de entrega da creche “Pequeno Gustavo”, localizada no Bairro Tranqueira.

O momento foi marcado por muita emoção, e também contou com as presenças dos pais do garotinho Gustavo - morto em 2013 aos seis anos, durante uma troca de tiros no centro da cidade.

Em seu discurso, Patrícia Leal observou as dificuldades encontradas em seu governo para a execução das obras e destacou a ajuda de Assis Carvalho para que os trabalhos tivessem continuidade.“Quando assumimos em 2013, essas construções já haviam sido iniciadas. Porém, estavam paradas há muito tempo, apenas com a base e alguns pilares erguidos, além de muito entulho e mato por todo o local.

O dinheiro para a construção havia sumido das contas. Mesmo assim, não desanimei. Nossa equipe lutou muito e, com a ajuda do nosso deputado federal, depois de muitas audiências em Brasília conseguimos recursos e finalmente concluímos esses dois centros de ensino. É um grande presente para todos nós e para as crianças de Altos.”, ressaltou Patrícia.

Ainda pela manhã, após a inauguração da Creche Pequeno Gustavo o município entregou a Pracinha de São José, localizada na entrada da cidade, sentido a capital.

O monumento foi um presente do médico altoense Mário Raulino, devoto do santo padroeiro. Já a pracinha foi construída com recursos do município.No final da tarde foi inaugurada a creche Tia Zezita Barbosa, localizada no Bairro São Luís.

Na oportunidade, Warton Lacerda comentou sobre a satisfação de participar efetivamente de mais um momento que entra para a história do município.“É mais uma obra grandiosa, de amplo alcance social. São cerca de 250 crianças que serão atendidas em regime integral. Não foi fácil chegarmos a este momento. Batalhamos muito por este benefício. Graças a Deus, agora temos mais educação, dignidade e futuro para as nossas crianças.

A comunidade do São Luís está de parabéns”, destacou o secretário.A solenidade de inauguração da Creche Tia Zezita Barbosa também contou com as presenças de autoridades de Altos e municípios vizinhos, do Governador Wellington Dias e da Deputada Federal, licenciada, e atual Secretária de Educação do Estado, Rejane Dias.

Fotos: AsCom/Prefeitura de Altos

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Altos
Com distribuição de brinquedos · 16/10/2017 - 09h34

Dia das crianças reúne multidão em Palmeirais


Compartilhar Tweet 1



Pipoca, algodão doce, lanchinho e muita diversão. Assim foi o Dia das Crianças em Palmeirais. Os pequenos da zona urbana e rural fizeram a festa junto com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que montou um mini parquinho com pula-pula, futebol de sabão, escorregadeira e personagens infantis.  O evento contou ainda com uma banda infantil, apresentação de teatro e musical da Frozen. 

No total, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento. “Nossas crianças precisam viver mais a infância. Por isso, trouxemos para a nossa festinha ludicidade, personagens infantis, brincadeiras e muita magia. O resultado foi o sorriso no rosto das crianças e também dos pais, que aproveitaram para curtir o dia ao lado dos filhos”, destaca a secretária de Assistência Social, Carol Coêlho. 

O final da festa foi coroado com a distribuição de brinquedos para todas as crianças, além do sorteio de um tablet e de uma bicicleta. “Foi uma festa para toda a família, para crianças de várias idades e de todas as regiões do município. Fizemos questão de disponibilizar transporte para que as crianças das comunidades rurais também pudessem participar. Foi uma festa democrática e muito bonita”, finaliza o prefeito Reginaldo Júnior.

    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais

 


Fonte: AsCom /Prefeitura de Palmeirais

Compartilhar Tweet 1



No “Dia das Crianças”, Palmeirais recebeu um presente especial. O prefeito Reginaldo Júnior inaugurou uma sala de Atendimento Educacional Especializado, que vai oferecer suporte pedagógico específico para alunos com necessidades educacionais especiais, contribuindo assim, para o desenvolvimento de suas habilidades.

A sala é equipada com recursos de Tecnologia Assistiva para favorecer a autonomia e independência dos alunos. Uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e professores, vai atuar no local. Em 2018, haverá ainda um professor de libras. Os alunos serão atendidos no contraturno da escola regular.

De acordo com a secretária de Educação do município, Lucimary Rodrigues, o Atendimento Educacional Especializado busca complementar a formação do estudante com necessidades especiais, em um espaço equipado e com profissionais capacitados para atenderem suas necessidades. “Nosso objetivo é educação inclusiva de qualidade, respeitando as diferenças de cada um”, destacou a secretária.

O prefeito Reginaldo Júnior destacou a importância da educação inclusiva.  “Tenho muito orgulho de apresentar ações que vêm transformando a nossa cidade e a sala AEE com certeza será um marco para a educação de Palmeirais. Estamos muito felizes com isso”, disse o prefeito.

    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais
    AsCom /Prefeitura de Palmeirais

 


Fonte: AsCom /Prefeitura de Palmeirais

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Altos, por meio da Coordenação de Cultura, divulgou a programação da festa de aniversário dos 95 anos de emancipação política do município. Entre as principais atrações, os shows do cantor cearense, Toca do Vale, e do artista da terra e famoso cantor do “embromation”, Gleyfy Brauly. Também estão na programação as apresentações de Léo Cachorrão e Forró Versáteis. Os shows acontecerão na noite da próxima quinta-feira (12/10) no Calçadão Público de Altos.

De acordo com o coordenador de cultura do município, professor Carlos Dias, várias atividades serão realizadas durante todo o dia. “Preparamos uma programação bem especial, voltada para os valores do nosso município. Teremos missa em ação de graças, momento para ao corte do bolo, recital de poemas de amor à terra com nossos alunos, festa especial para as crianças, lançamento de livros de escritores altoenses, exposição de telas e inauguração de escolas e logradouros públicos”, detalha o coordenador.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destacou o esforço do executivo municipal para manter a tradição do 12 de Outubro. “É um momento muito especial para os altoenses. Podemos assegurar que esta comemoração tomou uma dimensão muito maior depois que assumimos o município. Neste ano, mesmo diante do péssimo momento que o país está vivendo, conseguimos manter a tradição. E o melhor de tudo é que também teremos inaugurações de grandes obras neste dia”, garante Patrícia.

Acompanhe a programação

Prefeitura de Altos 07:30h - Hasteamento das Bandeiras e execução de hinos pátrios

Igreja Matriz de São José08:00h - Missa em Ação de Graças: Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), Dia das Crianças e 95 anos de Altos.

Praça Cônego Honório10:00h - Corte do bolo e canção dos parabéns

Centro Artesanal e Cultural Poeta Zé da Prata10:30h - Recital “Poemas de amor à Terra” com alunos da rede municipal de ensino10:50h - Lançamento dos livros “Benedito Pestana: o pai do jornalismo altoense”, de Nino Dourado, e “Pote de Mel”, de Cacá Silva, com exposição paralela de telas a óleo de Cacá Silva

Bairro Tranqueira10:30h - Inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM “Pequeno” Gustavo” (ao lado da U. E. Modestina Monte);

Avenida Francisco Raulino – BR 343 11h - Inauguração da Praça São José (na estátua de São José), na entrada de Altos;

Bairro São Luís11:30h - Inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Zezita Barbosa (Rua Anísio de Abreu, Bairro São Luís);

Calçadão da Praça Cônego Honório16h - Festa das Crianças (com distribuição de brindes, picolés, pipocas, brincadeiras com palhaços e pula-pula); 21h - Festa com bandas regionais (Toca do Vale, Gleyfy Brauly, Léo Cachorrão, Forró Versáteis e Reggep Mcs).

Foto: AsCom/Prefeitura de Altos

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Altos

Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos da Associação Piauiense dos Municípios do Médio-Parnaíba – Ampar participaram de uma confraternização na casa da deputada Iracema Portella e senador Ciro Nogueira, nesta sexta-feira (06/10). Dos 31 prefeitos da Ampar, 29 compareceram ao jantar, além de alguns de outras regiões.

O senador Ciro Nogueira destacou que o encontro já aconteceu, outras vezes, em Demerval Lobão, e que era uma retribuição pela excelente receptividade. O senador aproveitou para parabenizar a todos pelo Dia do Prefeito.

“A gente ficou muito feliz de ter os prefeitos da Ampar aqui. Foi uma festa extremamente prestigiada porque dos 31 vieram 29 prefeitos. E eu e Ciro procuramos ter sempre esta parceira estreita com todos eles. Sempre estamos abertos para ouvir as reivindicações, as demandas dos municípios e, na medida do possível, procuramos sempre está atendendo. Então, é uma relação muito boa que nós temos com todos eles e, até pela proximidade dos municípios aqui de Teresina, isso se torna mais fácil. Então, nos colocamos mais uma vez a disposição de todos eles com os gabinetes a disposição para que a gente possa, lado a lado, fazer muito pela região, que é de extrema importância para nosso estado. E a associação está de parabéns pelo trabalho que ela vem executando para o desenvolvimento do Médio-Parnaíba”, declarou a deputada federal Iracema Portella.

O presidente da Ampar, prefeito de Demerval Lobão, Júnior Carvalho, destacou que este contato é muito importante para a entidade. “Importante para a Ampar ser convidada pela deputada Iracema e senador Ciro. Eles abriram as portas da sua casa para a gente e isso estreita nosso laço de amizade e, com certeza, a Ampar está de parabéns por está aqui hoje neste evento e confraternizar aqui com estas grandes lideranças do nosso estado. Então, estamos felizes pelo convite. Foi em uma reunião da Ampar que o senador se sensibilizou dizendo que queria fazer um evento dentro da sua casa para todos nós da Ampar. E é um momento de comemorar, de alegria, de satisfação para todos nós”, afirmou.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, vice-presidente da APPM também ressaltou a grande importância grande do momento para a Ampar. “A associação toda está aqui, em peso, e viemos agradecer ao senador Ciro pela contribuição que ele vem dando a todos os municípios da nossa região. Em uma das reuniões, ele disse que todos os municípios da Ampar seriam beneficiados, principalmente, na área da saúde, e ele vem cumprindo isso, de uma forma muito transparente, muito tranquila com todos os municípios. Então, a Ampar está aqui hoje em agradecimento a essa parceria”, disse o prefeito.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, estava presente acompanhado de sua esposa, Lucy Silveira. Também compareceram os deputados Júlio Arcoverde, B. Sá e Mainha, Arão Lobão, diretor do Detran, e Inaldo Guerra, da Codevasf.

Veja os álbuns:

Fotos: Raulino Neto / AsCom

    Raulino Neto / AsCom
    Raulino Neto / AsCom
    Raulino Neto / AsCom

 

 

 


Compartilhar Tweet 1



Na sexta-feira (06), acontecerá o lançamento do programa “Avançar Cidades”, na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), a partir das 8h da manhã. A iniciativa é uma proposta do Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

A APPM está convocando os prefeitos para participarem do lançamento. O encontro contará com a presença do governador, Wellington Dias, senador Ciro Nogueira, os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, Nelson de Sousa e Roberto Derziê, além de deputados estaduais e federais.

Segundo dados do MCidades, 96% das cidades do Piauí não tem um plano de saneamento básico e não há informação consolidada sobre os planos existentes, se são completos e atualizados conforme as diretrizes da Lei do Saneamento (NO 11.445/2007). Nesse sentido, o programa “Avançar Cidades” promete atender aos municípios menores do estado, melhorando a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e qualidade de vida da população urbana e rural, por meio de investimentos destinados à universalização e à melhoria desses serviços.

  AsCom /APPM

 


Fonte: AsCom /APPM

Compartilhar Tweet 1



Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o deputado federal Marcelo Castro solicitou a construção de Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, centros de convivências dos idosos e veículos para as Secretarias de Assistência Social dos municípios piauienses, que não dispõe de tais instalações e equipamentos.

“Recebi do ministro Osmar Terra uma sinalização em atender à nossa solicitação, ainda neste ano de 2017”, declarou o deputado.                    

Na foto, o assessor especial do ministro, Ivo Beltrame, o secretário executivo do ministério, Alberto Beltrame, o deputado Marcelo Castro e o ministro Osmar Terra.

Assessor especial do ministro, Ivo Beltrame, secretário executivo do ministério, Alberto Beltrame, deputado Marcelo Castro e o ministro Osmar Terra
  Assessor especial do ministro, Ivo Beltrame, secretário executivo do ministério, Alberto Beltrame, deputado Marcelo Castro e o ministro Osmar Terra AsCom / Parlamentar

 


Fonte: AsCom/ Parlamentar

Compartilhar Tweet 1



Em reunião realizada nesta quarta-feira (04/10), em Brasília, a bancada federal do Piauí manteve a destinação dos recursos das emendas de bancada de 2018 para o custeio da Saúde dos municípios piauienses e para a BR 135.

Os prefeitos de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto; Wall Ferraz, Dr. Danilo; Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos; e Landri Sales, Aurélio Sá; entre outros, acompanharam a reunião.

  AsCom/ Parlamentar

 


Fonte: Com informações da AsCom/ Parlamentar

Compartilhar Tweet 1



No dia 03 de outubro, uma comitiva de prefeitos do Piauí participará de uma audiência extraordinária em Brasília com o presidente Michel Temer, para reivindicar os repasses dos recursos do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).  Um incentivo instituído pela Lei 12.058, como forma de auxílio aos municípios que sofreram com redução dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principalmente os da região Nordeste. Os repasses do AFM, aos municípios já aconteceram em 2009 e 2013, e agora as Associações de prefeitos de todo o País, estão articulando junto ao Governo Federal a volta do repasse.

O encontro faz parte uma agenda da Confederação Nacional de Municípios – CNM. Veja abaixo:

 


Fonte: Com informações da APPM e CNM

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizará dia 26 de setembro, o lançamento do Diário Eletrônico Oficial dos Municípios (DOME), que acontecerá às 9h no auditório da instituição. A nova plataforma tem como objetivo dar maior autonomia à administração pública municipal, além de proporcionar um menor custeio ao Tesouro Público.

Na mesma data, irá ocorrer o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa destinada a reconhecer os melhores trabalhos realizados por prefeitos piauienses na implantação, regulamentação e aplicação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que habilita o vencedor a participar da edição nacional do Prêmio.


Fonte: AsCom / APPM
Com participação de Iohannes · 11/09/2017 - 07h21

Prefeito e vice disputam Jogo da Amizade em Santo Antônio de Lisboa


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington, realizou neste sábado (09/09) o Jogo da Amizade, que aconteceu no Campo de Marlirio, e teve início às 17h.

A partida foi entre os times Amigos do Wellington vs Amigos do Karlão, com a participação do cantor Iohannes no time do prefeito Wellington e a presença do deputado estadual, Júlio Arcoverde. Estiveram presentes também vários outros amigos dos gestores que proporcionaram uma bela partida de futebol.

Fotos: 180graus/ Nicolay Sousa

 

Gerente do 180 com Lula · 03/09/2017 - 01h04 | Última atualização em 05/09/2017 - 15h57

Prefeitos do Piauí prestigiam jantar com ex-presidente Lula em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Colaboraram: Fábio Carvalho e Apoliana Oliveira

Na noite deste sábado (02/09), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou ao Piauí com a caravana Lula pelo Brasil. Em Teresina, após parada na entrada da cidade, seguiu um jantar na Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), onde era aguardado por prefeitos, deputados, militantes, novos filiados, simpatizantes e lideranças. A gerente de Municípios do 180graus, Isabel Ribeiro, esteve no jantar fazendo fotos dos prefeitos e acompanhou a chegada do ex-presidente.

Compareceram ao jantar os prefeitos de Altos, Patrícia Leal; Bertolínia, Luciano Fonseca; Coivaras, Marcelino; Nazária, Osvaldo Bonfim; Campo Maior, Ribinha; São João do Arraial, Vilma Lima; Joaquim Pires, Genival; São Lourenço do Piauí, Michelle; Caraúbas, Caburé; e Prata do Piauí, Neguim Barbosa. Este último, filiou-se ao PT durante o evento.

O prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim, disse que para os petistas a visita é um momento de esperança já que se vive na política nacional em geral um momento difícil. “Então, a vinda do presidente do Lula é um momento de alegria e de esperança e para nós que somos do Partido do Trabalhadores, sempre fomos de movimento de base, não há nenhuma dúvida de que a presença dele nos fortalece e anima”, declarou.

O petista está no Piauí desde a sexta e já passou por Marcolândia, Picos com paradas em algumas cidades para cumprimentar a população na BR. Foi o que aconteceu em Alegrete do Piauí, Inhuma e Demerval Lobão.

Fotos: Isabel Ribeiro/ 180graus


Compartilhar Tweet 1



Com cursos voltados para servidores públicos municipais, das áreas de Administração, Planejamento, Finanças e Controle e Comissões de Licitações, a Escola dos Municípios do Piauí divulgou o cronograma de cursos para o segundo semestre de 2017.

A agenda vai de agosto a dezembro com aulas como Gestão de Convênios e Captação de Recursos; Cerimonial e Protocolo; Licitações e Contratos Administrativos; Defesa dos gestores municipais junto aos órgãos de controle externo; Administração Pública em Tempos de Crise; Prestação de Contas; Português Prático; Controle interno governamental na prática; Formação de pregoeiro.

As inscrições podem ser feitas no portal APPM ou pelo e-mail: escolademunicipiospi@gmail.com. As aulas acontecerão na Escola de Gestão e Controle no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Mais informações: 86- 2107-7928 / 7909 / 7910


Fonte: AsCom

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realiza, nesta sexta-feira (14/07), o curso "Planejamento e Políticas Públicas". O curso será realizado na escola do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), no horário de 8h às 17h.

A capacitação é uma iniciativa da SEPLAN, no âmbito das atividades de formação previstas para a Rede de Planejadores – Redeplan e abordará os seguintes temas: “Ciclo de políticas públicas”, “Estruturas de Planejamento”, “Vinculação planejamento e orçamento”, “Sistema de monitoramento e avaliação” e “Indicadores de monitoramento e avaliação”.

O curso contará com a participação do renomado palestrante, Roberto Wagner da Silva Rodrigues, que atualmente exerce o cargo de analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).


Fonte: AsCom/ Seplan
Câmara de Artesanato promove · 05/07/2017 - 09h01

I Congresso de Artesãos do Piauí acontecerá no dia 26 de julho


Compartilhar Tweet 1



No dia 26 de julho, a Câmara Setorial do Artesanato Piauiense realizará o I Congresso Estadual de Artesãos do Piauí, no auditório do Sebrae/PI. Membros da Câmara estiveram na manhã desta segunda-feira (03/07), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), solicitando apoio ao evento.

Segundo a presidente da Câmara de Artesãos, Santana Oliveira, o objetivo do evento é promover a articulação e interação com todos os artesãos das diversas modalidades e localidades piauienses, para a criação da Federação do Artesanato Piauiense.

“É de suma importância o apoio dos prefeitos, para que possam enviar representantes das associações e cooperativas de artesanato dos seus municípios, para participarem do evento”, destaca Santana Oliveira.

Na ocasião, também serão escolhidos os representantes do Estado no VIII Congresso de Artesãos Brasileiro, que acontece em Brasília, de 28 a 30 de agosto de 2017.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 5 de julho de 2017. Na ocasião, os prefeitos discutem os principais problemas que prejudicam os municípios na atualidade, com enfoque na questão das dívidas dos municípios.

Dentre as pautas a serem discutidas estão o endividamento dos municípios com precatórios TRT e TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RPPS, Eletrobrás, regulação de atendimento de urgência, emergência e eletivo. Também será realizado o lançamento dos serviços de monitoramento e assessoria municipal e inauguração da sala de atendimento aos prefeitos, entre outros assuntos.

A reunião de assembleia geral ordinária acontece a partir das 9h da manhã, no auditório da Associação Piauiense de Municípios.


Fonte: Com informações da Ascom
Informações institucionias · 30/06/2017 - 12h23

APPM promoverá capacitação do Portal da Transparência para municípios


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), com base na necessidade de ampliar os mecanismos técnicos do Portal da Transparência e facilitar a inserção de arquivos, realiza na próxima quinta-feira (06/07), uma capacitação gratuita para os municípios. O treinamento acontece o auditório da entidade, a partir das 8h, sendo direcionada aos técnicos dos municípios da Transparência e do Portal Institucional de Notícias.

“O treinamento visa à eficácia do Portal da Transparência abrigado pela a Associação, para munir os técnicos municipais de informações e novidades sobre a atualização do sistema. O mesmo será ministrado pela nova empresa licitada pela Associação Piauiense de Municípios”, explica o presidente da APPM, Gil Carlos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do www.appm.org.br

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza na próxima terça-feira (27/06) uma reunião técnica com os municípios piauienses, para habilitação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) Ecológico. A reunião acontece a partir das 9h, no auditório da APPM.

O prazo para habilitação se encerra dia 24 de julho e o resultado ocorre até o dia 19 de novembro de 2017.

Para habilitar-se ao Selo Ambiental, com vistas à aplicação dos benefícios do ICMS Ecológico, o município deverá possuir Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, devidamente regulamentado e atuante, e dispor em seu Plano Diretor Municipal, quando aplicável, de capítulo sobre a política e ações ambientais. A postulação para obtenção do Selo Ambiental é de iniciativa das prefeituras municipais e deverá ser efetivada a partir da publicação do Edital Anual de Habilitação ao ICMS Ecológico.

No ato da postulação, o município deverá apresentar o Questionário de Avaliação preenchido e assinado pelo gestor municipal, juntamente com a documentação comprobatória exigida no referido Questionário, a saber: Instrumento legal de Criação do Conselho e sua regulamentação, quando couber; Atas das Reuniões realizadas; e Capítulo do Plano Diretor que trata do meio ambiente, quando couber.

O edital completo, bem como o Questionário de Avaliação, podem ser acessados clicando aqui.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Dia 5 de julho de 2017, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizará uma Assembleia Geral Extraordinária, a partir das 9h da manhã, no auditório da APPM. Na ocasião, os prefeitos discutirão os principais problemas que prejudicam os municípios na atualidade, com enfoque na questão das dívidas dos municípios.

Dentre as pautas a serem discutidas estão o endividamento dos municípios com precatórios TRT e TJ, FGTS, parcelamento do INSS conquistado na XX Marcha, RPPS, Eletrobrás, Diário Oficial dos Municípios, regulação de atendimento de urgência, emergência e eletivo. Também será realizado o lançamento dos serviços de monitoramento e assessoria municipal e inauguração das salas de atendimento dos prefeitos, entre outros assuntos.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza na próxima segunda-feira (05/06) o Seminário sobre Medidas de Redução e Contenção de Gastos com Pessoal. O evento acontece a partir das 8h, no auditório da entidade.

O evento contará com palestrantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), da Associação dos Contadores Públicos do Piauí (Asconpepi) e da APPM.

Veja a programação:

Entre os dias 05 e 07 de junho · 29/05/2017 - 14h55

APPM e Escola dos Municípios realizam curso de Prestação de Contas


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola dos Municípios do Piauí, cumprindo sua missão de desenvolver competências, oferece aos municípios o curso de Prestação de Contas Municipais, com 20 horas aula. O curso acontece entre os dias 05 e 07 de junho, sendo ministrado pelos professores José Inaldo e Vilmar Miranda.
O curso tem o objetivo de Capacitar servidores públicos e técnicos municipais de foram clara e simplificada das obrigações legais de prestar contas na forma e no prazo junto ao TCE/PI.

Para o presidente da Escola dos Municípios do Piauí, Marcos Patrício, a Prestação de Contas corresponde aos diversos instrumentos pelos quais o administrador informa à sociedade e aos órgãos de controles os detalhes de como executou as despesas orçadas e atingiu as metas pré-estabelecidas na LDO.

“O curso destina-se aos servidores públicos envolvidos diretamente com as rotinas de administração financeira e orçamentária dos vários órgãos e unidades que integram a estrutura da Administração Pública Municipal, bem como aos profissionais liberais (contadores e advogados) estudantes e demais interessados no tema”, revela o presidente da Escola.


Compartilhar Tweet 1



Nos dias 08 e 09 de junho, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) acontecerá uma Oficina SIOPS (Sistema de Informações Sobre Orçamento Público em Saúde). As inscrições estão abertas até dia 01 de junho e as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas por e-mail e também por telefone, enviando dados do técnico responsável pelo sistema e o contador. O curso é gratuito sendo uma promoção da APPM e Ministério da Saúde.

E-mails: margarethpimentel@yahoo.com.br ou institucionalappm@gmail.com
escolademunicipiospi@gmail.com

Fone: (86) 2107-7910
Dados para inscrição na Oficina SIOPS: nome, órgão, função e CPF.

O COSEMS-PI realizará nos dias 22 e 23 de maio, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel o VII Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí com o tema principal “Organizando a Rede, Construindo a Integralidade”. Na programação do congresso serão abordados importantes temas acerca da gestão do SUS nos municípios por meio de painéis, oficinas, mesas redondas, etc.

Durante o evento acontecerá a “IV Mostra de Experiências Exitosas Municipais do Estado do Piauí”, oportunidade em que os gestores municipais e profissionais de suas equipes poderão divulgar e compartilhar suas experiências bem sucedidas. Desse espaço têm surgido trabalhos de grande destaque nacional que muito orgulham o Piauí.

Será também, disponibilizada uma sala de atendimentos para as equipes técnicas da SESAPI, Ministério da Saúde e do COSEMS-PI, para esclarecimentos de possíveis dúvidas dos participantes do evento.

O congresso realizado pelo COSEMS-PI acontece anualmente, e tornou-se um grande espaço de debates de temas fundamentais para que os gestores da saúde aperfeiçoem seus conhecimentos para bem desenvolver suas ações em seus municípios.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O COSEMS–PI realizará, nos dias 22 e 23 de maio de 2017, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina-PI, o VII Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí cujo tema principal é “Organizando a Rede, Construindo a Integralidade”. Na programação do congresso serão abordados importantes temas acerca da gestão do SUS nos municípios por meio de painéis, oficinas, mesas redondas, etc.

Durante o Congresso acontecerá a “IV Mostra de Experiências Exitosas Municipais do Estado do Piauí”, oportunidade em que os gestores municipais e profissionais de sua equipe de gestão divulgam e compartilham suas experiências exitosas. Desse espaço tem surgido trabalhos de grande destaque nacional que muito orgulho traz ao Piauí.


Fonte: Com informações da Ascom
Prazo até dia 31 de maio · 06/05/2017 - 13h40

Dr Delano alerta sobre bloqueio de contas por causa do IEGM


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.