Aconteceu nesta quarta-feira, 18, o I Fórum Municipal de Ações Integradas de Oeiras. O evento, realizado no Centro Diocesano ?Dom Expedito Lopes?, discutiu a importância da gestão em rede e o fortalecimento das ações de prevenção da gravidez na adolescência no município.O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Oeiras e contou com a participação de secretários municipais, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, dentistas, coordenadores pedagógicos e outros agentes públicos municipais envolvidos em ações para adolescentes.

O evento foi aberto com a apresentação musical da banda Geração Jovem, composta por estudantes da Escola Municipal Juarez Tapety e do grupo de flautistas da escola Cebolinha. A programação do fórum foi iniciada nesta terça-feira, 17, no auditório da Semed.

 

A cerimônia de entrega do Troféu 180 Graus Destaque Empresarial 2017 acontece no dia 04 de novembro(sábado) na AABB de Oeiras. O evento vai agraciar os ganhadores com um troféu e certificado da sua respectiva categoria. 

As atrações ainda estão sendo confirmadas...

Confira os ganhadores desta edição AQUI!

 


Compartilhar Tweet 1



 O Instituto Federal do Piauí divulgou edital com oferta de vagas para cursos técnicos na instituição. São 3.785 vagas distribuídas em 20 campi do Piauí. Para Oeiras estão sendo ofertadas 200 vagas.Os cursos técnicos do Instituto Federal do Piauí são gratuitos e ofertados em três formas: integrada, para quem já concluiu ou esteja concluindo o Ensino Fundamental em 2017; concomitante, para quem vai cursar, em 2018, o Ensino Médio em outra instituição; e subsequente, para quem já concluiu ou está concluindo, em 2017, o Ensino Médio.

"A cada oferta de vagas para cursos técnicos, estamos atendendo a um dos nossos grandes compromissos como instituição pública de ensino. Por isso, convido jovens e adultos a conhecerem nossa instituição, optarem por um dos nossos cursos e conseguirem a profissionalização e o crescimento pessoal", destacou o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

 


Compartilhar Tweet 1



Três cidades do Piauí estão no topo da lista das que registraram maior temperatura no Brasil, na última quarta-feira, dia 04 de outubro.

Em Esperantina, Gilbués e Oeiras, os termômetros ficaram acima dos 40ºC. Na lista divulgada por Climatempo, aparecem ainda as cidades de Floriano e Bom Jesus.

Climatempo informa ainda que as maiores temperaturas do país vem sendo observadas no Nordeste, desde o início deste mês, em especial nos estados do Piauí, Maranhão e Bahia.

Isso por conta de uma forte massa de ar seco, que predomina sobre a região, dificultando a formação de nuvens de chuva. 

O céu permanece durante todo o dia com pouca ou quase nenhuma nuvem.

Nesta sexta-feira (06), o cenário permanece o mesmo em todo Piauí. Ar seco, altas temperaturas, e nada de chuva.

 

Foi sancionada nesta quinta-feira, 05, pelo prefeito José Raimundo, a lei que implantará em Oeiras a Municipalização do Trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), prevista pela Constituição Federal e apoiada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com isso, o município instituirá a Gerência de Transportes e Trânsito, a Coordenação de Trânsito do Município de Oeiras – COTRAN e a Junta Administrativa de Recursos de Infração de Trânsito – JARI. Ainda este mês, a Prefeitura lançará o edital do concurso público para Agente de Trânsito e Fiscal de Tributos, técnicos que vão compor o quadro do sistema municipal de trânsito.

De acordo com o prefeito, serão abertas 06 vagas para o cargo de Agente de Trânsito e 02 para Fiscal de Tributos. Os aprovados no certame passarão por um treinamento. 


Compartilhar Tweet 1



Ao longo de muitos anos o Troféu 180 Graus tem reconhecido empresas, instituições e profissionais que são destaque em Oeiras. Nesta 10° edição, como nas anteriores, para descobrí-los realizamos uma votação popular, feita através de uma enquete disponibilizada na internet.São dezenas de empreendimentos, gestores e profissionais que com seu reconhecimento, persistência, dedicação, ousadia e talento contribuem para o crescimento de Oeiras. Então, vote em suas empresas, gestores e profissionais preferidos. Boa sorte a todos!

Vote AQUI!

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Coordenação de Políticas Públicas de Gênero, Raça, Etnia e Direitos Humanos, promove nesta quinta-feira, 28, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em Oeiras.Com o tema "Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos", o evento acontece no Cine Teatro, a partir das 8h da manhã.

O evento, que é aberto à população, contará com debates sobre o tema e as propostas discutidas serão enviadas para o Poder Executivo, para o Conselho Estadual e para o Conselho Nacional de Preservação da Igualdade Racial. "Toda a população é convidada a participar do debate e construção de propostas para o avanço das políticas públicas voltadas à promoção da Igualdade Racial", convida a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo. 

 


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo participou do lançamento do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios (DOME), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (26/09).

A nova plataforma tem como objetivo dar maior autonomia à administração pública municipal, além de proporcionar um menor custeio ao Tesouro Público.

Na oportunidade, o gestor também participou do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa destinada a reconhecer os melhores trabalhos realizados por prefeitos piauienses na implantação, regulamentação e aplicação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que habilita o vencedor a participar da edição nacional do Prêmio.

Fotos: Isabel Ribeiro

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da AsCom/APPM

Compartilhar Tweet 1



A Caravana Estadual das Prerrogativas de 2017 da OAB-PI, Iniciou na última quarta-feira (20/09), percorrendo as Comarcas de Oeiras e Simplício Mendes. Promovida pela Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (CDPA), a ação busca verificar os maiores gargalos enfrentados pela advocacia do interior do Estado.

Dando início aos trabalhos, a Comitiva, formada por dirigentes da Ordem, membros da Comissão Nacional de Defesa e Valorização da Advocacia e da CDPA, visitou as unidades judiciárias de Oeiras, onde debateram pautas relacionadas ao atendimento aos advogados, a relação entre os profissionais e o respeito às prerrogativas.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, ressaltou a importância do respeito às prerrogativas profissionais, destacando a necessidade da soma de esforços entre as instituições para o bom desempenho dos trabalhos no dia a dia.

 

Foto: OAB-PI

 

(Equipe de Municípios)


Fonte: OAB-PI

Na manhã da última  quinta-feira (14/09),  o prefeito José Raimundo estabeleceu parcerias para a revitalização de praças em dois bairros de Oeiras - Canela e Jurani.

A Praça do Canela será revitalizada através de um projeto proposto e desenvolvido pelos estudantes do 2º Ano do Centro Estadual de Tempo Integral CETI Desembargador Pedro Sá, em parceria com o município.

O projeto, intitulado 'Reflorir', surgiu a partir de um prêmio nacional que reconhece soluções criativas de desenvolvimento sustentável para comunidades.

Foto: Mural da Vila

(Equipe de Municípios)


Fonte: Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



O Museu de Arte Sacra (MAS) celebra de 18 a 24 de setembro a 11ª Primavera dos Museus que tem como tema: "Museus e suas memórias". Os museus têm muitas e diferentes memórias, que merecem e necessitam ser reveladas e preservadas. Por isso, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) convoca todas as instituições museólogas do país para uma maior reflexão a partir das memórias das próprias instituições - questão que ainda não receberam o merecido espaço nas preocupações cotidianas de muitos museus.

Um dos objetivos da Primavera dos Museus 2017 é que museus, e demais instituições culturais participantes, possam ?olhar para dentro? e refletir, junto com os grupos sociais presentes nos territórios nos quais estão inseridos, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção.

 


Fonte: Divulgação

Compartilhar Tweet 1



O humorista João Cláudio Moreno leva ao palco do Cine Teatro o show '300 anos de Oeiras', com música, contos e curiosidades sobre a VelhaCap. O show acontece neste sábado, 16, às 20h30min, com patrocínio da Lili Doces e apoio do Cine Teatro Oeiras.A entrada é 1kg de alimento não perecível, que deve ser trocado nesta sexta-feira, dia 15, na bilheteria do teatro - das 8h às 12h. Os ingressos são limitados.Os alimentos arrecadados serão revertidos para a Fazenda da Esperança em Oeiras.

 


Compartilhar Tweet 1



O humorista João Cláudio Moreno leva ao palco do Cine Teatro o show '300 anos de Oeiras', com música, contos e curiosidades sobre a VelhaCap.

O show acontece neste sábado (16/09), às 20h30min, com patrocínio da Lili Doces e apoio do Cine Teatro Oeiras.

A entrada é 1kg de alimento não perecível, que deve ser trocado nesta sexta-feira, dia 15, na bilheteria do teatro - das 8h às 12h. Os ingressos são limitados.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para a Fazenda da Esperança em Oeiras.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



O atleta oeirense Rafael Silva Rodrigues de Sousa, que atualmente no estado de São Paulo tem se destacado nas artes marciais e conquistado prêmios.

Recentemente o oeirense conquistou a Medalha do Mérito Esportivo que é concedida a atletas que se destacam em suas modalidades.

O atleta é filho de Francisco Rodrigues de Sousa Filho, que é moto táxi em Oeiras e Maria José Batista da Silva, é natural de Oeiras e reside com a mãe em São Paulo a cerca de três anos, quando começou a praticar a modalidade.

FOTOS: Mural da Vila

(Equipe de Municípios)


Fonte: Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), abriu oficialmente na última  segunda-feira (11/09), a programação da campanha Setembro Amarelo em Oeiras. 

Este ano, as atividades de prevenção e sensibilização incluem blitz nas ruas com panfletagem e adesivagem de carros; rodas de conversa em escolas da rede pública,  municipal ,  estadual e rede privada, com  rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural e qualificação para profissionais da Atenção Básica sobre manejo de transtornos mentais.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



O 34º Aniversário da Rádio Primeira Capital acontece nos dias 06 e 07 de setembro de 2017. E como sempre acontece, a emissora prepara uma programação especial para celebrar a data.

A festa este ano volta para a praça do Mercado e terá como atração principal a cantora Taty Girl.

Confira a programação:

Dia 06 de Setembro de 2017

20h - Festa dançante para o povão da cidade, do interior de Oeiras e região. Sorteios de brindes Apresentação dos locutores e Bandas locais: Alan dos Teclados, Samuel e Banda Swing Raiação, Guim Gomes, Chacal, Beto Rossi, David Ostentação e Dany.
23h45 - HOMENAGEM a Rádio Primeira Capital.
01h - BANDA PRINCIPAL EM FRENTE A RÁDIO PRIMEIRA CAPITAL
TATY GIRL


Compartilhar Tweet 1



O professor e historiador Júnior Vianna lança neste sábado, 02, seu segundo livro - 'Dois dedos de prosa' -, em sessão de autógrafos, às 20h30min, no Espaço Cultural Café Oeiras.

Na obra, estão contidos 17 contos e 17 crônicas, que retratam figuras e instantes do cotidiano oeirense.

Júnior Vianna estreou na literatura em 2013, com Mosaico da Vila, compilação de 30 crônicas de seu blog, em que são apresentadas personagens e histórias marcantes da Velha Cap.

"Dois dedos de prosa"?

Autor: Júnior Vianna

Páginas: 128

Preço: R$ 25,00

Lançamento: Sábado, dia 02 de setembro, às 20h30min, no Espaço Cultural Café Oeiras


Compartilhar Tweet 1



No último sábado (26/08), a Seleção Oeirense de Karatê conquistou o segundo lugar geral na I Copa de Karatê Interestilos de Campo Grande do Piauí, que reuniu mais de 50 atletas de delegações de Oeiras, Picos, Alegrete e Vila Nova.

O evento foi organizado pelo professor de Karatê Adão Davi, juntamente da Academia de Karatê ASCAMK, em parceria da Secretaria de Cultura, Departamento de Lazer, Secretaria de Assistência Social e Prefeitura de Municipal. O evento aconteceu no clube de Lazer de Chico Aurélio.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Mural da Vida

Compartilhar Tweet 1



A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (29/08), às 10h, uma sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, primeira capital e cidade mais antiga do estado do Piauí.

A sessão, solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho , acontece às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, em Brasília.

A sessão solene será um espaço de visibilidade nacional para apresentar as construções arquitetônicas de Oeiras – que é Cidade Monumento Nacional e cujo Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil – bem como os espaços culturais da cidade.

Além disso, o evento deverá divulgar a participação de Oeiras na luta pela Independência do Brasil. A velha capital teve participação decisiva, com a adesão à emancipação em 24 de janeiro de 1823.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Folha de Oeiras
Encontrado na zona rural · 29/08/2017 - 11h15

Agricultor de 82 anos encontra macaxeira gigante em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



O agricultor oeirense, Ângelo Martins Rodrigues, de 82 anos, acabou de realizar um grande achado em sua propriedade.

O Agricultor é morador da localidade Lagoa do Meio na fazenda Várzea Branca na zona rural de Oeiras.

Em uma vida toda dedicada ao campo, o agricultor se surpreendeu ao colher uma raiz de macaxeira ‘gigante’.

O local onde á raiz foi encontrada é o mesmo onde anualmente o agricultor usa para cultivar a planta para o consumo da família.

O tubérculo encontrado por ‘Seu Ângelo’ nome pelo qual o agricultor é mais conhecido na região pesa entorno de 10 quilos e aproximadamente 70 centímetros.

Com essas proporções, a raiz da macaxeira chama atenção por não ser comum a colheita de raízes com tamanho desenvolvimento.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Folha de Oeiras
Extinção de zona eleitoral · 29/08/2017 - 09h21

5ª Zona Eleitoral sofre mudanças e nova zona será criada em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI) decidiu aprovar, por maioria, proposta de Resolução de rezoneamento eleitoral no Estado do Piauí, por meio da extinção, remanejamento, renomeação e recomposição de Zonas Eleitorais.

A medida ocorreu em cumprimento às Resoluções 23.422/2014 e 23.512/2017, bem como a Portaria nº 372/2017, todas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a resolução, Oeiras sofrerá mudanças como a alteração da 5ª Zona Eleitoral, que passará por um rezoneamento, sendo criada também uma nova Zona Eleitoral, a 75ª, que será uma Zona proveniente de REMANEJAMENTO da 75ª ZE - Landri Sales e será composta pelos termos da 5ª ZE - OEIRAS: Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, São Francisco do Piauí e São Miguel do Fidalgo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima terça-feira, 29, a partir das 8h, a I Plenária Municipal de Saúde, momento de construção coletiva das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Oeiras.

O evento acontece no Auditório da UESPI e vai discutir a temática "Oeiras construindo caminhos para a atenção integral à saúde" em dois eixos: ampliação e qualificação do acesso aos serviços de saúde e o fortalecimento das instâncias do controle social.

Toda a população de Oeiras pode participar, especialmente as lideranças, entidades e grupos comunitários, gestores, prestadores de serviços, profissionais e estudantes da área de saúde.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



A CDL/ ASCOM de Oeiras realizou no último domingo (27/08), a 3ª edição do Passeio Ciclístico -Pedalando com o meu pai, que percorreu diversas ruas de Oeiras.

O evento esportivo que foi em comemoração ao dia dos pais, teve como objetivo estabelecer uma integração entre pais associados e não associados, com propostas do desenvolvimento de atividades educativas e recreativas.

Logo cedo, às 7h30 o evento teve início com um sessão de alongamento e aquecimento para o passeio, que teve a saída da sede da CDL/ASCOM, localizada na Praça de Eventos e passou pelas principais ruas de Oeiras, onde ocorreu a entrega de prêmios.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Oeiras, realizou na última quinta-feira (24/08), uma audiência pública para prestação de contas e verificação das metas fiscais referentes ao primeiro semestre de 2017.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de secretários municipais e vereadores.

Durante a audiência, que é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, foram apresentadas informações referentes aos primeiros seis meses de gestão do prefeito José Raimundo, detalhando os trabalhos de cada área da administração municipal.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Mural da Vila

Compartilhar Tweet 1



Apesar da pouca idade, um jovem tem se destacado pelo trabalho missionário desenvolvido nas ruas da cidade de Oeiras, a 313 de km de Teresina.

O pregador Thiago Reis tem apenas 15 anos e na companhia da equipe da Igreja Pentecostal Missão da Fé vem realizando uma série de atos religiosos e solidários na primeira capital do Piauí e até em outras cidades.

Entre os trabalhos missionários do jovem pregador em conjunto com a equipe de missões da igreja estão o apoio para pessoas se libertarem das drogas, da depressão e o amparo às famílias que enfrentam momentos de inquietação e dificuldades.

Thiago conta que sempre levou no coração o desejo de fazer o bem ao próximo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Fonte: Acesse Piauí