Melhorias para o município · 31/08/2017 às 10h20

Prefeito participa de audiência em prol de avanço na saúde do município


Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (30/08) o prefeito de Fatura do Piauí, Dr. Laênio; a secretária municipal de saúde e primeira-dama, Raniárcia Macêdo, e o secretário estadual de saúde, Florentino; estiveram em audiência para tratar de assuntos relevantes e para o avanço da saúde do município.

A pauta da reunião foi sobre o agendamento de auditoria das equipes de saúde, ambulância para a cidade e através do deputado federal, Marcelo Castro, a gestão está em busca na aquisição de uma UBS.

Foto: AsCom / Prefeitura de Fartura do Piauí

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Fartura do Piauí, Dr. Laênio, e a primeira-dama Raniárcia Macedo, estiveram em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro aconteceu dias 14 e 15 de agosto. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.

No segundo dia, o governador Wellington Dias e o senador Ciro Nogueira, além de deputados estaduais compareceram ao evento e anunciaram ambulâncias e kits para as UBS dos 224 municípios do Piauí.

Estavam entre os temas: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; pauta política sobre o movimento municipalista e articulação no Congresso; comprometimentos financeiros e estruturais com o SUS; novo modelo de financiamento do SUS.


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal com o apoio da secretaria de cultura do estado realizou grande evento em Fartura do Piauí, que comemorou as festividades em homenagem a Nossa Senhora do Carmo com recorde de público,o evento aconteceu nos dias 07 a 16 de julho com varias programações.

Foto:Portal SRN

(Equipe de Municípios)

Em Fartura do Piauí · 05/07/2017 às 19h55

Fartura do Piauí realizará o maior festejo da historia


Compartilhar Tweet 1



Na próxima sexta-feira (07/07), acontecerá a abertura oficial do festejo em homenagem a Nossa Senhora do Carmo em Fartura do Piauí, com a dupla Caio e Mary. O Festejo acontecerá dos dias 07 à 16 de deste mês. A programação cultural foi definida pelo Prefeito Laênio Macêdo e Primeira Dama que, também é Secretária de Saúde Raniárcia Macêdo.

A Prefeitura de Fartura do Piauí conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e parceria com o Governo do Estado do Piauí. A realização deste grande evento tem o empenho do Prefeito Laênio Macêdo que, busca envolver o município com uma grande programação cultural.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Foi assinado nesta quarta-feira (24/06) pelo governador Wellington Dias, o decreto de racionamento de água em 27 municípios, isso se deve à situação crítica dos recursos hídricos, provocados pela estiagem que castiga o Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o decreto, o racionamento será por tempo indeterminado e atingirá residências, indústrias e comércios. Pode ainda ser adotadas medidas de contingenciamento, como rodízios e até mesmo suspensão temporária compatibilizando a demanda e a oferta, com o objetivo de diminuir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água.

(Equipe de Municípios)

Ensino à Distância · 08/06/2017 às 17h20

Vestibular da UAPI vai ofertar vagas para Fatura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Aprovado na última terça-feira (06/06), pelo governador Wellington Dias, o cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), vai iniciar com o lançamento do edital no dia 14 deste mês e provas em 06 de agosto.

Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.

De acordo com o diretor do Núcleo de Educação a Distância (EaD) do Piauí, Arnaldo Brito, a EaD está presente em 40 municípios piauienses, incluindo o município de Fartura do Piauí.

(Equipe de Municípios)

Bloqueio de contas · 05/06/2017 às 20h29

Fartura do PI:Prefeitura pode ter contas bloqueadas pelo IEMG


Compartilhar Tweet 1



As prefeituras de Uruçuí, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Prata do Piauí, Pajeú do Piauí, Floriano, Fartura do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí não concluíram o envio dos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), referente ao exercício de 2016.

O prazo do Tribunal de Contas do Estado teminou na última quarta-feira (31). A Corte informou aos gestores que que os municípios que não responderem os questionários no prazo terão as contas bloqueadas, dentre outras penalidades.

Instituído no ano passado, o índice é usado para medir a qualidade e a eficácia das políticas públicas e ações implementadas pelos municípios.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (22/05), aconteceu no Blue Tree Twers Rio Poty Hotel, o VII congresso de Secretários Municipais do Piauí, realizado pela CONASEMS.

Com início às 08h com café da manhã, logo em seguida a abertura oficial, às 10:30, conferência magna, com o tema: SUS, organizando a rede, construindo a integralidade, esteve presente o Dr. Sílvio Mendes, secretário de saúde de Teresina; o prefeito de Água Branca, Jonas Moura e secretários de saúde de 182 municípios do Piauí.

