180graus

Alerta de navegação - 29/07/2017 às 07h15

Marinha alerta para ondas de até 4 metros no litoral do Nordeste

Casa do cartucho

Ventos muito fortes e ondas de 3 a 4 metros podem atingir o mar do litoral do Nordeste entre Natal e São Luís a partir da noite desta sexta (28) e até a manhã de domingo (30). A previsão é da Capitania dos Portos do Ceará, que emitu alerta de navegação.

O órgão recomenda que os barcos de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as demais embarcações redobrem os cuidados com os itens de salvamento e segurança e com o estado dos motores e do casco.

Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Possidônio Soares Filho, em condições assim, sair para o mar pode ser fatal para jangadas e outros tipos de barcos a vela.

“Quando se sai daqui do Porto de Fortaleza, está esse terral, esse ventinho calmo, mas com a subida do sol, o vento vai se aproximando da velocidade que não é compatível com embarcações a vela. O pescador precisa estar atento, porque pode cair numa situação em que ninguém poderá ser resgatado”, afirmou.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta época do ano (até novembro) em Fortaleza se caracteriza pelos ventos fortes, que chegam a mais de 50 quilômetros por hora. Também nesse período, o vento muda de direção e passa a soprar a partir do leste e do sudeste, o que afeta a navegação na parte norte da Região Nordeste.

Fonte: Agência Brasil

Várias espécies encontradas - 20/07/2017 às 09h25

Peixes aparecem mortos em rio do PI e caso preocupa ambientalistas

Casa do cartucho

Na manhã desta quarta-feira (19/07), pescadores que residem próximo ao sangradouro da barragem do Rio Piracuruca, ficaram espantados com a presença de vários peixes, inclusive arraias que é um dos mais resistentes, estavam mortos ou agonizando nas margens do rio.

É possível observar sobre a superfície da água do rio, uma espessa camada, uma crosta que dificulta a oxigenação da água, uma das prováveis causas desta grande mortalidade.

O pescador Deusdeth Alves, foi quem acionou a reportagem para comparecer no local e constatar a preocupante situação, “Moro há 15 anos próximo a barragem e em todo esse tempo nunca presenciei uma lamentável cena como esta. Estou muito triste, sou pescador há muitos anos, sou aposentado pela Colônia de Pescadores e não posso pescar no rio por conta dessa mortalidade inexplicável de peixes, posso adoecer e a minha família também se consumir um pescado nessa situação, nem banho no rio estamos mais tomando, está suspenso”, afirmou o pescador ao portal Piracuruca ao Vivo.

IMG_9972.jpg

Um alerta foi dado aos moradores que tinham costume de banhar, pescar e lavar roupas nas margens do rio, todos estão evitando até que descubram a causa desta mortalidade e seja solucionado o problema.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Manoel Filho, estava participando de uma reunião do conselho do setor, quando tomou conhecimento da ocorrência e foi até o local verificar a situação, “Infelizmente podemos constatar esta anormalidade na água, é muito preocupante e estou acionando imediatamente a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), para que possa vir até o local e coletar amostras da água e constatar os motivos desta mortalidade que é muito preocupante para toda a região de Piracuruca, inclusive por onde se estende o Rio Piracuruca”, finalizou o secretário.

Fonte: Piracuruca ao Vivo

Em Teresina fez até 17ºC - 15/07/2017 às 16h44

Tempo seco derruba temperaturas à noite; Oeiras teve mínima de 12,8ºC

Casa do cartucho

A baixa umidade e a entrada de ventos frios sobre o Nordeste têm contribuído para a queda das temperaturas em boa parte do Piauí, durante a noite.

Na cidade de Oeiras, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 12,8ºC. Há previsão para que no Piauí, e em outros estados do Nordeste, a temperatura possa cair ainda mais, abaixo dos 10ºC, em algumas cidades.

Também na quinta-feira (13), a mínima registrada em Teresina foi de 17ºC, durante a madrugada. Índice idêntico ao registrado ano passado, nos meses de julho e agosto.

Mas o INMET também alerta para a baixa umidade durante o dia, nas cidades mais ao sul do estado, cujos níveis podem variar entre 30% e 20%, que representam leve risco à saúde.

Para este domingo, a máxima prevista em Teresina é de 33ºC, e a mínima de 18ºC.

Fonte: Climatempo

Desenvolvido com 273 crianças - 06/06/2017 às 09h53

Cineas Santos planta árvore com alunos do projeto 'Meio Ambiente: Sementes do Amanhã'

Casa do cartucho

Dando continuidade ao projeto que concilia a natureza com a literatura, o Centro Municipal de Educação Infantil Francisco de Assis realizou um momento de arborização do espaço através do projeto “Meio Ambiente: Sementes do Amanhã”, que é um convite à reflexão, amar, defender e preservar.

O projeto está sendo desenvolvido desde o mês de abril, quando inspirado na beleza dos jardins, o Cmei Francisco de Assis, no Mocambinho, desenvolveu o projeto “Jardim de poesia”, por meio do qual foi trabalhado durante dois meses o gênero textual poesia. A ação faz parte do projeto “Universo encantado da leitura”, que está em sua segunda edição e incentiva a aproximação das crianças com os livros através do meio ambiente. O projeto foi trabalhado com 273 crianças de 2 a 5 anos.

Para a realização dessa segunda etapa do projeto o professor Cineas Santos, parceiro das atividades que estão sendo desenvolvidas, esteve presente para junto com as crianças do 2º período da Educação Infantil realizarem o plantio de Ipês. Foi um momento de envolvimento e alegria para todos.

WhatsApp Image 2017-06-06 at 09.27.34.jpeg

“É muito gratificante acompanhar esses projetos que têm como objetivo estimular a leitura e o cuidado com o meio ambiente. Então, parabenizo a equipe da escola pela iniciativa. Em evento passado onde fui homenageado pela criançada prometi voltar para plantarmos um Ipê Amarelo no pátio da escola. Promessa cumprida com muito carinho”, disse Cineas Santos.

Outro grande parceiro é a equipe do Projeto Lagoas Ambiental, do Programa Lagoas do Norte, que forneceu as mudas e fará diversas atividades no Cmei esta semana em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A escola propõe-se a trabalhar em 2017 com atividades que envolvam a natureza, temas sobre meio ambiente com a leitura, para que os estudantes observem no jardim elementos que possam se transformar em poemas. Por isso, a importância de deixar o jardim cada dia mais colorido e florido, mostrando para nossas crianças a relevância da preservação ambiental e transformando tudo isso em poemas como forma de registro do que esta sendo aprendido”, explico Josélia Cristina Carvalho, diretora do Cmei.

Nesta segunda-feira (05) a equipe do Cmei organizou um dia especial com a garotada. Todos se encantaram com um espaço novinho para a hora de lazer da escola. O Chuveirôdromo foi inaugurado com muita festa e muito banho de chuveiro. A água já cai diretamente no jardim mostrando para os pequenos a importância do aproveitamento desse liquido tão precioso para os seres humanos. “Hoje foi um dia de muita diversão, mas acompanhado de muito aprendizado”, finalizou Josélia.

WhatsApp Image 2017-06-06 at 09.27.37.jpeg

WhatsApp Image 2017-06-06 at 09.27.35.jpeg

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Veja a programação - 02/06/2017 às 20h05

Lagoas do Norte realiza circuito integrado em educação ambiental e sanitária

Casa do cartucho

Conscientizar crianças e adolescentes sobre os cuidados com o meio ambiente. Com esse objetivo, o Programa Lagoas do Norte, através da Unidade do Projeto Socioambiental, realiza o I Circuito Integrado em educação ambiental e sanitária. As ações, feitas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, começam na segunda-feira (05/06) com visita e plantio de árvores onde está sendo construído o Parque do Mocambinho.

A visita ao local das obras do Parque do Mocambinho acontece a partir das 8h. Os alunos do Escolão do Mocambinho irão conversar com moradores do entorno do Parque e aplicar um questionário participativo sobre resíduos sólidos. Em seguida, será feito o plantio de oitizeiro, uma das espécies nativas da região, nos canteiros da área de passeio da Lagoa do Mocambinho.

O coordenador da Unidade do Projeto Socioambiental, Jorginei Moraes, explica que as ações do Circuito Integrado serão realizadas em parcerias com as escolas que estão dentro da área de intervenção do Programa e adequadas à idade escolar dos alunos.

“É na escola onde está esse processo de formação do cidadão. A criança e o adolescente levam o que aprendem na sala de aula para casa, para sua comunidade. Eles são multiplicadores. Por isso, vamos focar esse circuito junto com as escolas”, explica Jorginei Moraes.

Além da arborização, o circuito integrado terá visita a campo, cinema ambiental, palestras socioeducativas e teatro. Na terça-feira (6), nos turnos manhã e tarde, haverá sessão do cinema ambiental e plantio de mudas ornamentais na CEMEI Francisco de Assis. “As atividades são adequadas para cada público. Com os alunos da educação infantil, faremos o cineminha, que é uma forma de despertar e sensibilizar para a importância das questões ambientais”, comenta a educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte, Márcia Alencar.

WhatsApp Image 2017-06-02 at 19.14.47.jpeg

WhatsApp Image 2017-06-02 at 19.14.48.jpeg

WhatsApp Image 2017-06-02 at 19.14.50.jpeg

WhatsApp Image 2017-06-02 at 19.14.51.jpeg

WhatsApp Image 2017-06-02 at 19.16.23.jpeg

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Carregando, por favor aguarde...
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Agente PRF
Matemática Básica
Informática p/ concursos
Quer mudar de vida?
Casa do Cartucho
Aulão beneficente para carreira administrativa
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
13h52 Programa Bolsa Atleta recebe inscrições até a próxima terça, dia 22 13h45 Coautora do hit 'Despacito' é cotada para especial de Roberto Carlos 13h27 Marília M. brinca ao enviar recado em show: 'Aqui não pode ligar para ex' 13h25 Vítima de estupro em Castelo conta à Folha de SP: 'Sinto medo de tudo' 13h14 Plano estadual da igualdade racial será lançado esta semana; mais um passo 13h05 Minha Casa Legal vai regularizar 27 mil imóveis no Piauí 13h00 'Volta da Frei' premiou participantes na sua 4ª edição; confira o resultado 12h42 Homem fica ferido em perseguição policial na BR-316, zona Sul de THE 12h26 Dupla Maiara & Maraísa, vítimas de preconceito, exaltam feminismo 12h14 Distritão e distrital misto: saiba aqui como o voto poderá mudar no país 12h14 Preconceito, comparação com Miss EUA, e a 'chuva' de elogios à Mona 12h01 Professor é morto a facadas após desentendimento em bar 11h56 Ministro do Planejamento abre mão de R$ 18 mil da remuneração mensal 11h55 Plenário da Câmara pode votar proposta de reforma política na terça-feira 11h54 Concurso Público da FMS de Teresina segue com inscrições abertas; confira 11h20 Termina na segunda prazo para quem recebe auxílio-doença agendar perícia 11h16 Primeiro grande avião de passageiros chinês; expoente do 'Made in China' 11h11 Acumulou! Mega-Sena pode pagar até R$ 32 milhões no próximo sorteio 11h08 Presidente do TJ cumpre promessa e dota toda Comarca do Piauí com juiz 09h00 Curso de Capacitação para Evangelizadores 03h27 Monalysa Alcântara traz a coroa de Miss Brasil pela 1ª vez para o Piauí 02h43 Rejane Dias visita obras e faz doações para APAE de São João do Piauí 02h15 Copa Piauí: River e Piauí empatam em 2 x 2 no Lindolfo Monteiro 01h35 Monalysa Alcântara chega ao Top 5 do concurso Miss Brasil 2017; siga! 23h33 Prefeitura de Cocal promove curso “Como Conduzir Negociações Eficazes”