Bastidores da política -

Reforma política já tem nove pontos definidos; saiba quais são!

REFORMA POLÍTICA JÁ TEM NOVE PONTOS DEFINIDOS
Relator da reforma política nacional, o deputado piauiense Marcelo Castro (PMDB), informou que, já definiu ao menos, nove pontos que até aqui são consenso. 1- Fim do suplente de senador. O suplente será aquele que tiver mais votos logo após os eleitos. 2- Fim da reeleição para presidente, governador e prefeito. 3- Unificação dos mandatos em cinco anos para todos, inclusive senador que hoje tem oito anos de mandato. 4 – Coincidência das eleições para todos os cargos, de vereador a presidente da república num único dia. 5- Fim das coligações. Acaba com o puxador de votos que elege três ou quatro com pouca votação. 6- Prazo de filiação partidária. Hoje é de um ano antes da eleição. Será reduzido para seis meses. 7 – Fidelidade partidária. Não há na constituição. A nova regra estabelece um prazo de 5 meses antes de concluir o mandato. 8 – Prazo para campanhas eleitorais. Hoje são três meses. Pela nova proposta seria de um mês. 9 – O sistema misto de votação.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Nesta 2ª feira, a OAB/PI realiza no auditório de sua sede em Teresina, uma audiência pública para discutir a reforma política. O relator da matéria na Câmara, deputado Marcelo Castro confirmou presença. A OAB convidou todos os partidos e a sessão será aberta ao público.

ELEIÇÃO GERAL É CONSENSO
Diz o advogado Fabio Viana que, pelo que ouviu e sentiu dos presidentes de partidos, a emenda que estabelece eleição geral no país é consenso. Só mesmo o TSE e os advogados são contra. Mas, eles não votam.

NEPOTISMO DO MANDATO
A OAB defende ainda, que no caso dos proporcionais, seja vetado ao deputado indicar um parente até o 2º grau para disputar um cargo no mesmo pleito. Isso já acontece com os majoritários.

RENÚNCIA
No pacote que será entregue ao relator, a OAB quer proibir deputados, senadores e vereadores ocuparem cargos no executivo. Para ser secretario, a OAB entende que eles devem renunciar aos mandatos, como acontece nos Estados Unidos e na Europa.

MAIS CONDENAÇÃO
O matador da Escrivã piauiense Loane Maranhão pode morrer na cadeia. A sentença de 72 anos que ele pegou da Justiça em Caxias foi por ter estuprado as filhas. Falta a condenação pelo assassinato. Ele já está pronunciado e vai a júri. Se condenado, somando tudo pode chegar a 100 anos. Vai virar prisão perpétua.

EXPULSÃO
Em São Pedro do Piauí, a Executiva Municipal do PT se prepara para julgar um pedido de expulsão do prefeito da cidade, Raimundo Ferreira, o Tubarel. O presidente da Comissão é o ex-prefeito Goió, hoje, desafeto do prefeito.

1ª MUDANÇA
Marque a data de hoje e guarde esta nota para conferir depois.

Breve, o governador Welington Dias fará uma mexida no seu secretariado. Sabe aquela história de que quem não alcançar a meta vai sair?, ali tem um misto de verdade e sabedoria para se livrar de certos incômodos. Dois secretariso serão apeados. Já tem até os substitutos escolhidos.

REMANEJAMENTO
Um dos que vai sair, será remanejado. Essa mudança vai causar espanto e admiração em todos. Só vendo para crer. Por isso, quem viver, verá.

GOLPE DE MESTRE
Anotem de novo: tem um candidato fortíssimo ao cargo de conselheiro do TCE que na última hora, após a sabatina e antes da votação vai desistir. Trata-se, de uma estratégia política.

CAMPEÃO INVICTO
O River está com pinta de campeão e pode ser de forma invicta se vencer os quatro jogos que resta no 2º turno. Mas, isso não será novidade. Em 1974, o Tiradentes foi campeão piauiense ao ganhar os quatro turnos invictamente. No último jogo derrotou o Flamengo por 4x0 no Albertão, dia 8 de dezembro.

ADEUS AS ILUSÕES
Naquele jogo, o zagueiro Matintin (falecido) se despediu dos gramados. Ele assista ao jogo na aqrquibancada e foi convocado para entrar em campo. Se equipou, entrou e deu um murro na cara do árbitro carioca Artur Ribeiro. Foi expulso e fiCou dois anos sem jogar. Como já tinha 32 anos de idade, nunca mais voltou e foi trabalhar de controlista de áudio na radio Poneira.

NOTAS & NÓTULAS
*Lula e Dias Tóffoli estão nas manchetes de capa das revistas nacionais deste inicio de semana. O assunto não poderia ser outro: corupção.

*O grupo que elegeu o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí rachou com relação a eleição do TCE.

*Herculano Moraes chegou aos 70 anos de idade sadio, lúcido, fagueiro, e ainda mais culto. Um poeta setentão tem muitas histórias para contar e muitos versos para escrever.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco