Compartilhar Tweet 1



Palestras sobre a Prevenção à gravidez na adolescência foram realizadas pelo Conselho Tutelar e NASF nas escolas, na última terça e quarta-feira (29 e 30/08), afim de contribuir para a redução de gravidez não planejada entre os adolescentes em Francisco Ayres.

Equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com Assistente Social foram nas instituições de ensino no município, mostrando aos alunos a seriedade da questão, orientando e conscientizando sobre os fatores que influenciam uma gravidez precoce.

Fotos: AsCom/Prefeitura de Francisco Ayres

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de Francisco Ayres

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Valkir Nunes durante evento no município de Francisco Ayres no último sábado (29/07), falou de alguns projeto que realizaras durante seu mandato, o qual citou o andamento da construção de 25 mil metros de pavimentação asfáltica, realização 2 mil metros, pavimentação em calçamento para o bairro Jurema, construção de uma ponte sob o riacho Caldeirão.

"Os projetos já realizado nesses 6 meses de mandato, incluíram também a compra de uma Fiat Toro para o apoio à saúde, onde nesse momento seu foco principal é na saúde da população", revelou o gestor.


Compartilhar Tweet 1



Prefeitura Municipal de Francisco Ayres realizou várias premiações para os participantes de várias categorias como futivolei, gincana cultural, queimada, handebol, voleibol, futebol masculino e feminino que foram premiados no evento realizado no último sábado (29/07).

(Equipe de Municípios)

Realização de shows musicais · 31/07/2017 - 09h57

Festival de Verão reúne multidão na prainha do Rio Canindé


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (29/07), a prefeitura do municipal de Francisco Ayres, através do prefeito Valkir Nunes, deu continuidade ao Festival de Verão na prainha do Rio Canindé. O evento atraiu uma multidão que garantiu animação com a participação de Cláudio Silva e Banda C, Fabrícia e Banda e Kátia Cilene.

As festividades deram início no dia 23 de julho e encerra neste domingo (30/07). Estiveram presentes no Festival o Prefeito Valkir Nunes, o deputado estadual Georgiano, e os vereadores Bueno, Eugênia e Luzidete.

Confira imagens do evento:

Pablo Silva e Rita Araújo - direto de Francisco Ayres


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Francisco Ayres com apoio convida a todos para comparecerem ao Festival de Verão 2017, que irá acontecer nos dias 23 a 30 de julho. Haverá apresentação das bandas Claudio Silva, banda C, Kátia Cilene, Fabrícia e Banda, Os meninos de Barão.

A abertura do evento contará com participação da Miss Francisco Ayres, Lourdes, e haverá torneios de futebol de areia e vôlei de praia.

O festival de verão 2017 tem o apoio da secretaria estadual de cultura e da prefeitura municipal da cidade de Francisco Ayres.

Imagem: Divulgação

(Equipe de Municípios)


Fonte: Ascom/Prefeitura de Francisco Ayres
Falarão sobre gestão e projeto · 11/07/2017 - 17h19

Gerente de Vendas visita prefeito Valkir Nunes em Francisco Ayres


Compartilhar Tweet 1



A gerente de Vendas do Grupo Eugênio esteve na cidade de Francisco Ayres para fazer uma visita de cortesia ao prefeito municipal Valkir Nunes. Durante a visita eles conversaram sobre politica, gestão atual e futuros projetos para o município.


Compartilhar Tweet 1



No último domingo (09/07), foi realizado na cidade de Demerval Lobão, na casa do prefeito e presidente da AMPAR, Júnior Carvalho, uma reunião com os prefeitos associados à AMPAR para definir estratégias para realização do campeonato da Associação de Municípios do Médio Parnaíba.

O encontro contou com a participação do prefeito de Francisco Ayres, Valkir Nunes, e também estavam presentes ao evento, o Senador Ciro Nogueira, sua esposa Deputada Federa Iracema Portela, e o Deputado Estadual Júlio Arcoverde.

Foto: Portal MPiauí

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal MPiauí

Compartilhar Tweet 1



No período de 3 a 7 de julho, a Superintendência Regional do Incra no Piauí capacitou representantes de 17 prefeituras piauienses para atuarem em Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).

O treinamento consiste em aprender a usar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), fazer a atualização cadastral de imóveis por meio da Declaração para Cadastro e facilitar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

As aulas do curso foram ministradas pelo gestor do Cadastro Rural do Incra/PI, Hélio Araújo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações Ascom

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Francisco Ayres, Valkir Nunes, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus
7 dias de festividades · 12/06/2017 - 15h09 | Última atualização em 13/06/2017 - 17h44

Festival de Verão em Francisco Ayres contará com grande programação


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Francisco Ayres acaba de lançar o Festival de Verão 2017. O evento conta com 7 dias de festividades com uma programação completa para toda a população na prainha do rio Canindé.

De 23 a 30 de julho, com shows nos dias 29 e 30 com Fabrícia e Banda e Kátia Cilene e pra encerrar,as bandas Claudio Silva e Banda C, Os meninos de Barão e Tom de Alerta.

(Equipe de Municípios)

Para evitar bloqueio de conta · 24/05/2017 - 02h00

Prefeituras devem enviar IEGM até 31 de maio, alerta TCE


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

O Juiz Eleitoral da 77ª Zona Eleitoral de Arraial, Dr. Arilton Rosal Falcão Júnior, no dia (27/03), em setença, negou pedido de cassação do mandato do prefeito reeleito de Francisco Ayres, Valkir de Oliveira Nunes.

O pedido foi realizado através de denuncia da Coligação “Unidos Somos Mais Fortes – Francisco Ayres Precisa” que ofereceu Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Valkir Nunes de Oliveira e Valteir Bueno de Sousa, por suposto abuso do poder econômico e político.

Ao analisar a denuncia contra o prefeito e sua defesa, o Ministério Público Eleitoral, em parecer, manifestou-se pelo improvimento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do MPiauí
Reunião extraordinária · 03/04/2017 - 17h38

Prefeito Valkir Nunes esteve em reunião da AMPAR no sábado


Compartilhar Tweet 1



Compareceu no último domingo (02/04), o prefeito Valkir Nunes de Francisco Ayres, numa reunião extraordinária com prefeitos, parlamentares e outras autoridades piauienses. O encontro ocorreu no Sítio Açude, no município de Demerval Lobão, realizado pela Associação dos Municípios do Médio Parnaíba (AMPAR).

Na ocasião, temas como concessões e parcerias público-privadas (PPPs), programas MobiEduca e Conviva Educação foram debatidos. Outros temas foram discutidos com representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Setrans, Detran e DNOCS também estiveram presentes.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Cursos de Qualificação · 24/02/2017 - 12h54 | Última atualização em 25/02/2017 - 13h52

Exposição reúne trabalhos dos alunos dos cursos de qualificação profissional; Veja!


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira, 24, os alunos dos cursos de qualificação profissional em “Avicultura, Decoração em Chinelos, Empreendedorismo e Horticultura Básica” realizaram uma exposição no pátio do Centro de Convivência do Idoso - CCI, em Francisco Ayres.

A exposição marca o encerramento dos cursos e o público presente pôde conhecer de perto os resultados alcançados pelas turmas pertencentes aos quatros cursos desenvolvidos pelos profissionais Karpegianne, Alexandre, Renato Douglas e Silviane, promovido gratuitamente pela Fundação Madre Juliana, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria das Cidades.


Fonte: Gustavo Feitosa
Cursos de Qualificação · 20/02/2017 - 23h45 | Última atualização em 21/02/2017 - 10h15

Fundação Madre Juliana realiza cursos profissionalizantes na cidade de Francisco Ayres


Compartilhar Tweet 1



Em parceria com o Governo do Estado e Secretaria das Cidades, a fundação Madre Juliana está realizando nesta última semana de Fevereiro/2017, quatro cursos de qualificação profissional de forma gratuita no município de Francisco Ayres.

Os cursos têm como objetivo estimular a formação de empreendedorismo sustentáveis, visando promover o desenvolvimento econômico social e a melhoria da qualidade de vida com geração de emprego e renda para a população Franciscoayrense.

Os cursos oferecidos são: “Avicultura”; “Decoração em Chinelo”; “Empreendedorismo” e “Horticultura Básica” que são ofertados das 13h às 17h, na Escola Municipal Claro Lima.

O público alvo para os cursos são estudantes; pequenos empreendedores acima de 17 anos e comunidade em geral.


Fonte: Gustavo Feitosa

Compartilhar Tweet 1



A Delegacia da Receita Federal em Teresina, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou na manhã desta terça-feira (07/02), um seminário de orientação aos municípios do Estado do Piauí sobre suas obrigações tributárias referentes aos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. O prefeito Valkir Nunes, de Francisco Ayres participou do evento.

O delegado da Receita Federal, Regional Piauí, Marcos Henrique Portela, agradeceu a parceria da APPM e destacou que o presente evento objetiva a orientação para educação fiscal. “A Receita Federal está de portas abertas aos municípios e queremos, a cada dia, estreitar essas relações, trabalhando de maneira preventiva”, afirmou.

Equipe de municípios - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Francisco Ayres, Valkir Nunes, após reunião na APPM se reuniu com alguns prefeitos membros da Ampar para um almoço em um restaurante na zona leste de Teresina.

O almoço foi um momento de confraternização entre os prefeitos.

Leucilio Sales e Isabel Ribeiro – direto do local


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (02/02) o prefeito do município de Francisco Ayres, Valkir Nunes, participa da primeira reunião de 2017 da Associação dos Municípios da Micro-Região do Médio Parnaíba (Ampar) no ano de 2017.

A reunião tem o intuito de integrar as prefeituras associadas da Ampar onde os prefeitos possam se integrar e ter uma troca de informações. Na reunião também está sendo discutida sobre a nova construção da sede da Ampar, bem como a marcha dos prefeitos que é organizada pela CNM. Será colocado em pauta também a contratação de uma assistente em Brasília e também um campeonato de futebol entre as prefeituras associadas a Ampar.

Leucilio Sales e Isabel Ribeiro - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Francisco Ayres, Maria José, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM

Na manhã desta segunda-feira (30/01), a secretária de educação da cidade de Francisco Ayres, Maria José, participou do seminário de Boas Vindas aos Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A palestra iniciou com a apresentação do plano municipal de Educação com o palestrante Rede PME. Logo após, foi departido sobre o uso pedagógico das avaliações externas: IDEB (Provas Brasil; ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) com a palestrante Rosangela Maria de Sá, avaliadora técnica.

Equipe de municípios - direto do local

53 anos de existência · 03/12/2016 - 11h42 | Última atualização em 04/12/2016 - 14h32

Grande show faz o encerramento do aniversário de emancipação


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Ayres, cidade localizada a 196 km ao sul de Teresina, comemorou na noite da última sexta-feira (02/12) seu aniversário de 53 anos de emancipação política.

Para dar o encerramento as festividades na cidade, os moradores do município e região tiveram como apresentação de um grande show em praça pública.

Além do show de encerramento, a cidade também contou com outras atrações durante o dia, como: passeio ciclístico, corrida, passeata, a final do campeonato Taça cidade de Francisco Ayres, premiação de melhor aluno e a escolha da Miss Francisco Ayres 2017.

Para finalizar o dia de comemorações, a população de Francisco Ayres contou com a apresentação da banda local, Claudio Silva e banda C e com a cantora Gil Mesdes.

Veja as fotos do evento


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Ayres, localizado a 196 km ao sul de Teresina, comemorou na última sexta-feira (02/12) seu aniversário de 53 anos de emancipação política.

Além das atividades que aconteceram ao longo do dia, a cidade também contou com mais uma tração, voltada para o público feminino.

A cidade escolheu a sua miss Francisco Ayres 2017. O concurso contou com a participação várias garotas da região e localidades vizinhas.

Com um placar apertado e uma diferença de apenas 10 pontos, a vencedora foi Lurdes Silva, representado a comunidade de Boi Laranja.

A vencedora recebeu a premiação direto do prefeito Valkir Nunes

Veja as fotos do evento

(Maelson Ventura direto de Fancisco Ayres)


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Ayres, que fica localizado a 196 km ao sul de Teresina, comemorou na noite da última sexta-feira (02/12), o seu aniversário de 53 anos de emancipação política e fez uma grande festa para a população.

Na praça da cidade, o prefeito Valkir Nunes fez o tradicional corte de bolo para todos os moradores das cidades assim como os das regiões regiões vizinhas e também para os prefeitos que vieram para prestigiar o evento na cidade.

Além do prefeito de Francisco Ayres, também estiveram presentes o Deputado Georgiano Neto, o prefeito Walter do município de Agricolândia e Antônio Neto, do município de Lagoa do Piauí.

(Maelson Ventura direto de Francisco Ayres)

Taça Cidade de Francisco Ayres · 02/12/2016 - 21h09

Campeonato de futebol movimenta cidade durante aniversário de emancipação


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Ayres comemora nessa sexta-feira (02/12), seu aniversário de 53 anos de emancipação política. As atividades do dia iniciaram pela manhã com passeio ciclístico, corrida e passeata.

Durante a tarde, as atividades de entretenimento ficaram por conta da final Taça Cidade de Francisco Ayres, que foi disputada pelas equipes Nacional do Campo de Bola e Barcelona do Buriti Grande.

No tempo regulamentar, a partida terminou 1 a 1 e acabou tendo que ser decidida nas penalidades máximas.

Nas cobranças alternadas, a vitória acabou ficando com o Nacional do Campo de Bola, com quatro cobranças convertidas, contra duas do Barcelona de Buriti Grande.

Veja o vídeo da cobranças que decidiu o campeonato

Veja as fotos da partida

Cidade já esta animada · 01/12/2016 - 18h36 | Última atualização em 02/12/2016 - 12h57

Gil Mendes vai ser a atração principal dos 53º anos de Francisco Ayres; Veja


Compartilhar Tweet 1



E a cidade de Francisco Ayres já se prepara para receber o aniversario de 53 anos de emancipação do município com os shows com Claudio Silva e Banda Gil Mendes animado a galera.