180graus

Câmara dos Deputados - 28/03/2017 às 15h46

Iracema assume titularidade na Comissão de Direitos Humanos na Câmara

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A deputada piauiense Iracema Portella (PP-PI) assume uma cadeira de membro titular na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), na Câmara dos Deputados. A CDH é uma das 21 comissões permanentes da Câmara, onde atua como órgão técnico constituído por 18 deputados membros.

Suas atribuições constitucionais e regimentais são receber, avaliar e investigar denúncias de violações de direitos humanos; discutir e votar propostas legislativas relativas à sua área temática; fiscalizar e acompanhar a execução de programas governamentais do setor; colaborar com entidades não-governamentais; realizar pesquisas e estudos relativos à situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo, inclusive para efeito de divulgação pública e fornecimento de subsídios para as demais Comissões da Casa.

O principal objetivo da CDH é contribuir para a afirmação dos direitos humanos. Parte do princípio de que toda a pessoa humana possui direitos básicos e inalienáveis que devem ser protegidos pelos Estados e por toda a comunidade internacional.

Iracema citou as mulheres, as pessoas com deficiência, os povos indígenas, os quilombolas, os trabalhadores rurais, a população LGBT e aqueles que são discriminados por sua religião ou crença. Ao englobar essas minorias, a deputada disse ser necessário ampliar o espaço de participação desses grupos.

Iracema Portella adiantou que quer garantir a voz das minorias no colegiado. "Entender a diversidade e a pluralidade desse país é uma missão de todos nós. Isso sem perder o foco da defesa dos direitos humanos daquelas minorias que ainda têm seus direitos violentados, infelizmente.

 

Ação - 27/03/2017 às 18h27

PP Mulher Piauí aposta na educação para combater a violência contra a mulher

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O PP Mulher está apostando na informação como forma de prevenir e combater a violência contra a mulher. O segmento feminino do Partido Progressista está realizando palestras em escolas para divulgar a campanha “Cuide do seu corpo. Cuide do seu copo”.

Ação PP Mulher Lourival Parente (9).jpeg

Ação PP Mulher Lourival Parente (7).jpeg


A ação faz parte da programação da Semana da Mulher Progressista. “O tema violência contra a mulher é de interesse de todos, por isso está sempre na nossa pauta. No ano passado fizemos palestras em vários municípios e este ano estamos começando as ações aqui em Teresina. Queremos focar nas escolas porque os adolescentes são um público importante, eles são multiplicadores de informação”, explicou a deputada federal Iracema Portella (PP-PI), vice-presidente do PP Mulher nacional.

Ação PP Mulher Lourival Parente (1).jpeg

Ação PP Mulher Lourival Parente (2).jpeg

Ação PP Mulher Lourival Parente (4).jpeg

Ação PP Mulher Lourival Parente (5).jpeg


Na manhã de hoje, na Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente, a assistente social Rosângela Lucena conversou com os estudantes sobre a importância de estarem atentos e cuidarem uns dos outros. “A violência pode estar mais perto do que imaginamos, e nós fazemos nossa parte quando denunciamos os agressores, quando conversamos com as vítimas para incentiva-las a denunciar. Não podemos ficar calados diante de situações de violência”, disse.

Ação PP Mulher Lourival Parente (13).jpeg


Para a coordenadora estadual do PP Mulher, Erinalda Feitosa, é gratificante ver a participação dos estudantes e a disposição deles em aprender. “Faz parte do nosso trabalho promover essa conscientização, porque buscamos o empoderamento da mulher. Quanto mais cedo os jovens tiverem essa consciência, melhor”, comentou.

Ação PP Mulher Lourival Parente (10).jpeg

Ação PP Mulher Lourival Parente (14).jpeg

Ação PP Mulher Lourival Parente (16).jpeg


Alunos do 9º Ano da escola prepararam uma peça teatral mostrando uma situação de uso do “boa noite, Cinderela”. No palco, a cena teve final feliz pois um grupo de meninas conseguiu livrar a amiga do agressor. “Fiquei emocionada com a peça, com a atuação dos meninos e com a percepção que eles tiveram do assunto”, elogiou a deputada Iracema Portella.

Ação PP Mulher Lourival Parente (18).jpeg

WhatsApp Image 2017-03-27 at 13.34.01 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-03-27 at 13.34.02.jpeg

WhatsApp Image 2017-03-27 at 17.53.47 (1).jpeg

Tópicos
Empoderamento - 25/03/2017 às 21h26

II Encontro da Mulher Progressista presta homenagem a políticas

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv


Prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças femininas do Partido Progressista do Piauí foram homenageadas com diploma de Honra ao Mérito pelo PP Mulher, na solenidade de abertura da II Semana da Mulher Progressista.