Na ocasião foi debatido o novo sistema de regularização de consultas e exames, um sistema que foi copiado da cidade de Curitiba e implantado na capital Teresina, que hoje se espalha por todos os municípios do Piauí.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Fartura do Piauí promove o primeiro Moto Arracada, que acontecerá no dia 14 de maio.

O evento será um encontro de som automotivo com premiações e entrega de troféu para o vencedor.


(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na noite do último sábado (29/04), o município de fartura comemorava 25 anos de emancipação política, e, depois de um dia cheio de atividades recreativas a banda Exótica fechou a noite com chave de ouro.

Antes da banda começar a tocar, o prefeito Dr. Laênio e a primeira-dama Raniacia fizeram a entrega das premiações das provas que tinham acontecido mais cedo.

Em seguida a banda agitou toda a galera que curtiram a festa saudavelmente a noite inteira.

Leucilio Sales - direto de Fartura do Piauí

Uma missa em ação de graças foi celebrada em homenagem ao 25º aniversário do município de Fartura do Piauí. A cerimônia aconteceu na igreja matriz da cidade e contou com a presença do prefeito Dr. Laênio, da primeira-dama, Raniarcia Macêdo e vários vereadores e secretários da cidade.

Leucilio Sales - direto do Local


Compartilhar Tweet 1



Na tarde do último sábado (29/04) a prefeitura municipal de Fartura do Piauí organizou um grande evento em comemoração aos 25 anos de emancipação política da cidade. E para comemorar foram organizadas várias tendas na Avenida Miguelino Braga, onde toda a população foi beneficiadas com os serviços multiprofissionais que foram oferecidos nas tendas das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Além de orientações sobre doenças e riscos que a população sofre com o lixo, também foram oferecidos cortes de cabelos e serviços de estética para toda à população.

Leucilio Sales - direto de Fartura do Piauí

Melhor comida da cidade · 30/04/2017 às 11h30 | Última atualização em 01/05/2017 às 09h42

Conheça o melhor hotel da região de Fartura do Piauí, Hotel da Teresa


Compartilhar Tweet 1



O melhor e mais localizado hotel do município de Fartura do Piauí, Hotel e Restaurante Frutuoso, está de portas abertas para receber todos os visitantes. Localizada na Av. José dias Soares. Fartura, no centro do município, o local é o mais bem localizado e oferece a melhor comida da região.

Para mais informações tratar com Rafael ou Cleidiane: (89) 9 8115-2225

Fígado de Bode

Assado de Panela com Molho Madeira

Peixe Escabeche

Frango a Passarinha

Frango ao Molho de Tomate com Pimentas Vermelhas

Assado de Panela com Azeitonas Verdes

25 anos de emancipação · 29/04/2017 às 14h54 | Última atualização em 29/04/2017 às 14h56

Assita ao vídeo: vocalista da banda Exótica fala sobre show em Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Confira o vídeo em que o vocalista da banda Exótica anuncia grande show em comemoração ao 25º aniversário de emancipação política do município de Fartura do Piauí.

Prefeitura organizou o evento · 29/04/2017 às 14h50 | Última atualização em 29/04/2017 às 14h55

Tarde de atrações acontece em comemoração ao aniversário de Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



No fim da manhã e no decorrer da tarde deste sábado (29/04), no município de Fartura do Piauí está acontecendo uma série de eventos na avenida Miguelino Braga, no centro do município.

Além de um grande torneio de futsal, aconteceu uma grande corrida de Cavalos e Jegues, corrida de bicicleta e uma pequena maratona, onde várias pessoas se escreveram e competiram de forma saudável e gratuita.

O prefeito, Dr. Laênio, a primeira-dama Raniarcia Macêdo e o chefe de gabinete do prefeito, Rômulo estiveram presente durante toda a manhã acompanhando os eventos que comemoram os 25 anos de emancipação política do município de Fartura do Piauí.

Leucilio Sales - direto de Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na manhã deste sábado (29/04), em comemoração aos 25 anos de emancipação política de Fartura do Piauí, a prefeitura da cidade, em nome do prefeito Dr. Laênio, organizou um grande café da manhã para toda a população de Fartura do Piauí, com direito a bolo gigante.

Logo houve uma grande aglomeração de pessoas em frente à sede da prefeitura, no centro da cidade que foram comemorar o aniversário em grande estilo

Antes de cortar o bolo o padre, filho da cidade, fez uma oração pedindo que Deus abençoasse o município de Fartura do Piauí e que trouxesse mais prosperidade. Após cantou-se os parabéns onde o prefeito fez o corte da primeira fatia do bolo.

Leucilio Sales - direto do local

Organizado pelo prefeitura · 29/04/2017 às 12h30 | Última atualização em 29/04/2017 às 14h07

Hasteamento de bandeiras marca o início das comemorações em Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na manhã deste sábado (29/04), o município de Fartura do Piauí completa 25 anos de emancipação política e em comemoração, pela manhã houve a solenidade de hasteamento da bandeira do Brasil, Piauí e da cidade de Fartura do Piauí.

Na ocasião os alunos da Escola Municipal prepararam uma série de apresentações que contaram um pouco da história do município.

O prefeito, Dr. Laênio, em discurso falou da admiração e do sentimento de orgulho que sente pela cidade, enaltecendo e encorajando a todos para que em conjunto a cidade continuasse a crescer. O prefeito, ainda reafirmou o compromisso de continuar levando o município ao progresso e dar uma melhor qualidade de vida para os moradores.

Leucilio Sales - direto de Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Municipal de Fartura do Piauí tem o prazer de convidar a toda população para participar das comemorações pelo 25º Aniversário da cidade, a realizar-se no dia 29 de abril de 2017 na avenida Miguelino Braga a partir das 7h.

Programação:
5h: Alvorada pelo centro da cidade;
7h30: Hasteamento das bandeiras na prefeitura municipal;
9h: Café da manhã e corte do bolo;
9h30: Torneio de futsal na quadra central;
10h: Tendas da secretária de assistência social, secretária de educação e de saúde com ofertas de serviços multiprofissionais;
10h30: Corrida de cavalo, corrida de pedestre e corrida de bicicleta percorrer o centro da cidade, com inicio;
11h: Apresentação Evangélica;
13h: Apresentação musical dos artistas da terra;
19h: Missa solene na igreja matriz;
22h: Banda Exótica.

Seguem as investigações · 07/04/2017 às 10h16

MP apura irregularidades no posto de saúde de município do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Ministério Público do Estado do Piauí, após a representação formulada por Isaias Ribeiro das Neves, noticiando supostas irregularidades no funcionamento do posto de saúde de Fartura do Piauí resolveu instaurar inquérito civil, a fim de que se proceda à investigação mais detalhada sobre o real funcionamento do posto.

A saúde é direito social constitucionalmente reconhecido e as ações e serviços de saúde possuem relevância pública como preveem consecutivamente os artigos 6 e 197 da Constituição Federal, não podendo o ente publico agir com descaso, de acordo com o resultado das investigações as atitudes necessárias deverão ser tomadas pelo MP.

(Redação Teresina)

Contrabandeados na cidade · 17/02/2017 às 18h14

PM apreende 147 caixas de cigarro em cidade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar apreendeu na noite da última quarta-feira (15), 147 caixas de cigarro contrabandeados na cidade de Fartura do Piauí, localizada a 634 km de Teresina. A apreensão aconteceu depois de a polícia receber uma denúncia anônima que uma casa servia como depósito de cigarros contrabandeados.

De acordo com a tenente coronel Elza, uma mulher identificada apenas como Maria foi presa por ser a proprietária da casa onde foi encontrada a mercadoria: “Perguntamos para dona da casa quem era o responsável pela carga e ela disse que o responsável pelos cigarros é um comerciante da região conhecido como Pinguim”, conta.


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (16/01), o prefeito do município de Fartura do Piauí, Dr. Laênio, esteve na Funasa fazendo a assinatura de convênio do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), na presença do presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, e do superintendente estadual do órgão, Gilberto Pereira.

De acordo com Henrique Pires, a União fará o repasse do total de R$ 16 milhões, em recursos do governo federal e em emendas de deputados, para que os municípios executem os planos em seus municípios, a partir deste ano. O convênio é executado através de obras do PAC, numa parceria entre governo federal e estadual.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Fartura do PI, Dr. Laênio, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito da pequena cidade de Fartura do Piauí, a 568 km de Teresina, vive uma situação inusitada. Laênio Macêdo (PSD) foi o vice-prefeito na gestão anterior, mas nunca recebeu os salários pelo cargo. Ele rompeu politicamente com o ex-gestor ainda no terceiro mês de governo e, mesmo após reiteradas cobranças, nunca viu a cor do dinheiro. Agora prefeito, após derrotar o ex-aliado, ele vai tentar viabilizar tudo o que não lhe foi pago.

O salário do vice-prefeito de Fartura do Piauí na legislatura passada era de R$ 4.250, mas como nenhum mês foi pago Laênio tem direito a receber o montante de R$ 204 mil referentes aos 48 meses de mandato como vice. “Eu rompi com ele e um dos motivos, entre inúmeros outros, foi não pagar os meus vencimentos”, falou.

(Redação Teresina)