Saldo positivo no balanço florestal -

Ministro Wellington Dias debate parcerias para o desenvolvimento sustentável

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu nesta segunda-feira (15/04), em Brasília, com a representante de Desenvolvimento Econômico do Instituto ICLEI, Aline Cardoso. O encontro teve como objetivo discutir projetos e parcerias entre o ministério e a entidade, que é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável.

Foto: Roberta Aline / MDS

Ao longo da reunião, o ministro Wellington Dias lembrou que o Brasil tem a meta de alcançar um saldo positivo no balanço florestal por meio da implementação de um modelo de agrofloresta produtiva, promovendo a inclusão social e a geração de renda para famílias de baixa renda.

"Estamos identificando e cadastrando terras degradadas, com o objetivo de recuperá-las por meio do plantio de espécies produtivas, como a castanha-do-pará, o açaí e o guaraná, produtos com grande potencial para gerar renda para as comunidades locais", explicou Wellington Dias.

O titular da pasta também destacou a importância da cooperação entre o Governo Federal e os municípios para o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis e que garantam renda.

Já Aline Cardoso ressaltou a expertise do ICLEI em trabalhar com governos locais e regionais na implementação de políticas de sustentabilidade. "Estamos dispostos a contribuir para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Brasil", disse a sênior Fellow de Desenvolvimento Econômico do Instituto ICLEI.

ICLEI

O ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais que trabalha com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o instituto busca influenciar políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.

Na América do Sul, a iniciativa conecta mais de 100 governos associados em oito países a este movimento global. Ao longo dos anos, o ICLEI América do Sul atuou no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de clima e desenvolvimento de baixo carbono, resiliência, resíduos sólidos, compras públicas sustentáveis e biodiversidade urbana, entre outros.

Fonte: MDS

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco