Qual será a tendência? -

Paulo Jales avalia pesquisa eleitoral: W.Dias 53 X Zé Filho 33%; assista!

Pesquisa do Instituto Jales, realizada entre os dias 21 a 26 de julho, registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo de número 00076 / 2014, avaliou os candidatos a presidente da República, candidatos a governador do estado, candidatos a senador, candidatos a deputado federal e candidatos a deputado estadual em todo o Piauí.

Para governador, se colocados os candidatos acompanhados dos respectivos candidatos a vice-governador, na cabeça das chapas que disputam o pleito deste ano, os números são os seguintes: num confronto num eventual segundo turno, o senador Wellington Dias (PT) com a deputada Margareth Coelho (PP) tem 53,56% das intenções de votos. O governador Zé Filho (PMDB) com o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB) tem 33,89%. Já numa disputa entre W.Dias / Margareth contra o ex-senador Mão Santa e seu vice Mano (ambos PSC), os números são, respectivamente 60,11% e 19,29%.

O presidente do Instituto, estatístico Paulo Jales, concedeu entrevista ao 180graus e comentou os números. Ele disse que é possível se observar uma tendência de crescimento em duas fases. “Ainda estamos no início da campanha e o eleitorado, apesar de começar a conhecer os candidatos, ainda não teve a chance de compará-los da melhor maneira, isso vem com a propaganda no rádio e na tv”, comenta Jales. Ele diz ainda que a primeira fase de crescimento de Zé Filho é a identificação com o eleitorado que já rejeita o líder das pesquisas.

O candidato petista apresenta na série histórica do instituto Jales uma pequena tendência de queda. Mas a variação continua, considerando-se as três últimas pesquisas, dentro da margem de erro. “A queda não tão significativa pela variação negativa, mas por apontar que Wellington não consegue crescer mais. Ele chegou no topo das intenções de voto”, pondera o estatístico Paulo Jales. W.Dias tinha na última semana de junho 53,56% das intenções de voto, no cenário estimulado com todos os candidatos. Na segunda semana de julho, houve uma queda para 52,90%. No final do mesmo mês, Wellington recebeu 51,31% das intenções de voto. “Não é impossível crescer. Mas em um cenário absolutamente confortável para Wellington (Dias), a tendência foi de redução, de queda.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS NÚMEROS DA PESQUISA JALES

ASSISTA ENTREVISTA COM PAULO JALES:

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco