'Discussão para outras nações' -

Congressistas brasileiros e dos EUA discutem ataques contra a democracia

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Uma delegação de parlamentares brasileiros liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) está atualmente nos Estados Unidos (EUA) para abordar a questão dos ataques à democracia em ambos os países. Durante a visita, o grupo também se encontrou com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA).

"A violação do Estado Democrático de Direito ocorrida nos dois países apresenta muitas semelhanças. Viemos aqui para compartilhar experiências e possivelmente estabelecer colaborações futuras visando ampliar essa discussão para outras nações", explicou a senadora Eliziane à Agência Brasil, relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os eventos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Além da senadora, a delegação inclui o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Rogério Correia (PT-MG), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Rafael Brito (MDB-AL), todos membros da CPMI. Esta comissão solicitou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais de 60 pessoas, incluindo altos militares, por conspiração golpista.

Durante a estadia nos EUA, os parlamentares brasileiros se reunirão com congressistas americanos considerados "amigos do Brasil", como Ocasio-Cortez, Bernie Sanders, Susan Wild, Jim McGovern, Kamlager-Dove, Castro, Cori Bush e Chuy Garcia. Também está agendado um encontro com o democrata Jamie Raskin e outros membros da CPI do Capitólio, que investiga os eventos da invasão de 6 de janeiro de 2021.

A deputada Jandira Feghali destacou a necessidade de estabelecer uma frente internacional contra os esforços de desestabilização da democracia. "Este ano, várias eleições estratégicas ocorrerão em diferentes países, e extremistas estão se organizando para sabotá-las com desinformação e discursos de ódio. É vital formar uma frente parlamentar global para proteger os valores humanistas e democráticos", afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco