"Fica também essa lição" -

Rafael Fonteles alerta sobre as Chuvas no Rio Grande do Sul: "isso não tem sido algo esporádico"

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), expressou preocupação com a situação enfrentada no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas. Ele destacou a necessidade de aumentar a consciência ambiental e o combate às mudanças climáticas para evitar tragédias semelhantes no futuro.

"Fica também essa lição para que todos nós aumentemos a nossa consciência da preservação do meio ambiente, do combate ou mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, a preservação dos nossos recursos hídricos, para evitar que esse tipo de tragédia se torne comum. O que mais nos deixa preocupados é o fato de isso não ser algo esporádico, tornar-se algo comum em várias regiões do Brasil e do mundo", declarou.

Foto: 180graus

Ele também revelou ter conversado com Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul. O estado tem sido assolado por fortes chuvas desde a segunda-feira passada (29). O temporal deixou ao menos 85 mortos e afetou mais de um milhão de pessoas. "Nós entramos em contato, naturalmente, com o governador Eduardo Leite, e através da coordenação dos corpos de bombeiros do país inteiro, solicitou-se cada estado deu a sua contribuição, com o efetivo dos bombeiros, principalmente, equipamentos de resgate e também incentivando doações para os órgãos oficiais do governo que estão na linha de frente", disse.

O Governo do Piauí também disponibilizou o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI) para auxiliar no cenário de desastre devido às últimas inundações no estado, causadas pelos grandes volumes de chuva. A previsão é que os militares piauienses cheguem no próximo fim de semana.

O Governo do Piauí disponibilizou o Corpo de Bombeiros Militar para auxiliar no cenário de desastre causado pelas inundações no estado gaúcho. Apesar das diferenças políticas, Fonteles fez um apelo para que os governadores deixem de lado o partidarismo e enviem ajuda ao Rio Grande do Sul, destacando a importância da união nacional diante da crise. "É o momento do Brasil realmente dar as mãos, evitar qualquer tipo de partidarismo, ideologia nesse momento, para que todos possam, na medida do possível, dar a sua contribuição para que o povo gaúcho realmente se recupere o mais rapidamente possível", disse.

No dia do seu aniversário, Rafael Fonteles optou por não pedir presentes, incentivando doações para os órgãos oficiais de ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Ele ressaltou a gravidade da situação e a necessidade de preservação ambiental, pedindo força para os líderes e para o povo gaúcho diante dessa tragédia.

Arrecadações no Aeroporto de Teresina: 

Os dados para doação são os seguintes:

Conta: SOS Rio Grande do Sul

Chave Pix: CNPJ 92.958.800/0001-38

Instituição: Banrisul

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco