180graus

Gil Carlos 36% e Patrícia 25% - 28/11/2016 às 11h42

Eleição da APPM: 37% dos gestores ainda estão indecisos sobre o voto

comserv

Por Apoliana Oliveira

A diferença entre Gil Carlos, prefeito de São João do Piauí, e a prefeita Patrícia Leal, de Altos, na disputa pela presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM) é de apenas onze pontos percentuais. Dos prefeitos eleitos e reeleitos, 37,95% ainda está indeciso sobre o voto que darão no dia 6 de janeiro, quando será eleita a nova composição da diretoria da entidade.

O Instituto BrVox ouviu os gestores do quadriênio 2017/2020, das 224 cidades piauienses, por telefone. A consulta foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro.

A maioria apontou voto em Gil Carlos, somando percentual de 36,60%. Patricia Leal somou 25,45% das intenções de voto.

O cenário mostra que, apesar sentir que a vitória está “garantida”, Gil pode receber uma surpresa das urnas. É maior o percentual dos indecisos a pouco mais de um mês da eleição. Em plena campanha, Patrícia pode ainda conseguir uma virada, ainda mais se seu adversário continuar com o discurso de “já ganhou”.

patriciaegilcarlos.png

Os dois candidatos são do Partido dos Trabalhadores. A situação acabou provocando um racha no partido, e cobrança ao governador Wellington Dias. Nos bastidores ele afirma que não irá escolher um candidato, mas tem tido seu nome usado como se estivesse, de forma oculta, apoiando Gil.

Patrícia chegou a ser pressionada a desistir da disputa, mas afirmou para seu adversário que está preparada, seja para ganhar ou perder. Ela vem ainda sofrendo críticas da atual gestão por posicionamentos à imprensa, denotando os problemas da associação. A prefeita já garantiu que não desistirá do pleito.

prefeita.png

Agora, com a notícia de que W.Dias estaria trabalhando para eleger Gil, Patrícia ameaçou até mesmo deixar o PT, movimento que pode iniciar uma debandada de prefeitos já insatisfeitos com a sigla. Se sair, ela já tem rumo certo: o PP de Ciro Nogueira.

Logo mais o governador participará de evento na APPM, e terá a chance de oficializar o discurso de que, não sairá em defesa de nenhum dos dois. Ou, se for o caso, anunciar quem tem seu apoio.

gilcarlos_prefeito.png

___________________

Leia ainda 

 - Às vésperas da eleição, APPM tenta afastar os blogueiros de coberturas 

 - Sem posição de W.Dias, Patrícia Leal pode sair do PT e iniciar debandada

 - 'Eleição se ganha é com humildade', diz Patrícia após Gil 'cantar vitória'
__________________________________________ 

A assembleia para eleição precisa ter quórum de maioria simples, e deve durar oito horas, tendo início às 9h.

Outra situação que vem incomodando partidários de Patrícia refere-se ao apoio de Arinaldo Leal, atual presidente da APPM, à candidatura de Gil. Prefeitos estão denunciando que o prefeito de Vila Nova do Piauí estaria usando a estrutura da associação para ajudar a eleger seu sucessor.

arinaldo.png

Exemplo disto foi o que ocorreu em meio ao evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios. O presidente da associação disponibilizou membros do cerimonial para ajudar Gil Carlos em um jantar de apoio com diversos prefeitos. A situação logo gerou desconforto entre os partidários de Patrícia.

Enquanto Gil segue confortável, ostentando ter votos “suficientes”, Patrícia segue em campanha pelo interior. E se eleita for, não seria surpresa.

Pesquisa de intenção de voto - 08/11/2016 às 18h08

BrVox: W.Dias bateria Ciro, Wilsão, JVC ou João Henrique

comserv

Por Apoliana Oliveira

Se a oposição deseja lançar um candidato para bater o governador Wellington Dias (PT), candidato natural à reeleição em 2018, precisa começar logo os trabalhos rumo Palácio de Karnak.

O petista lidera disparado nas intenções de voto em pesquisa realizada pelo BrVox, e divulgada mais cedo pelo 180graus. No mesmo levantamento foram simulados confrontos diretos entre aqueles cujos nomes são mais apontados para uma possível disputa contra Dias, e em todos os cenários, o favoritismo do atual chefe do executivo estadual se mantém.

A menor diferença percentual aparece na simulação de confronto entre Wellington e o senador Ciro Nogueira. O petista obteve 63,58% contra 11,83% do presidente nacional do PP. Mesmo tentando manter a imagem de bom relacionamento, a situação entre os dois ‘capenga’ desde as eleições municipais. Ciro não gostou da interferência do governo em cidades onde PT e PP disputavam a prefeitura, e após o pleito expôs suas mágoas e “feridas abertas” na relação com o governador.

pesq-gov-nov17005.png

E se de um lado o PP diz que busca entendimento e mais espaço na equipe de Wellington, nos bastidores é o nome de Ciro o mais sustentado para concorrer pela oposição em 2018. Apostando no resquício da “onda azul” da eleição, a crença do senador é de que suas andanças pelo interior resistam até as eleições para governador. Mas a coisa pode não ser tão fácil assim.

O senador obteve na pesquisa BrVox praticamente o mesmo percentual de Wilson Martins (PSB), cujo partido “diminuiu” nestas eleições no Piauí. Na simulação de confronto com W.Dias, o ex-governador obteve 11,08%, contra 64,92% do petista. Mesmo afastado das atividades políticas, o resultado percentual de Wilsão é praticamente o mesmo de Ciro, que rodou o Estado para fazer 40 prefeitos.

Foram simulados ainda confrontos de W.Dias contra o ex-senador João Vicente Claudino e o ex-ministro João Henrique Sousa. Os dois seriam opções dentro do PMDB - caso JVC não desista da filiação - de ter um candidato próprio, alinhando a sigla no Piauí aos projetos de Michel Temer. Eles fazem parte da ala que não concorda com a entrada do partido na equipe de W.Dias. Mas no levantamento, nenhum deles conseguiu atingir os dez pontos percentuais.

confrontos.png

JVC se saiu melhor com 9,5% contra 65,17% de Dias. Já João Henrique Sousa obteve apenas 6,42%, ante os 66,75% do atual governador.

Números da espontânea
Mesmo com a crise de imagem vivida nacionalmente pelo Partido dos Trabalhadores, a situação do governador Wellington Dias em relação ao eleitorado piauiense ainda permanece confortável. É tanto que em pesquisa espontânea realizada pelo Instituto BrVox no início desta semana ele aparece liderando as intenções de voto para governador com larga vantagem do segundo colocado.

Dos 1200 eleitores ouvidos em 47 cidades, incluindo a capital Teresina, entre os dias 03 e 06 de novembro, 31,5% citou o nome de Wellington Dias como preferência de voto para governador. O segundo mais mencionado foi o nome de Firmino Filho, somando 2,08%.

Mesmo longe do cenário político, o terceiro nome mais citado foi o do ex-governador Wilson Martins, atingindo percentual de 1,92%. Já o senador Ciro Nogueira, que nas eleições municipais rodou o Piauí com sua “onda azul”, foi somente o quarto mais mencionado pelos eleitores, somando 1,83%.

- Wellington e Firmino são 1º e 2º colocados, seja na espontânea ou na estimulada. Foto: Rômulo Piauilino/AsCom PMTW.Dias.png

Logo em seguida aparece o ex-senador Mão Santa, que em outubro conseguiu eleger-se prefeito de Parnaíba. 1,17% dos entrevistados o mencionaram como intenção de voto para governador.

Ao todo, 19 nomes foram mencionados pelos eleitores, que no levantamento espontâneo respondem o nome que primeiro lhe vem à memória, e de sua preferência, sem indicação do pesquisador. Destes, 14 não conseguiram somar acima de um ponto percentual. Um deles foi o senador Elmano Férrer. O ainda petebista - de saída para o PMDB - não conseguiu bons resultados no último pleito. Nem mesmo em Teresina, onde já foi prefeito. Seu candidato, o jornalista Amadeu Campos, ficou apenas em terceiro lugar nas urnas, recebendo apenas 6,66% dos votos válidos.

- Mão Santa é melhor na espontânea em relação a Elmano, senador pelo Piauí, desgastado com crise no PTB. Fotos: 180graus e Reprodução/Agência Senadomaosanta.png

Foram mencionados ainda os nomes de João Vicente e do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, estes com 0,75%. Adiante, cada um com 0,17%, foram citados o deputado estadual Dr Pessoa e o ex-governador Zé Filho. Com 0,08% cada um aparecem os nomes de Hugo Napoleão, Átila Lira, Freitas Neto, Capitão Fábio Abreu, Antônio José, Vilma, Fábio Novo, Júlio César e Rejane Dias.

Os indecisos somaram 50,75%, e os que responderam Nenhum/Nulo/Branco foram 7,25%.

espontanea.png

_______________________

Veja também

- Pesquisa aponta que 75% dos piauienses se sentem inseguros
______________________________________

Números da estimulada
A pesquisa encomendada pelo 180graus traz no levantamento estimulado os nomes de nove possíveis candidatos em 2018. Um leque amplo, mas natural, tendo em vista que a fase ainda é de articulações entre os grupos partidários. No questionamento, o favoritismo de Wellington Dias (PT) se mantém, sendo preferência de voto de 50,58%. Firmino (PSDB) se mantém em segundo com 11,67%. O terceiro colocado também é Wilson Martins (PSB), com 4,42%.

- Mesmo com 'onda azul' do senador pepista pelo interior, Wilsão e Sílvio Mendes - ambos afastados da política - se saem melhor do que Ciro Nogueira na estimulada. Foto: Arquivo/180grauswilsaosilviociro.png

Já o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) aparece na frente de Ciro Nogueira (PP) com 3,83%, ante os 3,58% obtidos pelo senador pepista. O percentual é quase o mesmo obtido por Elmano Férrer (PTB), que somou 3,5%.

O ex-senador João Vicente Claudino - cuja filiação ao PMDB está incerta - obteve 2,83%, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) somou 1,33%, e João Henrique Sousa, 0,42%. Este é presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), e um dos peemedebistas que discorda do acordo para que a sigla seja incluída na equipe de Wellington Dias.

A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,7%, para mais ou para menos.

estimulada.png

Intenção de votos - 08/11/2016 às 12h31

BrVox: W.Dias é líder disparado para governador em 2018

Por Apoliana Oliveira

Mesmo com a crise de imagem vivida nacionalmente pelo Partido dos Trabalhadores, a situação do governador Wellington Dias em relação ao eleitorado piauiense ainda permanece confortável. É tanto que em pesquisa espontânea realizada pelo Instituto BrVox no início desta semana ele aparece liderando as intenções de voto para governador com larga vantagem do segundo colocado.

Dos 1200 eleitores ouvidos em 47 cidades, incluindo a capital Teresina, entre os dias 03 e 06 de novembro, 31,5% citou o nome de Wellington Dias como preferência de voto para governador. O segundo mais mencionado foi o nome de Firmino Filho, somando 2,08%.

Mesmo longe do cenário político, o terceiro nome mais citado foi o do ex-governador Wilson Martins, atingindo percentual de 1,92%. Já o senador Ciro Nogueira, que nas eleições municipais rodou o Piauí com sua “onda azul”, foi somente o quarto mais mencionado pelos eleitores, somando 1,83%.

- Wellington e Firmino são 1º e 2º colocados, seja na espontânea ou na estimulada. Foto: Rômulo Piauilino/AsCom PMTW.Dias.png

Logo em seguida aparece o ex-senador Mão Santa, que em outubro conseguiu eleger-se prefeito de Parnaíba. 1,17% dos entrevistados o mencionaram como intenção de voto para governador.

Ao todo, 19 nomes foram mencionados pelos eleitores, que no levantamento espontâneo respondem o nome que primeiro lhe vem à memória, e de sua preferência, sem indicação do pesquisador. Destes, 14 não conseguiram somar acima de um ponto percentual. Um deles foi o senador Elmano Férrer. O ainda petebista - de saída para o PMDB - não conseguiu bons resultados no último pleito. Nem mesmo em Teresina, onde já foi prefeito. Seu candidato, o jornalista Amadeu Campos, ficou apenas em terceiro lugar nas urnas, recebendo apenas 6,66% dos votos válidos.

