180graus

Sustentabilidade - 22/06/2015 às 09h00

2 Condomínios brasileiros estão entre os 18 mais sustentáveis do mundo






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Dois projetos de bairros sustentáveis no Brasil chamaram a atenção da Fundação Clinton e do GBC (Green Building Council), entidade que fornece a certificação ambiental Leed a empreendimentos imobiliários.

O Parque da Cidade, empreendimento da Odebrecht, no Brooklin (zona sul de São Paulo), e o Pedra Branca, em Palhoça, cidade vizinha à Florianópolis, estão na lista de 18 projetos mais sustentáveis do mundo elaborada pelas duas entidades.Parque da Cidade, na zona sul de São Paulo, deve estar totalmente concluído em até dez anos

São empreendimentos que buscam reunir áreas comerciais e residenciais, incentivar o deslocamento sem carro e oferecer áreas públicas abertas à população. Mecanismos que melhoram o uso de fontes de energia, como painéis solares, e de aproveitamento da água da chuva também fazem parte.

Para os moradores, as propostas representam qualidade de vida, segundo Maria Carolina Fujihara, coordenadora do GBC Brasil. “Hoje, as pessoas entram no carro e dificilmente conversam com a cidade. O bairro sustentável incentiva o senso de comunidade.”

A professora Angela Maria Gabriella Rossi, da Escola Politécnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), aponta um aspecto de marketing nesses projetos, mas os vê como necessários.

“É fácil vender alguma coisa como sustentável. As empresas incorporam tecnologias ambientais, obtêm certificação e chamam de sustentável”, diz. “Mas são iniciativas necessárias, com as quais vamos aprender e avançar.”

Moradora do bairro em Palhoça há quatro anos, Heloisa Hilda Coelho, 44, vê como vantagem a liberdade de ir trabalhar ou levar o filho para a escola de bicicleta.

“Tenho aquecimento solar e captação da água da chuva em casa, o que gera economia. Mas o maior ganho está na consciência de que a natureza precisa disso.”

 

Parque da Cidade uma cidade dentro de um parque.

O Parque da Cidade contemplará prédios comerciais e residenciais, ciclovia, espaço cultural, hotel, restaurantes e um parque linear, tudo em uma área de convivência de 62 mil m² com tratamento de águas pluviais, painéis solares e central de coleta e separação de resíduos.
“Nosso projeto urbanístico tem como meta oferecer às pessoas tudo o que precisam em um mesmo espaço, como uma cidade compacta”, explica. Após realizarem diversas pesquisas em cidades-modelo de sustentabilidade, como Nova York, Londres, Estocolmo e Melbourne, chegaram à conclusão de que São Paulo precisa de locais como este, em que as pessoas convivam em um espaço moderno e sustentável.

Parque da cidade.jpg

 

Pedra Branca uma cidade criativa.

Sonhamos construir não apenas mais um empreendimento imobiliário, mas uma comunidade onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir em harmonia com a natureza ao alcance de uma caminhada.

Uma nova centralidade – modelo que possa contribuir para minimizar deslocamentos, inspirando, inclusive, outras grandes e médias cidades brasileiras e, além disso, que proporcione uma extraordinária qualidade de vida a seus moradores e usuários.

Portanto, sustentabilidade foi a inspiração e continua sendo a meta de longo prazo de nosso negócio. Para tornar o empreendimento Pedra Branca uma realidade, fomos buscar referências em diversos países, pesquisando como encontrar um ponto de equilíbrio entre ocupação urbana, o respeito ambiental e o foco nas pessoas.

Pedra Branca 2.jpg

 

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
22h11 Dr Helder Eugênio recebe secretário da Sasc, Zé Santana, na sede do 180 21h11 Papa Francisco pede à ONU a 'eliminação total' das armas nucleares 21h01 BrVox/Melhor Federal: Marcelo 9%, Iracema 7% e Silas 7% 20h53 Anvisa aprova novo genérico para tratamento de diabetes 20h47 Prefeitura de Itainópolis: inscrições já abertas para Seletivo; acesse o edital! 20h36 Carolina Kasting comemora a sua 1ª encenação da Paixão de Cristo no PI 20h34 WhatsApp terá limite de 2 minutos para mensagens enviadas serem deletadas 20h31 Rodovida: mortes nas estradas entre o fim do ano e o carnaval chegaram a 973 20h30 Vereadores visitam localidades para implantação do projeto do lixão em Barras 20h28 Secretaria de Saúde intensifica a distribuição de remédios nos Postos de Parnaíba 20h25 Profissionais de saúde participam de curso de especialização do Hospital Sírio Libanês 20h25 Alepi aprova licença para Pablo Santos assumir presidência da FEPISERH 20h17 Alunos e professor do IFPI/Floriano são premiados em feira tecnológica em SP 20h14 Inadimplentes e famílias sem condições de pagar contas crescem no país 20h10 Secretaria de Saúde promove atualização das cadernetas de vacina nas escolas municipais 20h08 Após acordo, fábrica de cimentos Itapissuma será reaberta no município de Fronteiras 20h05 THE: Após consultas, paciente vai sair com exames laboratoriais já realizados 20h03 TCE entra com um agravo regimental contra a liminar do Tribunal de Justiça 19h50 Prefeitura de Jatobá realiza licitação de R$ 1 milhão para comprar peças 19h49 Prefeito de Gilbués propõe consórcio de saúde na região do Gurguéia 19h46 Idosos participam de palestras e atividades em Santo Inácio 19h44 Escola dos Municípios disponibiliza calendário de cursos para o primeiro semestre de 2017 19h34 Alunos da E.M Francisco Alves participam de atividades voltadas à saúde bucal 19h33 Manoel Emídio comemora seu 53º aniversário dia 31 de março 19h28 Prefeitura não responde a pedido de informações dos gastos de Firmino

Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram