180graus

Próximo à pedra da Galinha - 25/03/2017 às 09h37

Internauta filma momento exato em que raio atinge morro no CE; vídeo!

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Sem querer, um internauta acabou registrando uma cena impressionante nesta semana, na cidade de Quixadá (CE). O homem fazia imagens nas dependências do Instituto Federal do Ceará, próximo ao açude do Cedro, quando acabou filmando o momento exato em que um raio atingiu o topo de uma pedra, causando uma forte explosão.

O vídeo, feito na última quinta-feira (23), rapidamente se espalhou pela internet, e impressiona pela bela e perigosa imagem.

O morro atingido fica bem próximo à famosa Pedra da Galinha Choca.

Segundo o site Tribuna do Ceará, a incidência de raios em 2017 já é bem maior em relação ao ano passado, indicando que a quantidade de chuva possa também ser maior que em 2016.

As chuvas, inclusive, já deram um alivio para o Açude do Cedro, que em fevereiro estava completamente seco. Nesta semana blogs da região publicaram imagens que mostram o nível da lâmina d'água em 1,5m.

Cartão postal pode desaparecer - 19/03/2017 às 09h35

Chuva 'ameniza', mas não soluciona problema da Lagoa do Portinho;foto

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A chuva forte que caiu no litoral do Piauí durante esta semana causou transtornos aos moradores da cidade de Parnaíba.

Mas os 120mm do temporal deram um alivio para a Lagoa do Portinho, que nos últimos anos agoniza devido a redução das chuvas na região, que nos últimos anos estão abaixo da média.

Alívio, que não resolve a situação de um dos mais famosos cartões postais do Piauí, que já passou por diversas intervenções de grupos que tentam impedir o desaparecimento da lagoa.

Além do volume de água reduzido, os acessos estão cada vez mais tomados devido o avanço das dunas. Até os comerciantes já abandonaram o local.

A expectativa é de que a chuva continue na região norte, na esperança de que a Lagoa volte a ser o que era antes.

- Fotos: Portal do Catitaaguas de março 106.JPG

aguas de março 107.JPG

Estiagem deve continuar - 18/03/2017 às 17h15

Outono inicia na próxima segunda e o Piauí terá chuvas abaixo da média

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O outono começa na próxima segunda-feira (20) no Hemisfério Sul, às 7h29, horário de Brasília, enquanto no Hemisfério Norte, será o início da primavera. A estação começa com o equinócio de outono. Nesta segunda, dia e noite têm praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores e as noites maiores até o início do inverno, em 21 de junho.

“O que marca as estações é o fato de o eixo de rotação da Terra estar inclinado em relação ao plano de órbita do planeta. Se não fosse inclinado, todo o tempo cada localidade teria a mesma quantidade de radiação solar chegando”, explica a astrônoma Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional (OB).

No outono, os raios solares já não vão mais incidir diretamente no Hemisfério Sul, mas começam a incidir de forma inclinada, diminuindo a quantidade de radiação que chega. Por isso, o outono apresenta temperaturas mais amenas.

“Essa diferença de temperatura é mais visível à medida que se está longe da Linha do Equador. Quem está na Linha do Equador praticamente não vê diferença de estação. Mas quanto mais ao Sul você está no Hemisfério Sul, ou mais ao Norte, no Hemisfério Norte, essa diferença fica mais evidente. Para nós, do Rio de Janeiro, que estamos nos trópicos, é praticamente verão o ano todo”, comentou a astrônoma.

Transição
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno e, por isso, no início da estação, os dias ainda são quentes e há chuvas e, ao final do período, os dias começam a ficar mais frios e a chuva diminui em algumas partes do país, anunciando a chegada do inverno.

As regiões Norte e Nordeste têm temperaturas mais frias durante o outono. O trimestre março, abril e maio é chamado de inverno nessas regiões porque, em função do aumento de chuvas, há maior nebulosidade, menos irradiação solar chega para a Terra e a temperatura cai, mas não de forma abrupta.

Para o Centro-Oeste e o Sudeste, incluindo nessa média histórica boa parte da Bahia, o CPTEC indica que o outono é bem caracterizado como um período de transição porque há uma estação chuvosa que se estende de outubro até abril do outro ano, e uma estação seca, que vai de abril até meados de outubro. “Abril fica mais ou menos no meio do outono. Então, tem a transição entre a estação chuvosa em que a gente está agora e a estação seca para essas regiões”, disse a climatologista do CPTEC/Inpe, Renata Tedeschi.

No caso do Sul do país, a chuva ocorre o ano todo, mas durante o outono começam a ser vistas temperaturas amenas. Renata Tedeschi lembra também que, durante o outono, passam a ocorrer frentes frias com mais frequência. “Quando a gente tem frente fria, pode ter chuva associada e queda de temperatura também”.

Em relação às temperaturas outonais, a climatologista disse que principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o início do outono mostra temperaturas ainda quentes, como no verão, mas “quanto mais próximo a gente está do inverno, menor a incidência de raio solar e há temperaturas mais frias”.

Previsão
O CPTEC prevê que as temperaturas fiquem dentro da média histórica em grande parte do Brasil, no trimestre março, abril e maio, com exceção de uma parte do Centro-Oeste, do Sudeste e toda a Região Sul, mais o Cone Sul brasileiro, que devem ter temperaturas oscilando um pouco acima da média histórica.

No Nordeste, com exceção de quase toda a Bahia, o Maranhão e parte do Piauí, a previsão é de chuva abaixo da média histórica. A tendência, disse Renata, é piorar a grave situação de estiagem já existente na região.

Para o nordeste da Região Norte, a previsão é de chuva acima da média histórica. No noroeste da Região Norte, a previsão é chuva dentro da média, com possibilidade de algumas áreas ficarem acima da média histórica.

No Sul brasileiro, destacando o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, a previsão é de chuva dentro da média histórica, podendo ficar um pouco acima em algumas áreas.

Fonte: Agência Brasil

Chuvas vão persistir até maio - 03/03/2017 às 11h09

INPE faz alerta para temporais com ventania e trovoadas no norte do PI

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) emitiu aviso para os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Tocantins, Amapá e Pará, em suas áreas mais ao norte, para a possibilidade de fortes tempestades nesta sexta-feira (03/03).

Pelo aviso, nestas áreas de risco moderado ocorrerão pancadas de chuva localizadas que virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados de precipitação pontuais.

Para o dia de hoje, a máxima prevista é de 30ºC em Teresina, com previsão de chuva principalmente no final da tarde e à noite.

A previsão é de que o período chuvoso no Piauí persista até maio, com a forte influência da Zona de Convergência Intertropical. Os maiores volumes são esperados para a região norte do Estado, com diminuição das chuvas nas cidades mais ao sul.

chuvainterna.png

Diversos bairros sem energia - 14/02/2017 às 19h08

Temporal derruba árvores em THE e complica trânsito na volta para casa

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Por Apoliana Oliveira
Colaboração Maelson Ventura

Chuva em Teresina é sempre bem vida. Mas quando vem acompanhada de ventos fortes, costuma deixar estragos, como o que ocorreu no final da tarde desta terça-feira (14/02). Árvores de grande porte caíram em diversos pontos da cidade, e até sobre a pista na BR-343, interditando o tráfego por alguns minutos.

Na Avenida Presidente Kennedy, próximo ao cruzamento com a Avenida Dom Severino, a copa da árvore tomou toda a vida no sentido São Cristóvão/Piçarreira, e danificou parte da estrutura de um terminal de ônibus que está sendo construído no canteiro central da via.

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.01.15.jpeg

Ao cair, a árvore forçou a fiação elétrica, derrubando também postes da rede de distribuição. Um veículo ficou preso entre os galhos e o poste caído. O motorista não sofreu ferimentos.

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.43.41.jpeg

O trânsito na região ficou complicado. Sem energia, semáforos pararam de funcionar, complicando ainda mais a situação para os motoristas. Até as 19h, alguns bairros do entorno ainda estavam sem fornecimento de energia elétrica.

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.55.19.jpeg

Na BR-343, principal saída da capital para o norte do Estado, uma árvore caiu sobre a pista no trecho próximo ao Condomínio Alphaville. O tráfego ficou interditado por quase uma hora. Nenhum veículo foi atingido.

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.19.45.jpeg

Já na igreja da Vila Operária, uma árvore caiu impedindo o acesso pela entrada principal.

WhatsApp Image 2017-02-14 at 19.00.00.jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.20.32.jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.42.01.jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.49.31.jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.49.48.jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 18.50.09.jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 19.24.13 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-02-14 at 19.24.13.jpeg

Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
00h16 SMAS de cocal realiza entrega de Passe livre Intermunicipal 23h28 Condenado por matar Hélio Cortez tem uma 3ª audiência de julgamento 23h23 Câmara de Parnaíba nomeia acusado de estupro de vulnerável 23h22 Whindersson faz surpresa no canal e pede Luísa Sonza em casamento 23h10 Ouvidor da PMT diz que vai liberar gastos do gabinete de Firmino Filho 23h05 River perde para o Vitória/BA e complica classificação 22h50 Nutricionista do NASF de Paes Landim Ministra palestra para Pacientes do Hiperdia 22h45 Grupo 'Eu Social' discute a violência contra mulheres na Câmara de THE 22h43 Nove deputados do Piauí dizem sim à cobrança por curso lato sensu em universidades públicas 22h29 A cidade de Paes Landim realiza I Seminário sobre Captação de Recursos na Gestão Pública 20h50 River perde para Vitória-BA por 3 a 2 pelas quartas da 'Copa do Nordeste' 18h52 Prefeito consegue Centro Administrativo para Avelino Lopes 18h49 Ouvidor da PMT diz que vai liberar gastos do gabinete de Firmino Filho 18h38 Flora Izabel requer Instalação de Telecentro em São Raimundo Nonato 18h10 TSE: Julgamento da chapa Dilma-Temer tem duração imprevisível 18h04 Deputados pedem punição mais branda a Wyllys por 'cuspe' em Bolsonaro 17h52 Adolescente denuncia mãe após ela obrigá-lo a deixar o celular para estudar 17h51 Profissionais protestaram contra Projeto da Reforma Trabalhista 17h47 Decreto do governo estadual prevê a redução de despesas em até 30% 17h39 Primeiro satélite geoestacionário brasileiro será lançado no final de abril 17h38 TRE-PI julga como não prestadas as contas do PRTB e PPS 17h32 Guarda Municipal fez 31 ações de apreensões em parques 17h30 Saiba como melhorar o sexo usando as bolinhas tailandesas 17h26 Sesi inicia cadastro de adesão para empresas que queiram aderir a campanha de vacinação contra gripe 17h19 Desembargador mantém sessão do Tribunal do Júri que julgará advogado