- Mão Santa é melhor na espontânea em relação a Elmano, senador pelo Piauí, desgastado com crise no PTB. Fotos: 180graus e Reprodução/Agência Senadomaosanta.png

Foram mencionados ainda os nomes de João Vicente e do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, estes com 0,75%. Adiante, cada um com 0,17%, foram citados o deputado estadual Dr Pessoa e o ex-governador Zé Filho. Com 0,08% cada um aparecem os nomes de Hugo Napoleão, Átila Lira, Freitas Neto, Capitão Fábio Abreu, Antônio José, Vilma, Fábio Novo, Júlio César e Rejane Dias.

Os indecisos somaram 50,75%, e os que responderam Nenhum/Nulo/Branco foram 7,25%.

espontanea.png

_______________________

Veja também

- Pesquisa aponta que 75% dos piauienses se sentem inseguros
______________________________________

Números da estimulada
A pesquisa encomendada pelo 180graus traz no levantamento estimulado os nomes de nove possíveis candidatos em 2018. Um leque amplo, mas natural, tendo em vista que a fase ainda é de articulações entre os grupos partidários. No questionamento, o favoritismo de Wellington Dias (PT) se mantém, sendo preferência de voto de 50,58%. Firmino (PSDB) se mantém em segundo com 11,67%. O terceiro colocado também é Wilson Martins (PSB), com 4,42%.

- Mesmo com 'onda azul' do senador pepista pelo interior, Wilsão e Sílvio Mendes - ambos afastados da política - se saem melhor do que Ciro Nogueira na estimulada. Foto: Arquivo/180grauswilsaosilviociro.png

Já o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) aparece na frente de Ciro Nogueira (PP) com 3,83%, ante os 3,58% obtidos pelo senador pepista. O percentual é quase o mesmo obtido por Elmano Férrer (PTB), que somou 3,5%.

O ex-senador João Vicente Claudino - cuja filiação ao PMDB está incerta - obteve 2,83%, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) somou 1,33%, e João Henrique Sousa, 0,42%. Este é presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), e um dos peemedebistas que discorda do acordo para que a sigla seja incluída na equipe de Wellington Dias.

A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,7%, para mais ou para menos.

estimulada.png

Veja os dados da pesquisa - 02/10/2016 às 00h17

Jales em Água Branca: Jonas Moura 52,67% e Margarete Pimentel 35,33%

comserv

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Jales no município de Água Branca avaliou as intenções de voto da população para as eleições que acontecem neste domingo (02/10).

Realizada nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, entrevistou 300 eleitores, tem margem de erro de 5,6%, grau de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 09422/2016.

Quando os eleitores foram questionados em quem pretendiam votar para prefeito, 52,76% citou o atual prefeito Jonas Moura (PSD), que concorre à reeleição, 35,33% citou a candidata Margarete Pimentel (PP) e 2,33% Neivão (PT). Nenhum/nulo/branco somaram 2,67% e não sabe ou não opina 7%.

aguabranca.png

IMG_1942.PNG

Última, antes da eleição - 30/09/2016 às 20h13

Pesquisa Ibope mostra Firmino com 51% dos votos válidos em Teresina

comserv

A pesquisa Ibope realizada em Teresina mostra mais uma vez a liderança do prefeito Firmino Filho (PSDB) na disputa pela reeleição. Encomendada pela TV Clube, a pesquisa realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2016 com 602 eleitores. A margem de erro é de 4%, o nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PI-06699/2016.

No levantamento total, em que todos os votos são considerados, Firmino Filho (PSDB) aparece com 48%, Dr. Pessoa (PSD) 35%, Amadeu Campos (PTB) 7%, Everton Diego (PSOL) 1%, Quem Quem (PTN) 1%, Lourdes Melo (PCO) 1%.

Luciane Santos (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos somam 4% e Não sabe ou prefere não opinar 3%.

IMG_1892.JPG

Se levado em consideração apenas os votos válidos, Firmino Filho aparece com 51%, Dr. Pessoa 38%, Amadeu Campos 7%, Everton Diego (PSOL), Quem Quem, Lourdes Melo e Luciane Santos (PSTU) com 1%.

IMG_1896.JPG

Numa possibilidade de segundo com os dois candidatos mais citados, Firmino Filho aparece com 50% e Dr. Pessoa com 44%. Branco e nulos 4% e não sabe ou prefere não opinar 3%.

IMG_1894.JPG

CONFIRA OUTRAS PESQUISAS
IPNE/Picos: Padre Walmir tem 46% e Gil Paraibano 36,5%
Jales: Welington 38,6% e Zé Rivaldo 31% em Santo Antônio de Lisboa-PI
BrVox em Eliseu Martins: Dr. Marcos Aurélio tem 57% e Neto Alves 33%
Jales/Campo Maior: Ribinha tem 44,6% e Joãzinho 39,6%
Datamax/Campo Maior: Ribinha tem 36% e Joãozinho Felix 32%
JALES/Regeneração: Dr. Hermes tem 45% e Zé Marton 37%
Jales em Picos:Padre Walmir tem 44% e Gil Paraibano 37%
BrVox/Brasileira:Paula Miranda tem 47% e Drª Carmen 38%
Jales/Santo Antônio de Lisboa: 36% citaram Wellington e 29% Zé Rivaldo
Jales em Picos:Padre Walmir tem 43% e Gil Paraibano 36%
Datamax/Campo Maior: Ribinha tem 39% e Joãozinho 36%
Jonas tem 51% em Água Branca;Valdecir 51% em Curimatá
Jales / Campo Maior: Ribinha tem 37,14% e Joãozinho 34,64%
Jales/Picos: Pe. Walmir tem 35,67% e Gil Paraibano 30%
IBOPE / THE: Firmino 46%, Dr. Pessoa 27% e Amadeu 12%

Carregando, por favor aguarde...
podium
Últimas Notícias
13h04 Alunos concluem primeira fase do curso Licença B 13h01 Crianças tem dia de aula diferente em Beneditinos 13h00 Anvisa proíbe lote de extrato de tomate 'Quero' com pelo de roedor 12h56 Filho de coronel da PM faz 'rasante' no Corso e deve ser alvo da ANAC 12h51 Saiba por que a luta entre GSP e Anderson Silva pode sair do papel 12h51 Conheça a história por trás da criação do leite condensado 12h50 Policiais Militares Prende Assaltantes em São João dos Patos 12h46 Loteamento Vale do Amanhecer 12h42 Contratos do Fies já começam a ser assinados na Caixa;veja como fazer 12h41 Mais um mestre Beneditinense 12h40 Conheça as 16 candidatas do concurso ‘Garota Jaicoense 2017’ 12h39 Prefeito Júnior Bill participa do início ao fim do Zé Pereira de São Pedro do Piauí 12h38 União estável entre pessoas do mesmo sexo está na pauta da semana da CCJ 12h37 Prefeito recebe visita de colega vizinho 12h36 Apresentador da Record: ‘Aqui tem um monte de coisa que não presta’ 12h33 Secretários de Saúde, do Meio Ambiente e o prefeito de S. Mendes Dr Heli plantam árvores em Avenide 12h31 Assistente Social de São Julião participa de reunião do INSS sobre o BPC 12h30 Zé Pereira de São Pedro do Piauí agita comércio e economia da cidade 12h30 Governo oficializa financiamento para quitar dívida de hospitais filantrópicos 12h29 Plenário pode votar medidas de direito e proteção às mulheres nesta semana 12h27 Prévia do Carnaval Patoense 12h22 Júlio César se anima com rumores de que Ciro possa deixar base de W.Dias 12h21 Prefeito de Massapê fala de trabalho na nova gestão e fala sobre obras 12h20 Posições Sexuais: Guia Completo para homens e mulheres 12h15 Construsonhos Imobiliária