Encontro Mulher Progressista (39).jpeg

Encontro Mulher Progressista (41).jpeg

Encontro Mulher Progressista (42).jpeg

Encontro Mulher Progressista (43).jpeg

Encontro Mulher Progressista (44).jpeg

Encontro Mulher Progressista (45).jpeg

Encontro Mulher Progressista (46).jpeg

Encontro Mulher Progressista (48).jpeg


A coordenadora estadual do PP Mulher, Erinalda Feitosa, revelou que as homenagens são uma forma de parabenizar estas mulheres pelo bom desempenho na política dos seus municípios. “São mulheres dedicadas, compromissadas e focadas. Merecem nossos aplausos e todo o nosso incentivo pelo trabalho que vêm realizando em suas esferas”, disse.

Encontro Mulher Progressista (47).jpeg

Encontro Mulher Progressista (49).jpeg

Encontro Mulher Progressista (50).jpeg

Encontro Mulher Progressista (52).jpeg

Encontro Mulher Progressista (53).jpeg

Encontro Mulher Progressista (59).jpeg

Encontro Mulher Progressista (60).jpeg

Encontro Mulher Progressista (61).jpeg

Tópicos
PP Mulher - 25/03/2017 às 19h01

Semana da Mulher Progressista aborda violência contra a mulher

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A violência contra a mulher é tema da II Semana da Mulher Progressista do Piauí, realizada pelo PP Mulher. O mote abordado este ano é "Cuide do seu corpo. Cuide do seu copo" e tem o objetivo de alertar mulheres de todas as idades sobre os riscos de agressões e abusos em festas e eventos.

Encontro Mulher Progressista (16).jpeg


Segundo a coordenadora estadual do PP Mulher no Piauí, Erinalda Feitosa, as ações estão acontecendo em diversas escolas e vão se estender durante a próxima semana. “Já lançamos um concurso de redação com os alunos da Escola Marista, no bairro Santa Maria da Codipi; e vamos realizar palestras em mais escolas. Queremos que a informação e o nosso alerta chegue ao maior número possível de pessoas”, disse, acrescentando que a programação inclui também panfletagens em locais de grande movimento.

Encontro Mulher Progressista (32).jpeg


A presidente nacional do PP Mulher, deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM), participou da abertura do evento neste sábado em Teresina. Ela falou sobre a importância da Lei Maria da Penha. “Lei boa é lei cumprida. Ela é importante para lembrarmos aos nossos companheiros que nenhum pai, ninguém pode entender a violência como algo normal. Combater a violência não é problema das mulheres, é problema da sociedade, é um compromisso nosso”, destacou.

Encontro Mulher Progressista (23).jpeg


Para a deputada federal Iracema Portella, os eixos de atuação do PP Mulher são importantes para toda a sociedade. São eles: o enfrentamento da violência doméstica, o empoderamento feminino e o fortalecimento da mulher na política. “Nós trabalhamos estes três pontos porque eles são fundamentais para as mulheres. Precisamos combater o machismo, porque ele gera violência; temos que pensar em conscientização para que as mulheres denunciem seus agressores, isso deve começar desde cedo, com as crianças e adolescentes”, disse a parlamentar.

Encontro Mulher Progressista (6).jpeg


Iracema também falou sobre a importância do fortalecimento da mulher na política e do empoderamento feminino, que são questões próximas. “Não é justo que sejamos a maioria do eleitorado, a maioria da população e minoria no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Vamos ocupar nossos espaços”, conclamou.

Encontro Mulher Progressista (3).jpeg

Encontro Mulher Progressista (22).jpeg

Encontro Mulher Progressista (25).jpeg

Encontro Mulher Progressista (24).jpeg


A solenidade também contou com as presenças do presidente do diretório estadual do PP, deputado estadual Julio Arcoverde; deputado federal Mainha, presidente do diretório municipal do PP Teresina; deputada estadual Belê Medeiros; vereador R. Silva, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças de todo o Estado.

A Semana da Mulher Progressista é uma realização do PP Mulher, com o apoio do PP Afro e grupo Mais Solidário.

Encontro Mulher Progressista (19).jpeg

Encontro Mulher Progressista (33).jpeg

 

WhatsApp Image 2017-03-26 at 09.54.48.jpeg

WhatsApp Image 2017-03-26 at 09.54.43.jpeg

 

 

 

Tópicos
Água - 22/03/2017 às 10h44

Iracema celebra o Dia Mundial da Água

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

O Dia Mundial da Água é celebrado sempre em 22 de março. A data foi estabelecida pela ONU em 1992 e, desde então, é destinada à discussão sobre os diversos assuntos relacionados a esse imprescindível bem natural, recurso essencial à sobrevivência de todos os seres vivos.

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) ressalta que a data comemorativa é uma oportunidade para que governos e sociedades promovam debates sobre a problemática da água, sobretudo nos dias atuais, quando o planeta está gravemente ameaçado pelas mudanças climáticas.

“É fundamental, portanto, aprofundar as discussões sobre o uso racional da água num cenário de escassez cada vez maior de recursos naturais”, defendeu a deputada progressista.

Além da escassez, segundo a deputada, ainda se enfrenta o problema da baixa qualidade. Fatores como a poluição provocada pelas atividades humanas faz com que boa parte da água disponível não esteja apropriada para o consumo.

Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa. Segundo dados do UNICEF, em média, em todo o mundo, aproximadamente duas mil crianças com menos de cinco anos morrem diariamente devido a doenças diarreicas e cerca de 1.800 dessas mortes estão ligadas à água, ao saneamento e à higiene.

No Brasil, a coleta e o tratamento das águas residuais são ainda um enorme desafio para o saneamento ambiental. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto, sendo que desse volume somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser descartado na natureza.

17239666_1406635069358032_2134609248939302410_o.jpg
Foto: Juscelino Reis (Rio Poty - O Pesqueirinho em Teresina) 

 

Iracema Portella lamenta que as desigualdades sociais ficam evidentes quando o tema é o saneamento básico. A Região Norte, por exemplo, é a que apresenta as médias mais baixas de tratamento de esgoto (14,36%), enquanto o Centro-Sul brasileiro tem os melhores índices, acima da média nacional.

Isso precisa mudar urgentemente, assegura a parlamentar. Segundo a ONU, limitar o despejo na natureza de águas residuais não tratadas salva vidas, fortalece ecossistemas saudáveis e contribui para o desenvolvimento sustentável.

“É fundamental garantir a todas as pessoas o acesso à água potável e aos serviços de saneamento. Melhorar a gestão dos recursos hídricos no Brasil e em todo mundo é uma de nossas principais missões para assegurar o sucesso da Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030”, concluiu a deputada piauiense.

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
00h16 SMAS de cocal realiza entrega de Passe livre Intermunicipal 23h28 Condenado por matar Hélio Cortez tem uma 3ª audiência de julgamento 23h23 Câmara de Parnaíba nomeia acusado de estupro de vulnerável 23h22 Whindersson faz surpresa no canal e pede Luísa Sonza em casamento 23h10 Ouvidor da PMT diz que vai liberar gastos do gabinete de Firmino Filho 23h05 River perde para o Vitória/BA e complica classificação 22h50 Nutricionista do NASF de Paes Landim Ministra palestra para Pacientes do Hiperdia 22h45 Grupo 'Eu Social' discute a violência contra mulheres na Câmara de THE 22h43 Nove deputados do Piauí dizem sim à cobrança por curso lato sensu em universidades públicas 22h29 A cidade de Paes Landim realiza I Seminário sobre Captação de Recursos na Gestão Pública 20h50 River perde para Vitória-BA por 3 a 2 pelas quartas da 'Copa do Nordeste' 18h52 Prefeito consegue Centro Administrativo para Avelino Lopes 18h49 Ouvidor da PMT diz que vai liberar gastos do gabinete de Firmino Filho 18h38 Flora Izabel requer Instalação de Telecentro em São Raimundo Nonato 18h10 TSE: Julgamento da chapa Dilma-Temer tem duração imprevisível 18h04 Deputados pedem punição mais branda a Wyllys por 'cuspe' em Bolsonaro 17h52 Adolescente denuncia mãe após ela obrigá-lo a deixar o celular para estudar 17h51 Profissionais protestaram contra Projeto da Reforma Trabalhista 17h47 Decreto do governo estadual prevê a redução de despesas em até 30% 17h39 Primeiro satélite geoestacionário brasileiro será lançado no final de abril 17h38 TRE-PI julga como não prestadas as contas do PRTB e PPS 17h32 Guarda Municipal fez 31 ações de apreensões em parques 17h30 Saiba como melhorar o sexo usando as bolinhas tailandesas 17h26 Sesi inicia cadastro de adesão para empresas que queiram aderir a campanha de vacinação contra gripe 17h19 Desembargador mantém sessão do Tribunal do Júri que julgará advogado