35 mil jovens cadastrados -

Governo do Estado tenta parceria com 'CIEE' e projeta profissionalizar jovens

Com a perspectiva de buscar uma parceria com o Governo do Estado para a formação profissional de jovens piauienses, o gerente regional no Nordeste do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Robério Henrique, e a supervisora de unidade de operação, Helleny Batista, apresentaram, nessa terça-feira (31/01), à vice-governadora Margarete Coelho os programas direcionados para os jovens estudantes brasileiros que se preparam para o mercado de trabalho. No Piauí, a instituição tem, atualmente, 5 mil jovens no programa CIEE de estágios em diversas empresas públicas e privadas.

Durante audiência, Robério Henrique destacou a importância dessa parceria para os 35 mil jovens do estado cadastrados no CIEE à espera de uma oportunidade profissional. “A presença do Governo do Estado para nós é fundamental para enfrentar essa barreira do primeiro emprego. O CIEE possui programas de estágio, aprendizagem, atividades de inclusão e capacitação. Os jovens precisam se preparar para os desafios do mercado de trabalho e nada melhor que o programa de estágio para enfrentar isso”, salientou o gerente.

Apesar de um ano enfrentando uma das piores crises das últimas décadas, e diante do corte severo de vagas, o ano de 2016 para o CIEE foi de bons resultados, segundo o gerente regional Nordeste. “Para a gente, foi um sucesso, pois 64% dos jovens que estava em estágio ou realizando trabalho como aprendiz na iniciativa privada ficou efetivo. Isso mostra que os programas têm uma relevância muito grande”, destacou Robério Henrique.

“Temos o programa de estágio de estudantes, destinado para jovens maiores de 16 anos, regularmente matriculado e frequentando o nível médio e nível superior. O outro é Aprendiz Legal, voltado para jovens de 14 até 24 anos. As duas iniciativas são de inserção do jovem no mercado de trabalho. Um é obrigatório que as empresas privadas contratem de 5 a 15% do seu quadro de pessoal jovens aprendizes. Já, o estágio é um programa voluntário, que é de desenvolvimento de talentos. Sempre falo que investir na juventude é um retorno garantido para as empresas e governos”, informou o gerente.

O CIEE tem várias parcerias com governos estaduais como, por exemplo, Maranhão e Ceará, e também com prefeituras. “A ideia é trazer jovens estudantes e estagiários para dentro do governo na área da saúde, educação e engenharia. Então, esses jovens estão se preparando e já podem contribuir fortemente com a gestão”, destacou Robério Henrique.

Margarete Coelho garantiu atenção para verificar quais seriam as possibilidades de parceria com o estado. “Temos reuniões com o governador Wellington Dias e secretários, de formas temáticas. Tivemos mesmo uma hoje sobre a estratégia do Governo do Estado na assistência a dependentes químicos em conflito com a lei. Então, vou levar esse material que foi apresentado como pauta para tratarmos dessa possibilidade de parceria entre governo e CIEE”, disse a vice-governadora.

Margarete também falou da atual situação econômica do governo e de como a equipe tem trabalhado para enfrentar os desafios. “Somos um dos estados brasileiros que conseguiu se organizar administrativamente e financeiramente. Contratação no estado é uma coisa que não está existindo, tudo que desrespeita à folha de pagamento nós estamos sem condições de arcar e aí tem os compromissos com as carreiras. Não é à toa que o estado do Piauí está entre os três que não está com folha de pagamento atrasada e não está parcelando folha. Mas isso tem custado um preço alto e um grande esforço da equipe”, ressaltou Coelho.

Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco