Veja os números -

Secretaria de Saúde amplia a oferta de consultas especializadas em Teresina

Zito Júnior tem 21 anos de idade, é atleta e recentemente sofreu uma lesão grave no joelho. Ele foi um dos usuários atendidos após a ampliação da oferta de consultas especializadas em Teresina. “O SUS é o maior plano de saúde do mundo, tem cobertura em todas as áreas e é gratuito. Em Teresina, já fui atendido em unidades de saúde e, agora, com ortopedista em hospital público, e constatei que possui uma boa estrutura física e de atendimento”, afirma.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina, apenas no primeiro semestre de 2016 foram agendados 923.319 consultas especializadas e exames de diagnóstico por meio do sistema de marcação Gestor Saúde. A quantidade representa um acréscimo de 29.870 (3,35%), se comparado ao agendado no mesmo período em 2015 e representa 236.540 (34,45%) a mais do que o agendado no primeiro semestre de 2013.

Para o secretário municipal de saúde, Aderivaldo Andrade, a ampliação da oferta dos serviços é reflexo do esforço da gestão. “A gestão tem atuado em todas as linhas de frente necessárias, tanto nos procedimentos agendados quanto na urgência, com a finalidade de melhorar cada vez mais o atendimento à população. É um trabalho complexo, que nos leva a fortalecer a rede municipal e estabelecer parcerias frequentes com os hospitais estaduais e com o federal (HU). Nós cobramos maior oferta dos entes públicos e, quando necessário, contratualizamos com hospitais privados”, afirma.

Aderivaldo informa ainda que, desde o ano de 2013, o sistema online de marcação de consulta, o Gestor Saúde, tem passado por atualizações e se adequado cada vez mais às necessidades da rede. “A partir de 2015, por exemplo, o sistema permitiu que fossem agendados novos serviços realizados pelo SUS, como as sessões de fisioterapias e os procedimentos para tratamento em oncologia que passaram a ser marcados nesse sistema. Isso significa que a capacidade da gestão do sistema aumentou, o que favorece a qualificação do processo de regulação”, conclui.

A Secretaria Municipal de Saúde de Teresina é o órgão responsável por gerir o SUS no âmbito municipal. Entre as suas atribuições, está a administração do sistema de marcação de consulta e exames especializados do SUS, chamado de Gestor Saúde, que oferta vagas para que todo o Piauí (223 municípios e mais Teresina), e 27 municípios do Maranhão, tenham acesso ao atendimento especializado na capital piauiense.

Números
Outro dado significativo é que, no primeiro semestre de 2016, foram agendados 116.912 procedimentos de tratamento ambulatoriais, especialmente pequenas cirurgias, fisioterapias e procedimentos oncológicos. Assim, nos seis primeiros meses desse ano, o número total de procedimentos agendados atingiu 1.040.231, entre consultas especializadas, exames de diagnóstico e procedimentos de tratamento ambulatoriais, excluindo as internações hospitalares.

Fonte: Com informações da Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco